Como sobreviver à dor

É terrível quando você se depara com a perda. A experiência de dor, talvez, um dos eventos mais difíceis e graves na vida espiritual da pessoa. Como a redescobrir o sentido da vida, se você morresse um fim? Como é que um homem devastado pela perda, sofrimento pode sobreviver e renascer para uma nova vida? Como para voltar para sua pintura e gosto? Tudo isso - não pomposo lunático, mas a questões muito específicas, saber a resposta para isso é necessário que cada pessoa que vive neste mundo com você.

As fases do luto

Às vezes nos perguntamos: por que nos foi dado a montanha? Às vezes, você quer fazer tudo desaparecer, e então não vamos de novo e de novo para experimentar a perda associada, angústia e vazio sem fim dentro. Mas isso é impossível, porque, como tudo o mais no universo, a montanha tem a sua própria função. Só o homem enterra seus companheiros, e isso está oculto significado psicológico profundo: enterrar - não descartar ou remover da vida, mas sim zapryatyvat e armazenar. Com base nisso, você pode ter diferentes atitudes em relação à forma como se afligir. Mas a atitude positiva mais construtiva e significativa, e que poderia tornar-se um suporte para uma pessoa que está ciente da perda.

Geralmente, nas experiências um passa por várias etapas:

  • O primeiro estágio - essa negação, entorpecimento e choque

Muitas vezes, a primeira reação à notícia da morte é: "Isso não pode ser! ". A negação pode durar de alguns minutos a várias semanas, mas geralmente em algum lugar no oitavo dia ele é substituído por uma imagem. Uma característica do novo Estado é insensível. Homem constrangido e tenso, ele tem uma sensação de irrealidade, parece que ele não sente nada. Tudo isto contribui para que uma pessoa permaneça no passado, não apresentar (em que, como já é conhecido, não há mortos). E é por isso que a primeira emoção quebrou a dormência torna-se irritado - portanto, reagir a obstáculos, a saber, o obstáculo para a comunicação com os mortos está se tornando uma nova realidade; se ele nos puxa para fora do passado, que ainda estão vivos.

  • A próxima etapa - uma etapa de pesquisa

É geralmente um pico no quinto ao décimo segundo dia depois de receber a notícia da morte. Um homem vai lamentar muito tempo, porque é assim que ele vai ser capaz de "ganhar uma posição neste" no futuro para pensar sobre a morte de um fim sem dor excessiva. Estágio de Pesquisa - é o próximo passo neste caminho. Distingue-se pelo fato de que uma pessoa que procura para recuperar perdido e lutando não tanto com a perda. como a sua regularidade. Ele parecia estar vivendo em um estado de contradição: por um lado, ele percebe que a morte - uma morte, e não tem volta, e, por outro, a borda da sua consciência continua a acreditar em milagres (isso se manifesta na forma de pensamentos como: "Agora chamá-lo e ouvi- sua voz "). Esta percepção da realidade em luto, como se coberta com um véu ou nevoeiro.

  • A terceira etapa - a fase do luto agudo

Este é o período mais difícil, até sete semanas, o que é também referido como um período de sofrimento. É nestes momentos de um homem atropelado pensamento: "Ajude lamentar porque eu sofro muito! ". Pode aumentar a reação do corpo à dor: fraqueza, perda de energia, um nó na garganta, aperto no peito. A cabeça está cheia de pensamentos pesados ​​e às vezes estranhas e assustadoras e sentimentos: o vazio, desespero, falta de sentido, solidão e abandono, raiva, culpa, ansiedade. Um homem obcecado com um caminho morto: constantemente pensa e lembra-se sobre ele, e fortemente idealizado. Sofrem relações com os outros, há um desejo de solidão.

Mas foi a fase do luto agudo é um ponto de viragem na sua experiência. A profundidade da dor e do sofrimento é devido à ação direta de luto: é nestes momentos que ele empurra, afasta-se dos mortos (embora eu pensei que o oposto é verdadeiro, e morreu em outro mundo). Este é um período muito importante porque, apesar da morte real, podemos continuar a ficar em contato com a abundância de tempo morto, mas então a vida não será mais presente.

