a crise nas relações familiares

Conteúdo:

  • As razões para a crise na família
  • Sinais da crise na família
  • Quais são as crises nas relações familiares?
  • Como sobreviver à crise da família?

Como você quer ver nossa vida familiar era como um conto de fadas, que foi feito para o clássico "e viveram felizes para sempre!" Infelizmente, não é visto, porém, e não quero acreditar que esta história em breve estará sobre nós. Não o fez recentemente várias advertências de amigos e parentes dispensou as palavras: "Isso tudo vai ser diferente! "? E agora você está sentado na frente de seu marido, e não causar-lhe nada, mas irritação. Soa familiar? Em seguida, leia nosso artigo para aprender tudo sobre a crise familiar.

As razões para a crise na família

Em geral, é necessário para determinar a ordem do que se entende pela palavra "crise" Para muitos de nós, é inequivocamente conotação negativa, mas os psicólogos nem sempre concordam. A crise - um ponto de viragem, um ponto de viragem em que os velhos modos de ser mais 'não funciona ". Como uma regra, a crise é um resultado da invenção de algo novo, por exemplo, a aquisição de novos comportamentos ou mudar o mundo.

Todas essas coisas são chamados de "crise normativa", isto é, eles são uma variante da norma, ou mesmo dirigir seu índice. No coração dessas crises são uma família, como regra, a reestruturação no sistema familiar: a criação de uma nova unidade da sociedade, o nascimento de uma criança, março-lo para a escola, o nascimento de seu segundo filho, e assim por diante - todas as coisas que passam por quase cada um de nós. Infelizmente, para viver e experimentar uma crise de este não se torne mais fácil.

O que podemos dizer sobre as razões que não têm nada a ver com o curso normal dos acontecimentos! Eles incluem tudo o que se torna estressante para a família, mas não se destina a transferir a existência do sistema de uma nova família de nível. O que pode ser um evento?

  1. A traição do cônjuge

    A razão mais comum para a crise na família. Infelizmente, o nosso mundo é organizado de modo que alguém de parceiros frequentemente algo que falta no casamento: sexo, atenção, amor, cuidado, poder, etc. ... E isso é algo que ele ou ela está tentando ir além dos limites das relações familiares. Mas, como qualquer intervenção no sistema familiar, que não passa despercebido mesmo que traição ninguém saberia, ele ainda iria afetar o clima geral. A mudança é mais culpado e atencioso, e aquele que mudou, ele é algum tipo de truque, e reage em conformidade. Tudo isso leva a uma crise na família.

  2. As flutuações no nível de renda

    Não é nenhum segredo que o ambiente financeiro favorável é muito importante para a manutenção da paz na família. A falta de estabilidade nesta matéria corta o chão sob os pés de quase todo mundo, e isso não importa, porque o que aconteceu - o meu marido foi demitido do trabalho ou necessidades dos outros membros da família aumentou. Em qualquer caso, a falta de dinheiro ou a aparência de desacordo são capazes de iniciar uma crise, e mesmo em alguns casos, pôr fim às relações familiares.

  3. Longo prazo ou doença grave de um membro da família pode ser um teste importante para todos os outros (e para o paciente, bem)

    Isto é devido à mudança de muitos parâmetros da família: direito de família, ordem e tradição, normas e estilos de vida da família. Famílias saudáveis ​​são forçados a cuidar dos doentes, que são restrições muito virada e impõe, e isso faz você se sentir culpado. Naturalmente, essa situação do clima psicológico da família não se torne mais saudável.

  4. Expansão ou contração da família

    Temos dito acima sobre tais casos em que é uma crise de regulamentação, por exemplo, o nascimento de uma criança ou morte de um dos cônjuges alguém. No entanto, ele pode ser esperado e previsível evento, e talvez algo fora do comum - por exemplo, um movimento repentino avó. Em qualquer caso, esta família tem um efeito muito forte, e pode causar uma crise nas relações familiares, como mudar as fronteiras, a composição e as regras de vida dentro do sistema. Para tudo isso, você precisa se acostumar, e nem todo mundo vai gostar dessas mudanças.

