como encontrar o sentido da vida

O homem - uma criatura única. O resto dos mamíferos no curso de suas vidas tendem a satisfazer apenas as necessidades básicas de alimentação, água, sono e reprodução. E só um homem levantou-se, construiu uma civilização e incomodado com a forma de encontrar o sentido da vida e da felicidade. Essa é a forma de responder a essa pergunta em uma sociedade que tem uma religião, filosofia e psicologia, porque as pessoas não querem viver na ignorância. Mas, infelizmente, a uma conclusão final porque ninguém veio - os cientistas descobriram o sentido da vida, apesar das mentes geniais que batem em resolver este mistério. E vamos tentar penetrar no fundamento do ser.

O sentido da vida na cultura humana

A questão de como encontrar o sentido da vida, existe dentro da religião. Na verdade, quando uma pessoa começa a acreditar na criação do mundo uma entidade misteriosa, há interesse nos objetivos desta "experiência". Por que estamos aqui? Apesar do fato de que todas as religiões são de alguma forma diferente um do outro, nas principais correntes do sentido da vida humana é reduzida a uma vida virtuosa e ir para o céu após a morte. Cada denominação poderia ser o seu caminho homem sem pecado e bom, mas como regra geral, que inclui também a bondade, a misericórdia, generosidade, ajudar ao seu próximo, o desenvolvimento espiritual, amor pelas pessoas.

Mas a religião - não é a única fonte de reflexão sobre a forma de encontrar o seu próprio sentido da vida. Ele tem sido os maiores representantes da espécie humana, chamavam a si próprios filósofos tentaram desvendar o mistério. Como sempre, tudo começou na Grécia antiga. Os gregos viram o significado da vida humana no conceito de "felicidade", mas as várias escolas de pensamento colocar nele um significado diferente. Por exemplo, Epicuro pensei que a felicidade - é o de obter prazer da vida (mais tarde foi chamado de "hedônico"). Havia em mente não só a satisfação dos desejos corporais, mas também a falta de desconforto físico e mental.

Outro filósofo grego Diógenes, acredita que a verdadeira felicidade só é possível quando uma pessoa está satisfeita com pequena e não se apegar às coisas. Seu estilo de vida ascético (como um cão - que essa comparação é usado Diogenes), e apenas neste caso, ele se sente realmente livre e independente, e tão feliz.

Conforme o tempo passava, e outros filósofos famosos, assim como os gregos, estavam interessados ​​no tema da busca de sentido na vida. Em particular, Arthur Schopenhauer, conhecido por seu pessimismo, acreditava que a vida de uma pessoa é como um inferno em que o homem insensato busca de prazer, e inteligente - encontra a felicidade em evitar problemas através de auto-contenção, porque cientes da inevitabilidade.

No geral, o quadro é bastante sombrio, então nos voltamos para os filósofos mais pragmáticas. Por exemplo, William James, que acreditava que o significado da vida humana - a serviço da sociedade e da propositura de qualquer uso prático. Mas a visão mais impressionante dos existencialistas: Sartre, Kierkegaard e Heidegger acreditava que cada pessoa cria seu próprio sentido da vida, porque ele é único.

Sobre o sentido da vida e os grandes escritores fundamentados. Por exemplo, o Erich Maria Remarque acreditava que a vida de uma pessoa deve ser preenchido com amor, caso contrário, será um triste e sem rumo. Outro conhecido autor Richard Bach acreditava que o significado da vida humana consiste na liberdade, dos conhecimentos e abrir uma nova. Um ponto de vista interessante sobre esta questão expressa Anton Chekhov: na sua opinião, o sentido da vida é encontrar sentido na vida. Em geral, as opiniões sobre este assunto muito - quase todo mundo mais ou menos talentoso escritor tinha a sua própria resposta a esta pergunta, e você pode olhar para ele, mergulhou mais profundamente na criação de alguém que você respeita.

 como encontrar o sentido da vida

O sentido da vida em psicologia

Infectado pelo filósofo existencialista interesse na questão do sentido da vida, os humanistas, os psicólogos começaram a falar ativamente sobre esta matéria. Por exemplo, o famoso psicólogo Abraham Maslow acreditava que o destino humano mais importante - é a auto-realização: artes criativas, e as coisas que você ama, sucesso e realizações. No entanto, este ponto de vista é altamente discutível: acordar, após a morte não será tão importante que uma pessoa chegou e como ele é totalmente auto-realização.
Outro psicólogo Viktor Frankl, acredita que a necessidade de o sentido da vida - uma das principais necessidades humanas, e sua deficiência pode causar uma neurose pessoa. Ele falou de três maneiras de encontrar o que significa:

