particularmente, do sistema digestivo em crianças

Todos os novos pais estão extremamente interessados ​​em tudo o que está ligado com as crianças. Incluindo e especialmente do sistema digestivo em crianças. O facto de que o sistema digestivo é diferente das migalhas do mesmo em adultos, não há dúvida. Mas o que exatamente essas diferenças? Isso é o que nós tentamos descobrir neste artigo de hoje.

Como tudo começou?

E vamos começar a falar sobre as peculiaridades do sistema digestivo em crianças desde o início, ou seja, - após a implantação do ovo no revestimento do útero. Apesar de tudo, nesta fase do desenvolvimento do feto nutrição simplesmente vital. Uma vez que o embrião é implantado no útero, inicia-se um poder secreto, que é produzido pela membrana mucosa do útero.

Depois de cerca de uma semana o embrião começa a alimentar-se o conteúdo do saco vitelino. E em cerca de meados do segundo mês de gravidez, migalhas alimentares gemotrofnym torna-se - isto é, o fruto recebe nutrientes a partir da matriz, com a ajuda da placenta.

No entanto, o próprio sistema digestivo do feto não ficar à margem - é diretamente envolvidos na reciclagem de nutrientes, como proteína, água, glicose, e outro recebeu-los a partir do corpo da mãe. Apesar do fato que a maturação do sistema digestivo do feto é extremamente rápido à luz uma criança é uma imaturidade fisiológica muito significativa das glândulas salivares, pâncreas, fígado e outros órgãos responsáveis ​​pela digestão.

Felizmente, a natureza é muito sábia. Foi fornecida e é - os primeiros poucos meses após o aparecimento das migalhas à luz de um único alimento para ele é o leite da mãe. O leite materno não só é facilmente absorvido pelo sistema digestivo ainda está migalhas imaturos, mas tudo o que suas necessidades fisiológicas. By the way, tudo isso é verdade da fórmula de leite artificial. Embora, naturalmente, se é possível alimentar o peito migalhas, melhor dar preferência ao leite materno.

As glândulas salivares

Formação anatômica das glândulas salivares migalhas cumpridos pelo momento do nascimento. Mas a função de secreção de glândulas salivares ainda está longe do ideal. E eles vão estar plenamente operacional apenas em 4 - 5 meses. By the way, a produção de saliva ativa, que ocorre em uma criança nessa idade, os pais são muitas vezes tomadas como um sinal de que as migalhas começar a dentição.

Na verdade, salivação forte causada pelas migalhas pronunciado imaturidade dos mecanismos que regulam a salivação e a deglutição. Saliva desempenha um papel muito importante na digestão migalhas - os primeiros meses de vida, é necessário que rotika vedação adequada durante a amamentação. Além disso, é com a ajuda de saliva formaram pequenos coágulos de caseína - uma substância contida no leite materno.

E, nesse momento, quando a dieta da criança é introduzida os primeiros alimentos sólidos, o papel da saliva é simplesmente impossível superestimar. Ela só precisava para formar o bolo correto. Se isso não irá acontecer, é muito propensos a desenvolver em uma criança uma ampla variedade de problemas digestivos.

Pâncreas e fígado

Até o momento das migalhas à luz de seu pâncreas ainda é relativamente imaturo. Apesar de dividir os nutrientes digestíveis que são encontrados no leite materno ou leite materno substitutos, é muito fácil de manusear. By the way, no caso de a criança é alimentada com mamadeira, a maturação do pâncreas ocorre muito mais rápido. Todas as migalhas restantes para comer o leite da minha mãe, a maturação final do câncer de pâncreas ocorre num momento em que sua dieta começar a introduzir alimentos sólidos.

Ele oferece pâncreas suco duodeno com enzimas tais como lipase quebra as gorduras, carboidratos e tripsina clivam. Bem, é claro, que o pâncreas produz o hormônio insulina, que desempenha um grande papel na regulação do metabolismo de carboidratos. No caso da insulina produzida em quantidades suficientes, é muito provável que o desenvolvimento de tais doenças desagradáveis ​​tais como diabetes.

O pâncreas libera na suco pancreático duodeno que contém enzimas: tripsina, digerindo as proteínas, lipase, quebra as gorduras, amilase quebra de carboidratos. Além disso, o pâncreas libera a hormona insulina, que é o principal regulador do metabolismo dos carboidratos. No caso da produção insuficiente de insulina desenvolve uma doença grave - diabetes.

Fígado. Apesar do facto de o tamanho do fígado de um recém-nascido é suficientemente grande para a maturidade funcional é também medida. Isolamento dos ácidos biliares que são necessárias para a digestão de alimentos sólidos é ainda demasiado pequeno. Ele começa por volta da mesma época em que as migalhas de dieta introduziu uma atração adicional.