A fim de restaurar um senso de realidade e pleno contacto com a vida, precisa dessa separação psicológica do falecido, que é inevitavelmente acompanhada de sofrimento e dor. Mas não é apenas o desaparecimento do contato com os mortos, mas o surgimento do novo. Esta nova - a conexão entre o passado eo presente, uma ponte entre os dois mundos. Ele vem em um momento em luto não é apenas capaz de contato com os mortos, e ver os dois no passado. Isto significa que a perda de espaço no passado e aceitação deste fato. Como se de luto e divididos ao longo de casal, estão no passado e observar a dupla não é tão doloroso. Ai está embotada no momento em que o luto já pode ver tudo o que está ligado com os mortos, e isso significa o fim da fase do luto agudo.

  • A quarta fase - uma fase de "tremores residuais"

Aos poucos, a vida voltou ao normal: as pessoas envolvidas em atividades profissionais, sono e apetite voltou, relações com os outros restaurado. Experimentando dor deixa o primeiro plano, mas retorna periodicamente como uma súbita explosões e choques. Eles ainda são capazes de causar sensações desagradáveis, mas com o passar do tempo, há cada vez menos (em regra, eles estão relacionados ao fato, que lembra os mortos - algumas datas, material de repente encontrado). A perda é incorporado na vida, porque uma pessoa é forçada a continuar a viver e lidar com a este respeito qualquer problema (por exemplo, executa todos os rituais de sepultamento), para fazer coisas diferentes. Aos poucos, há mais memórias, não está associada a dor e tristeza.

  • A etapa final - a fase de acabamento

Para sua experiência normal de tristeza está se aproximando em cerca de um ano. Angústia tem que superar vários tipos de convenções culturais e sociais, como a idéia de que a duração do luto deve ser diretamente proporcional ao amor pelo falecido. O ponto principal deste período é que a figura do falecido deve ter um lugar na vida e adquirir uma cor positiva, por exemplo, se um símbolo da bondade e decência.

 ajudar a lamentar

Como atravessar a montanha ileso

Infelizmente, é impossível montar deslizamento: não existe uma ferramenta mágica que pode nos ajudar a evitar experiências semelhantes. Como foi descrito acima, o período necessário para a adopção de perda e aquisição de oportunidades para ir mais longe. No entanto, em algumas fases do luto pode precisar de ajuda e haverá uma necessidade de forças adicionais. Para aprender a reduzir o grau de experiência da dor e encontrar forças recursos adicionais será escrito abaixo.

