como melhorar a auto-estima de um adolescente

Conteúdo:

  • Como você sabe se o discreto auto-estima?
  • O que fazer em qualquer caso, é impossível?
  • Como você pode ajudar o seu filho?

Ser um pai - não só honrado, mas também problemático e responsável. E para ser os pais de um adolescente e fez - calvário. Ainda assim, não é nenhuma maravilha sabedoria popular diz que as crianças pequenas, pouco bedki e crianças - grande bedki. Em adolescentes, os problemas de pares, primeiro amor infeliz, então, mesmo aquilo que acontece malignos. E que os pais devem estar lá para ajudar e apoiar seu filho adulto.

Mas todos os problemas da adolescência em um artigo não vou dizer, por isso hoje vamos nos concentrar em um problema específico, ou seja, a forma de melhorar a auto-estima de um adolescente. Certamente o tema de interesse para muitos pais, como a auto-estima do adolescente - o ponto mais vulnerável. Para um adolescente em profundidade introspecção típica, e sempre subjetivo - ele consegue encontrar uma escassez de 333, e na maioria dos casos, completamente ficcional.

E no caso em que existem deficiências reais - por exemplo, excesso de peso, óculos ou mau desempenho escolar - todas as luzes extinga. Onde baixa auto-estima, sempre diferentes complexos. O que poderia ser pior para o indivíduo em desenvolvimento do que um complexo de inferioridade? Portanto, a principal tarefa dos pais - para levantar esta mesma avaliação, assim, ter protegido sua psique frágil de choques desnecessários.

 como melhorar a auto-estima do adolescente

Como você sabe se o discreto auto-estima?

Infelizmente, os pais nem sempre entendem o que a auto-estima de seu filho ou filha é subestimado - muitas vezes os adolescentes são cuidadosamente esconder seus sentimentos. Mas, a fim de ajudar o seu filho, você deve primeiro entender se o problema em si. Pais atentos e não precisa dizer nada - todos eles palpite. Para facilitar as coisas, oferecemos-lhe uma série de perguntas que vão ajudar a esclarecer a situação. Quanto mais perguntas você vai dar uma resposta positiva, maior o problema.

  1. Seu filho está relutante em ir para o contato com os colegas, com medo de ser ridicularizado?
  2. Adolescente bastante preocupante e muitas vezes entrou em pânico?
  3. A criança se recusa a tentar algo novo para si, porque de antemão fracasso certo?
  4. Se ele passou a fazer algo de bom, a criança acha que a sorte é aleatória?
  5. Seu bebê depende das opiniões dos outros?
  6. Têm modelos do seu filho entre os seus pares?
  7. Criança evita atenção em férias em família?
  8. O adolescente se recusa a participar de atividades escolares?
  9. Caminhe com seus amigos criança vai preferir uma noite no quarto dele?
  10. A criança nunca ou raramente e com relutância compartilhar com vocês o meu sucesso, pensamentos, ansiedades e preocupações?

Claro, um - dois resposta positiva pode ser uma coincidência, portanto, para dar o alarme cedo - apenas para ver o filho. Mas se as respostas positivas de três ou mais - os adolescentes precisam adulto ajuda. E se os pais não reagir a tempo ou irá corrigir a situação, você vai precisar de ajuda profissional de um psicólogo infantil.

O que fazer em qualquer caso, é impossível?

Muitas vezes os adultos encontrar baixa auto-estima, tentando encontrar a resposta para dois conhecidos pergunta - quem é a culpa eo que fazer? E muito poucas pessoas vem à mente, que é principalmente na baixa auto-estima da criança são os culpados no primeiro lugar pais. Palavra impensada, punição injustificada, você acha uma piada inocente - tudo isso pode ser o começo de sérios problemas.

Portanto, examinar cuidadosamente o que fazer em qualquer caso, não se pode bem me lembro. É provável que esses elementos indesejáveis ​​"educação" em certa medida, inerente a você. Assim:

  • Não critique uma criança

Crítica, é claro, necessário. Mas só uma crítica construtiva! Em nenhum caso, não ir para a personalidade da criança, mesmo se você estiver muito irritado. Por exemplo, o adolescente mais uma vez você desobedeceu. Quase tudo que ouve dizer "você é insuportável! ". Substituí-lo com uma declaração sobre o outro - "o seu comportamento tornou-se intolerável." Essa é a crítica deve ser dirigida a ações indesejáveis ​​de um adolescente, mas não em sua personalidade!

  • Não economize em louvor

Infelizmente, todos nós somos rápidos a violência, especialmente quando se trata de crianças. Mas o elogio dos pais esperar que não é tão simples. E uma razão muito boa - se você não louvar regularmente a auto-estima da criança é improvável que seja alta o suficiente. Claro que, para uma tigela de lavada para o elogio cada vez - é um exagero. Mas se você, pelo menos, uma vez por semana vai notar que você tem um assistente, um filho é a certeza de apreciar.

  • Não se concentrar sobre as deficiências do exterior

Em atitude adolescência para a sua aparência o mais crítico. Os pais devem ser muito discreto quando se trata de a aparência de um adolescente. Nenhuma crítica e até mesmo em tom de brincadeira observa - mesmo se não houver uma razão. Observação muito tato, e ainda melhor conselho - máximo.

  • Não compare o seu filho

É um grande erro que os pais muitas vezes fazem - é comparar seu filho com seus pares. Especialmente se a comparação não é a favor da criança. Por exemplo, o bebê errado, que trouxe ainda mais três, citando seu colega de classe, que recebe alguns excelentes marcas.

 como melhorar a auto-estima de um adolescente corretamente

Como você pode ajudar o seu filho?

