assinale encefalite transmitida

Encefalite sobre carrapatos já ouviu falar, talvez, tudo. Com a aproximação do verão, muitas vezes você pode encontrar programas de TV e rádio sobre a doença, artigos em jornais e revistas. O que é que a encefalite transmitida por carrapatos (TBE), que é perigoso e como proteger-se dele?

Portadores da doença - carrapatos. Infelizmente, eles podem ser encontrados em quase todas as florestas da Eurásia. E, embora os portadores do vírus não são todos os ácaros, mas apenas 2 - 15% deles, a probabilidade de contrair no caso de uma refeição é ainda muito grande.

Carrapatos gostam muito de florestas mistas com densa vegetação rasteira, arbustos, grama alta. Eles preferem lugares úmidos. Mas a luz solar directa e ar seco não é do seu agrado. Em clima muito quente ou durante fortes chuvas destes parasitas inativos, e quase nenhum ataque.

Em diferentes áreas de atividade diferente de carrapatos. O mais perigoso são parasitas que vivem no Extremo Oriente e Sibéria Oriental. Comparado a essas regiões na parte europeia da Rússia, a situação é mais calma, mas negligenciar as precauções quando deixar a natureza não deve.

Deve-se ter em mente que para "carrapatos" não é necessário ir muito longe para dentro da floresta. Este inseto é perfeitamente possível para trazer para casa com um buquê de flores, ervas recolhidas. E mesmo com cogumelos, comprado no mercado.

Portadoras activas de encefalite transmitida por carrapatos na primavera - verão. Ácaros asiáticos apresentam máxima atividade na primeira metade do verão, geralmente em maio e junho. Mas os seus homólogos europeus estão ativos duas vezes por ano. Eles são um pouco reduzir a sua actividade em julho para agosto e setembro de re-introduzir a caça.

Mas a doença causada por ácaros flui Europeia para uma forma mais leve. Segundo as estatísticas, no Extremo Oriente, a encefalite transmitida por carrapatos em 20-40% dos casos, leva à morte. Para a parte europeia da Rússia, o valor é de 1-3%.

Carrapatos infectar processo de sugadores de sangue humano. E a fêmea suga o sangue por um longo período de tempo, geralmente vários dias. Ao mesmo tempo aumenta-se o peso de cerca de uma centena de vezes. Mas os homens que sugam algumas horas, e de sucção às vezes pode ser ignorado, embora infectada com encefalite pode ser tão cedo quanto o primeiro minuto depois de chupar carrapato infectado.

Formas e fases de encefalite transmitida por carrapatos

Na maioria das vezes, a doença manifesta-se em 10 - 12 dia da doença, mas o período de incubação pode ser de 7 a 21 dias.

Encefalite transmitida por carrapatos pode ser subdividida em várias formas clínicas. Qualquer um deles começa, geralmente quente, isto é, durante a noite. Os primeiros sintomas são muito semelhantes aos observados com a gripe:

  • calafrios
  • rápido aumento na temperatura de 38 - 39 °
  • dor de cabeça
  • dor por todo o corpo
  • fraqueza, fadiga
  • anorexia
  • náuseas, vómitos, por vezes,

Encefalite transmitida por carrapatos ocorre, geralmente em várias etapas:

  1. Fase 1. Nesta fase, o vírus replica apenas no sangue, não podem penetrar no sistema nervoso. Não há outros que não aqueles listados acima sintomas podem não ser observadas. A febre dura vários dias - até cerca de 10. A forma mais leve, febril da doença nesta fase zavershaetsya.Posle primeira fase, a temperatura pode diminuir durante alguns dias. Enquanto isso, o vírus supera as barreiras entre o sistema nervoso e sistema circulatório do corpo, chamado a barreira sangue-cérebro e no cérebro. Fase 2 começa.
  2. Fase 2 encefalite. O vírus afecta o revestimento do cérebro. O paciente sente dor de cabeça intensa, fotofobia aparece, vômitos. Há uma rigidez do pescoço, que eles têm tal poder, que ele não pode trazer o seu queixo até o peito. Nesta fase é completada meníngea, a forma mais comum da doença.
  3. Fase 3 está presente nas formas, que são chamados focal. Nesta fase, o vírus infecta não só a membrana, mas também as próprias células do cérebro. Os sintomas dependem aqui em que parte do cérebro lesões são localizadas e qual o tamanho que atingiram.

