Como sobreviver à morte de um ente querido

Você morreu um parente - o que fazer? A morte de qualquer ser humano, muito menos a morte de um ente querido e amado perto - sempre acontecimento inesperado. Mesmo quando ele está morrendo gravemente doente homem que não teve chance de sobreviver ao fim do qual os médicos têm alertado. A morte de um ente querido, na maioria dos casos, torna-se um choque para qualquer pessoa que tenha sofrido tal prejuízo. A pessoa sente uma perda de laços emocionais, e cai um grande sentimento de culpa, uma sensação de dever não cumprido para com os mortos. De memória aparecer de repente detalhes há muito esquecidos: que é quando eu disse que de jeito nenhum, mas se algo não for feito sobre algo esquecido, algo não no tempo ... Todos esses sentimentos e pensamentos oprimir, causando estresse severo.

Após a partida de um ente querido vem a perceber que sua vida nunca mais será o homem não fez. Há um sentimento de dor e angústia de pesadas perdas. Mergulhando em luto, uma pessoa deixa de receber qualquer informação a partir do exterior e cai em um estado de estupor. A única coisa que ele pode pensar - como sobreviver à morte de um ente querido? Parece incrível - ele se foi, e eu ainda vivo!

Psicólogos são sete fases do luto, através do qual os enlutados de um ente querido povo. Além disso, estes passos não são necessariamente alternam em sequência - cada pessoa individualmente tudo acontece. Após a primeira etapa de luto pode ser no quarto, então vá para a segunda fase, o primeiro a voltar ... Tudo depende do indivíduo.

7 fases do luto

A primeira fase - a negação: "Não pode ser! É impossível que isso aconteceu comigo! "A razão para a negação é o medo. Medo do que aconteceu, o medo do que vai acontecer agora em diante. Atordoado pela mente luto tenta fugir da realidade, e as pessoas tentando se convencer de que nada aconteceu e nada mudou em seu mundo. Ele simplesmente incapaz de aceitar a perda. Externamente, ele pode aparecer ou entorpecido, como se congelado em sofrimento, ou, inversamente, muito exigente-atividade - incidia sobre a organização do funeral, ele está ocupado suprimentos ritual de compra, telefonar para amigos e parentes, mesmo tenta acalmar os outros. Isso não quer dizer que, no segundo caso, a pessoa pode facilmente suportar a perda. Ele simplesmente ainda não pode realizá-lo.

Esforços na preparação do funeral poderia influenciar a pessoa que caiu em um estupor - funeral, serviços funerários, que devem ser encomendados em agências especiais fazem as pessoas de alguma forma a se mover, de agir, de falar com as pessoas. E ainda precisa descobrir o que documentos são necessários para o funeral e obter o subsídio de funeral. Primeiro ato, as pessoas querendo ou não fora do estupor. Portanto, é importante que as pessoas possam entender - não é necessário para proteger os entes queridos que morreram a partir desses esforços. Cuidado ritual precisa de mais vivo do que tarde, porque a saída do estado "congelado". Os rituais são como transição passo para a vida sem o ente querido falecido.

Às vezes acontece que, na fase de negação pessoas geralmente deixa de perceber a realidade circundante. Ele já nem sequer compreender quem ele é e onde ele está. Isso não significa que ele enlouqueceu. Se essa reação é de curto prazo, ele vai se encaixar no padrão. É aconselhável para ajudar uma pessoa a sair deste estado - para dar-lhe um sedativo, para falar com eles o tempo todo para chamar pelo nome. Devemos lembrar que nesta condição pode causar impulso de se retirar da vida após a morte. Portanto, é aconselhável não deixar o sofrimento de uma pessoa e tentar distraí-lo. Para confortar e acalmar em tal situação, não é necessário, ainda não ajudou.

Na maioria das vezes, os funerais e memoriais ocorrer num momento em que uma pessoa está passando por a primeira fase. Muito importante: Se ele chora, você tem que dar a ele chore, não acelerar o funeral não leva o homem agoniado da sepultura. É uma coisa boa se ele poderia chorar. Os ritos funerários russos havia o costume de convidar para os enlutados funeral para lamentar, eles ajudaram a fazer com que os parentes do falecido. Lágrimas no funeral para ajudar a recuperar do stress e significar o início de encontrar a si mesmo e parar este processo é impossível. Emoções sempre focado, ou ficar em casa, eles literalmente começar a comer fora de uma pessoa, causando estresse e doenças levando-o.

