a alegria da velhice

Conteúdo:

  • Parte com equívocos e mitos!
  • Como se sentir mais jovem e viver uma vida plena?
  • Como continuar a ser um membro activo da sociedade?
  • Deve resistir adequadamente alterações
  • O que as sondagens e pesquisas psicológicas?

Conforme as pessoas envelhecem, eles experimentam um monte de mudanças de vida graves, incluindo aposentadoria, perda de entes queridos, doenças físicas associadas com o envelhecimento. Estas alterações interferem na sua vida, causando estresse e levando à depressão. Não importa se essa tocou-nos, e nós ainda jovem e cheio de energia, pensei para que os nossos pais idosos. Devemos fazer todo o possível para não deixar a depressão em sua vida diária ou na vida de nossos entes queridos.

Envelhecimento feliz - é muito mais do que a capacidade de permanecer fisicamente forte. Esta preservação de compromisso e interesse na vida. Imagine-se, e velhice pode ser uma alegria! Claro, os componentes de um envelhecimento saudável pode ser diferente para todos, mas os fatores comuns são sempre bom estado emocional e capacidade de lidar com o estresse. Afinal, não é segredo que uma atitude positiva e harmonia interior - a chave para uma existência feliz em qualquer idade. Sabendo a fórmula básica do envelhecimento saudável, você pode ajudar a si mesmo ou alguém que você conhece a viver plenamente.

Parte com equívocos e mitos!

Para lidar com qualquer mudança é sempre difícil, não importa quantos anos você tem. Para os idosos, o principal problema é o grande número de alterações, que estão crescendo como uma bola de neve. Esta perda de carreira, saúde, amigos, parceiro de vida e até mesmo a sua independência. Naturalmente, tudo isso se faz sentir fortemente. Mas em qualquer idade, pode diminuir a gravidade das perdas alegria. Para equilibrar a perda de um senso de componentes positivos da vida - este é o mandamento "fórmula" velhice feliz e envelhecimento.

Qual é o "outono da vida" feliz? Primeiro de tudo, é a continuação da atividade física e social ea capacidade de adaptação à mudança. Infelizmente, para muitas pessoas o pensamento de velhice trazer ansiedade e medo. "Como eu vou cuidar de mim? E se eu perder o meu cônjuge? O que vai acontecer comigo? "- Estes são os pensamentos tristes quase sempre perturbar os idosos. No entanto, muitas dessas preocupações estão relacionadas com equívocos comuns sobre envelhecimento, que são muitas vezes demasiado exagerado ou simplesmente falso. A verdade é que você é muito mais forte e mais resistente do que você pensa. Vamos tentar os mitos sobre como fraco velhice, para desmascarar os fatos específicos - provar que ela pode ser feliz.

A velhice significa problemas de saúde, muitas vezes, uma deficiência. Não é necessário. Claro, existem algumas doenças que são mais comuns na velhice. No entanto, a velhice não significa que você automaticamente se torna decrépito ou forçado a transferir para a cadeira de rodas. Muitas pessoas mais velhas continuam a ter uma saúde excelente. As medidas preventivas, tais como boa nutrição, exercício, estilo de vida ativo e gerenciamento de stress, pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas ea consequente deterioração mais tarde na vida.

A perda de memória é uma parte inevitável do envelhecimento. De facto, a idade de um certo efeito sobre a atividade do cérebro humano. Se você tem mais de trinta anos, você já deve ter notado que a memória não é tão fácil como antes. No entanto, uma perda significativa de memória não é um resultado inevitável do envelhecimento. Fortalecer pode ser em qualquer idade, e exercícios para treinar o cérebro não é tão complicado. Você pode desfrutar de palavras cruzadas ou quebra-cabeças ao tentar complicar gradualmente a tarefa. Todos os dias, fazer algo novo, e não importa se você vai ao supermercado ou uma nova maneira de escovar os dentes com a outra mão. Quanto mais você tem que esticar seu cérebro, mais benefícios terá.

Você não pode ensinar a um cachorro velho novos truques. Em um dos mitos mais destrutivos sobre o que constitui a velhice, ele disse sobre a impossibilidade depois de um certo limite de idade para tentar algo desconhecido, e isso leva a uma perda gradual da vida. Muito pelo contrário! Os psicólogos são aconselhados a não perceber a velhice como um tempo de recessão e retrocesso.

