o medo da morte

Conteúdo:

  • O que é o medo da morte?
  • Algumas razões que podem causar medo da morte
  • O medo se transforma em fobia

Muitas pessoas (ou melhor dizer - a maioria) têm medo da morte. Alguns têm medo de morrer, e outros estão com medo do ato de morte e qualquer menção a ele. Mas se esse medo se torna tão viciante que começa a afetar a vida cotidiana do homem, já podemos falar de uma fobia full-blown.

O medo da morte é tão comum que estimulou o surgimento de inúmeros projetos de pesquisa e tem intrigado todos - desde os cientistas teóricos religiosos em todo o mundo. No estudo do medo da morte foi revelado alguns fatos interessantes. Por exemplo, as mulheres em geral são mais medo da morte do que os homens (talvez porque as mulheres são mais propensos a reconhecer e discutir seus medos).

Há alguma controvérsia no estudo do tema do medo da morte entre os jovens e entre os idosos. Enquanto muitos pesquisadores argumentam que os jovens são mais medo da morte do que mais velhos, outros argumentam que o medo da morte não é realmente diminuiu ao longo dos anos. Curiosamente, vários estudos mostraram que pacientes terminais têm um medo da morte iminente é muito reduzida depois de serem colocados em cuidados paliativos. Talvez isso é porque eles recebem do pessoal do apoio emocional e espiritual hospício.

Então, qual é este ainda é - o medo da morte que faz toda a experiência bastante momentos desagradáveis ​​de desconforto emocional e psicológico? Qual a forma que assuma e por que não?

O que é o medo da morte?

Não é o suficiente para dizer - ". Este homem tem medo da morte" Todo mundo é diferente e todo mundo tem esse medo toma as suas formas individuais. O que também pode ter medo de pessoas pensando sobre a morte? Exatamente o que pode assustá-los?

  • O medo da dor, sofrimento e perda de dignidade

    Algumas pessoas com o medo evidente de morte não é realmente com medo de sua morte, e as circunstâncias que cercam muitas vezes o ato de morte. Eles temem uma doença, dor debilitante excruciante e sofrimento, bem como a perda associada de auto-estima. Este tipo de medo é mais comum em pacientes com câncer, mas não é incomum em pessoas saudáveis. Muitas pessoas com este tipo de medo e sofrem de nozofobii (medo da contratação) - também chamado de hipocondria - ou de outros transtornos somatoformes.

  • O medo do desconhecido

    Claro, ninguém sabe exatamente o que é a morte, como acontece e não há nada então. Ninguém voltou da morte para a nos dizer sobre isso. E a natureza humana inerente desejo de entender e compreender o mundo em torno de nós, porque é parte do compromisso da nossa existência. É por isso que o medo do desconhecido e é incrivelmente poderoso. Mas a morte não pode ser realizado enquanto ainda estamos vivos. Morrer é cercado por muitas variáveis ​​desconhecidas. O que eu sinto quando eu morrer? O que estará esperando por mim quando eu passar além do véu da morte? Será que vai haver algum tipo de vida, e se vai ser tão caótico e cheio de dor, como esta vida? Estas perguntas são feitas por quase todos. Uma vez que nunca tinha morrido, não sabemos o que esperar.

  • O medo de nada ou castigo eterno

    Muitas pessoas têm medo de que eles completamente deixará de existir após a morte; parece particularmente injusto e absurdo. E esse medo fere não só ateus. Muitos dos fiéis, também, temem que sua crença na vida após a morte pode vir a ser enganosa.

    O medo da punição eterna, mais uma vez, é típico não só para os crentes. Embora os crentes atormentada pelo medo, é claro, muito mais. Eles temem que eles pudessem ser punido por aquilo que eles têm feito - ou não feito - aqui, no momento da sua vida. As crenças religiosas estão forçando muitas pessoas a pensar que eles sabem o que vai acontecer depois da morte, mas eles temem que possam estar errado. Alguns acreditam que o caminho para a salvação é muito simples e estreito, e eles temem que qualquer desvio desse caminho e qualquer erro pode levar a seu sofrimento após a morte.

