Pós-parto

As primeiras 6-8 semanas após o nascimento - um período de adaptação física e emocional. Trabalho concluído 9 meses longos, você vê a sua maravilhosa criança, uma sensação de euforia e uma leveza feliz substituiu a gravidade dos últimos dias. Mas logo a euforia passa, e você se sentir leve cansado e fraco. Você precisa de um bom descanso. Após o nascimento, seu corpo passa por mudanças físicas e hormonais rápidas. Essas mudanças são normais, mas pode ser acompanhada de fadiga, o que compromete sua saúde e confiança na capacidade de lidar com um recém-nascido, e mudanças no estilo de vida.

Sua família se adapta ao aparecimento de um bebê em casa, altere as responsabilidades de cada membro da família, todos os esforços são destinados a satisfazer as suas necessidades. Ajuda parentes próximos ou amigos durante este tempo é especialmente necessário.

A relação em cada família é única e um de um tipo. Algumas famílias ganhar um equilíbrio confortável dentro de algumas semanas após o nascimento, ea outra leva meses a mais. Na experiência da família é afectada por muitos factores, incluindo a natureza das complicações médicas da criança na mãe ou filho, o montante da ajuda, de recursos económicos, experiência em alimentação e cuidados da criança, bem como a situação: se é necessário contar os pais apenas em si mesmos ou ajuda disponível fechar a maternidade solitária, a heterogeneidade da família e, finalmente, a capacidade de adaptação, os pais de flexibilidade. Se você compreender os problemas básicos associados com o período pós-parto, você pode estimar a carga e no futuro e planejar o apoio que você precisa.

Características fisiológicas

O início do período pós-parto é considerado o tempo de exílio, a partir daquele momento no corpo de uma mulher passa por mudanças que acabam principalmente em apenas 8 semanas. Estas mudanças são variadas, a ter lugar em velocidades diferentes. Você pode senti-los, sem perceber em tudo - mas de qualquer maneira depois de 2 meses de funcionamento do seu corpo vai ser um pouco diferente do que era antes da gravidez. Algumas manifestações da reestruturação em curso pode perturbá-lo, mesmo que eles são normais.

Nas primeiras 2 horas após o nascimento do útero é muito reduzida, o sangramento de seus navios escancaradas pára - eles fecham coagulado coágulos sanguíneos. Se você desviar o curso normal do período pós-parto, o sangramento pode não só ficar, mas também aumentam. Portanto, para as mulheres em trabalho de parto naquelas primeiras horas e observou o médico ea parteira.

Posteriormente, o útero é mais reduzida em tamanho, suas paredes se tornam mais espessas de 0, 5 a 3 cm, lúmen cervicais estreita. Imediatamente após o parto através da boca interior do colo do útero pode introduzir braço, um dia mais tarde - dois dedos, no 3º dia que passa mal um. Até o dia 10 do canal cervical já foi formada, mas a boca exterior ainda está faltando ponta do dedo. Na terceira semana do exterior boca fechada.

O processo de recuperação (involução) genitais procede de forma diferente - sua intensidade depende de muitos fatores: as características individuais do corpo, nutrição, a resistência do corpo, estilo de vida e assim por diante D..

Pode haver queixas de dores leves e não permanente nos órgãos genitais externos e períneo. Poucos dias depois, a dor vai desaparecer. Depois de um ou dois dias após o nascimento há dor no peito; é um sinal de que as glândulas para activar o processo de formação de leite. Quando jovem mãe alimenta seu bebê, ela pode sentir a dor no abdômen - a menor dor são dores na natureza; Dor sugerem que o útero se contrai. A fim de influenciar o processo de contrações uterinas e torná-lo mais intensa natureza do mecanismo reflexo é ativado - a criança irritando terminações nervosas, embutidos em mamilos da mãe e do corpo da mãe responde a esta estimulação da contração uterina.