Até o momento a fase de negar uma pessoa começa a entender a sua perda, mas seu subconsciente por algum tempo ainda não consigo levá-la. Portanto, as pessoas neste momento estão constantemente encontrando essas coisas que o lembram dos mortos, mesmo que ele nunca prestou atenção a eles. Ele pode ver seus entes queridos no meio da multidão, para ouvir a sua voz. Isso é normal, e parentes em luto não tem medo de seu comportamento.

Na maioria dos casos, a negação não dura muito tempo, mas pareceu suavizar a sensação de morte surpresa e dá às pessoas a oportunidade de se preparar para a percepção de perto cuidado. Negação faz com que o tempo para entender completamente o que está acontecendo. É como um fusível - uma reação protetora da psique, o que ajuda a não ir louco de dor. E uma vez que uma pessoa está disposta a aceitar o que aconteceu, ele pode ir de negação para a próxima fase.

A segunda etapa - a raiva. "Por que isso aconteceu comigo? O que eu fiz para merecer isso? "A raiva, raiva, ressentimento, a inveja, até mesmo para aqueles que escaparam a esse destino - esses sentimentos tendem a capturar uma pessoa completamente e projetada sobre tudo e todos ao seu redor. Ninguém para ele neste momento não vai ser bom o suficiente, e cada um, em sua opinião, vai fazer tudo errado. Essas emoções são causados ​​pelo fato de que tudo o que acontece é percebida como uma grande injustiça. A força destas emoções depende a identidade da pessoa e como ele dar ao luxo de salpicos.

A terceira etapa - a culpa vsepoglaschayuschee. Em memória começam a flutuar vários episódios de comunicação com os mortos, e vem a realização - o suficiente falando suavemente, não o suficiente atenção é pago. O homem começa a atormentar a idéia - e tudo o que fiz, a fim de evitar esta morte? A maioria das pessoas que morreram alguém da família, dizendo: "Se eu tivesse feito isso ou aquilo, então isso não teria acontecido! "Eles são terríveis tormentos de pesar devido ao fato de que eles não fizeram algo no tempo. Muitas vezes acontece que a culpa permanece com a pessoa, mesmo depois que ele vai passar por todas as fases do luto.

A quarta etapa - depressão. "Eu desisto, eu não posso mais suportar isso." Na maioria das vezes, a depressão alcança aquele que guardava emoções, tentando não demonstrar seus sentimentos para os outros, enquanto passa pelos três primeiras fases do luto. Ele esgotado a energia e vitalidade, ea pessoa perde toda a esperança de que algum dia tudo voltará ao normal. Angústia profundamente triste, mas não quero que alguém a simpatizar com ele. Ele cai em um estado escuro, que não querem interagir com os outros. Suprimir seus sentimentos, ele não dá a saída de energia negativa, e, como resultado torna-se ainda mais miserável e sem vida. A depressão após a morte de uma pessoa querida ao coração pode tornar-se experiência de vida incrivelmente difícil, o que tem efeitos negativos em todos os outros aspectos da vida.

A quinta etapa - o alívio da dor e aceitação do que aconteceu. Após uma quantidade suficiente de tempo necessário para a passagem das fases anteriores de tristeza, o homem finalmente atinge a fase de aceitação da morte de um ente querido. Ele está pronto para entrar em acordo com o que aconteceu e assumir a responsabilidade por sua vida futura. Lágrimas neste período geralmente torna-se menor. Aprende-se a viver em um mundo novo - um mundo em que o homem não é mais caro. Ele vai avançar até o ponto onde não haverá depressão ou raiva ao mundo, frustração e sentimentos de desesperança.

Entes queridos neste período de luto lembra já vivo e não morto, muitas vezes fala sobre os momentos memoráveis ​​da vida de um ente querido. Luz memórias permeado com tristeza. Sente-se que aprendeu a gerenciar sua dor.

A sexta etapa - um renascimento. "Eu tenho que mudar minha vida e começar tudo de novo." É difícil aceitar um mundo em que não há mais de um ente querido, mas isso deve ser feito. Quando uma pessoa atinge a fase de aceitação, ele está começando a mudar para o renascimento. Naquela época, ele terá que gastar um monte de tempo a sós com ele, vai ficar em silêncio e pouco comunicativo. É necessário que ouvir a si mesmo e tentar encontrar-se novamente. O processo de recuperação pode levar semanas, meses ou até vários anos.