Por forma meningoencephalitic encefalite caracterizada por alterações da consciência, o aparecimento de convulsões, distúrbios psiquiátricos, distúrbios do movimento (paresia e paralisia).

Quando poliomieliticheskoy forma das células nervosas doença danifica na medula espinhal cervical. Observado lento (ou seja, com uma completa falta de movimento) paralisia dos músculos do pescoço e das mãos, que muitas vezes levam à deficiência.

É as duas últimas formas são as mais perigosas, com a probabilidade de morte. Mesmo quando eles deixam a recuperação do paciente "na memória" dores de cabeça, paralisia e outros problemas neurológicos.

O diagnóstico diferencial da encefalite transmitida por carrapatos

O diagnóstico da doença é extremamente difícil. Em um sintomas clínicos para determinar a encefalite transmitida por carrapatos não é possível - na verdade, estes sintomas são típicos de quase qualquer doença infecciosa.

Encefalite suspeita pode ser baseada no fato de que o paciente está na zona rural, em um bosque. No ideia de QE, é claro, é trazer o fato de que o paciente foi mordido por uma carraça. Mas, como nos lembramos, o ácaro macho pode infectar os seres humanos e, assim, passar desapercebido.

A fim de confirmar a presença de encefalite transmitida por carrapatos, exigem análises especial sobre:

  • Imunoglobulina M (IgM). A presença de imunoglobulina no sangue indica que o vírus de TBE entraram recentemente no corpo.
  • A imunoglobulina G (IgG). Estes anticorpos aparecem no sangue depois do que M, e armazenadas após a recuperação ao longo da vida. Fornecer imunidade vitalícia aos patógenos. Ele é feito para desenvolver a vacinação IgG contra a encefalite transmitida por carrapatos.

A presença de ambos os anticorpos fala de infecção humana pelo vírus TBE. Se o sangue é encontrado apenas IgG - significa uma pessoa ou doente por um longo tempo ou tinham sido vacinados ou já havia sofrido a doença.

  • Reação em cadeia da polimerase (PCR) de sangue e líquor (líquido cefalorraquidiano) sobre a encefalite transmitida por carrapatos - permite detectar o vírus, o agente causador da doença.

Todos os pacientes foram examinados ao mesmo tempo TBE Carrapatos doença de Lyme, uma vez que não é possível infecção humana uma vez que ambas as infecções de uma vez.

 a vacinação contra a encefalite transmitida por carrapatos

O tratamento da encefalite transmitida por carrapatos

O tratamento geralmente é limitado principalmente a terapia sintomática. O paciente é obrigado a ser nomeado repouso absoluto.

Às vezes, uma neutralização do vírus usando imunoglobulina protivokleschevoy (um medicamento que contém os anticorpos IgG para o agente patogénico da doença), mas a viabilidade desse tratamento agora posta em causa. Medicina Europeia renunciou ao uso de imunoglobulina G para o tratamento de encefalite transmitida por carrapatos.

No tratamento de EC pode ser utilizado vitaminas. Por exemplo, ácido ascórbico (vitamina C), que aumenta a imunidade e melhora o fígado para neutralizar substâncias tóxicas. O dia em que o paciente é administrado de 300 a 1000 mg de ácido ascórbico.

Além do ácido ascórbico, os pacientes são encorajados a vitaminas B

A partir de uma pessoa para outra encefalite transmitida por carraças não é transmitido, de modo que o isolamento do paciente, neste caso, não é necessária.

Prevenção da encefalite transmitida por carrapatos

I. A vacinação contra a encefalite transmitida por carrapatos

Se você mora em uma área onde a probabilidade de encontrar encefalítica carrapato é bastante elevada, ou a planear uma viagem a esta área, você deve ser avisado com antecedência sobre a vacinação contra a encefalite transmitida por carrapatos. Vacinar-lo a qualquer momento do ano. Mas sempre tenha em mente que um possível encontro com o carrapato deve ser realizada não antes de catorze dias após a segunda vacinação.

Deve ser lembrado que a imunidade é finalmente formado apenas 45 dias após a segunda vacinação. Se você vacinados contra casos de encefalites transmitidas por carrapatos em um esquema de emergência, este prazo é reduzido para 28 dias.

