causas da candidíase oral

Conteúdo:

  • Fatores que afetam o desenvolvimento da candidíase oral
  • Os sintomas de candidíase oral
  • O diagnóstico de candidíase oral
  • O tratamento de candidíase oral
  • A prevenção de candidíase oral

A candidíase oral - é uma infecção fúngica da membrana mucosa da boca causada por um fungo de levedura género microscópica (Cândida albicans) Candida.
Voltar ao conteúdo

Fatores que afetam o desenvolvimento da candidíase oral

No visor das propriedades patogénicas de fungos do género Cândida da afecta sobretudo o estado do corpo humano. O principal papel no desenvolvimento de candidíase redução desempenha a função de protecção do sistema imunitário. A candidíase oral geralmente ocorre com imunodeficiência ou no fundo do desequilíbrio do sistema imunitário. Para promover o desenvolvimento da candidíase pode ser as seguintes doenças concomitantes: tuberculose, infecção pelo HIV, Kaposi, diabetes tipo 1 e 2, hipotireoidismo, hipoparatireoidismo, e outros.

Desenvolvimento candidíase diretamente da mucosa oral contribuir para a doença gastrointestinal (Akhil, reduzindo a acidez do estômago). A candidíase da mucosa oral é muito frequentemente assintomáticos principal sintoma da diabetes tipo 1, como uma violação do metabolismo dos carboidratos no corpo cria condições favoráveis ​​para o crescimento de fungos do género Cândida da na boca. Portanto, a presença de sintomas de candidíase crónica deve ser necessária para produzir um ensaio para a glucose do sangue para impedir a diabetes.

Candidíase Medicina

De candidíase da mucosa oral contribui ao tratamento com citostáticos e corticosteróides. Eles deprimem o sistema imunológico e contribuir para reforçar a estabilidade da levedura fungos-like. Nos últimos anos, os antibióticos não controlados generalizadas, o que contribuiu para um aumento acentuado em pacientes visitar o hospital em cerca de candidíase da mucosa oral. A formulação oral é uma violação da sua própria microflora, o que leva ao desenvolvimento de dysbiosis, criou condições ideais para o crescimento descontrolado de levedura fungos género Cândida.

Um efeito semelhante sobre Candida tem um diferentes antimicrobianos recepção (sangviritrin, Trichopolum, clorexidina, e outros.). Além disso, candidíase pode ser causado por drogas e de álcool, as drogas para tomar contraceptivo oral de exposição à energia radiante, etc. Em casos raros, a infecção com Candida é através do sexo oral, beijo, durante a passagem do bebé através do canal de nascimento da mãe infectada.

O impacto do sistema imunitário

Um papel importante no desenvolvimento de candidíase da mucosa oral é o seu estado de imunidade. Desenvolvimento da doença neste caso, contribuir para dentes crônicas lesão da mucosa com arestas vivas, dentaduras, coroas impróprias em decomposição dentes, etc. Estes e outros factores que contribuem para a penetração do género Cândida fungos da ferida e a sua subsequente propagação nele.

Deverá ser dada especial atenção à disseminação da infecção para pessoas que usam dentaduras de plástico acrílico, desde levedura fungos crescem bem na superfície, contribuindo para a manutenção da inflamação crônica da mucosa oral sob a dentadura. Aos primeiros sinais de candidíase deve consultar imediatamente um médico, dentista. Se o tratamento da doença a tratar com o cuidado necessário, pode passar a partir da cavidade oral ao esôfago e os órgãos internos mesmo.

O que acontece quando candidíase oral?

Na maioria das vezes, a candidíase da mucosa oral observada em crianças e idosos, especialmente as difíceis as doenças crônicas frágeis. Devido a diminuir as funções do sistema imunológico fungos do género Cândida de se tornar activa são, existe a secreção de uma variedade de enzimas que contribuem para o reforço reprodutiva e ligado às células fúngicas da mucosa oral. Quando o número de colônias de Candida exceder o valor permitido, irá desenvolver sintomas característicos da candidíase.

