aprendizagem centrada no aluno

Quase todos os pais dizem respeito a força suficiente para todas as perguntas que uma forma ou de outra se relacionam com a educação e formação dos seus filhos. E isso não é surpreendente - em nosso tempo todo o povo entender claramente que uma boa educação - a chave para o sucesso na vida. E o prestígio de comércios de trabalho despencou.

Quase todos os pais que estão interessados ​​em métodos de ensino, mais cedo ou mais tarde é que existe tal coisa como uma aprendizagem centrada no aluno. No entanto, poucos deles compreendem o que é exatamente esta técnica, e quais as vantagens e desvantagens que ele tem. Sem essa informação, os pais muito difícil decidir se pessoal - ensino orientado para seu filho.

Na Internet você pode facilmente encontrar uma riqueza de informações sobre este método de educação, mas é em quase todos os casos serão pais quase inteiramente ininteligíveis. E não admira - porque quase todos esses materiais são escritos por professores para professores. Ele está repleto de um grande número de termos e conceitos estreitamente especializados específicos, para entender que, sem educação apropriada é quase impossível.

Então, o que os pais devem fazer? É muito fácil para os pais e escrito este artigo. Na sua linguagem mais simples e acessível personalidade descrita - formação orientada. Você é capaz de apreciar todos os seus prós e contras e decidir se esta técnica é adequada para a educação do seu filho.

Os princípios de aprendizagem da criança

Certamente, você não apenas prestar atenção, que todas as crianças têm diferentes níveis de desempenho escolar - alguém agarra o material em tempo real, sem qualquer esforço especial, e incentivou os pais a rodada cinco e a outra criança para os dias senta-se nos livros didáticos e cadernos, e mal empates Três fraco. Ou mesmo a mesma criança em diferentes professores receberam avaliação completamente oposta. E os pais estão coçando a cabeça: seu filho é incapaz de aprender ou os professores demasiado exigente para seu filho?

No entanto, a maioria destes fatores são absolutamente nada a ver com. Em andamento da criança o mais maior depende da eficácia dos métodos de ensino, que usa um ou outro professor. Na pedagogia moderna Existem muitos métodos diferentes para a educação das crianças. No entanto, todos eles são baseados em vários tipos de abordagem à formação da criança. Há principais os seguintes tipos de abordagens de aprendizagem:

  • Abordagem a vários níveis

Ao usar a abordagem em camadas para a formação de professores é focado principalmente sobre o nível de complexidade do material didático que está disponível para cada aluno. Isso é, simplesmente, as crianças que não brilham com habilidades especiais, o professor dá apenas o material mínimo necessário, que, em sua opinião, eles são capazes de lidar.

Como regra geral, a criança recebe um três, e crianças mais capazes aprender o material mais profundamente e, consequentemente, obter notas mais altas. Recentemente, no entanto, este método de ensino é bastante sujeito a fortes críticas, tanto por parte dos professores e dos pais - eles acreditam que isso nem sempre é verdade, como os mais fracos coloca os estudantes em situação de desvantagem.

  • Uma abordagem diferenciada

Esta abordagem também é muito amplamente utilizados em muitas escolas. Crianças com esta abordagem no grupo original são distribuídos com base no desempenho acadêmico, comportamento e orientação profissional. O exemplo mais marcante desta abordagem à aprendizagem são chamados classes principais. Normalmente, essas classes são típicas para os estudantes do ensino médio que já decidiu sobre a escolha de sua futura profissão. Há aulas de perfis biológicos, químicos, matemáticos e outros. Temas adequados são estudados com maior profundidade - eles são atribuídos a uma quantidade muito maior de tempo, eo programa é mais alargado.

Esta abordagem para a aprendizagem tem um grande número de ambos os lados positivos e negativos. Por exemplo, no estudo um lado, em profundidade dos temas centrais vai ajudar muito a criança se preparar adequadamente para EGE e facilitar a formação subseqüente de perfil universidade. No entanto, por outro lado, classes especializadas são muitas vezes insuficiente dado número de outros indivíduos que não é em geral muito boa.

  • Abordagem sujeito-pessoal

A essência dessa abordagem é que cada criança começa a si mesmos sua própria abordagem individual, no qual o professor leva em consideração todas as características pessoais da criança - seu temperamento, habilidades, paixões, aspirações e desejos. Esta abordagem à aprendizagem é o meticuloso e demorado, exige muita paciência por parte do professor e trabalho. A implementação desta abordagem exige um trabalho sistemático, que abrange todas as etapas da educação. Além disso, para o sucesso da implementação desta abordagem é necessária para criar um ambiente de aprendizagem especial, que terá em conta as características da criança e dar-lhe uma revelar plenamente suas habilidades. Caso contrário, a aplicação desta abordagem para o processo educativo torna-se quase impossível.

E não o último papel nesta abordagem de aprender a formação especializada necessária desempenha um professor, e seu desejo sincero de usar essa abordagem para ensinar as crianças. No caso em que a iniciativa de implementar esta abordagem para o processo educativo não vem do professor e da gestão das instituições de ensino, é improvável que este regime será um sucesso. A menos, claro, o professor não fez interessado e não receberá todas as informações necessárias sobre as características e nuances de esta forma de aprendizagem.