Vacinas contra a encefalite transmitida por carrapatos

Hoje na Rússia usado tanto vacina importada e russo. Eles são sobre o mesmo na composição. Sua tecnologia de produção também está muito perto. Em todos os casos, em embriões de galinha vírus crescido - agentes patogénicos e, em seguida, neutralizá-los.

Todas as vacinas vivas não é o agente causador da doença, assim infectado com encefalite após a vacinação impossível. O corpo é introduzido apenas antigénio da partícula do vírus. Este antigénio é o sistema imunológico humano começa a produzir anticorpos - imunoglobulinas. Quando o corpo recebe o vírus real - o agente causador de TBE já presente nas imunoglobulinas no sangue rapidamente neutralizá-lo.

Todas as vacinas são ativos contra a encefalite Europeia e contra os tipos asiáticos. A sua eficácia é bastante grande. De acordo com várias fontes, depois de três a vacinação protegeu completamente contra o vírus são entre 90 e 98% dos vacinados.

O que é o contra-vacinação de encefalites?

No caso das vacinas importadas são muito poucas contra-indicações:

  • alergia a proteína do ovo;
  • qualquer doença infecciosa aguda (a vacinação pode ser realizada apenas duas semanas após a recuperação);
  • até 1 ano.

Vacinas russas para a encefalite transmitida por carrapatos é muito mais ampla lista de contra-indicações:

  • a presença de alergias alimentares (especialmente os ovos brancos);
  • alergias a medicamentos;
  • doenças do tecido conjuntivo sistêmicos;
  • complicação ou reacção muito forte (vermelhidão e inchaço de um diâmetro maior que 8 cm, a temperatura é superior a 40 °)
  • após a primeira administração da vacina;
  • asma;
  • tuberculose;
  • reumatismo;
  • crises epilépticas frequentes;
  • doenças do sangue;
  • exacerbação de doenças crônicas dos rins e do fígado;
  • cardio - insuficiência vascular II ou III grau;
  • transferido uma vez um acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio;
  • distúrbios endócrinos (hipertireoidismo, diabetes, entre outros.);
  • malignidades;
  • Gravidez (vacinação disponível duas semanas após o parto);
  • Quaisquer doenças infecciosas agudas (a vacina é administrada de um mês após a recuperação);
  • hepatite viral e vacina meningocócica (usado seis meses após a recuperação);
  • até 1 ano (para o EntseVir vacina - até 3 anos de idade).

Posso obter vacinados contra a encefalite grávida ou enfermagem mulheres transmitidas por carrapatos?

O fato é que no momento nenhum conhecimento confiável sobre o impacto da vacina no feto. Também é desconhecido se os componentes da vacina são alocados para o leite materno. Assim, as mulheres grávidas e lactantes são apenas se for absolutamente necessário vacinados. Anteriormente deve pesar os "prós" e "contras" para avaliar o risco real de exposição a carrapatos mulheres encefalite.

II. Roupas fechadas máximos, check-ups regulares

Indo para a floresta ou para as montanhas, usar roupas de cor clara com mangas compridas, de preferência com um capuz. Se não houver nenhuma capa, certifique-se de esconder qualquer cabelo sob um cocar. Calças Tuck em meias.

Não é adequado para caminhadas na mata roupas de veludo, lã e outros tecidos grossos, como visto em seu ácaro é bastante difícil.

Cada quarto de hora inspecionar roupas e redefinir todos os insetos capturados nele. Depois de voltar da floresta, realizar um exame completo, com especial atenção para a virilha, axilas, as orelhas, pescoço - carrapatos muitas vezes juntar-se nesses lugares.

As roupas em seu retorno da floresta devem ser lavadas em água quente.

III. Use repelentes

Repelentes carrapatos ("Off! Extremo!", "Gaivota RET", "Deta-Wocke", "DEFI-Taiga", "Biban" e outros), agora é vendido em quase todas as lojas.

É aplicado a áreas expostas da pele e roupas. Recomenda-se aplicar repelente de insetos bandas circulares ao redor da cintura, pescoço, tornozelos, joelhos, em suas luvas.

Repelentes têm um efeito dissuasivo para os portadores de encefalite transmitida por carrapatos. Encontrar uma tal substância, o parasita se arrasta para longe na direção oposta. Repelentes de Ação infligido na roupa, salvou de algumas horas a cinco dias.