No momento da ocorrência das migalhas à luz o fígado é aproximadamente duas vezes maior do que a de um adulto. Claro que, como uma percentagem do tamanho do corpo. Mas, como mencionado acima, uma criança fígado ainda muito, muito imaturo. Embora, apesar disso, o fígado lida com muitas de suas funções. O fígado é o armazém real, muitos nutrientes como as gorduras, o glicogênio, proteínas. E outra função muito importante do fígado - é antitóxico. Isso fígado é um dos principais "filtros" que removem do corpo humano todas as toxinas.

 especialmente o sistema digestivo em crianças

Barriga

Apesar do facto de o volume do estômago no recém-nascido está em rápido crescimento, a sua função secretora é extremamente fraca. A operação completa de seus começa em cerca de 9-10 meses de vida do bebê. E as características anatômicas e fisiológicas das migalhas do estômago muito peculiar. O fundo do estômago é muito pouco desenvolvido, bem como toda a camada muscular. Mas a entrada do estômago em uma criança ainda é bastante amplo.

É a totalidade de todos esses três fatores leva ao fato de que as crianças muitas vezes vomitar. Sim, e vômito também têm fenômeno bastante freqüente. Embora, é claro, está fazendo sua contribuição e migalhas de engolir ar durante a amamentação.

A mucosa do estômago da criança é muito sensível, repleto de vasos sanguíneos. O estômago da criança tem tudo a mesma glândula que há adultos. E é por isso que no suco gástrico contém quase todos os componentes da criança "adultos", como o coalho, pepsina, ácido clorídrico, lipase e muitos - muitos outros. Mas, obviamente, bastante diferente do que uma percentagem em adultos.

Por exemplo, o coalho é extremamente importante para a digestão da criança - que faz com que o leite coalhar. Pela maneira - coágulo leite humano mais lentamente do que o leite de vaca, que é feita com base da maioria das fórmulas infantis. Após coagulação do leite vem em pepsina, que é projetado para quebrar as proteínas do leite. A quebra de gorduras ocorre sob a influência de lipase.

Boca

Boca da criança, também, tem suas peculiaridades, de uma forma ou outra associada a sugar o leite. As migalhas de boca muito quieta muito baixo - por causa do céu baixo, mas ainda não tem telhado. Língua de uma criança pequena é largo e curto, com papilas proeminentes. Além disso, a criança é muito bem desenvolvido mascar músculos.

É por causa de todas estas complexas migalhas gerir com muito rigor rodear o mamilo. Em sua boca ele cria uma pressão negativa, de modo que o leite e para a boca do bebê. Se um pipsqueak nasceu a termo, todos os reflexos sucção e deglutição ele desenvolveu muito bem.

A membrana mucosa da boca da criança é muito rica em vasos sanguíneos, mas muito seco. Lembre-se, nós falamos sobre o fato de que a saliva desde os primeiros meses de vida dos bebês ainda não são produzidos na íntegra. Todos os alimentos consumidos pela criança, o líquido, então não há problema.

Mas aqui vale a pena lembrar os pais que, devido ao aumento da secura da mucosa oral é muito sensível. Portanto, você deve tratá-la com atenção e cuidado. Certifique-se de que a criança não é puxado para as fraldas ásperas boca, brinquedos. Caso contrário, nas superfícies mucosas criança pode feridas e escoriações. Estas lesões são extremamente dolorosas e podem levar ao fato de que a criança não pode sugar o leite de que necessita.

A saliva da criança, para que o assunto, de qualquer outra pessoa, contém várias enzimas que começam a quebrar a comida, mesmo na boca. Claro, a questão agora já está na atração, ao invés de leite.

Intestinos

Nenhum papel menos importante na digestão e intestino peças. Crianças intestino compensar a imaturidade do resto do sistema digestivo. Afinal de contas, é responsável pela digestão membrana do intestino da criança, tão relevante para as migalhas, comer leite materno ou fórmula. É no intestino ocorre a clivagem de nutrientes em componentes. E a partir do intestino estes nutrientes são melhor absorvidos pela corrente sanguínea.

Como ser atingido no estômago para digerir os alimentos, sob a influência do peristaltismo intestinal, que se move para o intestino. A primeira fase - o duodeno, onde, sob a influência de enzimas produzidas pelo pâncreas e fígado, e é um posterior digestão.

Deixando o duodeno, o alimento entra as pequenas outros departamentos intestino, onde ele continua a ter digerido sob a influência de sucos intestinais. Em seguida, completa o processo de digestão. Aliás, o comprimento do intestino infantil duas vezes maior do que a de um adulto - é seis vezes mais migalhas de crescimento.

Há uma peristaltismo intestinal criança muito ativa - ele comete dois tipos de movimento:

  • Vermiculation

Com este tipo de movimento a comida se move através das várias seções do intestino. Sem estes movimentos é um processo normal da digestão é simplesmente impossível.

