menu para gastrite

Conteúdo:

  • Dieta para gastrite
  • A nutrição adequada
  • Baixa acidez: menu Compor
  • O aumento da acidez e normais

As pessoas que têm problemas com o estômago, é difícil desenvolver por si mesmos o direito dieta. Afinal de contas, os alimentos devem ser cozidos ao mesmo tempo leve, saudável e nutritiva. Além gastrite deve levar em conta uma série de contra-indicações: não frito, fumado, picante, salgado, doce, etc.

Menu para gastrite são muito rigorosos e não há guloseimas habituais. Os pacientes não podem comer uma refeição gordurosa, comida comum, frios, pratos quentes, álcool (irritar). A partir de picles e bebidas carbonatadas também tem que desistir. Se você não cumprir as regras, você pode fazer um problema mais sério - úlcera gastrointestinal.

Mas isso não significa que o resto de sua vida você vai ter que comer um mingau. Seja criativo e experimentar na cozinha. No entanto, ter em conta as recomendações de nutricionistas e gastroenterologistas. E escrever uma lista de produtos para os quais você pode comer e que a têm para dar.

Dieta para gastrite

Aqueles que se deparam com esta doença, você sabe que você precisa comer comida em pequenas porções. Frequência - pelo menos 5 vezes por dia. Em que intervalos entre as doses deve ser insignificante - não mais do que duas horas. Bem, se você pode comer ao mesmo tempo durante o próximo mês.

Mas, se no meio do jantar e chá da tarde, café da manhã e almoço, você vai querer comer, tente não para lanche em movimento. Há muffins, biscoitos ou sanduíches rações secas - que significa prejudicar a sua saúde. Além disso, todos os alimentos sólidos precisam de mastigar.

 Exemplo de menu para gastrite

A nutrição adequada

Normalmente médicos para pacientes com gastrite desenvolver um menu dietético com base no grau de inflamação, o nível de secreção de ácido clorídrico, e do quadro clínico como um todo. Se houver uma exacerbação da doença, o primeiro dia em que é desejável que se abstenha de comer. A permissão é apenas quente para beber chá sem açúcar, água mineral sem gás.

Quando a dor severa vai passar, você pode alternar a geléia, farinha de aveia cozidos em água, purê. Útil são cozidos de frango ou de codorna ovos cozidos. Gradualmente, com a permissão do médico, que pode ser administrada na dieta, e outros produtos.

Aviso dieta para gastrite com o outro são muito diferentes. Se o paciente tem uma baixa acidez, que é necessário para preparar pratos que estimulam a produção de suco gástrico. Por outro lado, em maior não é recomendado para comer junk food.

Mas existem diretrizes gerais que são adequados para todos. A partir do líquido - água (sem gás, aromas, corantes e outros produtos químicos), chá fraco fabricado cerveja, produtos lácteos (especialmente queijo). Alimentares - purê de legumes, carne cozida, peixe, sopas leves e mingau. Se sentir dor severa, recomenda-se a reduzir a quantidade de gordura. Prepare saladas, sopas e pratos fritos, tenha em mente que no dia em que você pode comer não mais do que 1-2 colheres de chá

Baixa acidez: menu Compor

O que você pode comer

Na primeira, você tem que comer caldo única legenky até que a dor desapareça. Assim serão os primeiros sintomas de gastrite (náuseas, câimbras, vertigem), você pode começar a expandir a dieta. Primeira - sopas e mingau, água e chá. Depois de duas ou três semanas - pequenas porções de massa cozida, hambúrgueres, legumes no vapor, purê de um liquidificador ou moedor de carne. Não se esqueça de vegetação. Exceção - espinafre e azedinha.

O que não comer

Arenque, cebola e sanduíche de caviar vermelho é permitido apenas para os feriados. Os alimentos que causam a fermentação no estômago, pode novamente levar a uma exacerbação. Além disso, uma vez por todas tem que esquecer de bebidas carbonatadas. Ocasionalmente, você pode beber o café com leite ou creme. Alimentos que contenham um volumoso, pão fresco e os produtos ricos habituais, leite, picante e alimentos fumados - tudo isto é estritamente proibido para gastrite. Normalmente, se você realmente quiser, você pode ser um pouco neste caso não é aplicável.

Como comer nos primeiros dias

Estimativa de menu dietético para pessoas com gastrite:

  • Prato lateral - purê de legumes ou mingau, cozido em água: Café da manhã. Chá com leite desnatado.
  • Almoço: Maçãs cozidas ou iogurte.
  • Almoço: Perov - caldo de galinha luz com almôndegas ou filés. Guarnição (mingau) com um chop, cozido no vapor. Se desejar, você pode substituir a carne com peixes. Estufado frutas ou chá.
  • Almoço: biscoito wafer com geléia ou iogurte.
  • Jantar prato Side - purê de legumes. Sobremesa - queijo cottage gordura.

Antes de ir para a cama também é recomendado para beber um copo de kefir. Pelo menos uma vez por dia, você deve comer alimentos líquidos. Definitivamente precisa de um pequeno-almoço quente. E não há sanduíches com queijo e salsicha. E mais uma coisa - uma porção. Se, depois de comer, o estômago começa a doer ou você sente o peso, reduzir o tamanho das refeições.

 menus para pacientes com gastrite

O aumento da acidez e normais

As primeiras 2-3 semanas de menu de dieta para gastrite com acidez aumentada e normal não é diferente do habitual. E apenas a tempo, você pode aumentar a quantidade de alimentos e tamanhos de porção. Mas, é claro, devem respeitar as restrições, que deve informar o seu médico.