O médico monitora regularmente o status das mulheres em trabalho de parto: medição da pressão arterial, disse pulso, verifique a respiração. Pressão arterial, pulso, freqüência respiratória em mulheres no período pós-parto deve ser o mesmo como eram antes da gravidez. Se não houver complicações, - na temperatura normal do corpo. Quando ativado pelo processo de lactação e será dor nos seios, a temperatura do corpo vai subir um pouco, mas não se sustenta por muito tempo.

Sua condição física durante este período depende do que você era gêneros (difíceis ou fáceis) e uma série de fatores individuais.

Além de restaurar os órgãos genitais, há mudanças em outros sistemas:

  • Cancro da mama: ondulação, tornar-se doloroso, sob a ação do hormônio prolactina da glândula pituitária começa o processo de lactação - a produção de leite; Leite aparece dentro de 1-2 dias após o nascimento.
  • Pele: aumentando gradualmente o tom dos músculos abdominais; Ele se recuperou totalmente após cerca de seis semanas após o nascimento.
  • Mochevyvedeniya sistema: o tom da bexiga durante algum tempo após o nascimento reduzida, resultando na necessidade de urinar frequentemente menos do que antes; dentro de alguns dias após o parto pode sentir dor ao urinar como a urina irritar a mucosa dos órgãos genitais externos, cuja integridade é quebrada durante o parto.
  • Intestino: como resultado do estilo de vida sedentário nos primeiros dias após o nascimento, devido a uma diminuição do tônus ​​muscular músculos abdominais, pode claramente marcada tendência à constipação.

Possível ansiedade

Descarga uterina (lóquios)

Spotting pode durar 3-6 semanas, a composição de seu complexo: coágulos de sangue, muco (linfa, soro), os restos de elementos de tecido do útero (decídua). Não há motivo para alarme.

Durante os três primeiros dias após o parto, por vezes, como Lóquios abundante (e às vezes mais), bem como durante a menstruação. Embora manchar parecem ser muito abundante, o montante total não superior a 500 ml, desde o primeiro momento até à cessação completa. Sudden sangramento da vagina de sair da cama para os primeiros dias - é um fenômeno natural, que não é um motivo de preocupação. Devido ao facto de a separação directamente após o nascimento consistem principalmente de uma pequena quantidade de sangue e coágulos, durante os primeiros 2-3 dias, que são vermelhos, em seguida, gradualmente transformada em cor sukrovichny, e tornar-se durante 1-2 semanas luz amarelo. A fim de observar uma boa higiene pessoal deve utilizar pensos higiénicos, e a utilização de tampões não é recomendado.

Dar à luz a uma criança, você tem trabalhado provavelmente mais difícil do que a maioria dos lutadores no ringue, de modo que não há nada de inesperado no fato de que, após as fortes contrações e tentativas exaustivas na entrega você se sentir como um boxeador após um par de voltas no anel. Muitas mulheres dizem que o nascimento foi longa e / ou difícil. E Os seguintes recursos não são nada de especial após o parto:

  • círculos azuis sob os olhos injetados de sangue e olhos;
  • hematomas de pequenas manchas em seu rosto a grandes contusões e escuras manchas azuis na face e parte superior do tórax;
  • Dor no local da incisão (incisões perineais, cesariana), dor em lugares suturas;
  • dificuldades com a respiração profunda devido à fadiga.

Nós já falamos sobre como restaurar o útero antes (massagem, oxitocina, e assim por diante. D.). Se necessário, você vai ter atendimento médico na enfermaria pós-parto, mas se os sinais de sangramento uterino persistir após a alta, uma necessidade urgente de um médico, de preferência no mesmo hospital onde ocorreu o nascimento.

O estado de saúde

Depois de muito trabalho, e após o parto pode ser apresentado e, assim, ser pobre. Na restauração física diremos mais tarde, e com alguns momentos desagradáveis, você pode tentar lidar no futuro próximo:

  • se livrar dos círculos azuis sob os olhos injetados de sangue globos oculares e ajudar a arrefecer a 10 minutos comprime;
  • dor e sensibilidade na zona do cóccix pode ser causada por danos nos músculos pélvicos pode ajudar a aliviar a dor massagem fornecimentos;
  • manifestações dolorosas no peito pode reduzir compressa quente se não houver contra-indicações, você pode tomar um banho quente ou vazamento.

