doença renal em crianças

Nossos filhos - é a coisa mais preciosa que só existe em nossas vidas. E, claro, todos os pais são muito sensíveis à questão da saúde do seu filho. O mais leve indisposição mãe muito frustrante e pai. No entanto, resfriados estão doentes todas as crianças, sem exceção, e nada a ver com isso.

No entanto, infelizmente, infecções respiratórias agudas são uma das menos dos males, que pode prender um bebê em sua vida. Existem muitas outras doenças que afectam a criança. E doença renal estão entre eles. É sobre doenças dos rins e urinários discutidos abaixo.

O que é um rim?

Os rins são órgãos importantes do sistema urinário humano. Os rins são um tipo de filtro através do qual o corpo humano a partir do corpo remove todas as substâncias nocivas ou desnecessárias para ele. Para o funcionamento do corpo é muito importante para manter um equilíbrio óptimo entre o ambiente interno. Apenas com o equilíbrio certo pode fluir corretamente metabolismo ea formação de novas células do sangue - glóbulos vermelhos.

Marcador e desenvolvimento do rim começa durante o desenvolvimento fetal. No entanto, no momento do nascimento do bebê desenvolver seu rim ainda não está totalmente concluída. O tamanho da superfície de filtro no rim neonatal migalhas cinco vezes menos disposições. E só no final do sexto mês de vida tamanho próximo à superfície normal.

Durante o desenvolvimento fetal do rim como uma alocação de órgãos completa ainda não está operacional. Todas as substâncias indesejadas do corpo da criança são exibidos usando a placenta. Mas, no entanto, na pelve renal acumula pequenas quantidades de urina, de modo que, mesmo antes do nascimento do bebê toma a sua extensão. Se preocupe com isso não vale a pena, porque ele é absolutamente normal fisiológico fenômeno f. Expansão da pelve renal desaparece em cerca de um ano e meio.

O princípio do sistema urinário

Antes de começar a falar sobre doenças dos rins e do trato urinário, deve ser feita menção sobre como eles funcionam. Em si consiste em uma xícara de rim e pelve renal, que, na verdade, constitui a urina. A urina resultante por os ureteres para a bexiga, e a partir daí através da uretra (uretra) é derivado a partir do corpo humano para o exterior.

O enchimento da bexiga ocorre de forma gradual, de modo a vontade de urinar comparecer pessoalmente apenas quando a bexiga está cheia de mais de metade. No mesmo caso, se houver uma violação do regulamento nervoso desse processo, há todos os tipos de disfunção do trato urinário.

A doença renal mais comum e perturbar o normal funcionamento do sistema urinário ocorrer nos momentos críticos do desenvolvimento de uma criança. Estes períodos são como se segue:

  1. O período desde o nascimento até três anos de idade. Este período é a mais perigosa no que diz respeito a uma variedade de doenças do tracto urinário. Durante este período o bebê finalmente adaptado à vida fora do corpo da mãe. Além disso, durante este período, são mostrados todos os distúrbios congênitos da estrutura e funcionamento do sistema urinário.
  2. O período de cinco a sete anos. Neste ponto no corpo da criança é uma série de mudanças relacionadas à idade específicos, de modo que o sistema urinário, bem como uma série de outros, são os mais vulneráveis.
  3. A adolescência (14 a 18). Como um adolescente, um aumento do risco de perturbação do funcionamento normal do sistema urinário devido a dois fatores: o crescimento rápido e alterações nos níveis hormonais da criança.

O maior risco de doenças do trato urinário em crianças cujos pais sofrem de qualquer pielonefrite ou as doenças do sistema endócrino. Pela saúde dos bebês a mãe eo pai tem que ser mais cuidadosos para não perder os primeiros sinais de alarme. Depois de tudo, o tratamento é iniciado mais cedo, o mais bem sucedido ele será.

Tipos de rins e vias urinárias

Hoje em dia, a medicina moderna, existem mais de 30 diferentes doenças dos rins e vias urinárias. Este artigo irá explicar apenas sobre as mais comuns, tais como:

  • A incontinência urinária

Se a criança não é capaz de reter a urina na bexiga e não se sentir a vontade de urinar, podemos falar de tais abusos, como incontinência. Tal violação de trazer um número considerável de problemas, tanto para a criança e sua mãe. No entanto, deve-se ter em mente que a criança é capaz de controlar sua urina mais cedo do que ele vai ser um - dois anos. Até então, o diagnóstico de "incontinência" não é colocada.

  • Reter urina

Reter a urina, embora o nome é consoante com a violação anterior, essencialmente diferente da dele. A criança sente a vontade de urinar, mas não pode segurar a urina e não tem tempo para correr para o banheiro.

  • Enurese

Enurese chamado noites de enurese. Durante o dia, a criança tem o controle total sobre sua micção, mas na parte da manhã ele acorda em uma cama molhada. Além disso, uma tal violação, sem tratamento adequado podem ser mantidos em uma criança por toda a vida.

