asfixia

Todos os pais estão aguardando ansiosamente o nascimento de seu bebê, preocupada com ele. E, infelizmente, às vezes essas desculpas são justificadas. Uma patologia bastante comum é a asfixia. Ouvir o diagnóstico, quase todos os pais estão com medo e pânico. Claro, asfixia - uma causa de alarme, mas muitas vezes a ansiedade dos pais é muitas vezes demasiado forte. E na maioria das vezes ocorre devido à falta de compreensão do que está acontecendo com o filho durante a asfixia.

Asfixia - é um estado do recém-nascido, em que, devido a violações do processo de respiração, deficiência de oxigênio desenvolve. Existem dois tipos de asfixia: preliminar, que ocorre no nascimento e secundário - em desenvolvimento nos primeiros dias após o nascimento.

Causas de asfixia neonatal

Claro, não boas razões asfixia em um recém-nascido não está lá. Como regra geral, as razões que causam asfixia é ou sofrimento fetal agudo ou crônico. Além disso, a razão para a ocorrência de asfixia pode ser:

  • Genéricos recém-nascido lesão intracraniana.
  • Incompatibilidade imunológica da mãe e do feto.
  • A obstrução das vias aéreas do bebé recém-nascido - um fluido completa ou parcial, ou amniótico, ou muco.
  • Malformações do feto, causando processo dificuldade para respirar.

Além dos problemas de saúde da apnéia do bebê recém-nascido pode ser causado também problemas como a presença de doenças extragenitais em mulheres grávidas. Por exemplo, tais como:

  • Cardio - sistema vascular, especialmente aqueles em fase aguda.
  • Pronunciado anemia por deficiência de ferro, principalmente no último trimestre da gravidez.
  • Diabetes, forma especialmente dependente de insulina.
  • Toxicosis tarde - gestosis acompanhada de inchaço dos pés e pressão arterial elevada.

Muito frequentemente o curso patológico da gravidez também leva ao aparecimento de asfixia neonatal. Estrutura de Patologia do cordão umbilical, placenta e das membranas fetais, descolamento prematuro da placenta prematuro, ruptura prematura das membranas e um longo período de seca - todos estes fatores de alto risco.

Além disso, muitas vezes asfixia ocorre se houver algum - as anomalias verificadas de trabalho, má esbarrar cabeça fetal, mãe pélvis patologicamente estreito e assim por diante.

A razão pode ser problemas de saúde secundário asfixia tal criança como pneumonia congênita, acidente vascular cerebral, ficando vômito no trato respiratório, alguns tipos de distúrbios do sistema nervoso central de um bebê recém-nascido.

O que acontece no momento da asfixia?

O que acontece no corpo do recém-nascido no momento das migalhas de asfixia? Não importa o que ela foi causada por asfixia, a criança começa uma mudança imediata em processos de troca, hemodinâmica microcirculação. Isto é, quanto será expresso nestas alterações depende do tempo de duração de asfixia e o seu grau de intensidade.

Durante a hipóxia aguda na criança aumenta significativamente o volume de sangue total. Isto ocorre devido ao facto de os aumentos de volume de sangue em eritrócitos circulantes. No caso de asfixia grave desenvolve no seu anterior hipóxia fetal crónica desenvolve hipovolemia. Hipovolemia - que a consistência mudança de sangue: se condensa, aumenta a sua viscosidade, e eritrócitos e plaquetas adquirem maior capacidade de agregação.

Nos órgãos vitais internos de um bebê recém-nascido - no fígado, rins e glândulas supra-renais, coração e cérebro - pode detectar edema e hemorragia que ocorre como conseqüência de hipóxia tecidual. Devido à redução dos parâmetros hemodinâmicos periférico e central reduz o número de frequência cardíaca e pressão sanguínea desce. Devido à interrupção do processo de metabolismo é uma violação da função urinária dos rins.

Os sinais de asfixia neonatal

O sinal mais importante da presença de uma asfixia do bebé recém-nascido é uma violação do processo respiratório, o que leva a uma alteração do ritmo do coração, bem como as alterações patológicas do sistema nervoso: desordens de sistema nervoso - condutividade muscular e reflexos de desvanecimento. Nos primeiros segundos após o nascimento, os médicos - neonatologistas examinar cuidadosamente a criança e avaliar a sua condição. A condição da criança é avaliado por um Apgar especial:

  • Asfixia leve

No caso de asfixia não está claramente expresso, e o corpo da criança não dói muito, avaliação da pontuação da criança Apgar será 6 - 7 pontos. Uma criança nasce com asfixia moderada, fazendo sua primeira respiração dentro do primeiro minuto após o nascimento. No entanto, apesar disso, as migalhas de uma respiração enfraquecida, há uma diminuição do tônus ​​muscular e cianose (azul) triângulo nasolabial.