  5. Mudanças drásticas no estilo de vida da família

    Por exemplo, uma mãe pode ir em uma dieta e começar a traduzir o resto em uma dieta saudável. Ou de repente o pai decide fazer esportes e começar a transportar famílias duas vezes por semana ao ginásio. Tudo isso pode causar raiva e incompreensão por parte dos outros membros da família, bem como quaisquer outras alterações acentuadas, mas tangíveis. Cada um de nós se acostuma a viver como ela é confortável e agradável, bem como a necessidade de mudar estilos de vida irrita qualquer pessoa normal.

 a crise na família

Sinais da crise na família

Acontece que viver com outra pessoa bastante difícil. A necessidade de adaptar-se a ter em conta a sua opinião, a fazer concessões, e, ocasionalmente, esquecer-se sobre o seu próprio conforto e desejos - tudo isso naturalmente provoca um arrefecimento periódico das relações familiares. No entanto, surge a pergunta: como distinguir uma briga temporária da actual crise da família? Há uma série de recursos para ajudá-lo a navegar neste momento.

Em primeiro plano, como regra, além do fato de que quase todas as palavras e ações do parceiro começam a causar em você um forte sentimento de frustração. No nível de consciência que se manifesta no fato de que ele era "apenas enfurece todos! ". Madden suas ações, palavras, discurso, gestos e outras pequenas coisas que estão de alguma forma conectados com um parceiro. Às vezes se trata de surtos de raiva e fúria, o que, naturalmente, não melhorar as relações familiares.

Outra manifestação da crise da família é o fato de que você e seu marido deixou de ouvir e compreender os sentimentos um do outro. É você sobre Thomas, e você diga a ele - sobre Eremu. Assim, um círculo vicioso de créditos recíprocos: é importante para você para transmitir ao homem que você não recebe atenção suficiente, e ele está tentando fazer você entender que ele estava cansado do "tronco cerebral" diariamente. A diferença entre você está ficando mais e mais, e aqui você só fecha em suas próprias reivindicações e direita. Perdeu todo o desejo de compartilhar com os outros as alegrias e tristezas, o que é importante em um casamento, porque após o casamento o marido está começando a desempenhar o papel dos mais importantes na vida humana. By the way, um dos parceiros, como regra geral, parece que ele investir mais em seu casamento, e às vezes penso assim, e marido e mulher.

Naturalmente, no fundo de tudo isso você tem reduzido ou mesmo perdido completamente o desejo de intimidade sexual. É claro, que tipo de sexo pode ser discutido quando você se sentir como se você se odeiam! Não casualmente vida íntima é um barómetro real das relações familiares, porque mostra o quão perto o casal no verdadeiro sentido da palavra. Com esta está associada ao fato de que os parceiros já não seguem uns aos outros e não tentar gostar um do outro.

A consequência de tudo isso são as brigas constantes. Os cônjuges são incapazes de chegar a um acordo, pelo menos, mais ou menos importante questão: o que filme para ver esta noite ou quem vai banhar a criança. Especialmente "frutífera" no argumento são questões relacionadas com a educação e cuidado das crianças. Tudo isso é devido ao fato de que todo mundo tem sua própria idéia de como as coisas deveriam ser, e ele não quer ceder um milímetro parceiro. "A guerra é guerra" - você diz e se preparar para a próxima batalha sobre "seu território".

 crise familiar

Quais são as crises nas relações familiares?

Como dissemos, há muitas crises familiares diferentes. Alguém pensa que eles vêm em quase ao mesmo tempo em diferentes pares, mas isso não é verdade. Acontece que o casal viver juntos por um longo tempo, e de repente eles ocorrem chamada "crise do primeiro ano de vida em comum." Então, nós apenas dizer-lhe sobre os tipos de crises familiares e indicar o período de tempo aproximado.

O primeiro da crise na família - é uma crise do primeiro ano de casamento. Sua essência reside no fato de que você começa a viver juntos e rosto com uma diferença em suas percepções sobre tudo. By the way, mesmo se você viveram juntos antes do casamento, e não o fato de que você pode evitá-lo, porque é uma coisa simplesmente estar lá, e outra bem diferente - para ficar vinculado pelo casamento, que, de fato, para sempre. Aqui e ali a idéia de que algo com o qual você estava disposto a colocar-se mais cedo, como a esposa não combina com você. E a mesma coisa está acontecendo com o seu marido. Por exemplo, você acha que o casal deve gastar todo o seu tempo livre juntos, e seu parceiro discordar. Aqui há uma necessidade de negociar e estabelecer regras e regulamentos de convivência, caso contrário você vai deslizar para baixo a reclamações intermináveis ​​uns contra os outros.

