os medos das crianças

Conteúdo:

  • A essência do medo da criança
  • As causas do medo em crianças
  • Diagnóstico de medos da infância
  • Nós identificar as causas de medos da infância
  • A classificação dos medos das crianças por idade
  • Recomendação sobre a prevenção de medos da infância

Os medos das crianças ... O que é e como combatê-los? Em geral, a reação dos adultos para os medos das crianças podem ser muito diferentes. Alguns pais começam a entrar em pânico e imediatamente levado para dar a sedação filho favorito. Outros simplesmente não pagar qualquer atenção aos sentimentos da criança, acreditando que com o tempo ele vai passar por si só. Outros ainda estão começando a criticar e até punir qualquer criança inocente, acreditando que todos os medos que ele inventou a fim de obter determinadas concessões sob a disciplina e privilégios adicionais.

E apenas uma pequena parte dos pais tomar as decisões corretas e apela à ajuda qualificada de um psicólogo infantil. Mas isso é absolutamente correto, porque ignorando os receios das crianças pode agravar significativamente a situação e levar a complicações graves, como a neurose criança que requer tratamento sério, muitas vezes no hospital. Trabalho oportuna de psicólogo com os medos das crianças vai ajudar a erradicar o problema logo no início de seu desenvolvimento.

Mesmo se acontecer de você evitar a neurose, os temores de uma criança deixada sem vigilância, pode causar danos significativos à psique da criança. Afinal, muitas fobias e complexos inerentes em adultos, têm sua origem na infância.

A essência do medo da criança

O que é medos das crianças e qual é a natureza da sua origem? Medo - é a reação emocional da psique ao impacto das ameaças. No entanto, como a análise dos medos das crianças, sua especificidade é que uma ameaça real, como regra, não existe, eo próprio surgimento do problema é causado por uma imaginação muito rica e colorida das crianças. A fonte de imaginação da criança é o seu ambiente, particularmente adultos, também emocionalmente discutir os problemas das crianças na presença de fogo, desastres naturais, acidentes e outros acidentes.

Terrores noturnos infantil pode ser causada por assistir filmes de terror. Muitas vezes pensamos que uma criança de seus próprios assuntos e não pagar qualquer atenção ao que está acontecendo na tela. Mas, na verdade, parece muito enganador - bebê como uma esponja, absorvendo todas as informações. E desde que ele nem sempre totalmente capaz de distinguir a verdade da ficção, que posteriormente leva a temores de infância.

 medos em crianças

As causas do medo em crianças

Além disso, há muitos diferentes pré-requisitos para o desenvolvimento de medos em crianças. As causas de sua muitas vezes escondido muito mais profundo do que parece. Onde os adultos não acho que olhar para eles. Os psicólogos chamam os principais:

  1. Seja o que pode parecer estranho, mas a urbanização trouxe a enorme contribuição para o aumento da frequência de casos de medos da infância

    Uma criança pode se sentir solitário, cansado da abundância constante de novo, muitas vezes completamente desnecessária sua informação. Além disso, as crianças urbanas tendem a sofrer muitas vezes de cuidado parental hipertrófica, que também é muito negativamente afeta a psique da criança, fazendo com que a criança insegura e com medo.

  2. Falta de comunicação com os adultos também está longe de ser inofensiva

    Não há jogos de computador, televisão e os brinquedos mais caros não pode substituir uma criança que vive comunicação humana. A ausência de contato emocional perto com os pais em metade dos casos a causa dos medos das crianças. Muitas vezes, para a sua eliminação completa de simplesmente passar mais tempo com a criança. E não apenas ali localizados, ou seja, para se comunicar: para fazer viagens conjuntas, brincar, ler.

  3. Os psicólogos têm notado um certo padrão: as crianças que não recebem o necessário para sua atividade física idade, mais frequentemente confrontados com o problema de ocorrência de seus medos.
  4. O comportamento dominante da mãe também é uma causa de medos da infância

    Se uma mulher tem um papel de liderança na família, permite-se ao comportamento agressivo em relação ao resto da família, os temores de uma criança em tal caso, é fornecido.