  • O medo de perder o controle

    Como o controle do conhecimento - isso é algo que as pessoas tendem a sempre. A morte é o mesmo - isso é o que está fora de nosso controle e é muito assustou muitos de nós. Alguns ainda tentam manter o controle da situação e empurrar a sua morte, tanto quanto possível. Eles começam a aderir ao estrito (por vezes extremamente!) Medidas para manter um estilo de vida saudável. Controle a longo retenção sobre sua saúde pode levar a nozofobii, que já mencionadas (este medo da contratação).

  • O medo dos problemas associados com a família

    Pensamentos sobre o que acontecerá com os entes queridos que dependem de seus cuidados e guarda de menores, se eles morrerem, tortura, por exemplo, jovens pais e mães, crianças ou adultos que cuidam de pais idosos e pais de família. Eles podem ter medo de que sua família vai sofrer financeiramente, ou que não haverá ninguém que pudesse cuidar de seus entes queridos.

  • O medo do sofrimento psíquico após a perda de insubstituível

    Aqueles que perderam seus pais, cônjuge ou filho, muito medo de uma repetição de tal sofrimento. Experiências às vezes tão forte que a pessoa parece como se o próprio universo entrou em colapso, e sua própria vida não faz mais sentido. Claro, esse sofrimento pode levar à depressão e até mesmo suicidas; e aquelas pessoas que não são propensas à depressão, isso pode causar aumento da ansiedade para a família eo medo da morte. Às vezes, o pensamento de que podemos ser separados daqueles que amamos, pode levar a esse medo.

  • Outra razão que muitas pessoas consideram a terrível morte - é o fato de que nós temos que passar por isso sozinho

    Mesmo que você será cercado por centenas de pessoas, você vai ter que passar pela morte de seu próprio. Esta perspectiva é muito irritante para muitas pessoas.

  • Medo de morrer longa

    Muitos aceitam a própria morte, mas o medo de que o processo de morrer será longo e doloroso e humilhante, não permitir-lhes viver em paz. Outro problema - demasiadas vezes há situações em que pessoas morrem em isolamento daqueles a quem eles amam e que valoriza-los. Por exemplo, em unidades de terapia intensiva, onde os parentes não são permitidos. Os cientistas que conduziram o estudo medo da morte, convencido de que a reunificação dos últimos dias de sua vida com familiares é uma prioridade importante para os moribundos.

 medo de morte desagradável

Algumas razões que podem causar medo da morte

As razões, é claro, pode haver muitos, e cada um tem a sua própria, ele pode ser. Mas também existem fatores que mais provavelmente são capazes de causar medo da morte. Vamos falar sobre alguns deles.

A transição de uma fase para outra vida

Há certos estágios do desenvolvimento humano, quando o grande risco de seu medo da morte. Tipicamente, isto ocorre nos chamados em geral períodos de transição. O mais provável é o medo da morte:

  • Na idade de quatro a seis anos;
  • Na idade de dez ou doze anos;
  • Na idade de 17-20 e quatro anos;
  • Com a idade de trinta e cinco a cinqüenta e cinco anos.

Ironicamente, os especialistas dizem que os mais idosos são mais de cinquenta e cinco e sessenta anos, as pessoas têm, a menos que eles estão expostos a temer a morte. Idosos têm o menor nível de medo da morte.

Acredita-se que o medo da morte nessas faixas etárias é realmente de luto pela perda da fase anterior de desenvolvimento. "Eu não quero crescer e mudar" - como diz a nossa consciência. Em outras palavras, nós experimentamos o medo do desconhecido que nos espera na próxima fase da vida.

Adolescentes e jovens muitas vezes não percebem a morte como algo romântico, brilhante, emocionante, mas ao mesmo tempo, desconhecido e assustador. E o comportamento agressivo e arriscado é uma resposta a seus próprios medos, e às vezes não está claro o que eles mais temem subconscientemente - morte ou cheio de mistério e suspense idade adulta, a maneira em que eles já começaram.

