gastrite durante a gravidez

Conteúdo:

  • Causas da gastrite durante a gravidez
  • Diagnóstico de gastrite durante a gravidez
  • O tratamento de gastrite durante a gravidez

Gastrite, de acordo com as estatísticas - esta é uma das doenças de hoje tracto gastrointestinal mais comum, das manifestações de que afecta mais de metade da população adulta do globo. Os sintomas de inflamação da mucosa gástrica pode ofuscar grandemente o curso da gravidez ea mulher trazer um monte de desconforto. Neste caso, torna-se um problema, e o tratamento, o que deve ser não só eficaz, mas também seguro para uma criança. É por isso que é importante ter informação suficiente sobre o assunto.

Causas da gastrite durante a gravidez

O que provoca gastrite durante a gravidez? Na maioria das vezes, é apenas um agravamento de processos inflamatórios crônicos, que teve lugar anteriormente no estômago do belo sexo. Acontece mais de 75% dos casos. Nós diferenciar entre dois tipos de gastrite: A e B. O primeiro é causado pelo desenvolvimento de processos atróficas na parede do estômago provocada pela derrota de células auto-imunes. Subjacente ao desenvolvimento de infecção gastrite tipo B é um agente bacteriano, tais como o Helicobacter pylori.

Nota: As mulheres grávidas podem se infectar com Helicobacter pylori durante contato casual ou já estar infectado no momento da concepção. No entanto, se a doença antes da gravidez podem ser assintomáticos ou com expressão mínima, as alterações hormonais agravar grandemente o quadro clínico. Para tratar essa doença deve ser consciente, porque os antibióticos convencionais são frequentemente contra-indicado em pacientes grávidas.

Chame exacerbação de gastrite crônica, neste caso, podem ser os seguintes fatores:

  • a utilização de um grande número de produtos a partir de hidratos de carbono refinados;
  • dieta irregular e desequilibrada;
  • abuso de alimentos ricos em conservantes, corantes, estabilizantes e aromas;
  • stress;
  • excessos.

 tratamento de gastrite durante a gravidez

Diagnóstico de gastrite durante a gravidez

Para atribuir um tratamento eficaz, o médico deve realizar um diagnóstico competente. O ponto importante aqui é a recolha de informação no primeiro exame (queixas do paciente, a análise das características primárias). Gastrite gravidez muitas vezes tem uma ampla variedade de sintomas clínicos. Uma mulher pode ser confuso:

  • roncar no estômago, como se ela sempre quer comer;
  • dor localizada na região epigástrica;
  • frustração de uma cadeira;
  • náuseas;
  • arrotos;
  • vômitos;
  • Flatulência.

Para as diferentes formas de gastrite caracterizadas por certas características clínicas. Assim, a alta atividade secretora das queixas do estômago entre a dor vanguarda. A dor ocorre no abdômen superior, pode ser localizada perto do umbigo ou no quadrante superior direito. Sensações desagradáveis ​​são amplificados após gordos, picante, refeições pesadas, com o estômago vazio ou à noite. Esta forma da doença é mais comum em adolescentes do sexo justo. O tratamento de tais gastrite deve ser dirigida para a supressão da actividade de secreção do estômago.

No caso onde a acidez no chão justo é reduzido e não levantada, são a manifestação mais marcante de dispepsia gástrica e intestinal. A dor é moderada e tornar-se mais pronunciado quando esticar a parede do estômago com abundância de alimentos. Neste tipo de tratamento gastrite tem por objectivo melhorar e normalizar a actividade secretória das glândulas gástricas.

Como regra geral, num contexto de exacerbação da gastrite crônica na gravidez precoce desenvolve toxemia, caracterizado especialmente grave. Simultaneamente, as manifestações clínicas da doença persistir durante 14-17 semanas, e o corpo responde mal ao tratamento padrão. No entanto diretamente sobre gastrite desenvolvimento fetal não exercer qualquer influência.

O tratamento adequado de gastrite não pode ficar sem um laboratório de qualidade e diagnóstico instrumentais. Para o diagnóstico correto pode ser utilizados os seguintes métodos:

  • vnutrigastralnaya fraccionais de detecção e de pH metros - estes métodos de diagnóstico para determinar o grau de acidez do suco gástrico no seu caso particular e, portanto, para determinar o tipo de gastrite;
  • um exame de sangue feito primeiro. Realizar pesquisas bioquímicas ajuda a determinar a concentração do seu corpo de gastrina. Técnicas especiais permitem determinar a presença de anticorpos para as células parietais e Helicobacter pylori. Um estudo do sangue periférico e é dirigida à identificação de sinais 12 -scarce anemia, muitas vezes acompanhada pela doença;
  • esofagogastroduodenospia - o método endoscópico de pesquisa faz com que seja possível identificar as características para o desenvolvimento de alterações gastrite da mucosa, bem como para realizar uma biopsia dos tecidos afectados. No entanto, esta técnica é bastante desagradável e realizada grávida somente se indicações específicas;
  • teste respiratório - um método não invasivo para o diagnóstico de infecção por Helicobacter pylori, que é mais adequado para utilização em mulheres grávidas.

 exacerbação de gastrite durante a gravidez

O tratamento de gastrite durante a gravidez

A nutrição adequada para gastrite

O tratamento da gastrite durante a gravidez começa com a normalização da seleção de dieta e dieta sparing. Na mulher doença grave nomeado para a cama e dividir as refeições. Número de refeições ao mesmo tempo deve ser 5-6 vezes por dia. Não se esqueça de tomar café da manhã e jantar completo. Nos primeiros dias de tratamento, o alimento deve ter uma consistência semi-líquida, de modo a não sobrecarregar o estômago.

