esgotamento profissional

Conteúdo:

  • A síndrome de burnout
  • Quem está em risco?
  • Sintomas de burnout profissional
  • Como reparar a fiação

Tudo que você provavelmente já ouviu a expressão "queimar no trabalho." Você acorda de manhã em um mau humor e pensamentos sobre o trabalho trazê-lo para o estado de nojento. Especificidade do burnout é que a cada manhã começa com letargia e fadiga vem depois de um par de horas após o início do dia.

Todos irrita qualquer ordem de trabalho exige uma enorme tensão, e todo o dia é realizada em antecipação à noite. Mas ele não traz alívio, e você vai dormir quebrado com a idéia de que ainda há uma semana de trabalho de trabalhos forçados. Então, muito provavelmente, você se depara com o problema notório de burnout.

Grandes empresas gastam muito dinheiro na prevenção deste fenómeno - organizado faixa corporativa em piscinas, viagens ao exterior e uma variedade de outros tipos de entretenimento para seus empregados - desde que não se cansa e manteve seu tom, e, portanto, a eficiência no trabalho. E é - um sinal da sabedoria da gestão da empresa.

Os psicólogos dizem que o burnout tem se tornado comum. Trabalhando 9-9, horas extras e treinamento para melhorar as habilidades no fim de semana - este estilo de vida tem sido nenhuma surpresa. Muitas vezes em tal ritmo, há moradores de grandes cidades. Em busca de uma carreira, começamos a esquecer todas as outras esferas da vida e perder a sua raison d'être. E ainda, como "não queimar" no trabalho?

A síndrome de burnout

Pergunte a qualquer homem: "Você quer alcançar o sucesso profissional? "E 99% das pessoas vão dizer:" Sim, é claro! ". No entanto, muitos tentando pegar a carreira pássaro cauda, ​​esquecer-se sobre os recursos humanos limitados e ganhar a síndrome de burnout profissional. E, no final, em vez de o futuro brilhante de uma pessoa ganha uma série de problemas.

Esgotamento profissional - não é apenas cansaço e falta de força, e toda uma gama de experiências negativas associadas com o trabalho: a exaustão emocional e física, indiferença e má atitude para com os colegas de trabalho e clientes, bem como um sentido de sua própria incompetência.

É um exemplo brilhante de empregado "queimado" pode ser médico cansado com "black" humor médico. Em resposta ao paciente frase: ". Bem, espere para a autópsia" "Doutor, eu visitei vários médicos, e nem confirma seu diagnóstico", diz ele, em geral, o preto profissional humor, sarcasmo e cinismo são muitas vezes os companheiros de burnout .

Em essência, é o estresse crônico, mas se não com precisão - a sua terceira fase, a fase de exaustão. Esse estresse é causado pela exposição prolongada a fatores de estresse moderados, relacionados com o campo profissional. Homem salva longo em emoções negativas, sem lhes dar qualquer liberação ou descarte. Metáfora interessantes sobre a experiências internas "queimado" o empregado foi oferecido um psicólogo Morrow - ". O cheiro da queima de fiação psicológica"

Mas não tenha medo do fato de que não é belo dia você acorda com uma "psicológico queimado-wired". Felizmente, como a síndrome do prof. Burnout não se desenvolve simultaneamente, e atenta ao seu povo para ser facilmente capazes de reconhecer e evitar que no seu desenvolvimento deste tipo de estresse crônico, porque os sintomas de burnout é bastante específica e pessoas conhecedoras necessariamente notá-los.

Esgotamento profissional desenvolve gradualmente e passa por três estágios em sua formação - três lances de escadas nas profundezas do fracasso profissional:

  • Primeira fase

Seu início é marcado por alisamento sentimentos e emoções - eles se tornam menores, e eles pareciam embotadas. Experiências perder seu frescor, emoções positivas desaparecer em lugar nenhum. Nós não podemos dizer que a vida não está indo bem, mas torna-se chato e esvaziar a alma. Relações com os outros membros da família estão excluídos, há um desejo de ser deixado sozinho. Está cada vez mais enfrentando a insatisfação com as suas actividades, eo alarme gradualmente se torna seu companheiro. E a ansiedade relacionada a todas as áreas da vida, não só uma actividade profissional.