 Os sintomas de candidíase
Voltar ao conteúdo

Os sintomas de candidíase oral

Os sintomas típicos de candidiase da cavidade oral, são bastante variadas e dependem do estado de imunidade, a idade do paciente, presença de doenças agudas ou crónicas concomitantes, o uso de certos grupos de drogas (corticosteróides, antibióticos), e muitos outros factores. A forma mais comum de candidose da mucosa bucal é candidíase pseudomembranosa aguda, ou, como é chamado aftas.

Candidíase pseudomembranosa aguda

Em recém-nascidos, a doença é muito comum e ocorre de forma relativamente fácil, sem causar sintomas graves. Tordo em adultos não é geralmente independente da doença primária, mas ocorre como uma desordem concomitante secundária com uma doença mais severa (diabetes mellitus, deficiências vitamínicas, doenças do sangue, cancro, tuberculose, etc.).

Os principais sintomas das lesões da mucosa

Com este tipo de candidíase afeta principalmente as membranas mucosas dos lábios, palato, língua, bochechas, dorso da língua. Ele notou uma vermelhidão acentuada, secura, inchaço. No contexto de hiperemia (vermelhidão) é claramente visível película branca que se eleva acima do nível da mucosa bucal e é constituído por colónias de Cândida. Em sua estrutura, que se assemelha a queijo cottage ou coalhada. No período inicial de aftas placa facilmente removida com uma espátula. Abaixo disso é uma superfície mucosa lisa, relativamente hiperêmico e edemaciada.

Em casos graves, a placa de queijo candidíase oral de acompanhamento, tem a forma de uma película contínua que cobre a mucosa, torna-se mais densa e mal raspada, a mudança de cor do branco ao amarelo sujo. Abaixo dele está exposto mucosa erosões ou úlceras coberto. Tordo Os pacientes se queixam de dor ao comer, sensação de queimação forte na boca.

 O diagnóstico da doença
Voltar ao conteúdo

O diagnóstico de candidíase oral

O diagnóstico de candidíase oral é feita por o quadro clínico da doença, as queixas do paciente, os dados de laboratório (microscopia raspagens das mucosas da boca), um resultado de testes clínicos do sangue, estudo de glicose no soro sanguíneo. É necessária a realização de inspeção da pele e unhas do paciente para a candidíase. PCP é um dentista, mas, se necessário, nomear ginecologista consulta adicional, mycologist, um endocrinologista.

O diagnóstico final é encontra na raspados da superfície da mucosa da boca levedura fungos gênero Candida. Exame microscópico de raspados de Held das membranas mucosas da boca e próteses. Raspagem produz o estômago vazio antes de escovar os dentes ou 5-6 horas após uma refeição. Depois de completar o curso de tratamento e o desaparecimento do quadro clínico da doença é realizado o exame microscópico repetida.

O diagnóstico diferencial

O diagnóstico diferencial (ao contrário de outras doenças com sintomas semelhantes) doenças como candidíase oral passam estomatite alérgica, pápulas sifilíticos (elementos erupção cutânea, representando educação bespolostnoy, elevando-se acima do nível da membrana mucosa das bochechas, gengivas, língua), várias formas de estomatite de drogas, líquen plano.

 uma sensação de queimação na boca
Voltar ao conteúdo

O tratamento de candidíase oral

O tratamento da cândida é um processo complexo que requer uma abordagem individual em cada caso. O complexo de medidas terapêuticas inclui não só efeito farmacológico directamente sobre o agente patogénico. Também produz medidas destinadas a melhorar a imunidade do corpo, o tratamento de doenças oportunistas (doença gastrointestinal, leucemia, diabetes mellitus), o saneamento da cavidade oral. Ela desempenha um papel importante uma boa alimentação.

Se a candidíase foi causada por tomar antibióticos, corticosteróides ou medicamentos de sulfa deve fazer uma correção da sua recepção com a adição de drogas antifúngicas.

O tratamento geral de candidíase

Para administração oral são nomeados antifúngicos (LEVORIN ou Nestatit 4-6 vezes ao dia após as refeições curso de 10 dias). Antes de receber recomendado para esmagar o comprimido e o pó resultante é sugado sob a língua, uma vez que estes medicamentos são fracamente absorvidos no tracto gastrointestinal. Levorin geralmente administrados sob a forma de comprimidos para chupar em sua bochecha. Também é bom ter efeito antimicótico Dekamina chupar rebuçados (1-2 doces 6-8 vezes ao dia).