Personalidade - orientada formação

É esta abordagem para a organização do processo educativo é a base do princípio de pessoal - ensino orientado. Estritamente falando, a formulação mais precisa e sucinta de um fenômeno como a aprendizagem centrada no aluno, um pouco diferente, e soa como se segue. "A educação Student-orientado - é treinamento, que leva em conta as características individuais da criança. É a identidade da criança é o sujeito, que é dirigido e processo de aprendizagem ". Numerosos programas educacionais experimentais, que são baseados nele personalidade - educação orientada, são sucesso bastante rápida.

Mesmo os professores e pais das crianças dizem que essa formação traz uma fruta muito mais produtiva do que a escola tradicional, e da educação pré-escolar. Nos últimos anos, essa formação está ganhando popularidade e começa a ser aplicado com sucesso, não só nos jardins de infância e escolas experimentais e de elite, mas também na pré-escola normal e instituições de ensino.

 formação orientada pessoalmente

Os objectivos e características da personalidade - orientada formação

Claro, nada está sendo feito por uma razão. E ações têm um propósito. E qual é o propósito da personalidade - orientada treinamento? Depois de várias gerações recebeu uma boa educação bastante e sem o uso de novos métodos de ensino, não é? Foi neste ponto que estamos agora, e tentar entender em conjunto com os nossos leitores.

O objetivo de qualquer educação é a aquisição de uma criança de certa "bagagem" de conhecimento. No entanto, como será cheio de conhecimento, e tornar-se um processo de aprendizagem para a criança a tortura, ou na diversão, quase tudo depende de como a criança recebe o melhor do conhecimento.

O objetivo do aluno - aprendizagem centrada em primeiro lugar é o desenvolvimento de uma personalidade de pleno direito da criança, a sua identidade e alteridade nas outras crianças. O processo de aprendizagem é estruturado de tal forma a ter plenamente em conta a personalidade da criança, a sua orientação de valores e crenças pessoais. Depois de todos esses fatores e baseado em modelo interno do mundo da criança.

O treinamento deve ser construído de tal forma que os mecanismos de aprendizagem são completamente consistente com os mecanismos naturais para qualquer criança aprender sobre o mundo. O professor deve ter em conta tanto as características mentais e comportamentais de cada indivíduo de seu pupilo, ea base da personalidade - orientada a educação deve basear-se na cooperação entre o aluno eo professor, bem como a total liberdade para escolher a criança.

No momento, infelizmente, a maioria dos professores no processo de aprendizagem no centro coloca os seus próprios interesses, tornando-os uma prioridade. Simplificando, o professor constrói uma linha de processo educacional, de tal forma que é mais conveniente para ele, não a criança. E a criança quer queira quer não forçados a se adaptar ao professor. Em tais condições de formação focada pessoalmente é quase impossível.

Quando personalidade - orientada formação como professor constrói um processo de aprendizagem de uma forma que vem à tona é os interesses e as necessidades do aluno. E somente com estrito respeito a todos os seus recursos professor pode determinar exatamente pilares de suas atividades. Este ponto é extremamente importante, e deve ser considerada obrigatória. Caso contrário, não há dúvida de personalidade - orientada formação ainda não pode ser - não pode ser a priori.

O mesmo aplica-se à identificação da experiência subjectiva de cada criança. Educadores experiência pessoal chamar todos os conhecimentos e habilidades, que atualmente tem uma criança com relação a cada áreas específicas de estudo. Parece que a medida é desnecessária, visto que um programa educacional para crianças e estudantes da mesma classe, o mesmo.

Mas não devemos esquecer que todas as crianças são diferentes. E, portanto, as mesmas informações dadas professor diferentes crianças aprendem muito diferente - alguns mais, outros menos. A experiência subjetiva, respectivamente, as crianças também são muito variadas. E se estamos a falar de um método educativo é a aprendizagem centrada no aluno, o professor deve centrar-se precisamente sobre a experiência subjetiva e habilidades de cada aluno.

Você também deve se concentrar em questões como a escolha do método de construção do processo de aprendizagem. Não é nenhum segredo que, para algumas crianças, a resposta habitual da placa se transforma em uma verdadeira tortura, enquanto a obra escrita de uma criança a lidar muito bem, e é absolutamente conta própria, sem qualquer ajuda externa alguém. E às vezes a situação inversa - na criança escritos comete um monte de erros, mas suas respostas orais simplesmente brilhante.

O mesmo aplica-se ao domínio do material - algumas crianças são muito mais capazes de absorver novas informações na audiência, o outro - na leitura, eo terceiro - em gravá-la. Absolutamente todos esses tipos de aprendizagem informações são absolutamente normal e natural - tudo depende de que tipo de memória a criança desenvolveu mais fortemente. O professor deve escolher os métodos de ensino que melhor se adaptam a cada professor individual.