Então, a gente descobriu como entender o que a baixa auto-estima do adolescente e como não agravar a situação. Vamos entender como esse aumento muito adolescente auto-estima. Na verdade, esta não é uma tarefa tão difícil - pelo menos para os pais. Muitas vezes, a mãe eo pai se queixam de que seu filho está muito adulto afastado e preso em si mesmo. Adultos pensam que estão a perder para um ex-autoridade adolescente. No entanto, na realidade não é assim! A criança ainda é muito dependente em sua mente, então tudo está em suas mãos.

  • Preste atenção para a aparência da criança

Aparência impecável de um adolescente - esta é uma questão muito importante que os pais precisam manter sob controle. Haircut oportuna para as meninas - manicure, roupas da moda - sim, tudo isso requer um monte de custos, mas não economiza nos custos. Crianças - sendo cruel, especialmente na adolescência. Portanto, as economias em jeans ou jaqueta de dinheiro pode ser um preço a pagar pela paz de espírito filho e filha. Embora, é claro, isso não significa que você não tem absolutamente tudo para saciar os caprichos e comprar coisas a partir da mais recente coleção de nomes da moda mundial - tudo deve ser razoável e com moderação.

By the way, sobre o estilo de roupas - sempre ouvir o seu filho. Suas idéias sobre moda adolescente pode ser muito diferente da realidade. Deixe o adolescente a fazer escolhas em suas próprias coisas. Em casos extremos, ligeiramente Ajuste esta opção - ordenadamente e discretamente. Acredite em mim - se você fizer isso direito, aumentar a auto-estima da criança não vai demorar muito.

  • Ajudar o jovem a conseguir alguma coisa

Você quer aumentar a auto-estima de seu filho? Ajude-o a encontrar um motivo para se orgulhar, porque certamente é, apenas um adolescente não vê-lo. Talvez o seu filho está interessado em tocar guitarra? Comprar-lhe uma boa ferramenta e dar dinheiro para os professores individuais. Minha filha está interessada em fotografia? Dê-lhe uma boa câmera e apoiar as suas iniciativas. Muitos adolescentes escrever poesia - uma coleção de impressão! Que seja apenas 10 cópias, mas será! Minha filha gosta de cozinhar? Bem, pedir-lhe para convidar amigos e ter uma festa. Ou a criança é uma faísca, a principal coisa - para vê-lo.

Se você tiver sucesso, a criança vai em breve ganhar reconhecimento entre pares. E é pouco provável que seja capaz de aumentar a auto-estima melhor do que este. E quem sabe como transformar sua vida? Talvez esta seja a paixão adolescente se torna uma questão de vida de seu filho?

  • Ensine seu filho a dizer "não"

Too muitas pessoas nem sequer percebem que a auto-estima pode ser aumentada para vários itens, se você aprender a dizer "não". Isto é verdade para um adolescente - a menos que alguém pode negar nada, ele vai se sentir impulsionado, o que não contribui para a alta opinião de si mesmo.

By the way, quase nenhuma das pessoas que têm baixa auto-estima, não pode recusar. Ele acredita que, ajudando os outros, torna-se mais importante para eles. Na verdade, mal, infelizmente, não é - as pessoas apenas descaradamente usar de tal "amigo-amigo". Mas o respeito que eles acumulam. Além disso - logo as pessoas começam a perceber essa assistência concedida e simplesmente arrancar. Como resultado, a auto-estima de um adolescente cai ainda mais baixa. Portanto, queridos pais, ensinar seus filhos a respeitar a si mesmos e de recusar, se eles tentarem explorar.

  • O lado material da questão

Ele não vive só de pão. Todos nós na infância foram ensinados que a riqueza - não é a coisa mais importante na vida. No entanto, a realidade atual dita as regras. Já mencionamos que você não pode poupam em guarda-roupa do bebê. No entanto, além das roupas da criança moderna tem outras necessidades.

Por exemplo, um telefone móvel, o jogador, computador, eventualmente. Em primeiro lugar, todas essas coisas são realmente necessárias para a vida normal de um adolescente. E em segundo lugar, é também uma questão de prestígio - uma criança que não tem tudo isso, provavelmente espia muito rapidamente provocação. Acredite em mim, sobre qualquer auto-avaliação, neste caso, não pode ser considerado.

  • O respeito de Sami criança

Todas as formas acima para aumentar a auto-estima de um adolescente é definitivamente eficaz. Mas eles serão completamente inútil se você está o seu filho não será respeitado. Queridos papai e mamãe! Para começar a entender uma coisa muito importante - seu bebê ontem, hoje já bastante adulta. Uma pessoa adulta com seus desejos, idéias e potencial, embora ainda não plenamente realizados.

E essa pessoa que você deve ser respeitado, levado a sério e contar com a sua opinião. O fato de que você não deve, em nenhuma circunstância, permitir-nos para humilhar uma criança, nós dissemos. Mas, além disso, é importante deixar claro ao seu filho que você acha que iguais. O conselho de família sempre considerar as opiniões da criança, ocasionalmente, os interesses do seu parecer sobre uma questão particular. E, mais importante, ao longo do tempo como fazer aconselha a criança - mesmo que nem sempre é correcta. A principal coisa que uma criança vê uma confirmação da sua importância.

Se você seguir todas as recomendações, você terá a certeza de elevar a auto-estima da criança. É claro que, não irá acontecer um dia, mas a paciência e um pouco esforço. Se depois de dois ou três meses você não notar uma melhoria na situação é apelar para um psicólogo infantil. E isso não significa que você tem que levar a criança para receber sob escolta - muitas vezes suficiente para ligar para os pais com um psicólogo, que sabe exatamente como melhorar a auto-estima de um adolescente.

 Como melhorar a auto-estima de um adolescente? Dicas para pais

Recomendamos que dizia: Como a criança a auto-estima





Яндекс.Метрика