  5. Brawl na casa e quase inevitavelmente levar ao surgimento de medos fortes das crianças

    A criança não é plenamente consciente do que está acontecendo em sua família, mas o fato de que algo não está certo, ele se sente muito bem. E estas preocupações são incorporados no medo, embora as verdadeiras causas de medos da infância e continuam a ser um mistério para os pais.

Diagnóstico de medos da infância

Uma parte importante componente do trabalho do psicólogo com os medos das crianças é o seu diagnóstico e identificação das causas. Como regra geral, para o diagnóstico psicológico das crianças dos medos das crianças, não há nenhuma dificuldade. Eles são todos muito semelhantes. Cada psicólogo tem seu próprio método de identificar os medos das crianças. Mas, em geral, em essência, eles são todos muito semelhantes e com base nas características básicas da psique de uma criança típica.

Absolutamente nenhum método de diagnóstico de medos da infância tem como objetivo identificar não só as espécies de doença mental, mas também a causa de sua ocorrência. Alguns especialistas usam para esta pintura, modelagem outros -, enquanto outros preferem falar com o bebê. É difícil nomear o melhor diagnóstico de medos da infância, uma vez que todos estes métodos produzir resultados igualmente eficazes, e a escolha do método deve levar em conta uma série de características psicológicas e idade individuais de cada criança.

Classificação dos medos da infância são dois tipos principais:

  1. Os temores dos mudos '

    Isto é, quando a própria criança nega que há um problema, mas é absolutamente claro para os pais. Estes incluem muitas vezes o medo de animais, ruídos altos, estranhos e ambiente desconhecido.

  2. Fears - "invisibilidade"

    Aqui, o oposto é verdadeiro. Bebê entende seus medos, mas adultos, em contraste, não notam quaisquer sinais da presença de uma criança. Temores invisíveis são muito mais diversos, os psicólogos identificaram um grande número deles. Nós apresentamos as mais comuns:

  • O medo de punição para uma criança de qualquer delito

    Além disso, o erro pode ser tão leve que os adultos simplesmente não pagar-lhe qualquer atenção. A presença de tais medos indica sérios problemas no relacionamento da criança com seus pais, às vezes pode resultar de tratamento excessivamente rigorosa do bebê. Em caso de esses pais um medo tem que pensar seriamente sobre seus comportamentos com a criança e à sua revisão, a fim de evitar problemas sérios.

  • Medo de sangue

    Um monte de crianças na forma de uma pequena gota de sangue apareceu do joelho esfolado, começam a chorar com tanta força que você pensaria que a ferida - não é pequeno arranhão, e pele ao vivo filmado, que, entre outras coisas, um pacote de sal polvilhado. Na verdade, a criança não está gritando de dor, e em pânico. É absolutamente incontrolável criança está sentindo, então rir dele não é necessário. Medo de sangue devido à ignorância, muitas vezes banal da fisiologia - o bebê parece que todo o sangue derramado e ele vai morrer. Com efeito, o medo de sangue é derivado do medo da morte.

  • A morte dos pais - também é um tipo bastante comum de medos da infância são muitas vezes gerados pelos mesmos adultos.

Como você pode ver por si mesmo, nem sempre é o fato de que a criança não dizer aos pais sobre seus medos, isso significa que eles não são realmente. Nesse caso, se os pais negam o fenômeno dos medos infantis como tal e, portanto, não vê a necessidade de trabalhar com eles, eles podem ser assintomáticos. No entanto, neste caso, um impacto negativo sobre a mente da criança vai ser muitas vezes mais difícil do que se os pais reconheceram o problema e ajudar a criança a superar medos da infância.

No entanto, os pais que se têm a natureza duvidosa e impressionability excessiva também pode agravar a situação, criando comoção desnecessária em torno dela, concentrando-se, assim, a atenção do bebê e que fixa os problemas atuais. Mas trabalhar com os medos das crianças é precisamente para identificar os medos e causar a criança a esquecê-los, não incidindo sobre eles a atenção da criança.

