Reprodução de orquídeas em casa

Conteúdo:

  • A divisão de plantas adultas
  • Estacas apicais de reprodução
  • Reprodução de brotos laterais
  • Reprodução por camadas ou pseudobulbos
  • Outros métodos de reprodução

Parece não tão pouco sabemos sobre as plantas de interior. Mas há entre eles itens como jardineiros experientes puzzle. Aparece na casa de algum verde exótico, e começamos a quebrar a cabeça: eo que fazer com ele, como se importar com isso? Por exemplo, nós temos no exterior bela orquídea aprendeu obihazhivat esta caprichosa .... Mas a paixão flor nos impulsiona a novas explorações. Por que não fazer a multiplicação de orquídeas em casa? Mas como fazê-lo corretamente? Vamos tentar entender.

Propagar por estacas orquídeas não só, como algumas pessoas pensam. Esta beleza pode ser cultivada, e pela divisão do mato, e usando brotos laterais e pseudobulbos. Além disso, também multiplicar sementes de orquídeas. E assim, queridas mulheres, para se acostumar com o papel dos estudantes diligentes e métodos de aprendizagem reprodutores orquídeas.

A divisão de plantas adultas

Este é o método mais simples e adequada de reprodução maioria das orquídeas interiores. O momento mais apropriado para tais manipulações - o início da primavera, quando as flores sair da hibernação e dar os primeiros brotos novos. O mais apropriado para dividir exemplo - flor adulto, que tem pelo menos quatro falsos lâmpadas. Porque cada novo delenki deve consistir em pelo menos três lukovok. A lâmpada velha sem folhas também podem ser separados e colocados em um vaso novo.

Como fazê-lo? Retire cuidadosamente a planta do vaso, tomando cuidado para não danificar as raízes. Por esta terra em uma panela precisa de boa umedeça pot "obstuchal" e, inclinando-a agitar suavemente os tubérculos com um torrão de terra. Em seguida, o rizoma devem ser limpos a partir do solo e cortá-la entre as lâmpadas.

Para levar a cabo esta operação "cirúrgica" só devem ser desinfectados e faca afiada. Não esquecendo que cada nova peça deve ter pelo menos três lâmpadas. Locais fatias precisa necessariamente polvilhe o carvão vegetal e todos os novos delenki contentar em vasos limpos com misturas especiais de solo. Esta mistura pode facilmente encontrar em praticamente todas as lojas da especialidade.

 reprodução orquídea

Estacas apicais de reprodução

Orchid, que a multiplicação por estacas, devem referir-se monopodialmente forma (por exemplo, Wanda, epidendrum, dendrobium). Estas plantas dispara unidades têm distância claro na haste. Para estes tipos de maneira típica de crescimento do ponto apical, sem formação de pseudobulbos.

Propagação por estacas começa com o corte da primeira divisão. Cortá-la deve ser muito afiada e descontaminado (peróxido, permanganato de potássio, álcool) faca. As seções sobre flor da mãe e da alça necessariamente polvilhado com pó de carvão, e talos já tratados plantado em um vaso (corte no solo). Para as estacas plantadas cuidaram bem como para adultos flor.

Método de propagação apical é certamente mais simples. No entanto, é desejável utilizar apenas para as espécies de cultivo interior orquídeas. O resto vai requerer muito tempo (vários anos) para o desenvolvimento de uma planta em corte de floração.

Reprodução de brotos laterais

Então multiplique o famoso Phalaenopsis. Flor ao longo do tempo dá os brotos laterais (crianças) que estão entre a espiga. Separá-los da planta-mãe, pode crescer novas cópias da flor. No entanto, a imagem de "marginalia" apenas nas plantas contidos nas condições excepcionalmente favoráveis. No entanto, é possível e estimular o crescimento ativo do tamanho dos vasos pulverização freqüente, adubação com fertilizantes nitrogenados e um aumento na temperatura do ar na sala.

