pressão psicológica

Conteúdo:

  • Tipos de pressão psicológica
  • Algumas palavras sobre a manipulação
  • Os métodos de influência psicológica
  • Como resistir à pressão psicológica

Você acha que você é muitas vezes a pressão psicológica? Se você é uma pessoa calma e confiante, você vai querer responder-lhe este pequeno encontro. E em vão! As intervenções podem ser bastante diferentes, e muitas vezes a "vítima" nem sequer entender que ele tinha acabado de pressionado. Mas isso tem um impacto enorme em sua vida! Se você não quer mais do que para cair nessa armadilha, leia nosso artigo e usar o conhecimento para a autodefesa psicológica.

Tipos de pressão psicológica

A pressão psicológica - é influência sobre outras pessoas, trabalhando para mudar suas atitudes, opiniões, julgamentos e decisões. Pode parecer que o recurso a apenas uma forte e orientada para os resultados as pessoas, mas não é. As pessoas confiantes agirá de forma aberta e diretamente, e não olhar para soluções alternativas, entregando outro inconveniente. Existem muitos tipos de pressão psicológica, com o qual você certamente irá se deparar na vida:

  1. A coerção - um impacto directo flagrante em uma outra pessoa

    Recorrer a ela apenas quando há alguma força, caso contrário, ninguém vai ceder. Exemplos de tais forças podem ser qualidades físicas, poder, dinheiro, informações. O homem forçado em algo, sabe sobre o processo em curso - em oposição à manipulação. Você pode tentar se defender contra ele sugeriu "davitelyu" que ele faz agressivo - algumas pessoas não gostam de admitir isso. No entanto, se a pessoa não se importa, então resistir a esse tipo de pressão é muito difícil.

  2. Humilde

    Outro tipo de pressão psicológica, expressa na busca do agressor moralmente "esmagar a vítima." Nessa situação, pode-se ouvir sobre um monte de coisas desagradáveis ​​a si mesmo: você é estúpido, horrível, desajeitado, medíocre, desorganizado, etc. ... Estar em um estado de prostração psicológica, você perde o controle da situação, e, neste momento, é muito conveniente para você para pressionar: "Pelo menos, é que você pode fazer? ". A idéia é que estar em mente som, você nunca teria acordado, mas, em seguida, entrar nos mecanismos de defesa ato de personalidade e ao desejo de provar a sua própria importância. By the way, este método só funciona em detrimento da auto-dúvida.

  3. Deixar de lado

    Este tipo de pressão psicológica fica sozinho contra todos os outros, porque sua essência é tentar levá-lo à submissão. Simplificando, quando você tentar pressionar, e você quer deixar isso claro, uma pessoa começa a deslizar sobre tópicos irrelevantes ou mesmo vai para "defensiva", "Bem, o que é você, hein? ". Ou se perguntou por que você fica dizendo coisas desagradáveis ​​sobre ele. Neste caso, cada vez que o tempo de pista de saída ea de regresso ao ponto de partida: "Não, eu vou entender, então, a questão agora é sobre você." Se você ficar, há uma chance de que você vai cair por trás do agressor com a pressão.

  4. Sugestão - uma espécie de efeitos psicológicos sobre os seres humanos, após o que começa a acriticamente "engolir" a informação, imposta de fora

    Uma pessoa que usa este método deve ser respeitada por seus sacrifícios, caso contrário, o foco não está indo trabalhar. O prazo para esta sugestão é hipnose, mas também pode ser utilizado no estado de vigília. Para isso, via de regra, usou o jogo para voz e entonação outros momentos semiconscientes. Paradoxalmente, há pessoas que não dão para a sugestão, e você tem sorte se você pertencer a um deles.

  5. Persuasão

    A forma mais eficiente de pressão psicológica. Ele apela para a razão humana e da lógica. É por isso que sujeitos apenas as pessoas com um nível normal de inteligência eo desenvolvimento do pensamento - os outros simplesmente não entendem o que eles, em seguida, transmitida. Speech, que inclui crenças, geralmente o mais lógico, coerente e provas - uma vez que a consciência de vítima detecta as menores discrepâncias, toda a estrutura entra em colapso imediatamente.

 pressão psicológica sobre humano

Algumas palavras sobre a manipulação

Sobre a manipulação decidimos dizer para além, como é com este tipo de pressão psicológica enfrentado com mais freqüência. Sua essência se resume a um desejo de mudar o comportamento, perspectiva e percepção do outro pessoa com uma estratégia oculta, violento ou enganosa.

Como regra geral, os interesses do manipulador implementadas pela vítima, por causa do que é considerado antiético manipulação. A vista de psicólogos é muito diferente. Alguns acreditam que o resultado de, por vezes, justificam os meios. Por exemplo, quando o médico convence o paciente começar a tomar drogas. Ou uma mãe, desejando que a criança colocar o boné, pergunta-lhe: "Você é o que você vai chapéu - vermelho ou azul? "- Sem dar a possibilidade de escolher. Outros acreditam que, com razão, que a pessoa precisa para fornecer todas as informações, mas a respeitar a sua liberdade de escolha e decisão, mesmo que pareça errado.