Se você tinha sobrevivido a primeira crise na família, muitas vezes é seguido por outro, a saber, a crise associada com o nascimento de uma criança. Isso geralmente é um dos mais difíceis (e, ao mesmo tempo de alegria) momentos da vida do casal, porque eu não tenho absolutamente tudo, desde o sistema familiar dispositivo (você tinha dois, e você tem sido cônjuges, e agora há um terceiro, o que cria de criança subsistema parental) para o modo de vida em cada detalhe. Você tem um novo item na lista de problemas da família - a cuidar do bebê - e ele precisa ser de alguma forma distribuída. Agora torna-se muito mais difícil prestar atenção ao outro, e nada de sexo - para dormir! Fadiga e irritação recolhidos e vertida em uma crise familiar real.

Outra crise associada com as crianças - o nascimento de um segundo filho. Em primeiro lugar, o reforço da carga recai sobre os ombros do casal - eles têm que cuidar de ambos os mais velhos e do recém-nascido, como é conhecido, além de alegria, muito cansativo. E as próprias crianças não adicione a paz de espírito: a partir do primeiro filho é muitas vezes um complexo de "derrubar a monarquia", e parece que agora é menos do que o amor e todo o cuidado que seu filho recebe. A família terá de enfrentar um outro teste, e os pais - igualmente dividido entre seus filhos o amor e atenção que é muito desafiador.

Caminhada da criança na primeira série - também é um tipo de crise familiar. Neste caso, não é um teste dos pais, e todo o sistema, a eficiência na escola apreciar o que eu aprendi quando criança e ele começa a lidar com o programa escolar. Se a criança no final do primeiro ano, há problemas, geralmente é um sinal de que a família é algo errado. E mesmo se tudo correr bem, este período - um duplo encargo para todos os seus membros: é necessário todos juntos para se adaptar às novas condições, os pais devem ajudar a criança e para controlá-lo, ea criança - um bom aluno. Além disso, esta é a primeira lembrança de que um dia os filhos deixam o ninho dos pais e eles estavam sozinhos. Todos juntos cria uma atmosfera muito tensa na família.

Uma das etapas da vida familiar, uma crise que não está associado com as crianças, e é - uma crise de monotonia. Pares junto por um longo tempo, e paixão de outrora lentamente diminui. Novas experiências são poucos e cada cônjuge anseia por ele. Parece - se alegrar, porque todas as responsabilidades familiares são distribuídos, a vida é ajustada, as crianças encontraram um lugar no sistema - mas não! Rotina e estabilidade significa uma nova etapa no desenvolvimento da crise da família, e você tem que superar coletivamente a antipatia de rotina.

A crise da adolescência é geralmente uma crise para toda a família como um todo, porque amadurecimento adolescente - não é um colírio para os mais sensíveis. Ele precisa de liberdade e independência, mas ele realmente não pode fazer nada, porque isso é muito irritado e conflitos com os pais. Aqueles, por sua vez, muito preocupado com a criança que cresce tentando ensinar sua mente a razão e um pouco triste, porque em breve será bastante um adulto, o que significa que a próxima crise virá.

No exterior, ele é chamado de "síndrome do ninho vazio". Ela está ligada ao fato de que os filhos adultos deixam os familiares dos pais, cônjuges e idosos deixados sozinhos com o outro. E se eles têm, por muitos anos de casamento, era impossível manter o tempo eo espaço para a intimidade, então eles podem esperar uma surpresa desagradável, ou seja, encontrar a sós com um homem que parece ser estranho e chato. Esta é uma das crises mais graves - que este período é um monte de divórcio quando o casal percebe que eles não têm mais nada em comum, e cada um recebeu re-olhar-se. Apesar de uma linguagem comum, é claro, você pode - porque você tem tantos laços - mas é difícil.

 crises familiares

Como sobreviver à crise da família?