  • a criatividade, a criação de algo novo
  • experiências de conteúdo diferente: a beleza do mundo, momentos significativos da vida
  • Atitudes e atitude perante a vida

Especialmente importante é se tornar o último grupo em situações em que uma pessoa não pode mudar nada. Frankl cita sua prisão em um campo de concentração: as pessoas que estavam tentando encontrar algum sentido em seu sofrimento, são mais propensos a sobreviver entre todo este inferno. Não há vida em qualquer situação que de alguma forma não toca a uma dessas estradas, por isso eles são - uma possibilidade muito real para encontrar a felicidade e significado na vida.

Há tantos pontos de vista que surge a pergunta: como geral deve ser o significado da vida? Depois de analisar todos os itens acima, podemos dizer que ele deve ser eterno, bonito, vida, e ao mesmo tempo, todos disponíveis, bem como para trazer a felicidade ao homem. E o que mais ele pode ter características?

  1. Deve facilitar a execução das tarefas atribuídas a uma pessoa.
  2. Ele deve ser encontrado pelo próprio homem, e não imposta por alguém de fora.
  3. O ponto garante que os nossos fragmentos vitais da realidade estão unidos por algo comum.
  4. É provável que o significado muda ao longo do tempo, bem como a nossa vida - é impossível para compreender o significado de um em todos os momentos.
  5. A questão não pode ser apenas o produto de um intelectual - ele sempre associada com as emoções humanas, coração e alma.

Porque a humanidade há muito tem se empenhado na busca do sentido da vida, ele teve tempo de vir para cima com muitas variantes, o que parece agradar a ninguém.

Por exemplo, o propósito da vida pode ser uma tentativa de vivê-la de forma a deixar sua marca, para ser lembrado. Às vezes acontece, não importa que tipo de memória que vai ser - bom ou não. É por isso que muitas pessoas estão tão atraídos para a fama e tentar alcançá-lo de todas as maneiras possíveis. É claro que um tal sentimento de o direito de existir, mas, infelizmente, ninguém permanece na memória para sempre, por conseguinte, não pode ser objeto da vida verdadeira.

Alguém encontra o seu significado de uma forma saudável de vida - eles vêem o objetivo de manter a beleza ea força do corpo. No geral, no entanto, a tentativa de viver a sua vida de tal forma parece muito deprimente, porque as pessoas estão condenados à derrota nesta batalha - a morte. Todos os seus esforços viraram cinzas com seu corpo, para que ele trabalhou tão duro.

Muitas pessoas vivem, a fim de obter o máximo prazer da vida. Eles encontram o seu significado para consumir e adquirir o maior número possível de coisas. Infelizmente, esta maneira de pensar prevalece na sociedade moderna: ele é promovido pelos meios de comunicação, publicidade, tela de TV Star, que é altamente campanha para "rasgar" e receber de vida. Mas, na verdade, enviamos-se diante o nível de meio-animal onde a principal tarefa - para comer, beber, companheiro e olhar brilhante. Concordo, parece muito triste, especialmente porque na maioria dos casos, uma pessoa que vive com um propósito, muito rapidamente se cansa e começa a procurar um novo sentido que comprova a impossibilidade de prazer ser o único sentido da vida.

Uma resposta alternativa para a questão sobre o sentido da vida é para alcançar o poder. Tais pessoas provar a si mesmos e os outros sua superioridade, a capacidade de subir acima dos outros, para conseguir mais do que outros. Muitas vezes, as autoridades tendem a aqueles que são muitas vezes intimidado como uma criança. Mas é claro que o poder pelo poder não pode ser o significado: olhando para trás, a vida dessa pessoa é provável que parecem vazias e sem valor, porque ele não fez nada de útil e importante - única ordenado e supervisionado. Poder sai, eo homem sem nada.

Para alguns, o sentido da vida é a multiplicação da riqueza e tesouros. Lembre-se de Tio Patinhas ou Elijah doméstica? E muitas pessoas realmente viver assim! Eles procuram economizar dinheiro por não gastá-lo em tudo e todos. Isto é ainda mais inútil, porque o recall e vai se sentir absolutamente nada, porque o papel verde com a imagem dos presidentes americanos em si são inúteis.