Em qualquer caso, a direção manipulação (ainda que indirectamente) para implementar os interesses das "vítimas" são extremamente raros. Normalmente, ele ainda é o desejo de ganho privado à custa dos outros. A manipulação é uma visão oculta da pressão psicológica - a pessoa não entender os verdadeiros motivos do manipulador ou o fato de ação. O ganho no presente caso é um excepcionalmente unilateral.

Naturalmente, não é fácil de manipular as pessoas - isso exige um certo nível de conhecimento da psicologia, a capacidade de sentir as fraquezas de outras pessoas, de sangue frio e calculista. Homem, para resolver isso, é difícil o suficiente sem ter que se preocupar, porque isso faz mal para a vítima.

Manipuladores são baseadas em diferentes motivos, por que eles são capazes de controlar a mente humana. As necessidades e desejos dos tempos antigos, destinada a exercer uma influência psicológica da pessoa. Tomemos por exemplo a paixão russo bem conhecido por "livre" - o desejo de obter o ganho máximo com custos mínimos, pelo que enriqueceu uma série de golpes.

Cada um de nós na vida é guiada por certos ideais e valores, que incluem os conceitos de bem e mal, o que é certo e não há, etc. ... Assim, contando com eles, a outra pessoa muito facilmente manipular-nos. Por exemplo, a oferta de esmola a um mendigo - parece ser atos aleatórios de bondade e compaixão, mas há muito tempo sabe-se que a maioria dessas doações vão para o bolso por trás desta farsa.

Inteligência e a lógica pode também ser manipulado. Por exemplo, usando um longo e complexos circuitos com vários números e cálculo de causa e efeito. Isto é frequentemente usado por profissionais de marketing de rede, agitando você a se juntar a sua causa: "Coloque todas as três moedas de um centavo, e obter um lucro enorme, que é obtido a partir das seguintes fontes ...". Como regra geral, no regime previsto vários erros lógicos, para que você possa ver o resultado, que é manipulador favorável.

É muito conveniente para manipular ideias irracional homem. Eles estão divorciados da realidade objetiva das crenças e convicções, que são formados durante a vida de uma pessoa e são muito difíceis de mudar a partir do exterior. Cheio deles na mente de cada um de nós, por exemplo:

  • Eu tenho que assumir a responsabilidade por tudo em si mesmo;
  • Se você é sobre algo pedir-lhe para ajudar;
  • Eu sempre deve simpatizar com e ajudar outras pessoas;
  • Para qualquer serviço que você deve dar graças;
  • Tudo deve amar-me;

Manipuladores suficiente "pressão" sobre um desses "irrita", ea pessoa se transforma em uma coisa praticamente livre de problemas. E a força destes sistemas é enorme e graças a eles a partir de nós, você pode alcançar quase qualquer ações desagradáveis ​​ou constrangedores.

Bem, o terreno mais fértil para a manipulação - é nossos sentimentos e emoções. Quando alguém faz com que você ansiedade, é muito fácil de usá-lo para seus próprios fins egoístas. Mulheres manipular homens, os homens - mulheres, pais - filhos, e vice-versa. Por exemplo: "Você me ama, e não permitirá que eu viajei por transportes públicos." E por isso pode continuar indefinidamente, como sentimentos - uma fonte inesgotável de energia.

Vale a pena notar que estamos sendo manipulados em quase toda parte. Cheio de pressão psicológica no trabalho, na política, publicidade, relacionamento, e apenas na vida cotidiana. Como regra geral, se você ver que uma pessoa é propensa a manipulação em uma área de sua vida, ele vai fazer o mesmo na outra.

 Como suportar a pressão psicológica

Os métodos de influência psicológica

Pressão psicológica pode ser implementado em uma variedade de métodos - não pode haver, como se costuma dizer, tudo depende da imaginação do agressor. No entanto, os principais métodos de manipulação de consciência deve ser conhecido por todos os homens para lhes resistir. Como você sabe, é prevenido - que remediar, e é cem por cento em conta tudo o que está relacionado com a pressão psicológica. Então, o que é mais frequentemente usado para influenciar as mentes dos fãs de concidadãos?

  • Trans

    Um dos mais antigos métodos de influência sobre a psique humana. Ela coloca a nossa mente em um determinado estado em que perdeu a capacidade de analisar as informações e tomar decisões informadas. Percepção é focado em uma coisa, é claro, manipulador favorável. Em um transe, você pode inserir uma variedade de maneiras - mais comumente usado estímulos repetitivos, como a fala monótona, que mudam rapidamente imagens, balançando pêndulo, etc. ... Em tal estado de espírito é particularmente vulnerável à pressão, para que possa inspirar algo verbalmente ou você desencadear ações indesejadas.

  • O uso de palavras gatilhos

    Estas são palavras que carregam importante para a "vítimas" conotação emocional. Eles muitas vezes recorrem vendedores que desejam vender seus produtos: "Compre um ponadezhnee TV \ mais elegante casaco de pele calções \ pomodnee ...". Eles refletem qualquer avaliação ou qualidade que a "vítima" quer possuir.