  • A segunda etapa

No trabalho, há uma variedade de atrito com os colegas, e você depreciativamente expressar periodicamente seu endereço, especialmente a respeito de suas atividades profissionais. Após essa crescente aversão às pessoas e se manifesta em lidar com os clientes, em primeiro lugar sob a forma de uma antipatia simples, e, em seguida, a birra sem rodeios. Assim, no corpo de um instinto profissional de auto-preservação, buscando impedi-lo de se comunicar superior a um nível seguro.

  • Terceira etapa

Nesta fase, idéia embotados de valores básicos de vida, há uma indiferença perigoso para tudo - para atividades profissionais, incluindo a sua própria vida. Você pode manter seu hábito de respeitabilidade, mas nas profundezas de sua alma faltando completamente o interesse em tudo eo desejo de trabalhar. Na verdade, não é completa indiferença e apatia - síndrome de burnout profissional em toda sua glória!

É interessante, mas o fato: o burnout profissional estão sujeitos não só aos indivíduos, mas toda a organização. Isto é semelhante à epidemia: a maioria dos empregados que trabalham na empresa, encontrou os mesmos padrões de comportamento e sinais de problemas. Este pessimismo, falta de fé em suas próprias capacidades e mudanças positivas no trabalho, falta de interesse em suas atividades. A equipe se todos "a uma pessoa."

Porque isso está acontecendo em grandes organizações? Pode haver várias razões. Um dos principais - a contradição entre os objetivos estratégicos e táticos. Por exemplo: Claro, nós nos esforçamos para tornar-se uma companhia com uma reputação mundial e reputação cristalina, mas agora o principal mecanismo de fazer negócios - uma "propina". Parece que o grande negócio? Prática generalizada .... E as pessoas entender que nem todas as suas actividades adequadamente - daí o desconforto psicológico.

A ausência de critérios objectivos para avaliar o trabalho - é tudo um pesadelo. Quando seu chefe vai provar a você que você não faz nada, você não vai ser nada para discutir, mas o sedimento permanece. Exigências impossíveis sobre os trabalhadores, também, pode ser uma causa de organizações de burnout, bem como um terrível sistema de motivar os funcionários. As curvas no lado do "pau" e à "cenoura" não augura nada de bom.

Tudo isso leva ao fato de que a organização é uma enorme "turnover" de pessoal - às vezes acontece que para o ano a equipe do completamente atualizado. As pessoas são tão cansado em tais empresas, que preferem correr mais rápido, apesar de tudo, a atividade, por vezes, mudando radicalmente.

Eles absolutamente não quer trabalhar - mesmo muito antes das demissões, eles preferem ser preguiçoso e fazer pausas freqüentes para chá ou um cigarro, muitas vezes em detrimento de abertamente de suas atividades profissionais. Muitos empregados ou odeia seu chefe, ou, pelo contrário, em geral, não pode trabalhar sem ele. Em tais empresas reina situação terrível e um clima psicológico pesado. Cada viagem para o trabalho - embora o trabalho duro. Estes sintomas devem alertar.

Ao mesmo tempo os funcionários que trabalham na organização, é difícil ficar sóbrio avaliação da situação e chegou à conclusão de que algo está errado. Eye "zamylivaetsya", as tensões estão aumentando, e isso impede que encontrar uma maneira construtiva para sair da situação. Portanto, no caso de uma organização às vezes é útil para mostrar a empresa dentro de algum homem fresco, para que ele pudesse avaliar objetivamente sua condição.

 síndrome de burnout profissional

Quem está em risco?

Mas nem todos os especialistas estão igualmente em risco de burnout. Provavelmente, você já ouviu falar sobre o esgotamento dos médicos, mas não há nenhuma evidência confiável de que ele estava sujeito para a limpeza. Os psicólogos têm analisado as várias ocupações e as condições de trabalho e concluiu que existem vários fatores que aumentam a probabilidade de burnout em determinadas atividades.