Separado da mãe-orquídea pode ser só as crianças, que conseguiram adquirir suas próprias raízes aéreas. Estes rebentos laterais, de facto, têm poucas cores independentes, que apenas necessitam de transplante em uma panela separada, separados e tratados. Tiros novos podem até cobrir os seus próprios pedúnculos. Neste caso, você deve esperar até que os brotos ottsvetut, e só então se separar e processos de transplante.

Reprodução por camadas ou pseudobulbos

Para não ser confundido com os brotos laterais camadas. Os brotos crescem por conta própria, nós, estacas crescer. Reprodução de orquídeas utilizados para camadas orquídeas simpodiais. Seus pseudobulbos são gemas dormentes nos nós da haste principal. Para acelerar o "vencimento" Babes, talo folhas cuidadosamente ponta para o chão e deitado sob plantada expandiu-se argila e sphagnum musgo.

Organizar mais pesado para baixo com a parte terrestre do caule um pouco teplichku de recipiente de plástico invertido com uma fenda lateral (caule). Hidratar musgo e esperar pacientemente para despertar gemas dormentes. Uma vez que o rim vai crescer novas flores são pequenas, separá-los, tratar e depositado em pequenos vasos.

Uma condição importante para o renascimento dos pseudobulbos rins - umidade constante em teplichke. Deve assegurar que os pseudobulbos não entre em contato com a água quando regar. Outra condição - boa iluminação. Se a luz no quarto não é suficiente, você precisa fornecer iluminação artificial, ou rim despertando você vai esperar muito tempo, ou não prender a respiração. Em condições favoráveis, gemas dormentes começam a brotar já em três semanas.

 reprodução orquídea

Outros métodos de reprodução

Todos os métodos discutidos nas aulas anteriores - vegetativo. Mas além deles há geradora de crescimento (sexual) e clonagem (meristema reprodução). No entanto, em casa, é bastante difícil de levar a cabo a reprodução.

Orquídeas reprodutores de substituição - um processo bastante trabalhoso. Muito pequenas sementes não têm tecido nutritivo. Em condições naturais, as flores brotam da raiz usando uma esponja (micorriza gribokornya). Esta esponja e fornece energia para a semente. In vitro (para reprodução) sementes foram colocadas em um meio especial. No entanto, a germinação só é possível em condições de laboratório, mas às vezes leva até nove meses. Mas depois que passar mais dois ou três anos até que o germe se transforma em uma planta completa. E as primeiras pedúnculos de plantas cobertas não mais cedo do que em 3-4 anos.

Quando clonagem (que também é impossível na casa) é removido a partir das células de plantas capazes de se dividirem-mãe. Colocado no meio de cultura, estas células continuam a dividir-se, formando coágulos. Os coágulos foram separados e transferidos para um ambiente diferente, onde já existem plantas. Desta forma, no laboratório, têm grande número de clones - plantas geneticamente idênticos.

É claro que a casa orquídea se as sementes propagado ainda é possível (mas improvável), então a clonagem ainda está além das capacidades de flor interior. Portanto, deixe os métodos laboratoriais para criadores profissionais. Melhor com perfeição possuem as técnicas de micropropagação e multiplicar com sucesso a sua recolha ao domicílio de orquídeas.

 Lições Floricultura: a multiplicação de orquídeas em casa

Recomendamos que dizia: Violeta: como plantar, propagar, tome cuidado

 pragas no solo de plantas de casa

Mesmo em tempos antigos as pessoas decoravam suas casas com flores e roupas, usar uma variedade de plantas como presentes. Histórico de plantas de interior leva-nos longe no passado, como evidenciado por escavações arqueológicas são datados de três mil anos antes de Cristo. E, no moderno "selva de concreto" as pessoas são carentes de vida selvagem. Por isso, muitos estão criando seus cantos verdes sobre os peitoris. Mas os verdadeiros amantes de plantas de casa, dia após dia tentando aprender algo novo sobre seus animais de estimação verdes, exploração de novos tipos de plantas são selecionadas para cada um deles de cuidados especiais.

O mais perigoso para as cores das casas eram e são as pragas de plantas de interior no solo. Não há muitos, mas eles são capazes de danificar as raízes das plantas, e, portanto, a uma flor em geral. Afinal, se a raiz está doente, então a parte que está acima do solo, acabam por morrer. E, a fim de evitar esse problema, você precisa monitorar cuidadosamente a qualidade da terra em que você colocar a planta na hora de repot-lo e percebeu que a flor se sente mal, a primeira coisa a verificar é o solo.