Algumas pessoas tentam viver minha vida de modo que era algo para se lembrar na velhice, de morte. No entanto, se a memória é capaz de prazeres passados ​​trazer a felicidade em seu leito de morte? Provavelmente não. Uma avaliação positiva da vida é muito importante, mas, infelizmente, não ser a única importante. A verdadeira alegria só podem ser obtidos no caso em que muito se tem vivido, experimentado e feito para aqueles que você ama.

Isto leva-me a resposta a uma questão complexa e importante do significado da vida. Nós não vos abrir o segredo do primeiro e único sentido da vida para todas as pessoas no mundo - ele simplesmente não existe, e cada um tem a sua própria. Mas podemos dizer com confiança que cada pessoa encontre o seu próprio significado, que, idealmente, é uma multifacetada e inclui peças de todas essas coisas, o que temos descritos acima. Isso geralmente adiciona uma série de tarefas importantes, como a vida para a pessoa que você ama, e vida como trabalho e criatividade. Ajude aqueles a quem você ama, cuidado, e até mesmo sacrificar alguma coisa para eles - é natural e correto. No entanto, eles não podem ser o único sentido, bem como um caso interessante. A vida vai parecer algo incompleto sem um.

 como encontrar sentido na vida

O caminho para encontrar um significado

Concordo, a questão de como encontrar o sentido da vida, tornou-se muito mais clara. Com base no exposto, podemos concluir que o sentido da vida é viver uma vida plena. O que isso significa? Como as suas capacidades e forças se envolver e experimentar cada situação, a cada segundo de sua vida. O significado não leva do nada - você tem todas as peças de sua vida se sentir significativa. E então o medo da morte já não assustá-lo. O que eu preciso fazer?

  1. Sinta a finitude de sua existência. Nossa vida é limitada, e todos nós vamos morrer um dia. A consciência dessa verdade simples é capaz de transformar a sua percepção do mundo em sua cabeça e fazer você um novo olhar sobre a vida. Você pode usar o seguinte exercício: Pegue uma folha de papel em branco, desenhe uma linha denotando seu início e no fim. Você faz? Agora, marcar sobre a linha do ponto em que está, no momento, dado o facto de esta linha - a sua vida. Olhe para ele e pensar sobre isso por um tempo - será sensações inimagináveis.
  2. Diante de situações difíceis, considerá-los em detalhe. Isso ajudará você a ver oportunidades escondidos circunstâncias. Pense sobre o que a situação atual é eo que exatamente você pode fazer. Tente sentir algo bonito e original, isto é, em cada momento, e para criar algo valioso e único (ação, trabalho, trabalho). Esteja ciente de como você se sente sobre as circunstâncias que não podem ser alterados.
  3. Quando você se torna consciente das oportunidades disponíveis para você, tente sentir a atitude emocional para cada uma delas, para avaliar o significado emocional. Isso irá ajudá-lo a sentir-se a sua importância em sua vida. O que você sente quando você pensa sobre esse recurso? Considere também os seus sentimentos, se você faz ou não percebem isso na vida, bem como a sua condição ao longo do tempo.
  4. Agora é a hora de escolher o melhor para você nestas circunstâncias possíveis, use a sua liberdade. Você tem que ficar sobre o que você quer fazer, e fazê-lo de bom grado, sem que ninguém forçar. Ao tomar esta decisão, você pode contar com os argumentos de sua consciência, e como se relacionam com você mesmo, se você embarcar em qualquer ação ou não.
  5. E a última coisa que você precisa fazer - é avaliar seu próprio risco. Para fazer isso, você pode considerar a melhor forma de implementar a sua decisão e avaliar as mudanças que ocorrerão no mundo em geral e, em particular, a sua vida após a sua implementação. Pense em como você pode impedi-lo de fazer. Decidir quando você começar a agir, e por que meios que você deseja usar, uma vez que corresponde à sua natureza. Não se esqueça sobre a finalidade de suas ações, por que e para o que ou quem você está fazendo isso. E, finalmente, tentar prever como as coisas vão mudar depois de seu ato.
 Como encontrar o sentido da vida e da finalidade da existência




Яндекс.Метрика