Tendo estudado as habilidades cognitivas de pessoas com idade de sessenta a 90 anos, os especialistas chegaram à conclusão de que eles podem não só manter as habilidades e os conhecimentos existentes, mas também para aprender com sucesso e desenvolver novos. Acontece que a velhice faz um monte para nós velha rica experiência. Ele é responsável pela aquisição de novos conhecimentos. As pessoas mais velhas também são capazes de aprender algo desconhecido e prosperar em condições incomuns, bem como a jovem. Se você acredita em si mesmo, sua convicção e firmeza preparar terreno fértil para uma mudança positiva em suas vidas. Isto é, independentemente da idade!

 a alegria da velhice

Como se sentir mais jovem e viver uma vida plena?

Um componente-chave na receita "Como fazer uma velhice feliz? "- É a capacidade de encontrar significado e alegria. À medida que envelhecemos, nossa vida é certo para mudar, e nós vamos perder que ainda ocupam uma grande parte dela. Por exemplo, terá que deixar o trabalho favorito ou deixar as crianças longe de casa. Mas isso não significa que você tem que parar o seu avanço. Se você ainda não sabe por onde começar seu novo capítulo "outono", tente alguns dos seguintes, por exemplo:

  • pensar em seu hobby de longa data, que anteriormente não tinha tempo suficiente, e ser envolvido em negócios favorito a sério;
  • passar mais tempo com seus netos ou animais de estimação, porque as criaturas sincera e desinteressadamente amorosos infectá-lo com a sua energia e alegria de viver;
  • aprender algo novo para si mesmo, tocar um instrumento musical, língua estrangeira, aprender a usar o computador;
  • participar na vida pública: visitar os eventos da cidade, tornar-se um membro ativo do conselho das mulheres;
  • entrar em um clube com os mesmos interesses;
  • Faça uma viagem de fim de semana para um lugar onde você nunca visitou;
  • passar mais tempo na natureza: dar um passeio no parque, desfrutar as vistas panorâmicas;
  • juntar-se à arte: visitar um museu, ir a um concerto ou uma peça de teatro.

As possibilidades são infinitas. É importante escolher algo que será para você a alegria mais interessante e trazer. Se você encontrar tempo para o crescimento espiritual em sua alma haverá lugar para o vazio doloroso, e, portanto, se aproxima a idade não assustá-la inevitabilidade. Mais tarde, a vida pode ser cheia de outros eventos emocionantes, a menos que você quiser.

Como continuar a ser um membro activo da sociedade?

Um dos maiores problemas em pessoas mais velhas é o isolamento ea perda de comunicação com o público. Quando você envelhece, a manter relações com os outros no mesmo nível ainda mais difícil para aqueles que ainda estão levava uma vida social ativa. Aposentadoria, morte de amigos e familiares - tudo isso estreita o espaço para o diálogo. E quanto mais você envelhece, mais as pessoas e os relacionamentos com eles, você perde. Nesta situação, é importante manter-se aberto para novas ligações. Devemos fazer-nos compreender que a solidão eo isolamento pode representar uma ameaça real para o seu bem-estar. A boa notícia pode ser chamado de que há muitas maneiras de manter uma relação ativa com o mundo, apesar da idade avançada.

  1. Manter uma comunicação constante com amigos e familiares. A maioria passa tempo com pessoas que você gosta e que você cria para o otimismo, generosamente compartilhando positivo. Talvez essa pessoa será o seu vizinho, e é possível fazer um passeio em um parque nas proximidades. Não desista o jantar com um velho amigo para comemorar um aniversário comum ou ir às compras com seus filhos e netos. Mesmo se você estiver longe um do outro, continuar a se comunicar frequentemente por telefone ou e-mail para seus relações ainda eram fortes.
  2. Faça um esforço para fazer novos amigos. Quando você perde o círculo habitual de pessoas, é importante que haja outras ligações para o seu espaço de diálogo não é estreitada. Tente fazer amizade com pessoas que são muito mais jovem do que você. Amigo que a idade mais jovem, vai animar seu mundo e ajudá-lo a olhar a vida com outros olhos.
  3. Aqui o tempo para comunicar com, pelo menos, uma pessoa a cada dia. Telefone ou e-mail de contato não pode ser um substituto completo para uma conversa ao vivo com as pessoas. Regular face-a-face - uma das maiores alegrias em idosos que ajudarão a proteger você de depressão e permanecer pessoa positiva, apesar da idade avançada.
  4. Log um grupo de apoio de pessoas doentes. Se você ou seu ente querido tem sido capaz de adaptar suas vidas para todas as doenças crônicas graves, ajuda conselhos e exemplo para lidar com os problemas das outras pessoas que sofrem desta doença.

