Anemia em crianças

Anemia. A palavra na boca de todos, porém, se tudo está bem imaginar o que esta doença é e quantas espécies tem? Esta doença arterial é muito difundido. Eles são adultos e adolescentes doentes, anemia em crianças é também fenômeno bastante comum.

Antes de falarmos sobre o que é a anemia, e quais são os sinais de anemia em crianças, gostaria de escovar acima em ainda existente na escola, o conhecimento do que é o sangue e quais são suas funções.

Mesmo crianças pequenas sabem que o líquido vermelho que flui de joelhos batido, e não há sangue. O sangue tem uma variedade de recursos interessantes. Por exemplo, o sangue, graças a uma proteína especial, tende a coagular-se, deste modo, interromper a hemorragia.

O sangue é constantemente circula através das artérias, veias e capilares, estritamente um determinado percurso. O sangue oxigenado corre para todos os órgãos e tecidos do corpo humano e carbonatação e outros produtos residuais, os retornos de sangue através das veias. Fato interessante: O comprimento total dos vasos sanguíneos é de cerca de 100 000 km.

O componente líquido do sangue é chamado de plasma. O plasma contém um grande número de proteínas, gorduras, átomos de carbono, micro e macro, muitos dos quais levam no processo de hematopoiese. Também no plasma são células do sangue:

  • Eritrócitos. Glóbulos rosa são em forma de placas. A cor rosa dá-lhes uma parte da proteína hemoglobina. A principal função da hemoglobina - Transportes: os glóbulos vermelhos transportam oxigênio e dióxido de carbono. Além disso, os eritrócitos Rh determinado - fator e grupo sanguíneo humano.
  • Os glóbulos brancos. O tamanho é as maiores células sanguíneas. No meio de um glóbulo vermelho do sangue contém um núcleo em torno do qual existem pequenas inclusões granulares. Estas manchas são denominados granulócitos. Existem também células que têm um tamanho muito mais pequeno, com um círculo, quase toda a área do núcleo da célula - os linfócitos. Uma célula que tem um núcleo em forma de feijão, chamado monócitos. Todas estas células são leucócitos e sangue.

    O principal papel dos glóbulos brancos - protetor. É leucócitos dar o primeiro golpe no caso de penetração no corpo humano de uma variedade de agentes patogénicos. Além disso, a imunidade do cancro é também responsáveis ​​leucócitos. Os glóbulos brancos, como convém a um verdadeiro "soldados" são divididos em diferentes tipos de "tropas". T - linfócitos reconhecem as células estranhas e armazená-los, - proporcionando produção de linfócitos necessárias nesta situação, anticorpos, macrófagos e neutrófilos matá-los. Assim, não só mata as células estrangeiras, e leucócitos. Aliás, pus - não é nada, mas um aglomerado de glóbulos brancos mortos.

  • As plaquetas - células responsáveis ​​pela coagulação do sangue e parar.

Plasma com as células do sangue periférico contidas chamados sangue. No entanto, falando do sistema circulatório, para não mencionar a medula óssea, em que há um nascimento e maturação de células sanguíneas. Antes de glóbulos vermelhos em forma de entrar no sangue periférico, eles passam por uma fase difícil de maturação. No nascimento de absolutamente todas as células são semelhantes uns aos outros como irmãos - gêmeos. Somente após a fase de divisão e maturação tornam-se eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

A expectativa de vida é baixa contagem de células do sangue: neutrófilos viver apenas 10 horas, as plaquetas - 10 dias. A glóbulos vermelhos pode ser chamado de uma vida longa - a expectativa de vida é tanto como 120 dias.

E, finalmente, o último elo da cadeia do sistema circulatório - baço. O baço destrói as células envelhecidas, e reage ao aparecimento de uma modificada - para as células de doenças e também os destrói.

Esse ramo da medicina que lida com o estudo e tratamento de doenças do sangue, chamado hematologista, e, consequentemente, um médico especializado em doenças do sangue, é o título de médico - hematologista. Para ele deve entrar em contato imediatamente os pais que notam sinais de anemia em crianças.

Quase todas as doenças do sangue em crianças têm sintomas nas fases iniciais são praticamente idênticos:

  • A deterioração do estado geral do organismo.
  • Fraqueza, fadiga.
  • Uma diminuição significativa no apetite.