  • A gravidade média de asfixia

No mesmo caso, se um bebê é diagnosticado um grau médio de hipóxia, a pontuação será 4 - 5 pontos. Nesse caso, se a criança nasce com asfixia moderada, ele também fez sua primeira respiração dentro de minutos após o nascimento, mas respirando pesadamente enfraquecido, pode ser irregular, chorando, bebê é muito descontraído.

Além disso, o bebê pode sentir taquicardia, bradicardia, diminuição do tônus ​​muscular e os reflexos de todos. A pele das mãos e dos pés, bem como os indivíduos têm uma tonalidade azulada distinta. Para o cabo das migalhas caracterizadas por intensa latejante.

  • Hipoxia grave

Quando forma pronunciada de médicos asfixia avaliar a condição da criança nos 1 - 3 pontos.

Na respiração asfixia grave é irregulares (respirações individuais) ou ausente, a criança não chora, às vezes geme, batimentos cardíacos diminuiu, em alguns casos, substituídos por um único batimentos cardíacos irregulares hipotonia ou atonia observado, os reflexos estão ausentes, pele pálida, como resultado de espasmo dos vasos sanguíneos periféricos, cordão umbilical pulsos; muitas vezes desenvolvidos insuficiência adrenal.

  • Morte aparente

Nesse caso, se a pontuação total Apgar é 0, a criança está em um estado de morte clínica. Neste caso, a fim de salvar a vida da criança, reanimação imediatamente embarcar em uma reanimação complexo.

Tratamento de recém-nascidos asfixia aguda

Estritamente falando, todas as crianças, sem exceção, nasceram em um estado de asfixia, precisam de cuidados intensivos imediato. Quão eficaz será todos os procedimentos médicos, dependendo de como logo após o nascimento, eles começaram. Todos os eventos começam cuidados intensivos imediatamente após o nascimento, à direita na sala de parto.

Durante a reanimação condição da criança é monitorada continuamente todos os parâmetros básicos da vida de seu corpo:

  • A taxa de coração.
  • O hematócrito.
  • A freqüência respiratória e profundidade.

Com base nessas leituras médicos são capazes de controlar a eficácia da sua acção e, se necessário, corrigi-los.

Imediatamente após a cabeça do feto é carregado, o médico insere na boca e nariz da sonda recém-nascido e macio com uma aspiração eléctrica remove todo o conteúdo do tracto respiratório superior: os restos do líquido amniótico, de muco. Depois disso, o cordão umbilical é cortado a criança, e as migalhas estão colocados numa mesa de ressuscitação especial, sob os raios de uma lâmpada especial. Depois disso, a re-aspiração dos conteúdos do conteúdo do estômago e da nasofaringe.

Após a atividade cardíaca e respiratória da criança será restaurada, e sua condição é estável, as migalhas são levados para a unidade de terapia intensiva. Todas as outras medidas médicas são destinadas a prevenir ou a eliminação do edema cerebral existente, normalizar processos metabólicos, a recuperação da função renal e hemodinâmica do processo.

 consequências asfixia

Termos de acolhimento de crianças asfixiadas

A fim de que a criança o mais rapidamente possível recuperado dos efeitos da asfixia, é muito importante para proporcionar-lhe com cuidado médico adequado. A criança deve estar em descanso completo, e sua cabeça - na posição elevada. Muito importante é a terapia de oxigênio intensivo sem exceção bebês asfixiados.

As crianças que nascem com asfixia moderada, colocados em uma tenda especial de oxigênio. Esta barraca é uma espécie de cúpula, no interior do qual alto teor de oxigênio. O filho passa várias horas a vários dias, dependendo do seu estado de saúde.

Da mesma forma, se a criança em sofreu asfixia moderada ou grave, ele deve ser colocado na incubadora. A incubadora fornecido oxigénio, a sua concentração deve estar dentro de cerca de 40%. No mesmo caso no lar de idosos para alguns - qualquer motivo não tem o equipamento necessário, o fornecimento de oxigênio disponível através de uma cânula nasal especial ou através de uma máscara de respiração.

Muitas vezes, é necessário para conduzir conteúdos re-extracção recém-nascido, normalmente o muco do tracto respiratório superior do bebé. Além disso, a monitorização cuidadosa dos indicadores, tais como a função intestinal, diurese, temperatura corporal.

A primeira alimentação da criança, que sofreu asfixia leve a moderada, produzido em cerca de 16 horas após o nascimento. As crianças que nasceram em um estado de asfixia grave, pela primeira vez, a comida dentro de 24 horas, usando uma sonda especial. Mas a questão de como. Quando o miolo pode começar a aplicar ao peito, resolvido individualmente em cada caso, dependendo da condição da criança.

