conflitos familiares

Conflitos interpessoais são mais susceptíveis de ocorrer na família. Isto não é surpreendente, porque é um lugar familiar mais estreito contato entre as pessoas. E cada membro da família quer viver, de acordo com as suas ideias e opiniões, e nem sempre funciona para correlacioná-las com os hábitos e crenças de outros membros da família. Nesta base, e conflitos familiares ocorrem. De vez em quando em lados diferentes "barricadas" são os cônjuges, pais e filhos, ou pessoas de geração intermediária e mais velhos.

Conflito pode ocorrer não apenas quando os membros da família têm diferentes pontos de vista e crenças. Às vezes, o confronto ocorre quando as pessoas não conseguem entender uns aos outros e, por isso chegam à conclusão errada. Isto dá origem a reclamações e queixas, e nem sempre ele sair para resolver o problema pacificamente. Que mais pode causar uma situação tensa, levando a uma luta?

As causas mais comuns de conflito familiar

Leo Tolstoy sabiamente observou que "... cada família infeliz é infeliz à sua própria maneira." Exemplos de isso pode levar cada um de nós. Tanto para o desastre. Com o mesmo conflito - faz com que diferentes famílias podem ser bastante diferentes. Mesmo a passagem do casamento através de diferentes estágios de sua existência pode criar conflitos. Que tipos de estágios de desenvolvimento da família pode ser chamado de crise?

  • O período de "lapidação" quando o casal aprender a viver como um casal;
  • O nascimento do primeiro filho eo desenvolvimento do papel das mães e dos pais;
  • O nascimento dos filhos subsequentes;
  • Quando uma criança vai para a escola;
  • As crianças entram na adolescência;
  • O crescimento das crianças e deixando a casa dos pais;
  • A crise do casal de meia-idade;
  • Fora dos cônjuges para se aposentar

Cada um destes passos pode criar alta tensão, que por sua vez, pode servir como uma fonte potencial de causar conflito conjugal.

Alterações do estado civil e assuntos da família também pode contribuir para o estresse. Pode ser:

  • Divórcio ou patrulha cônjuges;
  • Movendo-se para um novo local de residência;
  • Viagens de negócios em longas distâncias e por um longo tempo;
  • A necessidade de trabalhar em outro país;
  • A mudança na situação financeira da família

Assim, verifica-se que os conflitos familiares e suas causas podem ser bastante diferentes. Em relação ao outro, os valores e necessidades de cada membro da família pode mudar ao longo do tempo, e eles podem sentir a sua incompatibilidade com os outros.

Os tipos de confrontos dentro da família

Psicólogos distinguir diferentes tipos de conflitos familiares:

  1. Na verdade conflitos. Mesmo no feliz e saudável, bom funcionamento da família de vez em quando há brigas. O confronto pode ser causado por uma incompatibilidade de pontos de vista e objetivos para diferentes membros da família. Os conflitos podem ser resolvidos, e então eles não ameaçam a estabilidade dos laços familiares. Conflitos podem surgir no seio da família em todos os níveis, que é brigar uns com os outros pode ser irmãos e irmãs, cônjuges e pais e filhos.
  2. Tensão. Psicólogos estresse é chamado um longo, conflitos não resolvidos. Eles podem ser aberta e clara, mas pode ser simplesmente suprimida temporariamente. Em qualquer caso, eles se acumulam e causam emoções negativas, levando a uma irritabilidade constante, agressividade e hostilidade, que finalmente provoca uma perda de contato entre familiares.
  3. Crise. Sobre ele podemos dizer quando o conflito e as tensões chegaram a um estágio em que toda a atuação ainda é um modelo de negociação começam a tolerar o fracasso, e, portanto, as necessidades reais dos indivíduos ou um grupo inteiro de famílias são cronicamente insatisfeitas. Crises muitas vezes levam a desorganização da família, ele tem certas obrigações dos cônjuges entre si ou os deveres dos pais para com seus filhos não são mais realizadas corretamente. Uma perturbação da família, por sua vez, conduz frequentemente a sua desintegração.

