terapia da fala no jardim de infância

Tão longa, mas ao mesmo tempo tão rapidamente passou nove meses de espera o nascimento de suas migalhas, o primeiro Gulen, a primeira palavra "mama" ... Todos os pais estão esperando com grande expectativa as primeiras palavras de seus restos mortais. Mas, muitas vezes, quando uma criança começa a falar, estas mesmas palavras evocam não só a alegria dos pais, mas também uma certa proporção da ansiedade que todos os aumentos como a criança cresce.

Nos últimos anos, mais e mais vezes as crianças, que têm qualquer - quaisquer desvios desenvolvimento normal de linguagem. Ao mesmo tempo, e ouvir o garoto, e do nível de desenvolvimento físico e mental não sofre. Em alguns casos, transtornos de desenvolvimento da fala é muito menor e que a criança não é muito claramente pronuncia alguns sons individuais, ou seu vocabulário extremamente pobre para sua faixa etária, a taxa de desvio do som e da voz. Terapia da fala no jardim de infância nos dias de hoje é bastante comum.

E, em alguns casos, deficiência na fala tão grave que a criança está falando tão ruim que é quase incompreensível para ele, e por vezes inexistente. E se a luz não interfere com distúrbios da fala da criança frequentar a pré-escola comum, e, posteriormente, uma escola secundária normal, o distúrbio de fala grave não permitir que a criança levar uma vida normal de seus pares, participar de jardim de infância e escola. Essas crianças são obrigadas a estudar em instituições de ensino especial tipo de compensação.

No entanto, em jardins de infância comuns é um enorme número de crianças que estão realmente na necessidade de a ajuda de um fonoaudiólogo qualificado. É por isso que quase todos os professores de trabalho de jardim - terapeutas da fala, que realizam aulas de reforço especiais com ambos os grupos de crianças necessitadas, e numa base individual, se a criança está em necessidade. Nestas aulas os professores envolvidos no desenvolvimento e correção de não só o processo de fala, mas também a atenção da criança, a capacidade de concentrar toda a sua atenção sobre o que - ou de um determinado fenômeno, o pensamento lógico.

Se, por alguma - qualquer motivo crianças em idade pré-escolar não receberam a ajuda necessária da terapia da fala no jardim de infância (por exemplo, a criança não compareceu jardim de infância), que podem ser elegíveis para essa ajuda em pontos de terapia da fala que são completamente em qualquer escola secundária média estatística. Como regra geral, a fim de ir para a aula a um terapeuta da fala, a criança deve receber aconselhamento e orientação de um terapeuta de discurso da clínica do lugar de residência da criança.

No entanto, você não deve confiar unicamente nos fonoaudiólogos escola - geralmente nas fonoaudiólogos escola foco direcionado principalmente não a eliminar a terapia inconvenientes discurso, e para superar as dificuldades na aprendizagem e melhorar o desempenho. Portanto, os pais devem necessariamente conduzir o seu filho para aulas extras em centros de terapia da fala graves. No caso de defeitos da fala de terapia da fala não são removidos em tempo hábil, o crescimento do bebê pode ter bastante graves problemas e complexos psicológicos, o que pode complicar muito a vida da criança. Como resultado, e tem que ir para um fonoaudiólogo e um psicólogo também.

No mesmo caso, se os distúrbios da fala de terapia da fala são tão graves que fala da criança enrolada completamente, tornando impossível para educar e treinar o bebê pela primeira vez em um jardim de infância comum, e depois - escola, uma criança devem ser treinados em instituições de compensação especial. Nessas instituições são especialistas altamente qualificados - fonoaudiólogos, psicólogos. A criança recebe tratamento abrangente para ele classes para melhorar o processo de discurso, o desenvolvimento do pensamento imaginativo e lógico. Além disso, essas crianças precisam para se adaptar socialmente, para que possam tornar-se membros produtivos da sociedade.

Os sinais de distúrbios da fala em uma criança

Terapeutas da fala das crianças enfrentam uma variedade de distúrbios da fala - do mais simples para o mais difícil. Em uma situação particularmente difícil são as crianças com distúrbios da fala graves, especialmente se o miolo para o dano do processo de discurso mantém audiência completa e um nível adequado de inteligência. A criança percebe que ele não é o mesmo que as outras crianças.