Se os pais ignoram o primeiro aviso "campainhas", o estado da criança pode ser significativamente degradada. Muitos pais estão muito alarmados com os sintomas em seus filhos, tais como:

  • Pronunciado palidez, muitas vezes com um toque de icterícia.
  • A aparência das olheiras sob os olhos.
  • Sangramentos espontâneos, o surgimento de inúmeras contusões.
  • Além disso, existem muitas vezes persistente inflamação de uma criança dos gânglios linfáticos.

Se o médico suspeitar de doenças do sangue hematologista em crianças e os sintomas também confirmam a existência do problema, ele irá nomear um exames de sangue especiais, com base no qual serão diagnosticados.

Ele identifica vários parâmetros sanguíneos para avaliar o funcionamento do sistema circulatório.

  • Os glóbulos vermelhos e nível de hemoglobina. Figuras consideradas normais de 4 milhões e 120 respectivamente. A cor é determinado pelo índice de indicador de cor. Figura colorida pode ser normal, baixo (hipocrômica) e alta (hipercromático). Se estes valores são reduzidos no sangue, anemia, que pode ser normocrómica Hipocrômica, ou, respectivamente, hipercrico. Por exemplo, um grau de anemia em crianças é caracterizada por uma diminuição no nível de hemoglobina de cerca de 20 unidades.
  • O próximo indicador, em que o laboratório que realiza o estudo do sangue, chama a atenção para este WBC. A percentagem de tais células de leucócitos, linfócitos, neutrófilos e monócitos, e chama-se a fórmula de leucócitos.
  • Também presentes na fórmula de células do sangue que têm o nome de basófilos e eosinófilos. Seu nível aumenta quando a criança está sofrendo de doenças alérgicas ou infestação parasitária.
  • A contagem de plaquetas não muda ao longo da vida de uma pessoa e, normalmente, não deve ser inferior a 200000 Se a contagem de plaquetas cai, sintomas como sangramento sistemática, muitas vezes nasal, a ocorrência de petéquias (chamado petéquias), contusões. Se você perceber esses sintomas em crianças os pais devem consultar imediatamente um médico hematologista, na sua ausência, ao pediatra.

Nesse caso, se uma criança tem uma das doenças infecciosas ou inflamatórias no sangue aumentada imediatamente os níveis de glóbulos brancos, assim como o sangue de laboratório pode ser visto o surgimento de células individuais no sangue, o que ainda não está totalmente amadurecido. Essas mudanças são chamadas de reação leucemóide. Mas se a doença é de natureza viral, o nível de glóbulos brancos é grandemente reduzida.

Há uma enorme quantidade de doenças do sangue, mas a anemia mais frequente. Por exemplo, anemia em crianças há muito que deixou de surpreender os médicos. Ainda mais do que isso, é que as crianças dos dois primeiros anos, o mais freqüentemente afetadas pela doença. No entanto, anemia também pode vir em diferentes tipos:

  • A anemia ferropriva.
  • Anemia hemolítica em crianças. Muito mais raro do que a anemia ferropriva em crianças, o tratamento é mais difícil.
  • Anemia hipocrômica em crianças é muito comum, é um tipo de ferro.
  • A anemia aplástica em crianças é uma doença muito grave e perigosa entre as crianças com esta doença é muito alta taxa de mortalidade.

A anemia ferropriva

 anemia em crianças menores de um ano

O tipo mais comum de anemia - este é de ferro. Anemia hipocrômica em crianças também se aplica a ferro. Tratadas anemia hipocrômica em crianças tão bem e ferro regular.

Anemia ferropriva em crianças sintomas é pronunciado, e os pais atentos nunca perca as alterações patológicas na saúde das crianças. A criança pode experimentar uma mudança de comportamento, uma palidez acentuada.

As suas contagens de sangue são também mudou drasticamente na direcção da diminuição de células vermelhas do sangue - glóbulos vermelhos e hemoglobina. Como mencionado acima, a hemoglobina contém ferro, necessário para o fornecimento normal de oxigénio. É por isso que este tipo de anemia, e tem o seu nome.