Após a alta hospitalar

Depois que o bebê é alta hospitalar, deve estar sob observação médica de especialistas como um pediatra e neurologista. Isto é necessário, a fim de evitar possíveis complicações do sistema nervoso central.

O prognóstico subseqüente depende de vários fatores, incluindo a gravidade da asfixia, início atempada das medidas terapêuticas e de sua adequação. Nesse caso, se a criança nasceu com uma asfixia primário, o prognóstico depende de avaliação secundária do índice de Apgar (realizada de 5 minutos após o nascimento). No caso em que a segunda estimativa mais elevada do que a primeira, as previsões para a vida da criança são bastante favoráveis.

Nesse caso, se a criança nasce em um estado de asfixia, durante os primeiros anos de vida podem ser observadas tais complicações. Asfixia, as conseqüências:

  • Hiper e gipovozbudimost.
  • Síndrome hydrocephalic.
  • Síndrome espástica.
  • Violações diencefálica.

Na maioria das vezes eles se colocam na hipótese de que houve asfixia neonatal grave. É a fim de reduzir o risco de tais complicações e tratamento precoce, e follow-up é necessário ter conhecimentos adequados.

Prevenção de asfixia neonatal

A fim de evitar todos os problemas que isso implica asfixia, precisa tomar as medidas preventivas necessárias. Claro que, infelizmente, não é sempre medidas preventivas podem evitar asfixia, mas ignorá-las não é necessário. Aproximadamente 40% das medidas preventivas dar um resultado positivo. Assim:

  • Prevenção de sofrimento fetal

A fim de evitar o desenvolvimento de hipóxia fetal, necessitar de uma monitorização constante da gravidez. Durante a gravidez deve ser prontamente identificados todos os fatores de risco, tais como:

  • As doenças somáticas e infecciosas, como resfriados, gripes, doenças respiratórias agudas.
  • Distúrbios do sistema endócrino e uma mulher grávida hormonal.
  • A presença de estresse forte na vida da mulher grávida.
  • Idade da mulher grávida - o que ela é mais velha, maior o risco.
  • A presença desses maus hábitos, como tabagismo e uso de bebidas contendo álcool.

Além disso, é importante proceder a um acompanhamento pré-natal do feto e da placenta. Por exemplo, a condição da placenta pode indicar explicitamente uma possível falta de oxigênio do feto ea presença de mecônio no líquido amniótico é um sinal de perigo. Assim que será visto sinais de alerta, você deve começar imediatamente a terapia apropriada.

Tudo isso confirma mais uma vez a necessidade de acompanhamento médico contínuo da futura mãe. Em nenhum caso é inadmissível ignorar visitar o médico - ginecologista durante a gravidez -, porque, assim, você expor as ameaças para a saúde de seu bebê, e talvez até mesmo sua vida.

Além disso, a prevenção da hipóxia não é o último papel é desempenhado o caminho certo da vida da mulher grávida. Para fazer isso, a futura mãe deve observar algumas regras simples:

  1. Andar a pé. Para gravidez normal futura mãe deve passar bastante tempo ao ar livre. Mulher sangue está saturado com o oxigênio, que recebe o bebê. O oxigênio é essencial para o bom desenvolvimento de seus órgãos internos e crescimento. Muitas mulheres acreditam que as esferas são úteis apenas se eles estão fora da cidade. No entanto, a caminhada é ideal e comum ao lado da casa Square.
  2. Rotina diária. Para mulheres grávidas é muito importante observar o modo do dia. Recolhimentos noite no computador, acordar cedo de manhã, o ritmo louco do dia - tudo a gestante deve ser deixado no passado ", doberemennoy" vida. Uma mulher deve dormir pelo menos 9 horas por noite, e pelo menos um par de horas no período da tarde. Tente sempre encontrar tempo para relaxar.
  3. Complexos minerais - Vitamina. Qualquer variedade de alimentos não foi uma mulher grávida, especialmente a qualidade dos produtos de hoje são tais que, para obter todas as informações necessárias para o desenvolvimento de vitaminas da criança, oligoelementos e minerais são simplesmente impossível. É por isso que toda mulher grávida deve tomar vitamina - complexo mineral que irá satisfazer todas as necessidades da mãe e da criança. No entanto, não é necessário escolher um ou outro medicamento - que deve ser feito pelo seu médico - ginecologista que conhece todas as características de seu corpo e gravidez.

E não se esqueça de manter a paz de espírito e uma atitude positiva. Não é à toa que dizem que a crença no sucesso - que é cerca de metade do trabalho!

 Asfixia. Tratamento Simtomy

Recomendamos para check-out: o tratamento de pneumonia em crianças





Яндекс.Метрика