Há também mais perigoso para assinalar produtos - acaricidas (. "Reftamid taiga", "Pretiks", "piquenique anti-ácaro", "Gardeks-anti-ácaro" e outros) e produtos insecticida-repelente ("Medilis-conforto", "Tick-kaput "," Edge-rap "), e outros.) Estes fundos são depositados sobre as roupas, até duas semanas mantêm a sua capacidade de matar os parasitas.

Devido à forte toxicidade insecticida e acaricida-repelente estritamente proibida aplicado à pele. Não usá-los para proteger as crianças.

Para as crianças há repelentes especiais que contêm ingredientes menos tóxicos, "Off-crianças", "Efkalat", "Biban-gel" e outros.

Se você encontrar um carrapato

Se você encontrou o corpo preso carrapato, retire-o com uma pinça manicure. Se a mão não têm pinças, enrole a cabeça de discussão do parasita tão próximo quanto possível da tromba e puxe.

Nota: remover o carrapato, tente não fazer nenhum movimento brusco. Balançando suavemente e torcendo, tente suavemente para obtê-lo, não de esmagamento (esmagamento do carrapato pode ser soprado para dentro da corrente sanguínea os patógenos mordidos por encefalite transmitida por carrapatos). Feridas após a remoção do ácaro tratar a solução alcoólica de iodo, cloro-hexidina ou outro desinfectante.

Se aconteceu assim que a cabeça do carrapato permanece no corpo (neste caso, você verá um ponto preto), tratar este lugar com uma solução desinfetante, toma a agulha e remova a cabeça, como geralmente é removida uma lasca.

Para remover um carrapato, você pode ir para o hospital. No entanto, deve-se ter em mente que a remoção inicial da carraça reduz a probabilidade de infecção mordido.

Se uma pessoa tiver sido mordido por encefalítica carrapato, aplicar medidas de prevenção de emergência.

Medidas de prevenção de emergência

Introdução imunoglobulina protivokleschevoy. Obtenha este fármaco a partir dos doadores de sangue que tenham sido vacinados contra a TBE.

Protivokleschevoy imunoglobulina é administrado a pessoas não vacinadas. Às vezes, é administrado e enxerto - se houvesse alguns carrapatos, ou se houve re-infecção pelo vírus da encefalite depois de um mês e meio após a primeira.

A viabilidade da introdução de imunoglobulina protivokleschevoy muitos médicos hoje é altamente questionável. Estudos têm mostrado que a imunoglobulina intravenosa ajuda a prevenir a doença máximo de 60% dos casos.

Além disso, quando se aplica a imunoglobulina suficientemente elevado risco de efeitos secundários.

Nota: Em nenhum caso, não deve ser administrado este medicamento por conta própria! O risco de tal tratamento pode superam em muito os possíveis benefícios.

Jodantipyrin - uma droga antiviral tem ação imunoestimulante. Aprovado para uso em 1996. Ele é usado como uma ferramenta para a prevenção de emergência de encefalite transmitida por carrapatos em adultos e adolescentes a partir de 14 anos de idade.

De acordo com estudos realizados pela eficiência superior a imunoglobulina protivokleschevoy Jodantipyrin. Ele pode ser livremente comprados na farmácia e tomar um fora da cidade. Assim, você vai ser capaz de tomar Jodantipyrin imediato se, apesar de todas as precauções, você ainda foram atacados por um ácaro.

O medicamento é tomado durante os primeiros dois dias após a detecção do parasita por 3 comprimidos três vezes ao dia, em seguida, mais dois dias para 2 comprimidos três vezes ao dia. Finalmente, nos próximos cinco dias, tomar um comprimido por dia.

Nota: Jodantipyrin é contra-indicado em caso de hipersensibilidade ao iodo.

Crianças anaferon também pode ajudar neste caso. No caso de picada de carrapato para crianças menores de 12 anos estão em anaferon comprimido três vezes ao dia. Uma criança com mais de 12 anos de idade - dois comprimidos. Preventiva anaferon recepção parou três semanas após a detecção do ácaro no corpo da criança.

É importante ter em mente que as medidas urgentes não são suficientemente eficazes em comparação com a vacinação contra a encefalite transmitida por carrapatos e não protegem contra outras doenças que são transportadas por carrapatos.

 Assinale encefalite transmitida




Яндекс.Метрика