Estes são os principais tipos de conflitos. E o que pode fazer com que eles? O que aspereza entre os entes queridos pode levar ao desastre?

 conflitos familiares

Procure por "culpa" nas relações dentro da família

Conflitos familiares e as suas causas estão sempre intimamente ligados. Nós estamos prontos para liderar, embora não completa, mas uma lista detalhada das deficiências nas relações familiares que podem afetar significativamente a qualidade do relacionamento, e para promover o bem-estar psicológico da família. Aqui estão alguns exemplos:

  • A incapacidade de expressar seus sentimentos. Nas famílias com um clima psicológico pouco saudável, seus membros tendem a esconder seus sentimentos e suas manifestações rejeitar outros. Eles fazem isso principalmente para evitar a dor emocional e trauma psicológico.
  • Falta de comunicação. Em famílias disfuncionais raramente ocorre uma comunicação aberta entre os membros da família. Se houver conflitos familiares, membros da família começam a evitar um ao outro, emocionalmente remoto e confinado a si mesmo.
  • As manifestações de raiva. Se você tiver qualquer problema, família insalubre tente escondê-los, ao invés de encontrar cara a cara e tentar resolvê-los. Em tal família é muitas vezes o debate sobre quem é responsável pela ocorrência de um problema, e essas disputas muitas vezes levar a explosões de raiva, e até mesmo o uso da força. Essas relações causar o caos e as forças envolvidas no conflito para tornar-se surdo aos sentimentos das outras pessoas. Prevenção e resolução de conflitos familiares nesta fase da relação se torna muito difícil.
  • Fronteira difusa "território pessoal". Em famílias disfuncionais, os relacionamentos são instável, caótico. Alguns membros da família suprimir outros, sem respeito pela sua individualidade. Tal violação dos limites pessoais não só pode levar a um conflito, mas também à ação que pode ser trazido sob a definição de "violência familiar".
  • Manipulação. Manipuladores expressar sua raiva e frustração único método disponível para eles: eles estão tentando colocar pressão sobre os outros para trazer-lhes um sentimento de culpa e vergonha. Então, eles estão tentando fazer com que os outros a fazer o que eles querem eles próprios manipuladores.
  • A atitude negativa para a vida e para o outro. Em algumas famílias, cada um se relaciona com os outros com suspeita e desconfiança. Eles não sabem que esse otimismo, e eles tendem a ser absolutamente nenhum senso de humor. Parentes têm poucos interesses comuns e raramente encontrar tema comum de conversa.
  • Atitude inflexível. Acontece também que os membros da família perceber que algo está errado, mas eles não têm a coragem de tentar mudar alguma coisa e começar a agir como algo de uma maneira nova. Isso cria grandes dificuldades no relacionamento, a família não pode se sentir livre para se desenvolver como pessoa. Eles preferem viver no passado, porque isso não pode lidar com as mudanças negativas.
  • O isolamento social. A maioria dos membros da família de mentalmente insalubre sozinho. Eles estão isolados uns dos outros e todas as suas relações estão a desenvolver (se eles não perderam a capacidade de desenvolver relações interpessoais) fora da família. Na maioria das vezes, esse isolamento sofrido por crianças que crescem em uma família com uma relação doentia. Às vezes, eles tornam-se característica do comportamento anti-social, que acaba por conduzir a um maior isolamento pessoal - em tal situação é nem mesmo amigos.
  • Estresse e doenças psicossomáticas. As emoções não ditas podem afetar a saúde e causar doenças psicossomáticas. Essa pessoa perde gradualmente a energia e não pode mais cuidar da família, como antes. Como regra geral, ele nem sequer percebem que insalubres; não é surpreendente que ele não entendia, e sua família. Eles vêem isso como uma indiferença apática para os problemas da família, e serve como um impulso para o surgimento de conflitos. Mas agora a definição desses conflitos - um simples mal-entendido!

Se você encontrar em sua relação, pelo menos, um desses sinais de problemas fabricação de cerveja, o pânico não é necessário se apressar; mas para tirar conclusões sérias e tentar melhorar as relações muito vale a pena! Prevenção e resolução de conflitos familiares depende muito do seu desejo de encontrar uma linguagem comum com os amigos.

Embora na justiça devo dizer que um desejo ainda não é suficiente. Ainda temos de saber como você pode resolver o conflito e estabelecer um relacionamento saudável. Isso é o que nós agora discutir, tendo em conta os diferentes tipos de conflitos.