Essas crianças não podem participar plenamente nos jogos com os seus pares, para se comunicar com seus pais, para se envolver com os professores - tudo isso não pode afetar a auto-estima da criança e no processo de seu desenvolvimento. Como resultado, uma criança com um intelecto completamente cheio eo nível de desenvolvimento ainda é um grupo de crianças, e sente-se literalmente arrancado de vida. É por isso que os pais estão tão preocupados com o que o tempo que as crianças começam a falar. Pelo caminho - a data de início da ocorrência de fala em crianças enunciados muito claramente - se a criança é de 2 anos de idade não significa que os pais devem, logo que possível para mostrar os médicos da criança.

Nesse caso, se os pais, médicos e professores não percebem os sinais de um processo de fala em tempo útil e tomará todas as medidas necessárias, a criança começa subdesenvolvimento secundário que professores não qualificados pode ser considerada como inata.

Essas crianças são muito difícil no futuro para se adaptar ao ensino de leitura, escrita e aritmética. Eles têm uma pronunciada falta de som, o que implica percepção limitada de imagens, generalizações de voz, sons e letras que torna o aprendizado uma criança na escola normal impossível. Claro que, estas crianças não irá ser capaz de se adaptar e ajustar a sua própria existência independente na sociedade.

Claro que, como a criança cresce e sua consciência de si mesmo como uma personalidade para que isso aconteça consciência de sua deficiência. A criança, na maioria dos casos, simplesmente fecha em si mesmo, deliberadamente se recusa a se comunicar com o mundo exterior, o que lhe parece estranha e hostil. A natureza da criança começa a deteriorar-se significativamente - os pais dizem o isolamento, a brutalidade, a tendência à histeria com seu bebê. A criança torna-se insegura.

Nesta situação, um papel muito grande desempenhado pelo comportamento dos pais e professores que estão envolvidos na educação do bebê. Muitos pais são muito rude puxa uma criança no cometimento de erros de fala de terapia da fala da criança, tornando-o insensível e às vezes francamente insultuosas observações afiadas. No entanto, é um erro grosseiro de ensino que pode levar a vários problemas psicológicos e uma rejeição aguda de contato da criança com o mundo exterior.

No caso de violações de discurso não é muito pronunciada, e grau de comprometimento que lhe permite estar em um jardim de infância regular, é muito importante escolher as táticas de comportamento com a criança. Em nenhum caso, não se estresse na conversa mais uma vez que uma criança é diferente das outras crianças. Claro, a erros de fala correta criança é necessária, mas deve ser feito com muito tato e discretamente, sem prejuízo da vaidade do garoto e não incidindo sobre esta edição especial atenção.

Muitos pais, por várias razões, recusar-se a assistir às aulas no terapeuta da fala na crença equivocada de que eles podem lidar por conta própria. No entanto, sob nenhuma circunstância deve um tentar fazer isso no caso de você não tem uma terapia especial discurso educação. Sem tutorial, nenhum esforço de formação não é capaz de ensinar os pais as habilidades que recebem terapia da fala no Instituto de 5 anos. E errado, mesmo tentativas sinceras para ajudar o bebê sofre de vários distúrbios da fala, não só não tiveram sucesso, mas só pode piorar, e às vezes dramaticamente, a condição da criança.

Existem muitas variedades de distúrbios da fala - tudo em um artigo para escrever, é claro, é simplesmente impossível. Hoje, portanto, são descritos mais detalhadamente os dois tipos de distúrbios de fala mais comuns: a gagueira e disartria.

 quando a criança começa a falar

Gagueira em crianças

Gagueira ocorre em aproximadamente 20% de todos os casos de distúrbios da fala em crianças. Médicos - fonoaudiólogos caracterizar a gagueira como uma mudança no ritmo normal, ritmo e som suave da fala humana. A razão para tais violações são espasmos de partes individuais do aparelho de discurso do homem, que podem ser causadas por uma variedade de razões que são em casos diferentes podem variar desde ligeira a grave. Na maioria das vezes, a primeira pergunta sobre o problema do bebê associado a gagueira, os pais prestar atenção a ela.