  1. Perceba que você está em uma crise - a primeira coisa que você precisa fazer

    Depois de entender isso, a vida se tornará mais fácil imediatamente. Esta idéia também pode ser rotulada como "transição para um estado de guerra." Você vai ativar imediatamente, parar de sentir como vítimas e começar a procurar uma saída para a situação.

  2. Conversa

    A pior coisa que você pode fazer - é silenciosa salvar frustração e raiva. Mais cedo ou mais tarde eles vão invadir as palavras negativas ou ações, e, em seguida, um buraco na barragem não será reparado. Portanto, em cada crise que você precisa falar: para discutir o problema, o que os sentimentos que evoca todos os membros da família, o que cada um deles queria eo que é preciso para fazer isso.

  3. Compromisso

    Acima de tudo, por favor, não obter absolutamente tudo, especialmente se cada membro da família a sua própria ideia do cenário perfeito. Portanto, cada um de vocês vai ter algo para dar e para ouvir o seu parceiro. Melhor fazê-lo no momento menos significativo para você e pedir a outra pessoa em missão mais importante para você pessoalmente.

  4. Defina regras de família

    Estas regras aplicam-se a todas as situações difíceis e ajustar seu comportamento para cada membro da família. Então, não há mais tempo pergunta porque algo está acontecendo de forma e não de outra forma, e cada um vai saber como ele deve se comportar de modo a não ferir os sentimentos do outro. By the way, especialmente para fixar os limites dentro da família: como os pais podem se envolver nas vidas pessoais das crianças, o outro, etc. ...

  5. Aprenda a perdoar e esquecer

    Se você salvar os insultos e as falhas do outro, nada de bom não acabou. E vice-versa - a capacidade de perdoar é capaz de fornecer-lhe com anos de vida familiar feliz. Cada um de nós pode cometer um erro e tem que deixar a maioria das famílias e amigos deste direito.

  6. Modelos de baixo!

    Qualquer mulher pode vir a ter uma imagem na minha cabeça, mostrando como as coisas deveriam ser nas relações familiares: o emprego perfeito, um marido, filhos, família. Mas é muito provável que a realidade é muito fortemente desvia da imagem, e isto é natural, pois é muito complexo e multi-dimensional. E se você se apegar a seus modelos, ea principal coisa - para tentar encaixar os outros a este quadro, dói e vai ser difícil para todos. Portanto, se você não quer brigas e escândalos, é abandonar a auto-imagem e tentar reunir - e de repente você vai gostar ainda mais?

  7. Ouça a si mesmo

    A família deve ser um equilíbrio: cada um é igualmente investido eo mesmo fica. E se todo o sistema gira em torno de alguém um - por exemplo, um marido e pai - então o resto de seus membros respondem por um momento muito difícil. É necessário ouvir a si mesmo e às vezes a encarnar na vida é o que você quer, mas pode muito bem fazer os outros membros da sua família.

  8. Lembre-se bom

    Se você só ficou doente e você se sentir como entre você deixou nada de bom, em seguida, tentar extrair os fatos do passado. Certamente entre você e seu marido tinha muito de todo o bem e da luz: um passeio ao luar, encontrar morangos, às três horas da manhã, entrega conjunta e muito mais. Tente lembrar-se regularmente, pelo menos algumas dessas coisas e você será muito mais fácil de compreender e perdoar o seu próprio cônjuge.

Lembre-se que a maneira que você pode encontrar praticamente qualquer situação difícil. A crise familiar - não é excepção. Claro que, quando você está nele, você sente que tudo está perdido, mas é necessário ir além da situação e tentar tratá-lo de forma mais abstrata, como você vai ser muito mais fácil. E pelo jeito, a menos agradável é a posição da vítima, eo mais positivo - a posição responsável pelo que está acontecendo (pelo menos parte dele). Se em algum momento você vai ser bastante difícil, você sempre pode recorrer à ajuda de consultor psicólogo família - ele é capaz de ajudar os casais a resolver os problemas mais complexos. Finalmente, quero dizer que o amor vai ganhar tudo e se você tem isso, você vai, em geral, não têm medo de nada.

 A crise nas relações familiares: um beco sem saída ou ponto de viragem?





Яндекс.Метрика