A alimentação é recomendada para iniciar com leite e sopas mucosas, leite, queijo cottage. Depois de alguns dias de dieta pode ser prorrogado por frango ou ovos de codorna, cozidos cozidos ou no vapor, frutas e legumes frescos, ensopado de legumes. Como o retorno ao normal na dieta de gestantes o belo sexo deve ser dada mingau, carne cozida, batata, creme de leite, queijo. Se quaisquer desvios em termos de estômago durante a gravidez, as mulheres são aconselhadas a evitar o uso de produtos, tais como:

  • alimentos fritos;
  • defumado;
  • especiarias picantes e quentes;
  • pratos e alimentos ricos em sal;
  • confeitaria;
  • carne e peixe caldo;
  • café.

No entanto, essas restrições não são necessariamente aplicáveis ​​a pacientes com gastrite atrófica, acompanhado por uma redução da secreção gástrica. Tais pacientes dentro de limites razoáveis ​​são recomendadas, por exemplo, caldos sokogonnym e activa as glândulas da membrana mucosa.

Tratamento de spa

O tratamento de uma exacerbação de gastrite durante a gravidez podem incluir a nomeação de água mineral. Se a pHmetria mostrou uma diminuição na acidez útil usar "Essentuki» №4 e 17, "Arzni", "Mirgorod". Quando hypersecretory gastrite método de "Jermuk", "Smirnoff", "Borjomi", recomendou "Slavyanovskaya."

Água de cura é melhor tomar depois de 1, 5-2 horas após uma refeição. Se gastrite aguda, para a hora de parar de usar água mineral. Em qualquer caso, de antemão deve consultar o seu médico.

A terapia medicamentosa para gastrite

Sem dúvida, gastrite durante a gravidez pode ser tratada com medicamentos. Isto, no entanto, pode nem sempre ser utilizado no esquema mais eficaz. Nunca realizada erradicação da infecção por H. pylori, como muitos antibióticos pode ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento do feto. Por conseguinte, o principal objectivo do tratamento é a normalização da acidez do conteúdo gástrico. No entanto, essa terapia não é nomeado em sua totalidade. Por exemplo, utilizam-se fármacos anti.

Gastrite com elevada acidez pode ser usado:

  • - anti-ácidos que entram na cavidade gástrica, eles reduzem a acidez do conteúdo, o que traz um alívio clínico significativo;
  • prokinetics - que regulam a atividade motora das paredes do trato digestivo, elimina a sensação de náusea no desenvolvimento de gastrite;
  • antiespasmódicos - são capazes de reduzir a gravidade da dor durante a inflamação aguda.

Existem algumas características do tratamento de gastrite com baixa atividade secretora. Assim, os pacientes podem ser prescritos medicamentos terapia de reposição:

  • preparações de enzimas gástricos. As doses recomendadas especializadas, que são capazes de compensar a falta de actividade das glândulas secretoras de o revestimento do estômago;
  • preparações de enzimas pancreáticas são utilizados para melhorar a digestão (com sinais de insuficiência pancreática);
  • uma combinação de drogas têm um efeito complexo sobre a digestão intestinal.

O impacto positivo sobre a doença em mulheres grávidas do belo sexo tem de receber probióticos. Eles possuem uma actividade antagonista contra a Helicobacter pylori e contribuir para normalizar a microflora do tracto gastro-intestinal.

As receitas tradicionais de gastrite tratamento

Muitas vezes, durante exacerbação de gastrite durante a gravidez há um desejo de resolver o problema, utilizando apenas os produtos naturais. Para ajudar neste caso, podem as ervas e tinturas, tem anti-inflamatório, envolvente e propriedades analgésicas. O mais comumente no tratamento de gastrite com alta atividade secretora usado: trevo, erva de São João, hortelã-pimenta, camomila, rizoma, celandine, sementes de linhaça, sementes de aveia, nó-grama.

No caso da redução da acidez do conteúdo gástrico pode ser útil: cominho, tomilho, estragão, tomilho, salsa, estragão, trifol, nabo, folhas de bananeira, orégano e erva-doce. A principal coisa - para comprar produtos apenas em farmácias e bebida, siga as instruções da embalagem. E não abusar dela, porque a ingestão de determinadas bebidas poderia afetar adversamente o tratamento abrangente.

O impacto positivo sobre a condição geral e têm estas ervas com um efeito sedativo, como valeriana, motherwort. No entanto, lembre-se que o corpo de uma grávida o belo sexo responde de forma diferente a qualquer terapia. Portanto, mesmo quando se usa remédios de ervas é melhor consultar um médico que irá prescrever o tratamento adequado.

Deve ser lembrado que o tratamento de gastrite crônica durante a gravidez, em primeiro lugar deve ser seguro para o seu filho. É por isso que a doença pode ser tratada somente após consulta com um especialista competente! Se gastrite agravada urgentemente ir para o gastroenterologista. Lembre-se de uma vez por todas: a saúde do bebê depende do que ele tomou e comeu na mãe durante a gestação.

 Gastrite na gravidez, se uma dor de estômago mãe




Яндекс.Метрика