A fim de não perder o início da doença e tratamento precoce da gagueira em crianças, os pais devem estar cientes dos principais sintomas da gagueira:

  • Distúrbios do ritmo da fala

Em um discurso para marcar os pais da criança pausa involuntária, repetição de sons individuais ou mesmo sílabas inteiras. A gagueira mais comum em crianças de 3 anos de idade. No entanto, em alguns casos, gaguez podem aparecer mais tarde na vida - muitas vezes em tais casos, a causa da gaguez são o resultado de stress psicológico da criança. Formação de condições favoráveis ​​- um componente importante de como tratar gaguez em crianças.

  • A criança silêncio repentino

Na vida, o que acontece com a criança - uma situação estressante - o bebê passou por um monte de dor, um sentimento de medo ou qualquer outra coisa ... e paragens. A criança é hora silenciosa, outro. E então ele começa a falar novamente, mas gaguejou. Se você estiver em uma situação semelhante, o mais rapidamente possível, levar a criança para um centro médico onde os médicos e psicólogos experientes para ajudar a criança suavemente e suavemente possível para sair do estado de choque psicológico. E, neste caso, o risco de que a criança vai começar a falar gaguejar, será muito menos do que aqueles sem apoio médico e psicológico que os pais sua criança, se eles queriam, simplesmente não pode fornecer por causa da falta de conhecimento e as habilidades necessárias.

  • A aparência em discursos sons supérfluos

Nesse caso, se os pais começaram a notar que seu bebê antes que as palavras começaram a usar sons extras, mais comumente, como vogais "a" e "o".

  • A repetição de sílabas em palavras ou até mesmo palavras inteiras, de pé no início da frase
  • Sudden forçado a fazer uma pausa no meio da palavra - no ofertas filho do meio parou de falar

Numerosas observações neurologistas dizem que todas as crianças com gagueira significativamente enfraqueceu o sistema nervoso central. Para o sucesso do tratamento da gagueira em uma criança só precisa estabelecer a causa da doença. E essas causas pode ser muito diferente - nunca se pode prever exatamente que tipo de fator será o culpado da doença. Mas é melhor para prevenir a doença do que lutar contra a forma de curar a gagueira em crianças.

Causas da gagueira em crianças

Causas da gagueira em crianças podem ser muito diferentes. Em alguns casos, gaguez é causada por um enfraquecimento geral do sistema nervoso causados ​​por uma variedade de doenças infecciosas agudas. Às vezes, o gatilho pode ser catapora ou mesmo resfriados comuns que ocorrem nos particularmente grave. É por isso que é importante procurar imediatamente um médico - no caso de crianças doentes recebem tratamento adequado e cuidados adequados.

Além disso, muitas vezes o desenvolvimento da gagueira em crianças é o resultado de um forte estresse ou depressão prolongada. Os pais devem manter sempre em mente que uma criança pequena tem uma psique muito frágil e vulnerável. A principal tarefa dos pais não é apenas para alimentar e vestir a criança, bem como criar um clima psicológico favorável. Lembre-se de que as crianças são muito difíceis de tolerar qualquer mudança na maneira habitual de vida - o que é muito importante para a estabilidade. E estresse para a criança pode ser não apenas eventos negativos, mas também emoções positivas - que pode ser o divórcio de pais, minha mãe acesso para trabalhar ou fazer caminhadas no jardim.

Psicólogos - fonoaudiólogos também apontam casos de gagueira em crianças cujos pais são muitas vezes obrigados a ler poemas ou bebê que falar - ou os públicos, os hóspedes. Lembre-se que a repetição constante da mesma informação pode levar ao desenvolvimento da gagueira em uma criança - não forçar a criança a fazer algo contra sua vontade, a fim de evitar complicações do processo de discurso.