  • Ampliação anormal da pelve renal

Já mencionamos que para as crianças caracterizadas pela expansão fisiológica da pelve renal, desaparecendo a auto-imagem do velho anos. No entanto, há uma expansão patológica da pelve renal. Há um grande número de razões que podem causar isso. Estas razões podem tornar-se refluxos causando refluxo ureteral de urina da volta para os rins, e alterações vasculares renais, levando à alteração patológica do tecido renal.

Todas as crianças durante os primeiros meses de vida é necessário realizar ultra-som dos rins. E se o bebê é encontrado extensão fisiológica da pelve renal, na necessidade posterior acompanhamento regular da saúde da criança. Exames de ultra-som de controle devem ser realizadas a cada três meses. Essa tática vai dar tempo para identificar todas as violações em tempo hábil e tomar as medidas necessárias para evitar a deterioração da criança.

  • Infecções do trato urinário

Infecções do trato urinário são a doença renal mais comum em crianças. Como regra, eles têm pelo menos uma vez em sua vida em cada três crianças está doente. Como a incidência desta doença é apenas a segunda infecções respiratórias agudas.

Existem vários tipos destas infecções:

  1. Pielonefrite. O processo inflamatório que afecta os tecidos do rim.
  2. Cistite. O processo inflamatório que afecta o tecido da bexiga.
  3. Uretra. O processo inflamatório envolve membrana da uretra.
  4. Presença assintomática de bactérias patogênicas no trato urinário.

As bactérias entram no sistema uretra em um caminho ascendente. Inicialmente, as bactérias chegar ao períneo e genitais, em seguida, subir a uretra para a bexiga e a partir daí ainda - nos rins.

By the way, as meninas são muito mais propensos a sofrer de doenças infecciosas do sistema urinário do que os meninos. Isso acontece por causa das características fisiológicas da estrutura dos órgãos genitais das meninas. Eles uretra mais larga e curta, o que facilita a penetração de bactérias. É por causa dessa questão da menina higiene pessoal precisa de mais atenção - é muito importante para lavar a menina: de frente para trás, para não trazer as bactérias patogênicas do ânus para os órgãos genitais do bebê. Quando ela crescer, minha mãe deve ensiná-la a fazê-lo sozinho.

  • Insuficiência renal

Nesse caso, se a criança está a sofrer de insuficiência renal, os rins, dependendo da gravidade da doença, pode ser parcialmente ou completamente deixam de desempenhar as suas funções. Cessação completa das funções dos rins leva à insuficiência renal aguda - de pôr em perigo a vida da criança e requer atenção médica imediata.

Na insuficiência renal no corpo da criança é uma violação do equilíbrio de eletrólitos, e sangue se acumula grandes quantidades de ácido úrico.

Os médicos identificaram duas formas de insuficiência renal: crônicas e agudas. A forma crônica de insuficiência renal geralmente é um resultado direto de algumas doenças crônicas, como pielonefrite, diabetes ou anomalias congênitas do trato urinário.

A insuficiência renal aguda é quase sempre surge como um resultado da exposição a substâncias tóxicas ou de rim, ou de grandes doses de medicamentos.

  • Nefroptose

Os médicos chamam essa violação estrutura Nefroptose rim em que não é fixo na posição, mas móvel. Nas pessoas, a doença também tem nomes como rim móvel, vagando renal ou ptose renal.

Nesse caso, a mobilidade do rim é reduzido, há um grande risco de que ele gira em torno do seu eixo. Devido a este trecho navios de torção e dobra. Este fenómeno é extremamente perigosa, pois há um distúrbio circulatório do rim. Características fisiologia feminina fazer a garota mais vulneráveis ​​à doença do que os meninos.

  • Teor de sal aumentado na urina

Nesse caso, se uma criança interrompido metabolismo normal, geralmente aumenta a quantidade de cristais de sal urinário em urina. O mais comum fosfatos, oxalatos e urates. Em adição ao factor metabólico que provoca elevado teor de sais na urina pode ser adequadamente equilibrando a alimentação da criança, na qual os rins não tem tempo para dissolver o sal.

Oxalato na urina é aumentada no caso da dieta estão abundantemente presentes tais alimentos ricos em vitamina C e o ácido oxálico. Estes produtos incluem espinafre, beterraba, aipo, salsa, maçãs ácidas, groselhas, rabanetes, cacau, chocolate, queijo, sopas, etc.).

Níveis elevados de urato no urina causada por dieta miúdo bases de purina saturadas. Estes produtos incluem produtos de carne, fígado, caldo, carne de porco, peixes oleosos, sardinhas, tomate, chá forte, água mineral azedo.

O teor de fosfato na urina aumenta se a dieta do bebê repleto de produtos ricos em fósforo, tais como queijo, peixe, ovos, cevada, trigo mourisco, painço e cereais de aveia, ervilhas, feijões, água mineral alcalino.