Às vezes, há situações em que os pais não podem ajudar, no nível subconsciente, podem projetar seus próprios medos para seus filhos. Isso geralmente é o medo da morte dos pais, cedo ou tarde, uma criança está experimentando qualquer medo da punição (mais comum em homens). Como regra geral, se os pais podem encontrar os seus medos comuns criança, superá-los torna-se muito mais fácil e mais rápido.

 Medo das crianças

Nós identificar as causas de medos da infância

Como já mencionado, a fim de superar com êxito os temores de uma criança, você precisa usar a psicanálise para descobrir suas causas. Em casa, você pode tomar algumas técnicas simples e acessíveis para os pais a identificar os medos das crianças, que dão uma imagem muito precisa da natureza do problema:

  • Desenho

    Mesmo que seu filho não tem talento artístico especial, você pode pedir-lhe para desenhar o que suas preocupações. No entanto, o pedido tem de ser de uma forma muito suave tato e, em qualquer caso, não deve usar caracteres mandative. Moldada a partir de argila adequado para aquelas crianças que não gostam de desenhar. Recomendações pais, neste caso, são idênticos.

  • Se o método acima não ajudar a identificar as causas dos medos da infância, você pode oferecer o seu filho a vir para cima com uma história em que você vai aprender exatamente o que preocupa bebê

    Como regra geral, esse método é ideal para determinar os medos das crianças depois de cinco anos. Certifique-se de escrever a história no jornal. Em primeiro lugar, tornando assim os medos produzidos que a tarefa de absolutamente qualquer técnicas de diagnóstico, e em segundo lugar, você pode vir a calhar no futuro, em caso de ocorrência repetida de ansiedade e medo na criança.

Outra maneira eficaz de como vencer o medo nas crianças, uma conversa com uma criança em seu tópico emocionante. Um adulto, que vai falar com a criança, deve abordar seriamente esta questão e considerar antecipadamente uma lista de perguntas que ele pede a criança. Além disso, note que todas as perguntas foram feitas no disponível para nível de compreensão das crianças. Não se apresse a criança a responder, você deve dar-lhe tempo para pensar. Em nenhum caso pode concentrar-se em qualquer uma das razões, uma vez que pode levar a uma nova medo.

A classificação dos medos das crianças por idade

Há diferentes classificações de medos infantis, compreensível apenas para os psicólogos, para dar-lhes tudo o que não faz sentido. No entanto, são os seguintes os mais completa lista de medos comuns da infância, levando em conta características de idade, porque essa síndrome é diferente em diferentes categorias de idade.

Medos infantis em crianças de 0 a 3 anos

  • Por mais estranho que possa parecer, mas os filhos do primeiro ano de vida também estão sujeitos aos medos das crianças

    Por exemplo, pode ser o medo da nova situação. Certamente toda mãe reparou como o bebê que ele deveria entrar em um quarto desconhecido.

  • Além disso, as crianças espalhar o medo de perder minha mãe

    É tão comum que descreva o problema simplesmente não faz sentido. No entanto, infelizmente, muitas vezes é confundido com tais medos e caprichos dos filhos mimados.

  • Na idade de um a três anos, medos novos das crianças, que se tornaram os pais inconscientes culpados migalhas

    Por exemplo, o medo do escuro, quando a criança tem medo de "babaykoy" e outros personagens míticos.

  • Há também o medo de uma criança deixada sozinha nem por um minuto

    Como regra geral, ela ocorre devido ao fato de que as necessidades elementares do bebê nos pais no primeiro ano de vida para adultos comuns sentida mimado, ea criança foi privado de constante contato próximo com minha mãe.

  • Terrores noturnos. Na maior parte dos casos, eles são continuou escuridão medo. Lembre-se que assistir a alguns desenhos animados modernos podem agravar significativamente a situação.

Medos infantis em crianças 3-5 anos

Para a faixa etária de três a cinco anos são os medos mais comuns, tais como:

  • Pânico medo da solidão;
  • Medo do escuro.
  • Também nessa idade, alguns pais ficaram surpresos ao perceber que suas migalhas apareceu medo de espaços fechados, por exemplo, uma criança pode recusar-se a entrar no elevador, ou começar a exigir a deixar em aberto a porta para o quarto. Psychocorrection do medo da criança é obrigatória, caso contrário, este medo pode surgir na idade adulta, transformando claustrofóbico.
  • Terrores noturnos das crianças nessa idade é chamado de personagens de contos de fadas como uma criança nessa idade equivale-los com pessoas muito reais.