Deve resistir adequadamente alterações

Idade e velhice liderar os momentos de alegria e estresse. Mas as realidades da vida moderna não entrar até mesmo o jovem e forte espírito das pessoas. Portanto, a aproximação da velhice sugere que é importante agora para melhorar a sua resistência ao stress e aprender como encontrar maneiras saudáveis ​​para resolver problemas. Isso irá ajudá-lo digno de se juntar ao período de maturidade da vida, e você pode estar entre as muitas pessoas que estão se aproximando "outono da vida" sorrir dias de sol e dar real "Indian Summer".

Seja grato por cada novo dia. Aprenda a ser feliz para atender os amanheceres e entardeceres acompanhante sem tristeza. Claramente, quanto mais vivemos, mais nós perdemos. Mas quanto mais nós perdemos, mais preciosa ela se torna a vida! Quando você parar de tomá-lo como uma questão de curso, então você aprender a apreciá-lo ainda mais, e apreciar o que você tem.

Permita-se para expressar sentimentos fortes. Quando você acontecer para superar momentos difíceis e emoções fortes, você pode achar melhor para mantê-los dentro. Muitas pessoas pensam que uma onda de sentimentos, lágrimas - para as pessoas fracas. No entanto experiências cuidadosamente escondidos pode levar à depressão grave. Não mantenha sentimentos para si mesmo, terá a oportunidade de expressá-las. Isso pode ser feito, como uma reprimenda a um amigo próximo ou escrever em um diário pessoal.

Aceite o que você não pode mudar, e tentar olhar para ele a partir de um ângulo diferente. Muitas coisas na vida estão além do nosso controle. Em vez disso, foco, foco nas coisas que você subservientes. E o problema deve ser tomado com dignidade e um senso de humor. Este princípio pode ser utilizada para atender a velhice iminente sem medo e depressão.

Olhe para o bem do mal. Como diz o ditado, "o que não mata te faz mais forte." Quando confrontados com problemas graves, tentar olhar para eles como uma oportunidade de crescimento pessoal. Se suas próprias ações trouxe para o problema, refletir sobre eles e aprender com seus erros, porque a idade ea velhice não pode ser um obstáculo para a conclusões objetivas e verdadeiras.

Não se esconda de desafios. Posição avestruz ninguém, e eu nunca resgatado. Claro, se o problema parece muito grande, às vezes é mais fácil "escondê-lo debaixo do tapete." Mas essa negligência não lhe dá a possibilidade de se livrar dele, ele só lhe permite ser carregado por sua ansiedade e stress. Mas a velhice - não o melhor momento para fazer isso. Apenas repetidamente fazer um pequeno passo para resolver o problema. E deixe gradualmente, mas você pode ir um longo caminho para reforçar a sua própria confiança e perceber que você não é impotente.

 velhice e envelhecimento

O que as sondagens e pesquisas psicológicas?

Desde velhice - uma etapa essencial na vida de cada pessoa, o interesse em quão feliz ela pode estar preocupado com a sociedade por um longo tempo. Portanto, é compreensível que os sociólogos, psicólogos e gerontologistas muito tempo e dar a resposta a esta pergunta ardente. E que conclusões eles chegaram. Sem dúvida, velhice feliz - não é um mito, mas uma realidade. Mas eles falam sobre seus sentimentos as pessoas que conseguiram manter um desejo de renovação pontos de vista e interesses habituais, e estão dispostos a repensar a experiência anterior, adaptando-o às novas realidades.