Conflito de gerações

As relações humanas em geral, são um dos mistérios mais complexas na vida. A comunicação entre as gerações não são excepção. A principal dificuldade que surge na comunicação entre famílias de diferentes idades, é que cada um deles - "produto" tempo completamente diferente. Cada geração foi formada em um ambiente diferente, e isso cria uma enorme distância entre eles. É por isso que a atitude de até mesmo as coisas mais simples da vida são muito diferentes, e isso é as peculiaridades de conflitos familiares entre gerações.

Quer um exemplo? Por favor! A maioria dos nossos avós e avôs, como regra geral, manter as coisas bastante inúteis (em nossa opinião), porque no seu tempo, estas coisas eram muito difíceis de comprar. E nós, seus netos, pelo contrário, é muito fácil de se relacionar com as coisas e parte de mim ainda é bastante útil para comer coisas sobre o mais novo e mais moderno - e é porque fomos criados em um momento que se enquadra na definição de "a era dos consumidores."

O rápido desenvolvimento da tecnologia faz com que o fosso entre as gerações ainda mais. Novos dispositivos técnicos aparecem tão rapidamente que os idosos simplesmente não têm tempo para se adaptar a eles. Embora na justiça devo dizer que algumas avós estão mostrando uma flexibilidade inesperada e começarei a ser feliz para usar esses dispositivos. Mas para muitos conceitos tais como a Internet, telefones celulares ou MP3-player é bastante abstrato. E então eles começaram a resmungar: "Bem, como você pode sentar-se em frente a este computador? "- Mesmo que o homem está fazendo o dinheiro porque a Internet deu-lhe a oportunidade de trabalhar remotamente.

Dificilmente podemos influenciar os fatores que contribuem para a lacuna entre as gerações. Mas não é a principal razão por causa de que esta lacuna, é possível - é a nossa falta de vontade de entender uns aos outros e se comunicar uns com os outros. Vamos dizer que não temos tempo, todos os dias da nossa tensas até o limite. Estamos ocupados e tem que girar como esquilos em uma gaiola - não por isso, normalmente tentar encontrar uma desculpa? Mas é tudo - apenas uma desculpa! Sim, hoje, a vida não é fácil, mas temos de ganhar dinheiro - tudo isso é verdade; mas aquele que realmente ama o próximo e cuidar dele, e ele encontra tempo para conversar.

Como pode desenvolver relações

Como já dissemos, os conflitos familiares entre gerações são possíveis quando há uma falta de entendimento entre os diferentes grupos etários e / ou uma falta de respeito, como regra geral, o mais novo no que diz respeito aos mais velhos. A geração mais nova é difícil entender que os mais velhos também eram tão jovens que eles têm contribuído para a sociedade e que, mesmo que eles se tornaram menos ativos devido à sua idade, eles ainda são inteligentes e têm uma riqueza de experiência que pode ser útil aos outros.

A geração mais velha pode achar que é difícil de colocar-se com o comportamento de alguns jovens. Eles vêem que os jovens de hoje têm mais opções do que tinham no momento, e que a geração mais jovem não tem as dificuldades que uma vez que eles são transferidos. As pessoas mais velhas podem não perceber que os jovens de hoje são confrontados com vários problemas relacionados com as peculiaridades da sociedade moderna, e não pode aceitar que estes problemas em seu próprio caminho também é muito fácil.

Mas há exemplos de conflito de gerações que ocorrem por outros motivos. Alguns podem irritar a necessidade de cuidar de parentes idosos doentes. Eles podem muito amar essa pessoa, mas você tem que ir constantemente para alguns sacrifícios em sua vida para fazer esse atendimento. Além disso, o parente mais velho pode se sentir culpado e será considerado como um fardo para sua família. Isto pode levar a depressão e servir como uma fonte adicional de complicação na relação.