Quase todas as flores envasamento tem a sua própria terra, que contém todo o necessário precisamente para este tipo de componente. E se você quiser suas flores agradá-lo longas folhas verdes e flores, solo para o plantio é melhor comprar nas lojas. Então você irá minimizar o problema das doenças radiculares. Mas, como diz o ditado, "prevenido vale por dois", então vamos considerar os tipos de pragas plantas de casa e olhar para a forma de protegê-los de seus animais de estimação. E também aprender métodos de controle de pragas.

Woodlice

Esta espécie de insetos, embora haja uma relação de camarões e lagostas, mas prefere viver na terra. Mais especificamente, no solo molhado. Eles não são as pragas mais perigosas de plantas de interior, que pode ser obtido no solo, mas sabendo sobre elas ainda é necessária.

Woodlice preferem lugares úmidos e escondida em paletes de panelas. Este tipo de praga é cinzento e corpo plano com uma pluralidade de pernas. Prefere noite. Pode prejudicar as plantas por comer as raízes. No entanto, muito dano a suas plantas, eles não causam como woodlice fácil de detectar e destruir manualmente.

Se a sua casa tem uma molhar freqüente-loving planta inspeccionar regularmente paletes de panelas, lavá-los, não deixe que eles se acumulam na terra úmida. Então você não vai permitir que piolhos madeira proliferar e prejudicar suas cores.

Milípedes

Este tipo de pragas plantas de casa que vivem no solo, é muito diversificada. Eles formam uma classe zoológico, que inclui uma variedade de insectos. Eles estão unidos por uma coisa - comer as raízes das plantas, centopéias não deixe que ele se desenvolver. Milípedes tem uma estrutura serpentina: seu corpo é feito de anéis e numerosos perna é muito difícil de ver antes que eles são minúsculos.

Centopéias contaminar solos duas maneiras. Ou você comprou um terreno de baixa qualidade (isso também acontece), ou usada para o plantio de solo comum do jardim. Para detectar esses insetos apenas durante o transplante. Se você observá-los no chão, certifique-se de mudar o substrato completamente, mesmo as raízes devem ser limpos a partir da velha terra, pois ele pode ficar ovos pragas que podem, eventualmente, prejudicar o solo fresco.

Collembola

Outro nome do salto inseto, parecido com pulgas - subníveis. Este tipo de pragas de plantas de interior, também, habita a terra. Colêmbolos multiplicar muito rapidamente, especialmente no substrato húmido. Eles se alimentam de restos vegetais em decomposição, porque roer pequenos buracos nas hastes, que são perto do chão, pelo menos - sobre as raízes. O maior dano para trazer springtails durante a época chuvosa - Outono, quando o crescimento das plantas está parado, e não é capaz de lutar pela vida.

Se você tem tempo para notar a infecção, se livrar das pragas fáceis. É necessário para encher a superfície do solo com cinzas, areia, ou secas. Muito eficaz é a chamada armadilha de batata: batata crua cortada pela metade colocada no chão cortada, e depois recolher os insetos pegar lá. Se a infecção é forte, você deve usar soluções especiais para a irrigação. Aqui você precisa consultar com um especialista na loja. E o melhor de tudo, lavar panela e varrer o chão completamente.

Nematóides

Esses bichinhos danificar o sistema radicular, causando mudanças negativas na parte aérea da planta. Deixa flor murchar e secar, e sobre as raízes aparecer inchaço. Estas pragas trazer plantas de casa pesados ​​danos, tratar a flor infectada é quase impossível. Particularmente suscetíveis à infecção por plantas de borracha, cactus, ciclâmen.

A boa notícia é que em casa nematóides são raros, eles podem ser levados apenas com a terra do jardim. No entanto, se você estiver indo para crescer profissionalmente plantas em estufas para venda, então você deve olhar para fora para eles.