  • Pendulum movimento

Com o movimento pendular ocorre directamente o processo de digestão, bem como a sua subsequente absorção para a corrente sanguínea de uma pessoa - neste caso a criança.

A motilidade intestinal normal no adulto ocorre sob a influência bateu-lhe comida. No entanto, em crianças pode ocorrer o peristaltismo e reforçado não só por causa da ação mecânica de alimentos, mas também sob a influência de alguns outros fatores: um longo grito de um bebê, superaquecidas excesso de atividade física.

A mucosa intestinal da criança é muito delicada e sensível, e as suas paredes têm muito alta permeabilidade. É por isso que uma criança pequena infecções intestinais e toxinas são particularmente perigosas. Eles rapidamente penetrar a parede intestinal para a corrente sanguínea, provocando, assim, o desenvolvimento de intoxicação, por vezes, muito forte. Em crianças pequenas, a intoxicação alimentar mais comum pode resultar em consequências graves, como insuficiência cardíaca, meningite e outras.

 especialmente o sistema digestivo em crianças

Micróbios do tracto gastrointestinal

Durante o desenvolvimento fetal as migalhas intestinos absolutamente estéril. No entanto, apenas algumas horas após o nascimento do bebê habita o intestino muita variedade de bactérias. Eles desaparecem no corpo da criança através do nariz, boca, ânus. Sobre o segundo dia após o nascimento de migalhas nas fezes pode ser encontrada uma grande quantidade de variedade de bactérias. Em que qualquer estômago ou no intestino superior é praticamente nenhuma bactéria. Em geral, elas são localizadas no intestino grosso e a parte inferior do intestino delgado.

Isso é exactamente o que os germes são predominantes no intestino da criança depende inteiramente da natureza da alimentação de uma criança. No caso de a criança é alimentado com leite materno, o que é muito rico em hidratos de carbono, no intestino infantil principalmente irá dominar as bactérias que são necessárias para a fermentação de hidratos de carbono. É esta microflora fisiológica é para a criança.

No mesmo caso, se a criança é a fórmula de leite artificial feita com base de leite de vaca em seu intestino prevalece E. coli. Infelizmente, a microflora intestinal para a criança não é fisiológica. E assim, sob a influência de factores adversos podem provocar o desenvolvimento de várias doenças intestinais. É por isso que muitas vezes sofrem de distúrbios intestinais precisamente aquelas crianças que são alimentados com mamadeira.

Cadeira para crianças

Você não pode ignorar a questão das fezes da criança. Depois de um movimento intestinal em criança infância pode realmente dizer muito sobre sua saúde. Como parte da norma fisiológica no primeiro dia - dois após o nascimento de uma criança deve ficar cal originais - mecônio. O mecônio é uma consistência oleosa viscoso e escuro - luz verde.

Mecônio não tem odor e livre de germes. É formado no bebé durante o desenvolvimento fetal dos intestinos - dos sucos digestivos, fluido amniótico engolido e o epitélio intestinal. Evacuações normais acontecem no terceiro dia. Eles consistem essencialmente de resíduos de migalhas não digeridos leite, sucos digestivos, sais e bactérias.

Os filhos dos primeiros meses de vida, a cadeira é geralmente dois - três vezes por dia. No entanto, muitas vezes a cadeira nas primeiras quatro - cinco semanas de vida é muito mais - 8 - 9 vezes por dia, às vezes até tem uma consistência líquida. Claro, quase todas as mães muito assustados, acreditando que pipsqueak violentamente doente. No entanto, se a saúde geral da criança não sofre, o bebê come bem e ganhar peso dentro da faixa normal, para essas partes da cadeira não deve ser tratada com aumento da ansiedade.

Claro, o que dizer sobre o médico - um pediatra ainda é necessária. No entanto, na maioria dos casos, este fenômeno está associado com médicos migalhas suficientes para a adaptação rápida ainda é novo para ele condições de vida fora do corpo da mãe. Na maioria das vezes isso ocorre em crianças que correram para nascer, ou enfraquecido e que nasceram com baixo peso ao nascer.

No entanto, há uma situação inversa, em que as crianças de comer no mesmo leite materno, fezes acontece apenas uma vez em dois - três dias. E a razão é muito simples - o leite materno é digerido muito bem. E quase completamente digerido, e, portanto, praticamente nenhum resíduo.

By the way, para aqueles miúdos que são alimentados com misturas artificiais, feitas na base de leite de vaca, os movimentos intestinais são uma cor mais escura, uma consistência espessa e um odor estranho. Como as crianças ficam mais velhas a cadeira torna-se cada vez menos. Mas, é claro, até a plena maturidade do sistema digestivo ainda está muito longe. Maturação completa do trato digestivo só termina a 15 - 16 anos. Até então, os pais têm de ter sempre em conta as particularidades do sistema digestivo em crianças, tornando o seu menu.

 Características da digestão em crianças

Recomendamos que dizia: intoxicação alimentar





Яндекс.Метрика