  • Comunicação intensiva com os outros

Este é o principal fator de risco. Aquelas pessoas cuja actividade é impossível imaginar sem comunicação, "queimar" o mais rápido. Isto é devido ao fato de que cada pessoa é a dose necessária e suficiente da sua comunicação e quando se torna demasiado, é ruim. E se for demasiado para um longo período de tempo, que esgota o corpo. Um exemplo dessas profissões podem ser líderes, professores, assistentes sociais, médicos, empresários, gerentes de vendas, jornalistas, etc. ... E, infelizmente, os primeiros sinais muitas vezes são ignorados e o problema é agravado continuamente.

A nocividade de tal trabalho é especialmente grande para os introvertidos - aqueles cuja necessidade de comunicação é menor do que a dos outros. É como com um bronzeado - é bom e útil, mas se dia de banhos de sol, a primeira gravação, em seguida, todos nanesesh danos significativos para a sua saúde. Tanning é particularmente prejudicial vermelho, que ele deve ser um pouco.

Da mesma forma, em introvertidos à comunicação: eles estão fechados, eles são modestos e não têm oportunidades para a comunicação intensiva. Eles não expressam a sua insatisfação a ninguém, guardando o seu trabalho contra as forças do passado, e em seguida, quebrar. Por que os introvertidos deve tentar reduzir a quantidade de comunicação em suas vidas e para escolher a atividade apropriada.

  • Mismatch morais preceitos, valores e ideais

Por exemplo, você tem um homem honesto de cristal, mas como um gerente de vendas, você tem que vender para pessoas que não se sentem uma necessidade ou eficácia. Cenário, aqui são duas: ou você é um gerente de vendas ruim, ou será constantemente em conflito uns com os outros. Esse problema pode também se aplicam aos casos em que a mulher trabalha muito duro e tem que ser dividido entre a família ea carreira - dispostos em duas direções, ele simplesmente não tem tempo. É por isso que é tão importante para escolher o certo para você actividade.

  • O sexo feminino

Os cientistas descobriram que as mulheres são mais propensas a "neutralização" do que os homens. Isto é devido ao nosso emocional, bondade, compaixão, e uma tendência a se concentrar nas pessoas (ou seja, com as mesmas qualidades, que às vezes impede as mulheres de invadir os grandes patrões). E não importa em que esfera de atividade é ocupado por uma mulher.

Mas não se pode ir muito longe na direção oposta - as pessoas frias e de coração duro também são bem-autoritário "burn out". Portanto, como muitas vezes acontece em psicologia, é necessário aderir ao "áurea" e de ser flexível - para alterar o seu comportamento, dependendo da situação.

  • A vida na cidade

As grandes cidades eles próprios geram estresse em muitas pessoas - o ruído, o ruído, ritmo frenético e falta de sono. Em uma metrópole confrontados com um monte de gente e uma parte substancial desses choques é muito desagradável. E para evitar essa comunicação não é possível. É por isso que a prevenção de vygaraniya ocupacional nas grandes cidades precisam de atenção especial.

  • O medo de perder o emprego, as condições de instabilidade de trabalho, a incerteza

Na maioria das vezes em tal estado são freelancers e pessoas que não têm emprego permanente - por exemplo, contratados por freelancers específicas do projeto. Apesar do fato de que, para a maioria das pessoas a instabilidade é prejudicial, há pessoas que são tolerantes a ele ou mesmo desfrutar. Como regra, eles se tornam bom gestor de crises e um valioso recursos humanos.

  • Papéis pouco claros e funções em uma equipe

Concordo, o trabalho parece o inferno se a mesma obrigação de realizar alguns funcionários, e alguns outros - ninguém em tudo. E todos se reúnem na frente de vários chefes, cada um dos quais tem uma opinião sobre as tarefas atribuídas ao departamento. Isto leva a uma falta de coordenação e de concorrência, resultando em sofrimento e eficácia das atividades conjuntas, e os membros da equipe.

  • A situação incomum com alta demanda

Quando uma pessoa fica em tais condições, é mais nítida e mais rápido do que ir através dos estresse "queima". Um exemplo de tal situação poderia ser a melhoria mulheres que se aproximam da idade da reforma. Ela já trabalhou na empresa como um contador e foi promovido a chefe da contabilidade. Ela transferido para a sede social, onde os gestores de topo sentar-se em sua maioria jovens e altas tecnologias - a Internet-conferência, skype, etc. ... Ao mesmo tempo que carrega uma enorme responsabilidade, exercer as funções de contador-chefe. Tudo isto pode conduzir ao facto de, em seis meses, a mulher sente uma aversão para as suas actividades e quer retirar-se o mais rapidamente possível.