Sétimo passo - a criação de sua nova vida. Quando uma pessoa sai de um período de perda, tendo vivido todas as fases do luto, muitas coisas mudam, e em si mesmo, e em sua vida. Muitas vezes, em tal situação você quer encontrar novos amigos, para alterar seu ambiente, muitos até se mudar para um novo emprego ou mudar seu local de residência.

Quando a montanha não vai embora

Isso é normal - a sentir tristeza, confusão ou raiva após uma perda. Mas ao longo do tempo, essas emoções tornaram-se menos intensa, e você vai gradualmente aceitar a perda e começar a se mover para a frente. Se você não se sentir melhor com o passar do tempo, ou a sua tristeza se torna mais profundo, pode ser um sinal de que sua tristeza se transformou em um problema mais sério - complicado tristeza ou stress.

Luto complicado

A tristeza de perder alguém que você nunca o amor vai embora completamente, mas ainda não tem de estar sempre no centro das atenções. Se a dor de perder de modo constante e grave que o impede de retomar a vida normal, então provavelmente você está sofrendo de um distúrbio conhecido como complexo (ou o complicado) luto. O homem, como se fosse preso em um estado de luto e dor emocional intensa. É por isso muito tempo depois do evento não pode aceitar a morte, seus pensamentos estão tão ocupados com uma pessoa morta, ele quebra completamente durante a sua vida e quebra todos os seus relacionamentos com outras pessoas.

Os sintomas do luto complicado incluem:

  • intensa tristeza e pesar pelos mortos;
  • pensamentos intrusivos ou imagens de um ente querido;
  • rejeição da morte e da sensação de descrença;
  • imaginação que um ente querido está vivo, a busca por ela em lugares familiares;
  • evitando as coisas que nos fazem lembrar do falecido;
  • raiva extremamente exageradas ou amargura sobre a morte;
  • um sentimento de vazio e falta de sentido da vida.

A diferença entre tristeza e luto complicado por

A diferença entre tristeza e luto complicado por marca clínica nem sempre é fácil, pois eles têm muitos sintomas comuns. No entanto, a diferença é ainda lá. Claro que, a montanha pode ser muito profundo e amargo. Ele inclui uma ampla gama de emoções e uma mistura de boas e pesadas dias. Mas, mesmo assim, somente quando você começa a meio do processo de luto, continuando a chorar, você já vai permitir momentos de alegria. Com a depressão, pelo contrário, um sentimento de vazio e desespero são constantes.

Outras características que lhe permitem julgar a presença do luto complicado:

  • esmagadora profundo sentimento, de culpa;
  • pensamentos suicidas ou preocupações sobre a morte;
  • uma sensação de desesperança e de inutilidade;
  • retardo, atraso de fala e os movimentos do corpo;
  • perda da capacidade de realizar tarefas diárias em casa e no trabalho;
  • alucinações auditivas ou visuais.

Quando devo procurar ajuda profissional?

Se você encontrar qualquer um dos sintomas acima complicadas pela dor, não atrasar o tratamento com um especialista. Na ausência de tratamento de luto complicado pode levar a doenças fatais, e até mesmo ao suicídio. Mas o tratamento pode ajudá-lo a voltar à vida normal.

O conhecimento sobre as fases de passar por dor e tristeza pode ajudar as pessoas a compreender-se melhor e passar por cada fase incólume. Especialmente como a depressão após a morte de um ente querido pode levar ao estresse prolongado, e isso é uma ameaça direta para a saúde eo bem-estar mental. É importante não deixar que o estresse afeta sua saúde! Conhecer as características e sintomas de estresse, é possível se preparar para o que está esperando por você à frente. É possível aprender a chegar a um acordo com ele mesmo em uma nova etapa da vida após a perda de um ente querido!