Tipicamente, em tais casos, as mudanças na urina dos filhos são temporários. Quando a composição da dieta do ajuste imediato da criança de urina ao normal muito rapidamente. No entanto, em nenhum caso é inadmissível ignorar o problema, considerando que nada - ou frívolo. Nesse caso, não se os pais são urgentemente reconsiderar a dieta de seu filho, o risco de areia grande e até as pedras nos rins e bexiga. A litíase urinária é uma doença grave e extremamente desagradável que requer a longo prazo e de tratamento complexo.

 sinais de doença renal em crianças

Os sintomas da doença renal e infecções do trato urinário em crianças

Normalmente, a doença renal observado em uma criança de pais atentos não ter nenhuma dificuldade. Todas as doenças têm um certo número de sintomas:

  • A dor na região lombar. E a dor pode ser aguda e puxando.
  • Mude a cor da urina, é turva e o aparecimento de sangue.
  • Aumento da temperatura corporal, sem motivo aparente.
  • Edema facial, especialmente na parte da manhã, depois de acordar a criança.
  • O surgimento das chamadas "bolsas" sob os olhos.
  • A sensação de fraqueza, fadiga da criança.
  • Sensação de secura na boca, uma constante sensação de sede.

No entanto, por vezes, ocorrer alguma doença renal em estado latente, sem sintomas padrão. É por isso que os pais precisam prestar atenção a quaisquer mudanças no bem-estar absoluto da criança.

Os sintomas de doenças do trato urinário em crianças menores de um ano:

Uma criança pequena não pode queixar-se aos pais e dor desagradável na região lombar e desconforto ao urinar. Portanto, os pais migalhas devem ser especialmente cuidadosos.

Sinais de doença renal em crianças menores de um ano:

  1. A mudança da cor e cheiro de urina.
  2. O aumento do tamanho das migalhas de barriga.
  3. O menino tem um motivo de preocupação deve ser o enfraquecimento da pressão do jato de urina ao urinar. By the way, isso pode acontecer é se a criança tem um lugar de fimose.

Os sintomas da doença renal em crianças maiores de um ano de idade:

Os pais de crianças mais velhas, após cerca de um ano de idade, também deve começar a se preocupar que, se a criança apresenta os seguintes sintomas:

  1. A criança se queixa de dor no abdome inferior ou na região lombar.
  2. Dor súbita ao urinar - uma criança pode ter medo de ir ao banheiro e chorar.
  3. Aceleração significativa ou, inversamente, uma micção muito rara.
  4. A criança urinar em pequenas porções, o que tinha para ele nunca mais foi visto.
  5. A incontinência urinária ou retenção.
  6. Aumento da temperatura corporal, sem motivo aparente.

Em nenhum caso, não pode ser ignorado qualquer doença renal em crianças, porque as consequências para a saúde das crianças pode ser muito imprevisível. Assim, por exemplo, doença renal congénita ou doença crónica que ocorre urinária pode resultar num atraso significativo no desenvolvimento físico da criança.

Além disso, várias formas de doenças crónicas podem conduzir a um fenómeno tal como com risco de insuficiência renal aguda. Esta doença causa não só a saúde, mas a vida continua.

Tratamento de doenças do tracto urinário

Tendo descoberto sobre o seu filho - qualquer um dos sintomas acima, os pais devem, logo que possível para pedir ajuda à criança médico - urologista ou, na ausência de um pediatra. Em nenhum caso é inaceitável para começar o tratamento por conta própria, de acordo com as avós prompts ou amigos.

Em alguns casos, tal pode levar auto melhoria, mas apenas temporária, como a doença não é completamente eliminada, mas sim tem sido impulsionada mais profunda. E, em alguns casos, a auto-medicação pode conduzir a complicações graves e até mesmo em perigo a vida da criança.

Antes de atribuir qualquer - qualquer tratamento, o médico irá prescrever uma série de estudos que são necessários para obter um quadro completo da doença eo diagnóstico correto. Como regra geral, a criança, os seguintes estudos:

  • O exame de urina

Ele permite detectar a presença de sais no sedimento de urina, as partículas do sangue, glóbulos vermelhos do sangue. Tendo os resultados de análises laboratoriais de urina, o médico para ter uma idéia. O que acontece no sistema urinário de uma criança doente. Para os resultados de urina estavam corretas, não distorcida, a urina deve ser coletada corretamente. Cuidadosamente criança podmoyte e coletar a urina em um recipiente perfeitamente limpo. Se é uma menina - um adolescente, não é necessário passar por um teste de urina durante a menstruação.

  • Total de sangue

Análise geral de sangue vai determinar se há uma criança no corpo de qualquer - qualquer sinal de inflamação e intoxicação geral.

  • A ultra-sonografia

A ultra-sonografia revela a estrutura de anomalias congênitas do sistema urinário, a sua alteração patológica ou a presença de areia e pedras.

Com base nas queixas dos pais e da criança e os resultados da investigação médico diagnosticar e prescrever adequado apenas para o seu regime de tratamento da criança. A fim de êxito se livrar dos pais doença deve seguir rigorosamente todas as instruções do seu médico e fazer todos os seus compromissos. Seja Saudável!

 Doença renal em crianças

Recomendamos vivamente a ler: uma criança chorando à noite





Яндекс.Метрика