Também ferro é essencial não só para a construção de uma proteína hemoglobina, mas está incluída nas enzimas respiração celular. Portanto, quando uma falta de ferro falha em muitos processos metabólicos do corpo.

Anemia ferropriva em crianças ocorre mais freqüentemente.   As causas de anemia em crianças são bastante diversificadas. Em alguns casos, a anemia decorre - as características do desenvolvimento fetal e no outro desenvolvimento da anemia - o impacto sobre o corpo da criança fora de factores desfavoráveis.

É freqüentemente observado anemia em bebês prematuros. Este recurso é explicado pelo fato de que a principal fonte de ferro criança recebe nos últimos três meses de desenvolvimento fetal. Quão fortemente expresso anemia em prematuros, isso depende do que estágio da gravidez o bebê nasce. Quanto menor a idade gestacional, menos tempo para obter uma migalha de ferro da mãe.

No entanto, pode ser não só anemia em bebês prematuros. Os pais daquelas crianças que nasceram apenas no tempo, como você não pode perder a vigilância. Preste atenção especial deve monitorar a saúde de seu bebê aquelas mães que durante a gravidez tiveram intoxicação grave, particularmente na segunda metade da gravidez e doenças crônicas. Muitas vezes, uma anemia por deficiência de ferro em crianças é causada por gravidez anormal.

Outra razão importante para a ocorrência de anemia por deficiência de ferro em crianças pequenas, é um crescimento intensivo do bebê nos primeiros dois anos de vida. O peso do bebê durante o ano aumentou para três ou até mais vezes. Por conseguinte, o volume de sangue aumenta em cerca de três vezes. Ferro exigência migalhas também aumenta, pelo menos, três vezes. É por isso que o possível aparecimento de anemia em crianças.

Contrariamente à crença equivocada no poder de anemia em crianças não têm a doença em absolutamente nenhum efeito. Porque o ferro está contido principalmente nos alimentos que as crianças primeiro ano de vida não podem ser consumidos. Mas, no leite, infelizmente, o teor de ferro é muito baixa.

Tratamento da anemia em crianças menores de um ano, como regra, fornecer maneira médica.   No nosso tempo, há maravilhosas suplementos de ferro, que elevem o nível de alguns dias. No entanto, lembre-se que o tratamento de anemia em crianças menores de um ano devem ser realizadas apenas por receita médica e sob a estrita supervisão de seu médico.

Se a anemia em crianças menores de um ano de tratamento é essencial. Se os pais ignoram a doença, na esperança de que ele vai passar por si só, podem desenvolver complicações graves. Anemia em crianças menores de um ano de tratamento não for realizado, resultando em extensa falta de oxigênio de todo o organismo, a opressão do funcionamento normal do sistema nervoso central, o atraso no físico, o mesmo desenvolvimento mental do bebê. E para evitar isso é muito simples, não há absolutamente nenhuma dificuldade no tratamento da anemia em crianças menores de um ano. Para fazer isso, os pais simplesmente o suficiente com a aparência dos relevantes, acima, sintomas, consultar um médico, que, depois será instalado anemia em crianças menores de um ano, prescrever um tratamento que irá atender para seu bebê.

Mas catering para anemia em crianças maiores de um ano, ele já está a desempenhar um papel importante. Ração criança expande significativamente e pode ajustá-lo para que o corpo recebe uma grande quantidade de ferro. O maior teor de ferro em tais produtos alimentares, tais como:

  • Buckwheat.
  • Maçãs e suco de maçã. De preferência, use um variedades de maçãs verdes.
  • Beterrabas vermelhas.
  • Carne variedades de baixa gordura.
  • Fígado.
  • Suco de romã. No entanto, lembrar que as crianças do segundo ano de vida sumo de romã deve ser diluído com água numa proporção de 1 para 1, a fim de evitar problemas com a gastro - intestinal.

Tratamento da anemia ferropriva em crianças, como regra, eficaz e não leva muito tempo.

Você também precisa dizer-lhe sobre um outro grupo de crianças, que estão em maior risco. Este meninas na puberdade. Durante esse período, há um conjunto significativo de sua reestruturação, e, consequentemente, o nível dos requisitos para o ferro é muito maior. Tratamento da anemia ferropriva em crianças nessa faixa, infelizmente, geralmente começa com um grande atraso. Isto é devido ao facto de que a doença tem um longo período de tempo, geralmente assintomática.