Sintomas de estresse que pode ocorrer após falecimento:

  • A falta de sono ou sono é frequentemente interrompido. Deitada na cama, você está em por algumas horas não consegue dormir, ou acordar constantemente durante toda a noite. Talvez você acorda muito cedo de manhã e não pode voltar a dormir. Não esvaziar todo o dia você se sentir cansado e lento.
  • Ansiedade. Devido à crise em curso, você não pode fazer a sua mente. Você sofre a constante sensação de que você não terminá-lo, algo que não pensei em algo que eu perdi a atenção. Ansiedade "Off" não é obtido.
  • Choro. Você pode encontrar mil razões para chorar. Parece que as lágrimas estão sempre prontos a fluir para fora do olho. Em geral, é uma boa idéia, como choro dá vazão a emoções e alivia o stress. No entanto, lágrimas abundantes e chorando, se transformando em um acesso de raiva, certamente, um sinal de estresse descontrolado.
  • Perder o interesse em tudo. Mesmo as coisas que pareciam muito importante para você, você está agora completamente não me importo.
  • A incapacidade de lidar com as atividades normais. Até mesmo simples tarefas diárias e rotineiras como compras de supermercado ou de cozinha, parece inviável, e levado as últimas forças.
  • Os ataques de pânico. Na época, como você experimentar a perda, você engolindo tantos estranhos ainda são emoções que às vezes pode ser confundida com uma premonição de que algo ruim. Você começa a pensar que desta vez algo de ruim acontecer com você ou alguém da família.
  • Imerso em seus próprios pensamentos. Você está tão ocupado com pensamentos de perder um ente querido, é claro que você pode sequer imaginar a sua voz, sentir o cheiro.
  • Irritabilidade. Irritar começar mesmo as coisas mais insignificantes. Mesmo que sempre trouxe alegria só. Por exemplo, um cão que fielmente te ama, ou o seu filho, não há nada que é mais caro.
  • Devastação. Devastação após o desenvolvimento torna-se o ponto culminante de todos esses recursos. Você começa a pensar que não há força para viver mesmo.

Não se assuste se você observar em tais sintomas. Experimentando estresse da perda de um ente querido é bastante natural. Tempo, amor e apoio de amigos e entes queridos vai fazer o seu trabalho e estresse vai passar com o tempo. Sirva-se de sair deste estado: Ensinar exercícios respiratórios especiais para relaxamento, experimente a música de meditação para relaxamento, todas as noites, ir para um passeio em algum parque ou na margem do reservatório - o ruído das folhas ou o tipo de salpicos de água também ajuda a aliviar a tensão. Alguém pode ajudar conversa informal com os amigos, e alguém vai trazer alívio para visitar a igreja.

 Organização funeral

Como lidar com a dor e perda?

Uma dica - não desista o apoio dos outros. Mesmo se você não está acostumado a falar sobre seus sentimentos em voz alta, é importante para pagá-lo quando você está em apuros. O fator mais importante na cura depois de perder um ente querido torna-se apenas o apoio de amigos, parentes e conhecidos. A sua assistência vai precisar de você mais nessa fase, quando apenas um parente morreu, e você não pode sequer imaginar-se o que você precisa fazer. Eles vão ajudar a elaborar os documentos para o funeral, dizer-lhe onde obter o subsídio de funeral. E mais tarde, depois do funeral, não vire em si mesmos. Sempre que você tem a oferecer ajuda, aceitá-la e não sofrer sozinha. A comunicação com as outras pessoas vão ajudá-lo a curar mais rapidamente as suas feridas espirituais.

Entrar em contato com seus amigos e familiares. Agora é a hora de se inclinar sobre as pessoas que se preocupam com você, mesmo que você tenha sido sempre o orgulho de sua força e auto-suficiência. Não se afaste daqueles que querem ajudá-lo. A maioria das pessoas querem ajudar, mas não sei o que é melhor para você. Deixe-os saber que tipo de ajuda que você espera deles - talvez a chorar, enterrando-a no ombro, talvez você precise de ajuda com o funeral.

Junte-se a um grupo de apoio. A montanha pode se sentir solitário, mesmo entre amigos. A comunicação com aqueles que sofreram perdas semelhantes, lhe dará a oportunidade de compartilhar sua dor com a compreensão das pessoas. Para encontrar o seu grupo de apoio local para a perda de entes queridos, por favor, entre em contato com hospitais locais, hospícios, casas funerárias ou centros de aconselhamento.

Se você ainda sente que sua dor é muito grande, e você perdeu o controle do mesmo, consultar um psicólogo que tem experiência com o stress após a queima. Um médico experiente pode ajudá-lo a compreender a si mesmo e lidar com as emoções.

Dica dois - Cuide de si mesmo.


O que fazer?





Яндекс.Метрика