Ácaro vermelho

Pragas plantas de casa e luta contra eles é tão diversa como as flores em si. Os insectos podem causar danos não só as raízes das plantas. Alguns dos riscos para as partes acima do solo da flor. Uma dessas pragas é ácaro. É perigoso para praticamente todos os tipos de plantas de casa, especialmente se você é nos meses mais quentes, os leva para uma varanda ou pátio.

A presença do carrapato pode ser visto na web esticada entre as folhas. Estas pragas comem as folhas a partir do interior, de modo que as folhas perdem a cor e enrolar para dentro. Botões de flores são danificados por ácaros podem secar e cair, e não se dissolvem.

Ataques em massa ácaro na estação quente, a melhor prevenção dela - é a manutenção da umidade, tantas vezes pulverizar a planta. Para o controle de pragas precisa de solução acaricida, que pode ser comprado em uma loja da especialidade. Depois de envoltório de polietileno estação de tratamento. Então você proteger os outros de infecção com flores e criar uma grande quantidade de umidade, o que vai acelerar a morte de ácaros.

 pragas plantas de casa

Pulgões

Uma praga muito comum, mas também achar que é muito fácil. Pulgões perigoso para todos os tipos de plantas de interior, especialmente no verão. Algumas espécies desses insetos têm asas. Vagabundos nas janelas abertas, pulgões ocupar flor, sugando as folhas e caules de suco. Deste modo, a planta é reduzida e deixa de evoluir.

Se você só descobriu pragas para lidar com eles não é difícil, basta lavar a planta com água e sabão e, em seguida, limpa. Se pulgões foram completamente resolvidos em uma flor, ela é tratada com soluções especiais, como "Inta-sup", "Karate" ou "face". Você também pode aplicar venenos de origem vegetal: a infusão de absinto ou tabaco. O tratamento regular irá ajudá-lo a evitar o ataque desses insetos.

Whiteflies

Este tipo de praga é muito semelhante para os pulgões alados. Whiteflies são muito pequenas, cerca de três milímetros. Eles atacam o interior das folhas e beber o suco a partir deles. Se o tempo não tomar medidas, as folhas murcha, ficam amarelas e caem. Desde mosca branca vem dos países tropicais, seu habitat - é muito quente e úmido. As vítimas mais prováveis ​​desses insetos são plantas com folhas finas e plantas com flores, como azaléia, prímula, hibisco.

Bom prevenção da mosca branca é ventilar o ambiente, bem como a diminuição da temperatura. Você pode lidar com a solução planta inseticida: isso deve ser feito uma vez por mês. É desejável para prevenir a infecção da flor, como para lutar com a praga é difícil.

Gorgulhos e lagartas

Esses insetos têm um comprimento de cerca de um ano e meio centímetros e as asas rígidas. Eles são especialmente perigosos para begônias e azaléias. Combinar bordas das folhas, gorgulhos causar danos irreparáveis ​​para as plantas, e suas larvas alimentam nas raízes. Estas pragas atacando flor em ambos os lados, de modo que a planta em desenvolvimento pára, enfraquece rapidamente, e, eventualmente, morre.

Gorgulhos luta deve ser no mesmo inseticida. Se a infecção foi forte, o procedimento deve ser repetido novamente em cerca de uma semana.

Sobre essas pragas saber tudo. Track - um larvas da borboleta, que se alimentam da folhagem das árvores e plantas. No jardim, na varanda ou na varanda de suas flores em risco de se tornar alimento para eles. Se o tempo não notar as pragas, as plantas podem permanecer sem folhas. Bandas de rodagem Luta levemente, eles só precisam de remoção e destruição de armas. No entanto, a prevenção de inseticida será tão eficaz.

Cochonilhas e Quadraspidiotus perniciosus

É realmente um desastre para todas as plantas de casa. Com eles é muito difícil de lidar, porque eles se multiplicam rapidamente, substituindo várias gerações por ano. Insetos são protegidos por uma armadura, como uma concha do mexilhão. Formando nas folhas e caules de colunas fixas, cochonilhas sugam a seiva da planta.