O envelhecimento traz frequentemente discriminação ou preconceito contra as pessoas de uma certa idade, e esta é uma das principais causas de conflito entre gerações.

 conflito familiar

Avós jovens

E aqui está outro exemplo: até mesmo os pais de crianças pequenas crescer, criar sua própria família, os netos nascem. O nascimento do primeiro neto geralmente encontra muitas pessoas de meia-idade de surpresa. Eles não estão prontos para a nova função por causa de sua, uma vida plena e ativa ao vivo, e ainda cheio de ambição. E os filhos ou filhas, criando uma família e dando à luz uma criança, de repente, perceber que não é hora de ser algemado pelas mãos e pés. Eles ainda precisam de aprender, trabalhar, e leva sua juventude - nós queremos continuar a se comunicar com seus amigos, ir ao cinema, a correr para a dança, para ir em uma viagem ...

E começar a conflitos. Os jovens não entendem que a responsabilidade pela educação da criança reside apenas no-los, eles seriamente preso dentro de quatro paredes. Eles não entendem, e que os avós também, cheio de energia, eles têm alguns dos seus planos, e trabalhar nesta idade tem quase todos os "ancestrais".

Outro exemplo - o completo oposto da primeira. Avó chegar para seus netos, mas a filha não dar a eles para se preocupar. Todas as dicas de-lei rejeitada porque a filha não concordar com eles. E não é apenas a crianças. Hábitos e regras em famílias diferentes podem diferir mesmo em pequenas coisas, para não mencionar os assuntos mais importantes. Mas os conflitos muitas vezes começam com pequenas coisas ... Aqui está outro exemplo: em-lei sempre servido o pequeno-almoço a seu filho pão, manteiga. Uma jovem irmã na lei é susceptível de defender uma dieta saudável e, portanto, transferido yogurt do marido. Sogra vai experimentar que seu filho está com fome, ea filha vai ficar nervoso que os despojos de-lei para a saúde de seu marido. O descontentamento se acumulam, e um dia ele vai se transformar em um conflito.

Como resolver estes problemas?

A coexistência de gerações não tem quaisquer regras fixas, mas para encontrar uma solução ainda é possível. Mais importante ainda, o que é a base da prevenção e resolução de conflitos entre pessoas de diferentes idades família - é a capacidade eo desejo de esclarecer os vários pontos de vista, a experiência da situação, tendo em conta os interesses de ambas as partes. Como podemos entender melhor uns aos outros, se somos tão diferentes? Como podemos fazer os outros mais sensíveis no que diz respeito à situação? E como podemos ajudar as pessoas a expandir as suas ideias sobre a juventude e velhice?

Tudo depende da situação particular e da família em particular. Aqui estão as "ferramentas" básicos que podem ser usados ​​para corrigir uma situação difícil:

  1. Identificando o problema;
  2. Explicando as razões para as suas posições e a expressão de empatia (empatia);
  3. Tomar medidas para eliminar o conflito;
  4. Mudar as atitudes a esta situação: uma compreensão da posição do lado oposto elimina potenciais conflitos no futuro. Entendimento - a melhor prevenção de conflitos.

As crianças e os conflitos

Estes exemplos certamente não esgotam todos os possíveis conflitos entre as gerações. As crianças mais novas também muitas vezes se tornam uma fonte de conflito. Apenas uma idade de transição - até mesmo em famílias completamente seguros - muitos problemas com ursos! No entanto, a prevenção de conflitos de pais com adolescentes norte-americanos agora não será considerado uma questão separada. Mas isso não quer dizer que todos os pais têm uma briga forte impacto negativo sobre a criança, nós não podemos.

Mesmo que a criança é muito jovem e não entende nada do que os adultos dizem, ele começa a chorar quase que imediatamente depois que os pais começam a brigar. As crianças percebem o tom elevado da conversa dos pais como uma ameaça ao seu bem-estar. Essas crianças que são mais velhos, também é muito sensível aos conflitos dos pais. E se os autores do conflito são os próprios filhos? Se eles eram culpados, e responsabilizar e punir a si mesmos tem que ter?

Claro, a vida é a vida, o conflito pode surgir a qualquer momento, e para proteger as nossas crianças a partir do impacto negativo do estresse nem sempre funciona. Então, em primeiro lugar, tem a prevenção de doenças do nervo em crianças. Como, você pergunta? É necessário aprender a brigar. E as crianças também devem criticar de forma competente.

Isto significa que os pais não devem recorrer à humilhação e ridicularização, em qualquer caso, não deve usar palavras de baixo calão ou permitir que a violência física, mesmo que seja apenas um tapa ou manguito.





Яндекс.Метрика