Meningite em crianças

Meningite em crianças. Esta doença não é mais aterroriza uma geração de pais. Lembre-se, mesmo na infância nós somos pais constantemente assustados - "imediatamente colocar um chapéu, ou frio e você começa a meningite?" Provavelmente todos frase familiar. No entanto, a criança geralmente não entrar em detalhes de que tipo de doença, tais - meningite, e, portanto, refere-se a ele muito levemente. E assim como os adultos e com a aparência de seus filhos, os pais estão começando a se tornar mais consciente do medo da doença.

Os pais têm um monte de perguntas, de uma forma ou de outra relacionados com a doença. Este artigo é projetado para ajudar os pais a compreender, se assim diabo como ele é pintado - no caso de meningite em crianças.

As causas da doença

Então, o que é a meningite? Os médicos chamados como um processo inflamatório que envolve o shell como um espinhal eo cérebro. Por favor, note - é inflamação do revestimento do cérebro, não a sua própria célula. Em outras palavras, o processo inflamatório na meningite desenvolve fora do cérebro ou da medula espinal.

Claro que, qualquer processo inflamatório deve ser desencadeada por quaisquer outros factores. E meningite também não são uma excepção - o seu desenvolvimento pode provocar uma variedade de agentes patogénicos, tais como fungos, bactérias e vírus. E muito depende do estado do corpo da criança no momento da penetração de bactérias patogénicas. Sim, eo estado geral da criança também é extremamente importante.

Por exemplo, há um equívoco que é uma meningite puramente doença da infância. No entanto, este não é o caso, - de uma pessoa doente pode tornar-se completamente com meningite em qualquer idade. Por que são formados tal opinião? A razão é muito simples - o pior sistema imunitário do corpo funciona, quanto maior o risco de meningite. E em crianças, por definição, o sistema imunológico ainda não está suficientemente maduro - as suas características fisiológicas são o corpo da criança. E, portanto, as crianças são mais propensas à doença - estes são enganosas e explicou que a meningite - exclusivamente uma doença da infância.

Mas entre as crianças, há também certos grupos de risco, cujas chances de contrair meningite é muito maior do que todos os outros. Estes grupos de risco incluem:

  1. Os bebês prematuros. As crianças que nasceram prematuramente, mais frequentemente expostos à doença. E este facto é explicado pelo facto de que a imunidade de um bebé prematuro é muito mais imaturo, e é muito difícil de resistir as bactérias patogénicas. Os pais dessas crianças deve ser particularmente cuidadoso em relação ao estado de saúde da criança.
  2. Violação do sistema nervoso. Monitorização dos médicos das crianças, aumenta consideravelmente o risco de meningite e perturbação do funcionamento normal do sistema nervoso central em crianças. E o mais grave a doença, quanto maior o risco de meningite. Como regra geral, sem exceção, os médicos das crianças - os neurologistas estão cientes desse recurso e acompanhar atentamente a saúde de seus pacientes jovens.
  3. A lesão do cérebro ou da medula espinal. É uma causa comum de meningite em uma criança são diferentes espinhal ou cérebro. Patógenos é muito mais fácil de se machucar no shell, incapaz de resistir a essa invasão. É por isso que na maioria dos casos, trauma cérebro ou medula espinhal quase todas as crianças, os médicos prescrevem antibióticos em doses profiláticas. Uma tal medida, destinada a reduzir o risco de iniciação e o desenvolvimento da doença em crianças.

Naturalmente, existem muitas outras causas que podem provocar o desenvolvimento de meningite em crianças. No entanto, falar sobre tudo - é difícil, deve ser limitado a apenas as causas mais comuns das quais foram mencionadas acima.

Muitas vezes os pais assustados que se deparam com esta doença, pergunte ao seu médico sobre quais as consequências que podem resultar em meningite em crianças. A resposta a esta pergunta é ambígua. Na maioria das vezes ele passa meningite quase despercebida, deixando sem efeitos ou complicações. Como regra geral, exatamente o que acontece sob a condição de que a doença é diagnosticada em tempo hábil, eo tratamento foi adequado e competente.

No entanto, muitas vezes, mas ainda existem excepções a esta regra. Complicações podem ocorrer, e, por vezes muito graves, como a perda parcial ou total da visão, perda ou surdez faz, um forte atraso no desenvolvimento da criança ouvir - tanto no físico e no mental. Em casos graves, a criança pode cair em um coma ou morrer completamente. Normalmente, tais complicações terríveis ocorrer no caso em que os pais não procuram ajuda médica, ou pagar demasiado tarde.