Dor no períneo

Dor no promezhnostipri qualquer parto natural com rasgos ou cortes. Como qualquer ferimento costurado, rasgos ou cortes ter tempo para cura (7-10 dias). Durante este período especialmente importante observar as regras de higiene:

  • siga almofadas de limpeza, mudá-las a cada 4-6 horas; ter cuidado para que eles não se movem para a frente ou para trás;
  • remover o movimento de suporte a partir da frente para trás para evitar microorganismos do ânus para o limiar do útero;
  • Enxágüe com água morna (ou líquido anti-séptico, se o médico irá prescrever) da região da virilha cada vez que uma necessidade natural;
  • Tente não tocar as mãos do períneo, até curar rupturas (cortes);
  • virilha limpe cuidadosamente com um pano seco (papel pode ser usado), tendo em mente que você precisa para limpar da frente para trás movimento.

Você pode aliviar a dor por meio de compressas quentes, você pode nomear um lâmpadas de aquecimento especiais, anestesia local usando sprays, cremes ou irrigação. Bons resultados dão pacotes de frio, bem como exercícios para aumentar a circulação.

No período pós-natal deve evitar longos períodos sentado ou em pé para evitar tecidos perineais tensão. Sente-se em um descanso melhor (pode ser inflável), e enquanto está sentado nádegas do aperto.

 dificuldades no pós-parto

Dificuldade de micção

Dificuldade para urinar bastante normal durante os primeiros dias após o nascimento. Algumas mulheres não sentem a pressão na bexiga, mas muitas vezes se sente à vontade, mas não pode urinar. Algumas mulheres urinar, mas ao mesmo tempo de sentir dor e ardor. Causas da disfunção vesical no pós-parto são muitas:

  • aumentar a capacidade da bexiga porque pós-parto aumentou acentuadamente espaço para sua expansão; Por esta razão, não existe qualquer necessidade de esvaziamento frequente;
  • durante o parto a bexiga pode ser ferido durante a passagem do feto. Como resultado, mesmo uma bexiga cheia não pode dar sinais sobre a necessidade de drenar a urina;
  • anestésicos podem reduzir a sensibilidade do útero aos sinais provenientes da bexiga;
  • dor no períneo pode ser a causa de contracção espasmódica da uretra, obstruindo a separação de urina. Edema (inchaço) do períneo também pode ter um impacto sobre a micção;
  • a bexiga pode dissuadir certos fatores psicológicos como medo da dor que aparece com a bexiga vazia, desconforto ao urinar, o uso embarcação dificuldade, a necessidade de ajuda externa para usar o banheiro;
  • Costuras de hipersensibilidade impostas à incisão ou rasgo pode ser a causa de dor durante a micção (neste caso, podemos recomendar a urinar em pé, pernas afastadas, e o fluxo de urina, de cabeça baixa, não vai tocar as partes dolorosas da parede da uretra).

Apesar das dificuldades, que é necessário para esvaziar a bexiga após 6-8 horas após o nascimento, de modo a proteger o sistema de uma possível infecção uretral. Se dentro de 8 horas após o parto sozinha você não poderia esvaziar a bexiga, você pode ser oferecido a utilização de um cateter.

Você pode ajudar seu corpo:

  • o mais rapidamente possível após o nascimento destacam-se da cama e caminhar, e que estimula a bexiga e intestinos;
  • se você é fraco demais para caminhar até o banheiro por conta própria, e têm de usar o barco, perguntar (se possível) para recuperar sem estrangeira;
  • Use navio sentado e não deitado;
  • Tente aquecer a virilha compressas quentes ou uma garrafa de água quente com arrefecimento em gelo, selecione a forma que estimula a micção.