Crianças de quatro a seis anos, o desenvolvimento da auto-consciência, e a criança toma consciência de conceitos tais como tempo e para a perda de .  Talvez o medo da morte, que pode ocorrer em uma criança tem uma chance de ser uma completa surpresa para os pais .  Na verdade, em geral, podemos esperar de crianças e despreocupada alegria de viver, e praticamente qualquer fobia não está ligado em nossas mentes com uma criança pequena .  Mas, na verdade, esse medo pode ser muito saudável parte do desenvolvimento normal .  As crianças geralmente não têm os mecanismos de proteção - como, por exemplo, uma compreensão da morte e crenças religiosas - que ajudam adultos a lidar .  Além disso, as crianças não entendem completamente o que o "tempo", e é difícil compreender que algumas pessoas às vezes sair e depois voltar, e alguns se foram para sempre .  Isso pode levar as crianças para o confuso e por vezes assustador para eles noções do que significa ser "morto" .  Mas o medo da criança para se qualificar como uma fobia só pode, dependendo da gravidade e da duração do tempo - como uma regra, ele é mais do que seis meses .

Aumento da ansiedade

As pessoas, que são caracterizados por um nível elevado de ansiedade, dor, muitas vezes atormentado de morte. Por exemplo, pessoas que sofreram trauma psicológico grave, são muitas vezes preocupados; eles não querem re-experimentar o sofrimento. Como resultado, sua excitação crescendo no medo da morte.

Mesmo se tudo correr bem em suas próprias vidas e as vidas de seus amigos e parentes, eles ainda vão se preocupar com o que pode acontecer é algo que vai destruir completamente a sua casa e família. Afinal, eles já sido quando tudo em suas vidas foi bem, eles se sentem completamente seguros e foram cercado de amor, e em um ponto sua felicidade foi destruída. Agora eles vão sempre sentir que o bem-estar é muito frágil e eles terão medo de novas desgraças, o mais impressionante do que é a personificação da morte.

A crise de fé

É uma importante causa do medo da morte. Muitas pessoas têm uma profunda necessidade de acreditar em Deus ou mitos religiosos, o que lhes permite explicar o sentido da vida. E mesmo os ateus têm de "estocar" todo um conjunto de crenças e valores que lhe ajudar a encontrar o sentido da existência e do seu lugar no universo.

Quando nossas crenças e valores seriamente contestadas e começamos a duvidar de que sabemos que ele possa ser verdade que o processo de colapso da opinião pode ser considerada como o caminho que leva ao medo da morte. Nas palavras de George Bernard Shaw: "Aqueles que não quer acreditar em qualquer coisa, medo de tudo."

Perda da saúde, prestígio ou fonte de renda

É afeta mais fortemente os homens entre as idades de quarenta a sessenta anos. E as mulheres nesta idade começam conscientes de que muito diferentes daqueles vinte - não há mais a flexibilidade, agilidade e resistência. No nosso tempo, uma alta probabilidade de perda de emprego repentina. E se o jovem não perder o coração e ir em busca de um novo emprego, então as pessoas são a idade mais madura estão começando a entrar em pânico - porque eles são muito mais difíceis de conseguir um emprego.

E com a idade, o aumento do número de doenças, saúde piora. Estamos ansiosos pesar sobre deixar juventude e começar a pensar sobre a aproximação da velhice: o que queremos? Todos esses pensamentos juntos em um medo da morte.

 medo obsessivo da morte

O medo se transforma em fobia

O medo da morte nem sempre é má, não importa como ele parecia estranho. Pode ser saudável. Quando estamos com medo de morrer, nos tornamos mais cuidado e tomar medidas adequadas para manter a sua segurança. Por exemplo, usar cinto de segurança no carro ou usar um capacete para andar de moto. Um medo saudável do nada também nos lembra que precisamos de gastar de forma eficiente o seu tempo aqui na terra. Ele pode empurrar-nos a trabalhar duro para deixar para trás um legado duradouro e para cuidar daqueles que amamos.

Mas o medo da morte pode ser tão forte que ele vai começar a paralisar a pessoa e não dar-lhe uma vida normal. Ele vai ocupar todos os pensamentos sobre o acidente e vai influenciar suas decisões. Este é um medo doentio, que é chamado tanatofobia, e neste caso, é necessário falar sobre a necessidade de recorrer a pessoal qualificado.

Esta fobia pode produzir e outros medos obsessivos "relacionados" - por exemplo, Necrophobia, ou o medo de tudo o que está relacionado com os mortos, e o processo de sepultamento. A pessoa começa a evitar os tipos de lápides, cortejos fúnebres, serviços funerários - tudo o que é para ele um símbolo de morte e pode servir como um lembrete da fobia principal.