Felizmente, essas complicações são cada vez menos. Para estatísticas médicas, atualmente complicações de meningite ocorrem em não mais de 2% de todos os casos. E repetiu meningite em crianças ocorre muito raramente e - em regra, apenas se o tratamento foi inadequado e cura doença não é totalmente bem-sucedida.

Na maioria das vezes isso acontece no caso em que os pais estavam envolvidos em auto-medicar. Antibióticos e outros medicamentos de uso independente, se você tem muita sorte, apenas por um período muito curto de tempo para eliminar os sintomas da doença. Portanto, a fim de evitar tais conseqüências terríveis, ao primeiro sinal da doença, você deve procurar imediatamente ajuda médica de médicos.

Sinais de meningite

Meningite em crianças ocorre de forma muito clara. Médicos experientes para diagnosticar a doença não vale a pena um grande esforço - seus sintomas são muito específica e facilmente reconhecível. Os pais de crianças pequenas também devem conhecer os sintomas básicos da doença para não perder o início. Meningite em crianças, os sintomas incluem:

  • O aumento da temperatura corporal. A temperatura do corpo da criança se eleva muito bruscamente e para um número muito elevado - até 40 graus e acima. O bebê é muito letárgico ou, pelo contrário, animado, pode dormir um longo tempo afastado, ou chorar incontrolavelmente por um tempo muito longo - tudo depende do sistema nervoso central da criança individual e. Além disso, muitas vezes de tal criança estado pode experimentar forte senso de frio. As crianças mais velhas podem queixar-se aos pais que eles são frios, o mais jovem simplesmente tremer. Abater uma temperatura semelhante, dando como quando aguda antipirético doença respiratória, quase irreal.
  • O aparecimento de erupção. Como regra geral, no primeiro, e menos durante o segundo dia da doença, em todas as crianças, sem excepção, existe uma púrpura acentuada.
  • Sintomas meníngea. Mais ou menos ao mesmo tempo em que aparece e os primeiros sintomas das meninges que os médicos detectados durante o exame da criança. Primeiro, o médico irá fazer uma punção do líquido cefalorraquidiano. Como regra geral, a sua investigação posterior descobriu que ele seja um laticínio ou uma cor amarela suja, turva. O conteúdo de aí leucócitos e neutrófilos aumentada em grande parte, e no citoplasma podem ser detectados em forma de feijão diplococos e o teor de proteína é aumentada. O conteúdo de glicose muito reduzida. Se você fizer uma colheita, você pode facilmente determinar o tipo de patógeno, o que levou ao desenvolvimento de meningite.

No estudo do exame de sangue encontrada uma criança doente é muito pronunciado alterações indicativas de um forte processo inflamatório que ocorre no corpo. Todos estes sinais indicam claramente que a criança está doente, com meningite, e requer tratamento imediato.

 Sintomas da meningite em crianças

Tipos de meningite

Existem vários tipos de meningite em crianças. Estas espécies dependerá exactamente patógeno que causou o desenvolvimento de uma criança de meningite. Os médicos têm identificado um número de tipos básicos da doença:

  • Meningite pneumocócica

No caso de meningite por Streptococcus pneumoniae, os médicos dizem sobre meningite pneumocócica. Muito frequentemente, a doença é precedida por pneumonia ou sinusite ou otite média aguda. No entanto, este não é um requisito - cerca de metade de todos os bebés infectados este tipo de meningite é o principal, sem qualquer - quaisquer doenças anteriores.

A doença começa a aparecer de forma suficientemente rápida e na forma aguda, mas diretamente síndrome meníngea manifesta-se um pouco mais tarde do que em todos os outros casos - por volta do terceiro dia, não antes. No entanto, a progressão deste tipo de meningite é muito, muito ativo - muito rapidamente vem turvação da consciência da criança, o desenvolvimento de paralisia do nervo.

Durante a punção lombar você pode achar que o fluido cerebrospinal contém uma grande porcentagem de pus, glóbulos brancos e pneumococos. Esta forma de doença é uma das mais perigosas de todos. Médicos explicar esta característica em que o processo inflamatório envolvido é extremamente rápido e os ventrículos do cérebro, e a sua própria substância. É por isso que os pais precisam o mais rapidamente possível, aos primeiros sintomas da doença, procure ajuda médica de um médico.

  • Meningite por Haemophilus influenzae

Este tipo de meningite é desencadeada por Haemophilus influenzae. Na maioria das vezes esta doença afeta crianças de até um ano, mas na idade mais avançada também pode ocorrer. As primeiras manifestações da doença pode ser muito diferente - assim como o meníngea aguda ea catarral, semelhantes aos típicos de doenças respiratórias agudas - corrimento nasal, tosse, dor de garganta. Neste último caso, os sintomas aparecem directamente meníngeos já na quarta, quinta ou mesmo dia.