Caramel é colocado na bochecha ou debaixo da língua e segure até a reabsorção, na medida do possível, sem fazer movimentos de deglutição. Um bom medicamento antifúngico Diflucan tem. É designado em cápsulas de 50-100 mg (dependendo da gravidade de) uma vez por dia. Para reduzir a secura da mucosa oral, e o efeito sobre a solução de levedura usado 2% de iodeto de potássio. A solução é tomada 2-3 vezes por dia, durante 1 colher depois de uma refeição. A solução inibe o crescimento de fungos e de iodo aumenta a salivação.

O tratamento local da candidíase

Para a lubrificação da cavidade oral utilizado 0, 5% dekaminovaya pomada, anfotericina B, solução a 1%, e 1% de creme de clotrimazole. A membrana mucosa da boca e lábios afiação processado solução corante (solução a 1% solução de violeta genciana fukortsinom, solução de 2% de azul de metileno). Efeito prejudicial da microflora de fungos têm meios basificada (solução a 2% de tetraborato de sódio, ou bórax, 2% de carbonato de hidrogénio de sódio, bicarbonato de sódio ou de alimentos, solução de ácido bórico a 2%.) Meio oral

Lavar produzir um copo de a solução a 6 vezes por dia. Ele deve proteger mucosa oral de danos, fazer dela uma reorganização profunda, que pode começar dentro de 2-3 dias após o início da terapia antimicótico. Dentaduras Candida processado para remover as mesmas soluções como a cavidade oral.

Os métodos tradicionais de tratamento

No tratamento de candidíase Além da terapia de droga usada com grande sucesso, e métodos populares. É considerado um método eficaz de enxaguar a boca com decocção de ervas (camomila, casca Duma, sábio). Para remover a gordura com a sua placa de queijo 3 vezes por dia ou mamíferos de petróleo buckthorn mar. Outra maneira eficaz é beber baseado em iogurte. Para fazer isso, você precisa esfregar um dente de alho e misture com um copo de iogurte. A bebida resultante é tomado por via oral 1 chávena 4 vezes por dia durante meia hora antes das refeições.

Dieta para a candidíase oral

A partir da dieta diária para excluir os produtos lácteos, quaisquer tipos de açúcares (leite, beterraba, frutas, cana), álcool, vinagre, e contê-lo molhos (mostarda, ketchup, maionese), cereais (aveia, arroz, trigo, centeio), fungos, leveduras e produtos drozhzhesoderzhaschie (doces, pão, bolos), carnes (especialmente de salsicha), cafeína (que provoca a liberação de grandes quantidades de glicose pelo fígado, assim que você deve desistir de café e chá durante o tratamento), alimentos fermentados, picles, queijos.

Ingestão recomendada de carne magra (peru, frango, carne magra, carne de cordeiro), peixe (tipos de preferência baixo teor de gordura), ovos, trigo mourisco, vegetais pobres em carboidratos, frutas e bagas (couve, espinafre, alface, cebola, pimentão, alho, abacate , peras, framboesas, amoras).

A partir de produtos lácteos é de uso aceitável de iogurte sem açúcar, queijo de baixa lactose (o suíço, mussarela). Se lá durante a dieta doces ânsia irresistível, você pode beber um pouco de suco adoçado ou cozinhar sobremesa com adoçantes.

 desinfetante bucal
Voltar ao conteúdo

A prevenção de candidíase oral

As principais medidas que ajudam a evitar aftas, é uma higiene bucal adequada regular e dentaduras. No tratamento com antibióticos e corticosteróides administrados profilaticamente ou Levorinum nistatina, soluções alcalinas bochecho. Escovar os dentes é recomendado que pastas de dentes contendo uma solução de bórax em glicerina. Dentaduras para os dentes exigem que os agentes de tratamento especial destinados à limpeza.

As defesas naturais do corpo humano a partir do fungo levedura é comer iogurte ou outros produtos lácteos fermentados contendo culturas vivas de bifidobactérias - antagonistas de fungos, bem como a utilização de produtos com excelente ação antimicótico: própolis, pimentão vermelho quente, alho, toranja, bagas, arandos, manteiga da árvore do chá.

 Candidíase oral: causas, diagnóstico, tratamento e métodos de prevenção




Яндекс.Метрика