Anemia manifesta-se no desenvolvimento de uma condição chamada sideropenia médica crônica. Em outras palavras, a deficiência de ferro crônica. Sinais de anemia em crianças como em crianças incluem:

  • Muito fadiga.
  • A aparência de desgosto com a visão eo cheiro de carne e peixe.
  • Perversão do apetite - o desejo de comer giz, areia e outras coisas não-comestíveis.
  • Sear tipo previamente normal da pele.
  • Aumento cabelos quebradiços e unhas.

Se uma criança como a anemia ferropriva em crianças, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, e muito mais intenso do que na forma normal, não complicada da doença.

Esta forma de anemia por deficiência de ferro em crianças é perigoso. O tratamento geralmente inclui transfusão de sangue ou seus componentes. Portanto, é importante tentar não lançar desenvolvimento da doença, mesmo na ausência de queixas exames de sangue periódicos. Para o tratamento de formas descomplicadas de anemia por deficiência de ferro em crianças não causa quaisquer dificuldades.

A anemia hemolítica em crianças

Anemia hemolítica em crianças - a segunda doença mais comum relacionada a um grupo de anemias. Esta anemia aparece devido ao fato de que as células vermelhas do sangue são produzidos em quantidades normais, muito rápido intervalo. Sua expectativa de vida é de apenas algumas semanas.

Causas de anemia em crianças é geralmente hereditária. Existem dois tipos de este tipo de anemia, dependendo de como a hereditariedade da doença ocorreu. Como todos se lembrem do curso de biologia da escola em geral, de todos os sinais no corpo atender dois tipos de genes dominantes - ou a Paramount, e uma recessivos ou secundárias.

Se o paciente é um gene dominante e recessivo - um saudável, a doença é dominante. Mas se a doença é causada por uma combinação de dois genes recessivos de pacientes, a doença é considerada como sendo recessiva.

Tipo recessivo de anemia hemolítica em crianças é muito maior do que o dominante. No entanto, felizmente, incluindo anemia hemolítica ocorre mais freqüentemente do tipo dominante da doença, chamada anemia Minkowski-Chauffard. Quando este tipo de doença, a anemia, a destruição das células vermelhas do sangue ocorre no baço, onde, de facto, deve ocorrer. Mas quando nesferotsitarnyh anemia hemolítica, que são herdadas por traço recessivo, os glóbulos vermelhos são destruídos em toda parte - no fígado, medula óssea, baço.

Esta anemia em crianças tem os seguintes sintomas:

  • Pele pálida permanente no início da doença.
  • No curso da doença todo o amarelecimento mais pronunciada da pele.
  • Periódica febre até 30 graus.

Com base em estudos laboratoriais de sangue e de saúde, os médicos escolher as táticas de como tratar a anemia em crianças. Na maioria das vezes, a fim de facilitar a criança estado realizada uma transfusão de sangue. Após a estabilização médicos geralmente recomendam o tratamento cirúrgico de anemia hemolítica - esplenectomia. Esplenectomia - a remoção do baço, o que é responsável pela destruição das células vermelhas do sangue. Na sequência da operação, há uma cura clínica completa uma criança doente com qualquer grau de gravidade da anemia hemolítica dominante. No entanto, um defeito genético em seres humanos continuam a ser no futuro e é muito provável que passe a doença é hereditária.

Mas a situação em caso de doença nesferotsitarnymi formas de anemia hemolítica é muito mais difícil. Devido ao facto de que as células vermelhas do sangue são destruídas em muitos órgãos, e não só no baço, que permite a remoção de apenas um pequeno efeito, se não francamente inútil.

A anemia aplástica em crianças

Menos freqüentemente tipo comum de anemia - uma anemia hipoplásica. As causas de anemia em crianças reside no fato de que, para alguns - qualquer razão indo medula óssea, resultando na perturbação do processo de hematopoiese. Em um estudo de laboratório, o sangue de crianças com estes tipos de anemia observada níveis reduzidos e células brancas do sangue e das plaquetas e glóbulos vermelhos.






Яндекс.Метрика