  1. A tarefa inicial associada com a experiência de dor - é a consciência da realidade da perda. Isto é facilitado pelos seguintes passos. Em primeiro lugar, falar. Não se force, mas tentar compartilhar o que está acontecendo com você com os entes queridos, ou um psicólogo. Em segundo lugar, você seguir todos os rituais conhecidos de despedida ao falecido - sendo o mais famoso o funeral, funerais, etc. ... Alojamento de tudo isso vai facilitar a adoção dos pensamentos mais desconfortáveis ​​e indigesto.
  2. O segundo problema - a experiência da dor. Nesta fase é muito importante perceber que os sentimentos vivenciados por você agora - são absolutamente normal. Isso pode ajudar a encontrar informações sobre a experiência de dor, a leitura de livros relevantes, a comunicação com aqueles que já sofreram a perda. O fato de que você não está sozinho no mundo há muitas pessoas com emoções e sentimentos semelhantes, de alguma forma calmantes. Quando as emoções são muito fortes, reduzir a sua intensidade pode ajudar seguinte exercício: desenhar um círculo em torno dele, assiná-lo e expressar os sentimentos mais fortes entrar, gritar, chorar. Então você deixá-los fora de si fora, mas eles serão armazenados dentro do círculo. Você não levá-los consigo na vida comum, e você vai se sentir melhor.
  3. É importante ajustar-se à ausência de uma outra pessoa. Claro, ele ocupou um lugar importante em sua vida e, assim, satisfazer as diferentes necessidades: amor, atenção, cuidado, comunicação, comida e dinheiro no final. Se racionalidade - é a sua característica mais forte, tentar entender o que desapareceu de sua vida, junto com o morto, como você se sente a falta. Em seguida, sentar e analisar seus recursos existentes - que você não tem o suficiente para atender às necessidades. É possível, você vai encontrar um monte de pontos fortes. Por exemplo, uma mulher cujo marido morre, a fornecer-lhe de repente recorda o seu diploma do ensino superior, algumas habilidades e conseguir um emprego. E as habilidades que lhe falta, você pode comprar.
  4. Ajuste a intensidade de comunicação com as pessoas ao seu redor. Muito provavelmente, eles vão entender isso. Por um lado, você vai ser obrigado a suportar de sua parte, e você sempre pode perguntar sobre isso, mas, por outro - talvez você vai rapidamente se cansam de comunicação, e nesses momentos que você precisa para aprender a retirar com segurança a partir de contato com as pessoas.
  5. Tente encontrar sentido na postignuvshey você perde. Esta é uma das ações mais difíceis, mas também é muito importante para completar a sua experiência. Para começar a fazê-lo depois de passar a fase de pico da dor aguda - dor simplesmente não vai permitir que você mude para qualquer outra coisa. Você pode tentar fazer uma lista de todos os possíveis significados que podem ser que você deixou o ente querido. Por exemplo, no caso de doenças graves, pode ser um alívio da dor. Ou reunião no céu com sua esposa. Em qualquer caso, anote mesmo as opções mais absurdas que vêm à mente - talvez, vai trazer alívio para o mais paradoxal deles.
  6. Nas relações com você de repente deixou o homem é sempre uma abundância de momentos inacabadas. Por exemplo, você não tem tempo de dizer adeus, não disse mais uma vez que você ama ou foram feridos pouco antes de sua partida para o outro mundo. Todas essas coisas criar tensões desnecessárias, o que seria bom para se livrar. Portanto, tente concluir todo o trabalho em progresso no relacionamento com o falecido, por exemplo, escrever uma carta para ele, que descrevem seus sentimentos e pensamentos sobre ele, pedir perdão por alguns dos seus crimes. Talvez ele vai levar algum tempo e exigirá força espiritual, no entanto, é um passo importante para experimentando dor.
  7. Redirecionar a energia do velho para o novo relacionamento. Tente compartilhar as informações em sua energia em duas correntes - uma embora com a perda de contato e se manifesta na montanha, e os outros - nas relações com outros entes queridos. Por exemplo, uma mãe que perdeu um filho continua a amar e cuidar de seus outros filhos. Em primeiro lugar, uma redução na energia dirigida a uma perda e você será capaz de pensar dos mortos sem dor e chorando (não será tristeza, mas a tristeza). E depois há o reconhecimento e você vai ver o quanto as coisas mudaram, que você adquiriu em conexão com esta perda, muito mais sábia.
  8. A mais recente - um lugar para encontrar o que foi perdido. A pessoa morta estará sempre em seu coração, e você será capaz de se referir a ele. Após a adopção da perda de uma grande quantidade de energia que você pode enviar em uma boa direção, em particular, para a caridade. Você também pode ser um voluntário, especialmente se você operar nas áreas de, de qualquer maneira relacionado com a sua perda. Por exemplo, as pessoas que perderam sua mãe para o câncer, então arranjar fundos para a luta contra o câncer.

Morte - é uma parte inevitável do ciclo de vida. E nós, as pessoas que vivem neste planeta, temos que aceitá-lo e aprender a viver com ela. Como já foi dito acima, a montanha - é um passo necessário, é impossível ignorar ou ignorar. Algumas pessoas preferem não para se lamentar, e para esconder seus sentimentos nas profundezas do subconsciente. Mas esta não é uma opção, porque as emoções ainda vai viver com você, a energia será salvo e quebrar, mas sob a forma de alguns sintomas desagradáveis: irritabilidade, nervosismo, insônia, distúrbios psicossomáticos e vícios. Então, ser honesto consigo mesmo e tentar encontrar o delicado equilíbrio que irá ajudá-lo para não afundar no abismo de sofrimento, mas não desaparecem completamente de suas experiências. E lembre-se de que tudo vai, incluindo a dor.

 Como sobreviver à dor e aprender a viver novamente

Recomendamos vivamente a ler: O significado da vida - como encontrar?





Яндекс.Метрика