E os médicos alertam os pais de crianças pequenas, por isso eles foram extremamente atenciosos para a menor indisposição de seu bebê. E com o aparecimento de sintomas como a regurgitação freqüente, vômitos, inchaço excessivo da fontanela, o termo da sua pulsação e grito devassa, você deve imediatamente chamar a brigada de "primeiros socorros" ou de forma independente para entregar a criança a um centro médico.

  • A meningite viral

Nesse caso, se o desenvolvimento de meningite ocorre devido a certos vírus, o início da doença irá também ser ligeiramente diferente. Estritamente falando, a doença ocorre em duas etapas - a primeira a criança desenvolve uma doença viral, e depois - há sinais de meningite. No entanto, a síndrome meníngea manifesta-se um pouco diferente do que em outros casos. Apesar do fato de que a criança doente está experimentando fortes dores de cabeça e depressão global si mesmos sintomas das meninges são bastante fracos. Muitas vezes, eles nem sempre são expressos em cheio, e distúrbios de consciência, que é típico para todas as outras formas de meningite, nesta situação não é visto.

Alterações no sangue nesta situação mais semelhantes às que ocorrem no sangue do bebé, doenças virais do paciente do que os que ocorrem com a meningite. No entanto, se a criança não está recebendo tratamento adequado e oportuno, alguns dias mais tarde, essas mudanças podem ocorrer.

  • Meningite tuberculosa

Meningite TB é o tipo mais raramente visto da doença, mas, infelizmente, também têm um lugar para estar. Mais recentemente, a taxa de mortalidade neste tipo de meningite foi suficientemente elevado nos últimos anos, a medicina moderna aprendeu a lidar bem com o problema e mortalidade virtualmente eliminado.

No entanto, meningite tuberculosa, e hoje é uma grande ameaça para a saúde ea vida de uma criança. Também se manifesta bastante incomum, e por característica atípica dele. Por conseguinte, existe um risco real de que a doença pode ser diagnosticada prematura, e em conformidade, e iniciar o tratamento como prematura, o que resulta em uma muito grande quantidade de tempo é perdido. E para lidar com a doença é extremamente difícil. Normalmente, a doença começa com febre, ao que ele começa vômitos e dores de cabeça.

Os problemas no diagnóstico de meningite

Em alguns casos, o diagnóstico de meningite é muito difícil, mesmo para os médicos experientes. Isso acontece se os médicos ou os próprios pais, considerando-se que a criança tem uma doença inflamatória particular, começar o tratamento com drogas anti-bacterianos. Como resultado, o quadro clínico de meningite ficou arrastada. Assim, por exemplo, febre não expressa tanto - a temperatura do corpo pode ser mantida a 37 - 38 graus. Dor de cabeça também não é tão forte como de costume, mas é regular. Náuseas e vômitos quase sempre presente, e muito cansativo.

O tratamento de meningite

Mais impor tratamento da meningite não tem sentido - self nesta situação não é de forma inaceitável. O tratamento só deve ser feito sob rigorosa supervisão médica e só em um hospital. Este requisito é devido ao facto de que a meningite é uma doença insidiosa muito - a criança pode tornar-se crítico e pode necessitar de ressuscitação de emergência, que são possíveis apenas em ambiente hospitalar.

Os médicos irão realizar um exame completo do seu filho e nomear tratamento necessário que vai ajudar rápido o suficiente para suprimir bactérias patogênicas. E muito em breve a doença o seu filho vai ser longo, desde que você imediatamente procurar um médico.

Muitas vezes os pais perguntar aos médicos distritais questão das crianças de saber se a vacina é eficaz contra as crianças da meningite. Por um lado, tal medida pode ser bastante eficaz em certos casos - o período de maior fixação da doença, em zonas desfavorecidas, as crianças podem estar em risco.

No entanto, não devemos esquecer que a vacina é capaz de proteger a criança apenas em um tipo particular de meningite - mas longe de todas as suas variedades. Então, sempre o risco de que a criança ainda se depara com meningite. E, em qualquer caso, a vacina protege a criança de não mais de 4 anos. Depois disso, você precisa do seguinte vacinação.

E há outros meios de prevenção não específica desta doença não existe. A única coisa que os pais podem fazer - é estar atento para a saúde do seu filho. E nos primeiros sintomas de meningite, logo que possível, procurar ajuda médica. Isto irá ajudar a salvar não apenas a saúde, mas também a vida da criança.

 Meningite em crianças. O inimigo invisível

Recomendamos que dizia: maior imunidade em crianças





Яндекс.Метрика