Um dia, você receberá um outro problema - micção excessiva. Como a saída dos hormônios do corpo de gravidez após a micção parto torna-se mais e mais abundante. Se depois de alguns dias após a conclusão da urina é ainda pequena ou difícil, é muito possível que este é o resultado de uma infecção no sistema urinário. Inflamação da bexiga é acompanhado por uma sensação de ardor na uretra, o volume freqüentes e pequenas de urina, febre ligeira. Os sintomas de infecção renal mais distinta - pode aumentar acentuadamente a temperatura (38-40 ° até), dor na região lombar em ambos os lados, é geralmente acompanhada por sintomas de inflamação da bexiga. Neste caso, o tratamento com antibióticos.

Após o parto, muitas mulheres notar que é difícil segurar a urina, especialmente quando você espirrar, tossir ou rir. Isto é, se, durante o parto excessivamente esticadas músculo obturador - o esfíncter da bexiga. Assist tais exercícios:

  • apertar a vagina e 10 segundos, relaxe-lo; enquanto fortalece os músculos e paredes da vagina;
  • Esvaziar a bexiga não está cheio de uma só vez, mas gradualmente, alternando deflação pequenas quantidades de urina com a compressão da vagina.

Após o exercício regular para fortalecer o músculo e o obturador é de reter a urina.

O funcionamento do intestino

Geralmente, o tom do intestino após o nascimento reduzida, abrandou a digestão, a cadeira está ausente. Para pós-parto entranhas começaram a funcionar normalmente, devemos interagir vários fatores fisiológicos: os músculos abdominais pós-parto débeis, possíveis danos ao intestino, e fatores finalmente psicológicos: um medo irracional de divergência de articulações, natural preocupação por causa da falta de intimidade na Câmara bem como o foco excessivo sobre o que precisa ser feito. Restaurar o funcionamento normal do intestino ajuda dieta (pratos de cereais, frutas frescas e vegetais); ingestão de líquidos em maior medida (água, sucos), atividade física, e alívio do estresse.

Às vezes, puérperas hemorróidas inchado e inflamado, neste caso ajuda a loção camomila, compressas quentes e frias, supositórios, géis e pomadas analgésicas, e assim por diante. D.

Sinais de alerta de período pós-parto

Nas primeiras 6 semanas após o parto podem ocorrer complicações pós-natais. O quadro que se segue descreve alguns dos sintomas, no caso em que é necessário contactar um médico.

O aumento transitório da temperatura (38 ° C) com a aparência de leite (1-3 dias), não é uma fonte de preocupação.

 período pós-parto. sinais de alerta

Recuperação de actividade motora

Na ausência de contra-indicações (trabalho pesado, cesariana) o mais tardar no dia que você precisa para sair da cama, alguns médicos permitir-se após 8-10 horas. Quanto mais rápido você subir, o mais provável será ajustado independente da micção e fezes, restaurar a função dos órgãos sexuais, apertar a parede abdominal. Além disso, é uma boa prevenção de complicações tromboembólicas.

Já no primeiro dia de manhã você pode fazer exercícios leves. Siga-os mentir sobre suas costas e tente não excesso de trabalho.

  1. Diluir os braços para o lado, em seguida, levantá-los e cair ao longo do corpo. Apertar e relaxar os músculos abdominais.
  2. Aperte as pernas dobradas na altura dos joelhos para o abdômen e endireitá-los até a posição inicial. Espalha suas pernas afastadas e misturá-los juntos.
  3. Flexione os joelhos, puxar seus pés para a pelve, levante a pélvis, de volta à posição inicial.
  4. A partir da posição prona para sentar-se, curvar-se, as mãos tocam os dedos do pé, deitar-se novamente.
  5. Dobrar os joelhos alternadamente aperte a base até a pélvis.
  6. Faça um movimento circular pernas como se monta uma bicicleta.
  7. Deitado em sua volta do estômago para dobrar os joelhos, levantando a cabeça e parte superior do tronco.
 Pós-parto

Recomendamos para check-out: o útero em forma durante a gravidez





Яндекс.Метрика