Em alguns casos, a gagueira ocorre em crianças que começam a essas falar muito tarde (depois de três anos), mas muito rapidamente. É semelhante ao desenvolvimento da fala e provoca o aparecimento de gaguez. Mas, como regra, este tipo de gagueira vai muito rapidamente e sem qualquer interferência externa dos pais ou terapeutas da fala.

Falando deste distúrbio da fala, como a gagueira, para não mencionar as habilidades motoras finas de mãos. Quase sempre a gagueira da criança é acompanhada por violação de habilidades motoras finas. Esta desordem é perceptível, mesmo a olho nu: Essas crianças são muito pobres comando de seus pulsos - não atar os sapatos não pode apertar botões ou pegar na prateleira de um pequeno objeto - uma partícula, brinquedos pequenos, um botão.

Certifique-se de lembrar de todos os sinais de gagueira acima mencionados - na verdade, é um desses tipos de violações do processo de fala normal que podem ser prevenidas e para evitar o agravamento de seu curso, se você começar o tratamento o mais cedo possível. No início, eles suspeitaram que a gagueira ocorre migalhas, os pais devem, logo que possível a procurar aconselhamento médico profissional - um fonoaudiólogo e um psicólogo, que sabem como para aliviar a gagueira da criança.

No entanto, além de terapia da fala é muito importante para as táticas do comportamento dos pais e da família do bebê. Todos em torno de adultos da criança tem que lembrar que essas crianças muito enfraquecido pelo sistema nervoso. Essas crianças precisam estar abordagem e atitude muito gentil e discreto. Em nenhum caso, não pode ser punido por efeitos físicos. E até mesmo a levantar a voz para essas crianças não é recomendado - é muito pode ferir a psique da criança e piorar dramaticamente a doença.

Tente proteger psique da criança, evitar excesso de impressões. E isto é verdade não só em questões globais, mas também nos detalhes do cotidiano. Por exemplo, livros infantis - em qualquer caso a criança não lê os livros que ele, por causa de sua tenra idade, ainda não são capazes de entender. Em nenhum caso, não leia o bebê antes de deitar histórias com personagens negativos, como goblin, Bag of Bones, manequim. Água - como a leitura pode desencadear pesadelos e, como conseqüência da gagueira.

O mesmo se aplica a crianças de assistir programas de TV. Assistindo TV em si é muito forte efeito sobre o sistema nervoso do bebê, portanto, em qualquer caso, não deve ser permitida uma estadia mais longa da criança na TV. Tome cuidado para que o seu filho parece - para tentar eliminar completamente programas de TV adulto criança assistindo, desenhos animados, contendo cenas de violência. Em nenhum caso, não deixe o seu filho assistir TV a menos de uma hora antes de deitar.

No entanto, em nenhum caso, não pode ocupar outro extremo em lidar com esses bebês, totalmente ceder todos os seus caprichos e nunca, de modo algum negar. Assim, os pais estão arriscando muito para estragar o caráter e mentalidade de seu filho - afinal acostumados com a constante indulgência a todos os seus caprichos, à menor falha em o que - ou pode causar estresse severo. Lembre-se que o seu filho vai crescer e será a primeira no jardim de infância, em seguida, na escola. E não vai ser qualquer personalidade extraordinária, é uma maneira para os pais, mas apenas um dos alunos, o mesmo que todos os outros.

 gagueira em crianças de 3 anos

Disartria em crianças

O segundo problema com incidência de violação de expressão - é disartria. Médicos - fonoaudiólogos chamados disartria estas infracções de discurso, que são causadas por uma lesão orgânica do sistema nervoso central do bebê. O sinal mais importante e brilhante que a criança é disartria, não é só a pronúncia correta de sons específicos individuais, e uma lista completa de toda a pronúncia das palavras, sem exceção. Disartria no tratamento crianças requer um longo e sério. E uma pesquisa com crianças com disartria revela a gravidade da infração.

As crianças, que sofrem com disartria, sofrendo restrição da mobilidade normal dos músculos da mandíbula - máquina facial, e músculos faciais. Será que estas crianças é muito específica: é muito atrapalhada e claro - e, sem exceção, todos os sons ea voz é muito suave e fraca.

  • Doenças infecciosas





Яндекс.Метрика