Sintomas de burnout profissional

É possível que depois de ler o artigo, você disse para si mesmo: "Sim, eu não quero que isso funcione! No início da semana de trabalho, e no final. E colegas em mim todo o mal, e muito menos os clientes, eu geralmente manter a calma! Qual é a minha síndrome de burnout profissional? ". Na verdade, as coisas não são tão simples. É por isso que nós preparamos para você um teste rápido para ajudar a avaliar o risco de burnout. É claro que o diagnóstico completo de burnout não é um substituto para, mas vai ajudar a entender se para começar seriamente preocupante. Então você:

  • De vez em quando você se sentir culpado ou ofendido simplesmente para nada
  • Você tem um reforçado ou qualquer mau hábito (fumar, comer em excesso, etc. ...)
  • Você se sente cansado, não só à noite, mas na parte da manhã, depois de um sonho
  • Você está fisicamente e emocionalmente esgotado
  • Nos últimos anos, você é muitas vezes mal
  • De tempos em tempos, devido à falta de tempo que você levar trabalho para casa, mas não fazê-lo em casa
  • Você não se importa o que vai acontecer a seguir
  • Recentemente, você nitidamente mais fino ou mais gordo
  • Você Insomnia
  • Muitas vezes você tem uma dor de cabeça e / ou estômago
  • Você está constantemente com medo de que você tem algo que não funciona, e você não pode lidar com as tarefas no trabalho
  • Você sempre quer dormir
  • Recentemente, você se sente regularmente indiferença, o tédio, a inatividade e depressão
  • Você jura muito com colegas e clientes
  • Você se sente fraqueza e letargia
  • Você acha que seu trabalho está ficando mais difícil e mais difícil, e levá-lo - cada vez mais difícil
  • Você muitas vezes preocupado e ansioso por nenhuma razão aparente
  • Gostaria de mudar drasticamente o seu regime
  • Você são facilmente ofendidos, até mesmo eventos menores
  • Ao invés de focalizar o problema principal, você longo tempo "preso" nas pequenas coisas
  • Você acha que você é para todos e para todos resposta
  • Você não está interessado em nada de novo

Se você encontrar em mais de 6 sintomas, é uma ocasião para refletir e começar algumas medidas preventivas, porque você está em risco de burnout. E diagnóstico psicológico mais detalhado de burnout não faz mal para gastar - se referir a um psicólogo.

Se 11 a 17 atributos - você precisa descansar e descanso; podemos falar sobre o que você começou o burnout profissional. Se mais de 17 - a sua condição exige uma acção imediata. Você está no auge do desgaste profissional em alguns casos você pode precisar de um psicólogo para sair deste estado.

 burnout em actividade profissional

Como reparar a fiação

Tendo estabelecido que você está em risco de esgotamento ou mesmo encontrá-lo nos primeiros sinais, não se desespere. De um modo geral, a perda de interesse no trabalho uma vez que-amado ninguém está imune. Ainda assim, como se proteger de burnout profissional e manter o amor por seu trabalho? E se o problema já é evidente e simples prevenção do desgaste não vai ajudar?

  • A mais óbvia e importante - não nunca esquecer o resto!

Pode parecer piegas, mas é um fato. E é a este fato, que muitas vezes são tratados com desdém. Qualquer lote e trabalhar bem uma pessoa familiarizada com o pensamento: "outro par de horas para trabalhar, e deitou-se para dormir até mais tarde", "como uma ruptura, é melhor eu fazer fora do ambiente de trabalho", "um feriado, quando eu tenho tanta coisa para fazer! ". Acredite em mim, esta abordagem irá afectar negativamente o seu negócio.

E acumular stress, tensão e fadiga. É por isso que todos os procedimentos restauradores é melhor começar com um período de férias. E você precisa gastá-lo na íntegra: ela deve durar pelo menos duas semanas e incluem uma mudança de localização, comida deliciosa, uma variedade de atrações, mar e sol.





Яндекс.Метрика