Esta categoria inclui as pragas e cochonilhas australianos (falsos joaninhas). Eles diferem de cochonilhas que às vezes mover-se através da planta. Em casa, cochonilhas perfeitamente climatizada, uma vez que o seu desenvolvimento é a temperatura ambiente ideal.

Insetos Raiz escala, parentes mealy, um pouco menor. Eles vivem e se reproduzem nas raízes. Perigo especial de estas pragas representam para plantas com folhas grossas, com destaque para o orvalho, que forma queimaduras. Devido ao facto de que os insectos com escamas e cochonilhas espalhou-se rapidamente, eles podem trazer danos irreparáveis ​​na planta. Em hastes rachaduras aparecem, as folhas ficam amarelas e depois morrem filiais e matrizes de flores.

Para lidar com esses insetos de várias maneiras. Primeiro, precisamos limpar as áreas danificadas com uma solução de álcool e esperar vinte minutos e remover as pragas de plantas úmido cotonete. Em seguida, você precisa para pulverizar inseticida flor. Luta cochonilhas a raiz exige replantio em uma nova terra. As raízes antes do transplante devem ser cuidadosamente lavados com água corrente. E no prazo de três meses a planta molhando metade com inseticida diluído.

Mineiros e TRIPS

Mineiros - uma espécie de moscas. Deitaram-se as folhas e caules dos ovos e larvas tocas longos túneis lá. Se larvas pouco - ele apenas estraga o visual da planta, e quando a infecção é forte, a flor cessa de crescer e se desenvolver. Como mineiros raros convidados em casas e apartamentos, processo planta veneno não é necessário, basta remover a folha danificada assim que notar os traços minelayers esquerda.

Tripes - muito pequenos insetos não maiores que um milímetro. Ataque pode ser confundida com ácaros tripes ataque, mas esta praga não deixa a planta web. Muito boa raça em salas quentes. Apesar do fato de que tripes são um par de asas minúsculas, eles estão inativos. O dano é aplicado não só os adultos, mas também as larvas de inseto. Beber o líquido a partir das folhas da planta do que provocar uma paragem das folhas murcham, porque eles não têm de humidade e ar suficiente. Buds, pragas dados corrompidos submetido a deformação, eles formaram manchas brancas, ea flor morre, e não ter que ser julgada improcedente.

Tripes não gosto do cheiro de naftalina, portanto, algumas das suas bolas em torno de não impedir que as plantas mais vulneráveis, como ciclâmen e begônia próximos. Se a infecção ainda está lá, é necessário para processar um remédio flor para pulgões, repita este procedimento cinco ou seis dias. Você também pode pulverizar o extrato da planta de alho ou cebola (1 colher de chá para 1 xícara de água). Flores que não podem ser pulverizadas, são tratados como segue: alho finamente picado colocado em torno das plantas e cobrir a flor com o "remédio" de polietileno duas e três horas.

E, finalmente, ...

Concluir a partir deste artigo somente um pode ser - as pragas de plantas de interior são muito poucos, e sua aparência é um pesadelo real para o produtor ávido. No entanto, isso não é tão assustador como você pode ser apresentado, porque todos eles desenvolveram métodos eficazes de luta. E se o tempo percebi que, a planta é totalmente restaurado, e vai muito para agradá-lo.

O cultivo de plantas de interior - um passatempo muito emocionante. Mas para alcançar algum sucesso nesta lição irá ajudá-somente o conhecimento, e, claro, paciência. O mais importante é lembrar Florista - prevenção nunca é demais. Inspeccionar regularmente os seus animais de estimação, verificar cada folha, cada galho. Quanto mais cedo você encontrar vestígios de pragas, o mais fácil e mais rápido para combatê-las.

Desenvolvimento e plantas com flores em vaso depende de seu mestre. Trate suas cores, como melhores amigos, compreendê-los, e às vezes até mesmo falar. Acredite em mim, é melhor do que a derramar fábricas de fertilizantes, porque eles não vai ajudar a menos que haja os devidos cuidados, preocupação e amor!

 Pragas plantas de casa - os tipos e métodos de luta

Recomendamos para verificar as variedades de palmas interior





Яндекс.Метрика