  • Ajustar

    Ela é expressa no fato de que as pessoas copiam estes ou outros componentes do seu comportamento: entonação, ritmo, respiração, postura, maneira de falar, olhar, marcha, etc. ... Parece que não há nada de errado, mas após o ajuste começa imediatamente impacto psicológico. Você já está na mesma sintonia com o homem, e é muito mais fácil de "liderar"-lo na direção certa.

  • Link para autoridades

    Quando você precisa para convencer alguém de algo, muitas vezes é suficiente para se referir a qualquer especialista na área, e todos - a vitória está no seu bolso. Aliás, um clássico da pressão psicológica. Curiosamente, as autoridades podem também estar errado, mas permanece nos bastidores.

  • Os "jogos" psicológicos

    Não, não, não é o exercício mais divertido - e não um esquema para manipular a outra pessoa. Eles estão lá em abundância. Por exemplo, uma criança comportar exemplar faz periodicamente algo fora do comum. Talvez ele só vrednichaet, mas mais frequentemente o caso na outra: a criança quer ser louvado por bom comportamento, que é um adulto percebida como a norma. Depois de receber elogios por má conduta de probabilidade aumenta como os pais vêem o contraste. Outro exemplo: no trabalho é um escravo, e pede-lhe para fazer um monte de casos para amanhã. Os olhos de um escravo na subida testa, depois que o chefe diz: "Bem, tudo bem. Fazê-lo, pelo menos. " E subordinados estão felizes em incumbência é executado, embora inicialmente não teria subscrito o mesmo.

  • Troca agradeceu

    Pressão de admissão é que uma pessoa primeira tem-lhe algum pequeno serviço, que você não pode mesmo ser feita, e, em seguida, sugere fortemente que seria bom para agradecê-lo por isso.

  • "Leve"

    Cada um de nós a partir de experiências de infância com esta técnica quando você é oferecido uma escolha: ou você faz o que tem que fazer, ou você vai encontrar-se pobre. Recorrer a ela toda a gente: homens, colegas, chefes, amigos e conhecidos, as vendas em lojas. Paradoxalmente, mas funciona!

  • A imagem do futuro desejado

    Você pinta um retrato em cores, o que acontece se você fizer isso, você tem que querer. Nossa alma está disposta de modo que tende a um estado de alegria e conforto psicológico, e estamos prontos para fazer qualquer coisa para consegui-los. Este inconveniente para nós de tal ação simplesmente não é levado em conta.

  • Imagens assustadoras

    Se os métodos acima não funcionarem, então a pessoa pode demonstrar como ele vai ser ruim se a ação não for implementado. Por exemplo, o chefe disse: "Se você não relatar, as empresas enfrentam multas." O medo é avassalador, e você concorda.

 pressão psicológica no trabalho

Como resistir à pressão psicológica

Estranhamente, mas resistir à pressão psicológica é muito mais fácil do que ter. A primeira coisa que você precisa para perceber que você manipular. Pode ver no comportamento do parceiro assinar os métodos acima de exposição. Perseverante chamar a atenção para um aspecto do problema e ignorando os outros, também, deve alertá-lo - como promessas generosas que causam dúvida razoável. Em sua condição pode aparecer durante a manipulação de simpatia inexplicável para o parceiro, as fortes flutuações do sentimento, a sensação de falta de tempo, a culpa, obrigação - todas essas coisas deve ser um sinal de que você manipular.

O que se segue é o de informar a outra parte que ele "colocar em água limpa." Você pode pôr em causa a adequação das ações e decisões que ele quer de você. Em seguida, oferecer a sua própria versão da interação, que, em primeiro lugar irá atender você.

Naturalmente, o braço vai resistir. Neste caso, é útil fazer perguntas destinadas a esclarecer a situação: o que ele quer dizer quando fala sobre o problema, o que as condições objetivas e restrições devem ser, o que deve ser feito para melhorar a situação, etc. ... Pergunte por que você escolheu manipulador, e agora - tudo isso permite-lhe manter a par do que preferem "push" o agressor.

Bem, o mais útil - é banal ", incluindo o cérebro." Como foi descrito acima, a principal tarefa do manipulador - intensificar os sentimentos e emoções, instalação irracional, porque contribuem para a crença nas palavras do agressor. No entanto, uma vez que você sair do estado de cumprimento e uma análise sóbria da situação, todas as mudanças dramaticamente. Desaparece urgência na solução do problema, e você é culpado de um especial já não se sentem. Assim, logo que você acha que são manipulados - começar a pensar muito. E sempre pedir tempo para pensar - que ele ajuda você a ir além da situação e olhá-la objetivamente.

No mundo de hoje, é muito importante para ser capaz de lidar com a pressão psicológica. Nós quase desistiu de armas e uso de força física, respectivamente, os inimigos eram apenas os métodos de influência. E, a fim de viver feliz, você precisa ser capaz de reconhecê-los e defender-se e seus entes queridos de uma intervenção psicológica tão áspero.

 Pressão psicológica: não se deixe ofensa!

Recomendamos vivamente a ler: Como resistir à pressão psicológica





Яндекс.Метрика