Concordo que é um pouco difícil de fazer, dado o fato de que em uma classe de escola normal tem cerca de vinte crianças. É importante organizar corretamente e com eficiência o processo de formação de modo a que todas as crianças recebem atenção individual e consideração. É por isso que o professor exige um alto nível de profissionalismo e formação específica, sem a qual a personalidade - a formação orientada é simplesmente impossível.

Também é muito importante para a personalidade - a formação orientada para avaliar não só o resultado final - as estimativas resultantes, mas também o processo de obtenção deste resultado. O professor deve ter em mente que todas as crianças inicialmente têm diferentes habilidades e níveis de conhecimento. E muitas vezes as crianças com níveis mais baixos de realização, a fim de obter a "troika", coloca muito mais esforço do que a criança "forte" para o "quarteto".

Esse educador deve considerar quando de classificação - às vezes faz sentido para superestimar ou subestimar a avaliação, tendo em conta os esforços envidados pela criança no processo de aprendizagem. No entanto, o professor deve ser muito discreto e atencioso - caso contrário, todas as outras crianças podem resistir a esta, e olhe, "injustiças". É muito mais sábio para explicar às crianças a decisão - acredite em mim, as crianças são capazes de entender e, mais importante, a aceitar este fato.

Estágios de aprendizagem centrada no aluno

Personalidade - orientada treinamento consiste em várias etapas. Cada passo é muito importante e ignorá-las em qualquer caso, não pode ser de outra forma necessário para alcançar o resultado desejado não será possível. Que temos encontrado esta abordagem à aprendizagem envolve muito mais liberdade no processo de aprendizagem. A criança não é mais forçado a adaptar-se ao professor - que o professor se adapta às características e necessidades dos professores.

Então, o que inclui as etapas de personalidade - orientada treinamento?

  • Tipo de interação "professor - aluno"

Primeiro de tudo, a escolha dos métodos de personalidade - orientada formação, em contraste com os programas de formação convencionais, que são amplamente utilizados, é necessário radicalmente, mudar radicalmente o princípio das relações "professor - aluno". O professor deve deixar de lado sua habitual estilo de comando e vá para trabalhar com os alunos - caso contrário, toda a idéia de personalidade - orientada treinamento resultará em fracasso.

Esta construção da relação entre professor e aluno, assim mudando radicalmente a posição da pupila. Desde a simples execução de tarefas, muitas vezes mecânicos, dado a ele pelo professor a criança passa para o processo de criatividade ativa. Mudar a mentalidade da própria criança - que fica orientado para resultados, em vez de tentar simplesmente "sentar-se" a lição do tempo previsto e ir para casa. Concordo - para o processo de aprendizagem é o ponto importante.

E a atmosfera na sala de aula está a mudar radicalmente - torna-se muito mais descontraído, simpático e ativo. As crianças não têm medo de fazer perguntas ao professor, eo professor não dá de ombros para os alunos, como se de um incômodo. As aulas são muito mais parecido com a companhia, não uma advertência e controle. No entanto, escusado será dizer que as crianças, uma vez que pode ser, permanecem crianças. E monitorá-los é um dever - eo professor deve ter habilidades suficientes para realizar esse monitoramento despercebido pela criança, de modo algum prejudicar suas habilidades, e mais ainda, sem comprometer a sua dignidade.

  • Segmentação

Para personalidade - educação orientada trouxe os resultados esperados, a criança deve determinar as metas, é claro, com a ajuda de um professor. E para conseguir um resultado positivo de a criança não deve ser colocado na frente dele objetivos muito globais. Muito mais útil para definir uma série de objetivos menores - por um dia, semana, mês, trimestre de estudo.

E isto é não casual - pedopsicólogos há muito provou que a criança num sentido de tempo, não é o mesmo que para um adulto. Por exemplo, para nós o ano - não é um período tão longo, e que a criança é um tempo muito longo. E assim, para atingir esse objetivo, o que está previsto no futuro indefinido, a criança simplesmente não está interessado.

Mas tais metas, que o aluno será capaz de alcançar muito rápido, muito benéfico para a criança - aumentar a sua auto-estima, dar confiança em si mesmos e suas habilidades, e mais importante - aumentam o interesse da criança na aprendizagem. O processo educativo é convertido em um processo ativo de auto-desenvolvimento de uma criança que está realmente interessado no processo de aprendizagem, em vez de tentar aprender com as varas. Escusado será dizer que tal processo de aprendizagem traz benefício muito maior do que os métodos convencionais de ensino.

  • Professor Atividade

É importante que o professor que usa o pessoal - ensino orientado, a necessidade de lembrar a organização correcta das actividades de formação. E ele deve iniciá-lo com a organização de suas próprias atividades. Ele deve ser construído de tal forma que a cabeça do processo de aprendizagem não era um professor, ou seja estudante. Aquela criança para uma personalidade bem-sucedida - orientada a educação deve ser uma figura central.

Um professor precisa para criar e manter o ambiente psico-emocional necessário - aproveitar o sucesso da criança e elogiá-lo, sua incapacidade de sentir empatia e apoio, não permitindo que ele se desesperar e desistir.

Por que isso está acontecendo?





Яндекс.Метрика