Temores de crianças 5-7 anos

Com a idade de 5-7 anos síndromas de ansiedade das crianças de idade são muito mais diverso. O horizonte da criança se expande e, com ele, o pequeno homem em sua vida podem ser novos medos.

  • Por exemplo, os terrores noturnos em 7 anos tornar-se uma nova forma - a criança começa a ter medo de cair no sono, como num sonho, ele vê as terríveis sonhos. E esta é uma carga muito séria sobre o sistema nervoso da criança, então a correção de terrores noturnos 7 anos simplesmente obrigatórios.
  • Há o medo de punição. Como já mencionado, este é um sinal muito alarmante que a relação entre pais e filhos não está tudo certo. Medo da punição das Psychocorrection crianças deve começar com uma mudança na abordagem do processo de educação dos pais da criança. Tem sido reconhecido que os efeitos físicos no bebê traz nada além de dano.
  • Sob a influência de adultos conversando e assistindo à televisão na criança pode ser esmagadora medo de animais, principalmente cães. By the way, os adultos são muitas vezes reforçam esse medo, desnecessariamente patrocinando uma criança.
  • Nesta idade a criança se depara com a triste fenômeno da vida humana, como a morte. No entanto, para realizar o fim da criança ainda não pode, de modo que o bebé e aparece o medo da sua própria morte, a morte dos pais.
  • Além disso, o medo da morte da criança, como consequência, implica o surgimento de medo de todos os tipos de incêndios, desastres naturais, acidentes e assim por diante.

Temores de crianças 7-11 anos

As crianças na faixa etária de 7 a 11 anos existem novos temores de uma nova etapa em suas vidas.

  • Medo da escola.
  • O temor do coletivo, causada por uma adaptação complexa.
  • Temores de obtenção de uma avaliação pobre.

Como parte da correcção dos medos psicólogos infantis dar algumas recomendações muito úteis para os pais. Está cientificamente provado que 95% de todos os casos de medos da infância, direta ou indiretamente envolvidos neste mãe eo pai do bebê.

 Os medos das crianças e suas causas

Recomendação sobre a prevenção de medos da infância

  • Cuidar da saúde psicológica da criança deve ser iniciado mesmo antes do seu nascimento

    Psicólogos infantis observou um padrão interessante - o mais calmo da gravidez, os menos crianças no futuro há temores de todas as crianças. Então, tente como banal que possa parecer, a menos nervoso durante a gravidez.

  • Conselhos para as mamães: qualquer que seja elevado escritório você pode fazer no trabalho, lembre-se que uma criança - não é seu escravo, ele não precisa de um gerente estrito, mas a mãe gentil e amorosa

    Foi observado que as crianças de potência, o medo de mães rigorosas são muito mais comuns e forma mais grave. Tratamento de medos de infância são muito complicadas e requerem frequentemente a utilização de agentes farmacológicos.

  • Em nenhum caso, não pode permitir que a criança se sentiu abandonado e desnecessária

    Mesmo se você passar a maior parte do tempo no trabalho, ou você tem uma criança mais nova nasceu, ou por qualquer outro motivo você não força continua a ser necessária, superando a nós mesmos, prestar atenção à criança. Na ausência de tratamento adequado dos medos das crianças, sentindo-se de auto-induzida "desnecessário", em sua adolescência, esse problema pode causar uma criança suicida.

  • No entanto, crianças e incutir um sentimento de exclusividade e não é necessário

    Pensamento egoísta também é muitas vezes leva a um medo de perder sua posição exclusiva na natureza da obsessão.

  • Tente não limitar a criança com seus pares - é ascensão privёdёt aos temores da vida escolar.
  • Nunca compare seu filho com outras crianças

    Em nenhum caso, não pode dar um exemplo de o garoto sucessos que fizeram seus pares. Isso provavelmente irá levar a uma diminuição da auto-estima da criança.





Яндекс.Метрика