Todos os velhos, certamente nostálgico para a juventude. Irremediavelmente perdida Mas alguns deles são Grieve inútil sobre ele, enquanto outros girando cuidadosamente as páginas de sua memória, remova os momentos de alegria e experiências felizes, dando inspiração e alegria. É mais fácil e mais seguro para se referir a sua velhice, aqueles de nós que levar uma vida ativa no presente e não abandonar os planos para o futuro próximo.

Assim, os idosos são capazes de encontrar a harmonia dentro de nós mesmos e, em seguida, formam a base principal, permitindo-lhes envelhecer feliz. Ele consiste na verdadeira sabedoria que só vem com a idade e nos permite tratar a vida contemplativa, filosoficamente perceber a idéia de que a vida não é eterna.

Não há dúvida de grande importância em fazer sua própria velhice ea atitude certa para ter, e é o tipo de personalidade pertence ao povo. Melancólica tendem a ver a tragédia da velhice, atravessa todos os planos de vida. Pessoas armazém fleumático, talvez não verá na próxima causa da idade por causa da angústia, porque eles estão acostumados a perceber o que está acontecendo em sua forma habitual, ou seja, em silêncio e sem muita emoção.

Colérico, sempre dando vazão aos seus sentimentos violentos pode parecer extremo e lutar com o mundo inteiro devido ao fato de que o transporte deles de repente deu lugar às palavras: "Vovó, sente-se! Você também provavelmente difícil de suportar? "Sanguine, que é de se esperar, reforma por velhice geralmente percebem com entusiasmo. Não é de admirar, porque ele vai salvá-los da necessidade tediosa todos os dias para ir ao trabalho, quando há muitas outras coisas interessantes, você pode, por exemplo, para ler um novo romance policial ou painéis bordados.

É por isso que, para alguns, velhice, morte de entes queridos, sensação de fraqueza física ou desatenção por parte dos parentes pode ser uma causa para a depressão, e até mesmo neurose. A pessoa mais forte que tenha a resistência vital, capaz de avaliar adequadamente a validade e habilmente adaptar a ele, não perdem a sua auto-estima e olhar filosófico em que mudança eles não podem pagar.

Muitos cientistas estão preocupados com o fato de que uma boa forma física, um fundo de família favorável, e uma vida confortável não garante homem a oportunidade de assumir o seu próprio envelhecimento calmamente. Muitas vezes acontece que a ausência da maioria desses fatores não impediram os idosos a viver em harmonia com sua idade avançada. Qual é o segredo destes têm, em seu próprio feliz, velho?

Especialistas descobriram uma resposta a esta pergunta difícil. Além de psico geral, a adaptação bem-sucedida para o "outono da vida" isso depende de como ao longo dos anos formaram um homem sob a influência de quaisquer circunstâncias desenvolver seu caráter que se tornou a base de seus valores espirituais e configurações internas. Os pesquisadores concluíram que tipos criativos, que não vêem a minha vida sem suas coisas favoritas, é mais fácil de se adaptar a velhice.

Nós não estamos falando apenas sobre os artistas, atores e escritores. Não, os mesmos professores podem muito bem ser chamado de pessoas criativas, se você é apaixonado por sua profissão e aposentadoria continuar a tentar coisa favorita, fazendo, por exemplo, aulas particulares, ou tomar parte activa na vida de seus próprios netos, desenvolver e nutrir-los. Como resultado, as pessoas mais velhas com um estilo de vida manter agudeza mental e qualidade emocional que lhes permite aceitar tranquilamente a sua idade.

Concordo, bem sucedida e teve lugar na vida profissional de uma pessoa que tem experiência de saturadas e vívidas experiências, problemas de saúde e outros problemas associados com o envelhecimento, a aceitar construtivo, compreensão e paciência. Mas o perdedor, que muitas vezes culpar seus problemas por toda parte, exceto para si mesmo, com a idade torna-se intratável grouch, capaz de destruir um monte de parentes de sangue. Portanto, para a felicidade na terceira idade deve ser capaz de realizar-se em seus anos mais jovens.

Devo dizer que, com o início de pessoas de idade avançada, muitas vezes caem em dois extremos. No primeiro caso, um homem de envelhecimento tenta de todas as formas de negar o que está acontecendo. Ele pode ser expressa em aumento da atividade sexual ou atividade intensa no agregado familiar, estilo de roupa e gostos.





Яндекс.Метрика