Tanatofobia Determinação

Thanatophobia - é, na verdade, é o "medo da morte": "Thanatos", ou seja, a "morte", e "fobia", que é "medo". Esta é uma fobia relativamente complexo, o qual é dividido em sub-grupos: o medo da dor, medo de perda, e assim por diante. Thanatophobia pode ser muito grave, interferindo levar uma vida normal e uma condição psicológica requer cuidados especiais.

Porque há muitas causas de tanatofobia e potenciais complicações, é importante que o diagnóstico foi realizado por um técnico qualificado. Ele irá pedir levando perguntas, e ajudar o paciente a entender o que está acontecendo com ele. Ela também é capaz de reconhecer os sintomas de distúrbios e, se necessário, prescrever um curso de tratamento apropriado.

Como é geralmente tratada tanatofobia?

O curso do tratamento depende da severidade da condição e os objectivos pretendidos pessoal pelo paciente. O que ele está tentando alcançar? Será que ele quer resolver algum conflito interno? Ou ele está apenas tentando se livrar de pensamentos pesados ​​e quer ser capaz, por exemplo, com calma reagir à morte dos heróis das cenas de filmes ou sem pânico passar cortejos fúnebres? O médico deve estar ciente das expectativas de seu cliente antes que ele irá desenvolver um plano de tratamento.

Dependendo das circunstâncias, o tratamento pode ser aconselhável começar com terapia comportamental cognitiva. Em conjunção com ele pode ser utilizado e de outros métodos de tratamento.

Como lidar com a tanatofobia

Lidar com ou sem assistência médica em qualquer fobia - uma decisão muito pessoal de cada pessoa afetada por um medo obsessivo particular. Não importa o que decisão que você faz - a pedir ajuda ou tentar conquistar seus medos por conta própria - para lidar com o medo da morte só pode ser sujeita a constante luta, diariamente com ele e ela.

Ao contrário de muitas outras fobias, o medo quando os impulsos são acionados quando um fatores desencadeantes específicos (por exemplo, sob a forma de uma aranha em alguns há um arachnophobia ataque) tanatofobia constantemente pode assombrar sua mente. Muitos reclamam que o medo é pior à noite quando eles são deixados sozinhos no escuro e são incapazes de escapar de pensamentos de pânico alguns casos, como acontece durante o dia.

Como você pode lidar com seus medos? Se você quiser se livrar do medo da morte, tente o seguinte:

  • Reconhecer seus medos

    Realce algum tempo e chamar a coragem de mergulhar em cantos escuros de sua alma. Faça uma lista de seus pensamentos e medos mais assustadoras. É desagradável, mas isso deve ser feito. Você não pode mesmo ler sua lista e, em seguida, ele pode se romper e jogá-lo fora, mas ele precisa gravar apenas obyazatelno.Kak denotamos nossos medos, podemos começar a trabalhar com eles. Analisar seus sentimentos. A próxima vez que você se sente ansioso ou pânico, considere que a razão para esses sentimentos desagradáveis. Pode ser que tais sentimentos profundas foram provocadas por muito pequenos eventos. Normalmente, muitas vezes, exatamente o que acontece.

  • Fique sozinho consigo mesmo

    Você deve perceber que seus medos não acontecem durante a noite. No primeiro passo, mesmo quando você está tentando compreendê-los, você pode classificar de psicológico acontecer "buffeting". Nossa consciência geralmente luta com nós quando estamos perto de superar tais problemas. Para lidar com isso, tentar passar algum tempo sozinho.

    A paz de espírito só é possível quando você tem a oportunidade de estar satisfeito com algo, qualquer coisa, sem se distrair. Passe quinze a vinte minutos em um ambiente silencioso. Você pode ficar na natureza, para admirar a água corrente em um rio ou um belo pôr do sol. Ouvir o canto dos pássaros, ou o farfalhar das folhas. Quando podemos ficar a sós com seus pensamentos, é mais fácil para configurá-los de uma forma positiva.

    Esta é uma prática simples, e, embora seja crucial para ultrapassar os medos, mas também é importante porque ajuda você a relaxar e ao mesmo tempo a controlar seus pensamentos.

  • Seja grato para a vida





Яндекс.Метрика