O que você pode e não pode comer com gastrite

  • Pão

Assim, recomenda-se a utilização de um pão de dois dias feita a partir de prémio bolos nesdobnye farinha e biscoitos. Bolos tradicionais e compotas, frutas e queijo cottage também são permitidos, mas não mais do que duas vezes por semana. As exceções são centeio e ricos produtos, bem como panquecas.

  • Primeiro curso

Permitido vegetal, leite, sopa de vermicelli. Para preparar o caldo deve ser utilizado apenas frango. Fillet antes de comer melhor desmantelar manualmente as fibras. Como pode escolher recheio de creme, escorra o óleo ou a gema de ovo convencional. Mas, em qualquer caso, não cozinhar fortes sopas de carne, cogumelos, legumes ou peixe. Ele não come okroshka, sopa, picles.

  • Cereais e massas

Para melhor preparar os pacientes com gastrite ou semolina mingau na água. A fim de diversificar a dieta, fazer pudim de arroz, souffle, cozinhar macarrão. Escolha um cereal e massa macia bem cozido. Como no caso do trigo, milho, cevada e legumes, tudo isso terá de ser excluídos da dieta.

  • Carnes e peixes

Ferva o caldo deve ser em jovem carnes de bovino e de coelho, frango ou peru. Carne dietético para costeletas, almôndegas. Filetes de peixe pode ser cozido no forno. Só desta forma não pode usar óleo, graxa, maionese, temperos e marinadas. Bem, se você tem a oportunidade de cozinhar um par de pratos.

Pacientes com gastrite não devem ser alimentados frito, fumado alimentos. Em nenhum caso, não cozinhar carnes gordas (cordeiro, pato, ganso, carne de porco, peixe). Tente não comprar carnes enlatadas e cozidos. Os conservantes, corantes e estabilizadores presentes em tais iguarias pode causar irritação.

  • Leite e lacticínios

Se você ou seus parentes estômago problemas, você não deve experimentar com queijo e produtos ácidos. Portanto, escolha cuidadosamente iogurte, iogurte, leite fermentado cozido. Nota leite inteiro pode ser adicionada nos cereais e chá. Tal como para o queijo, então é melhor para cozinhar pratos (caçarolas, bolos de queijo), e não para uso na forma habitual.

  • Ovos

Frango ou ovos de codorna cozidos cozidos (mas não pato ou ganso) - uma salvação real para pacientes com gastrite. Eles são recomendados para comer no almoço e lanche para satisfazer o seu apetite causados. No entanto, os alevinos cozinhar fervido ou permanentemente não deveria sequer pessoa completamente saudável.

  • Frutas e vegetais

Assim, legumes podem ser cozidos no vapor, limpe através de um moedor de carne. Se possível, comprar novos batata, cenoura, abobrinha, couve-flor. Ocasionalmente fazer mingau de abóbora com leite. Mas tomates, cebolas, repolho habituais, cogumelos, picles e marinados não pode comer. Além disso, não estragar o estômago bagas crus e frutas verdes. Prefere compota, geléia, geléia, sucos não ácidos.

Como comer durante a exacerbação

Exemplo de menu para gastrite semana, se levarmos em conta todas as restrições, é a seguinte:

Segunda e quarta

  • Café da manhã: cereais, compotas de frutas.
  • Bolos de queijo: o almoço.
  • Almoço: Sopa com croutons, purê de batatas com peixe, compota de frutas.
  • O chá da tarde com biscoitos wafer ou crackers.
  • Jantar: costeletas de vapor, mingau ou massas, chá fraco.

Terça e quinta

  • Pequeno-almoço: bolos de queijo, maçãs forno de cozer e compotas de frutas.
  • Almoço: geléia ou gelatina.
  • Almoço: sopa, mingau, peixes e água mineral sem gás.
  • O chá da tarde com um bolo ontem.
  • Jantar: caçarola, cranberry jelly.

Quinta e sábado

  • Café da manhã: mingau, frango cozido no vapor chá.
  • Almoço: bolos de queijo, compotas de frutas.
  • Almoço: sopa, guisado de legumes (desgastado), água.
  • Lanche da tarde: biscoitos e chá com leite.
  • Jantar: Carne cozida, legumes e caldo a partir dos quadris.

Sexta e domingo

  • Pequeno-almoço: ovo cozido cozidos, chá.
  • Almoço: cottage pudim de queijo com compota.
  • Almoço: sopa, purê de batatas com frango cozido, geléia.
  • Lanche da tarde: iogurte de frutas com purê de batatas ou crackers.
  • Jantar: legumes cozidos ou mingau com peixes.

Não é necessário para cumprir essa regulamentação ou de preparar esses pratos. No entanto, fazendo menu de dieta, lembre-se todas as regras acima. Você não deve ser ingênuo acreditar que problemas de estômago resolvido si. Se você continuar a manter o antigo modo de vida (beber, fumar, comer alimentos gordurosos), a situação só vai piorar.

 Menu para gastrite: ter em conta as recomendações dos nutricionistas

Aconselhamos a verificar: a dor em gastrite





Яндекс.Метрика