a criança não escuta o que fazer

Muitas vezes, psicólogos infantis e educadores ouvir de pais é pergunta muito comum: a criança não responder, o que fazer? Parece que este é um problema tanto como há pais e filhos - ele está sempre lá. E, à primeira vista, pode parecer que em tal esquema de longo prazo da educação da criança deverá ser aperfeiçoado até o último detalhe, e deve ser transmitida de geração em geração.

No entanto, na prática, verifica-se que não é assim - e isso não é surpreendente. Afinal, o tempo não pára, eu não estava só os pais, mas também as crianças, o modo de vida, os valores morais da sociedade, e mais, de alguma forma influenciar o curso do processo educativo. E, especialmente, um monte dessas mudanças e contradições do nosso tempo - o mundo mudou drasticamente apenas na última década.

Muitos pais estão completamente confuso, resultando em contato com a criança que eles podem se comunicar incerto, inconsistente, sem nenhuma indicação clara dos limites do que é permitido. E não é de estranhar que cada criança imediatamente se sente como a incerteza dos pais e imediatamente tentar usá-lo para "puxar o cobertor sobre" e forçando os pais a fazer os pais exatamente o que ele precisa.

Mas, certamente, quase todos os pais entender que eles têm - que não o fazem. O resultado é uma atmosfera nervoso e tenso - e uma mãe nervosa e meu pai e do bebê. Sim, e todos os outros membros da família não são susceptíveis de permanecer em silêncio por um longo tempo contra o cenário de uma batalha desdobramento sistemático. O resultado deste processo educativo pode ser dupla: ou os pais simplesmente - simplesmente desistir de sua ne'er-do-filho ou filha de um lado, dar a criança inteiramente a si mesmo, ou que, claro, é muito mais razoável, eles procuram a ajuda de um psicólogo infantil ou, se ausência por psicólogos profissionais.

E nem sempre em tais situações, é sobre um adolescente! Muitas vezes, uma nomeação para os profissionais acima têm pais ainda crianças muito jovens - 5 - 7 anos. E é uma triste tendência bastante - porque se os pais não conseguem lidar com um filho rebelde, enquanto ele ainda era um pouco assustador para sequer pensar sobre o que aconteceria em uma transição tão difícil para a idade adulta.

É por isso que a educação da criança é essencial. No entanto, infelizmente, a única receitas prontas ação correta em qualquer situação simplesmente não existe. Claro, existem algumas regras básicas e técnicas, mas os pais precisam lembrar que todas as crianças são exclusivamente individual, eo que é certo para uma criança para ser totalmente inaceitável para outra. A educação é uma atividade extremamente criativo, e os pais devem se sentir sutilmente as necessidades de seu filho, como um bom músico seu instrumento.

Primeiro, os pais devem dispor de informações completas sobre a vida de seu filho - círculo social, desejos, interesses e objetivos. Não importa o quão estranho que possa parecer, mas, infelizmente, muitos pais não têm a menor idéia sobre o que seus filhos vivem. E não há nada de surpreendente no fato de que uma linguagem comum com a criança é muito difícil - porque em tal situação, os pais não têm praticamente nada em comum com o seu filho. Então, onde é que vamos obter um entendimento?

E se os pais querem estabelecer relações com seus filhos, eles têm influência suficiente, eles devem estar preparados para o fato de que eles terão de trabalhar muito. E esse processo é transferir para os ombros dos psicólogos e professores também não vai funcionar - na verdade, os pais devem desenvolver relacionamentos, estabelecer contatos e orientar as ações e comportamento da criança na direcção pretendida.

  Então, por que os conflitos surgem?

Muitas vezes os pais que para alguns - qualquer razão perder o contato e relacionamento com o seu filho, pergunte se e outros a mesma pergunta - por que isso aconteceu? Onde eles fizeram um erro crítico, depois que começou a inevitável ruptura? Claro, cada família estas razões conta própria, mas psicólogos infantis distinguir várias razões principais, uma maneira ou de outra afetam o processo. Essas razões incluem:

  • A luta pelo poder

Um dos culpados conflito mais comum de gerações é uma luta fundamental para o direito dos pais de jogar primeiro violino na família. Como regra geral, as crianças são muito experientes conflitos entre a mãe eo pai. No entanto, muito em breve eles vão começar a ver nesses conflitos a oportunidade de desviar-se das regras, não escute, se a não manipular seus pais. Muitos pais, acreditando que qualquer conflito não é para os ouvidos das crianças, descobrir a relação sem a presença da criança. Mas seria ingênuo acreditar que a criança vai ser completamente no escuro - as crianças são muito bons e sensíveis psicólogos, e certifique-se de compreender rapidamente o que é o quê.

  • Completa subordinação aos interesses da criança

Outro modelo de relações familiares, o que ocorre com muita frequência - é desejos obediência incondicional dos membros mais jovens da família, ea organização da vida familiar é dada apenas às necessidades das crianças. No entanto, os pais são aconselhados por psicólogos como o mais rápido possível para parar e reconsiderar suas opiniões sobre a vida. Claro, escusado será dizer que o principal significado da vida de quase todos os pais - filhos.

Mas esqueça sobre mim mesmo e não vale a pena - depois do parto a sua vida não acaba, mas só se torna mais intensa. E não há nada de errado no fato de que seus filhos vão passar um mês na aldeia com a minha avó, não no campo em países tropicais. Mas você pode, finalmente, ainda depois de todos esses anos dar ao luxo de fugir para o mar para relaxar.

E se toda a vida familiar vai girar em torno filhos, então muito em breve as crianças irão obter essas qualidades ruins como a preguiça, o egoísmo, a irresponsabilidade e completas outros "encantos". E os pais devem sempre lembrar que a criança acabará por crescer. E willy - nilly tem que vivemos em uma sociedade de pessoas para quem o seu filho só vai ser um membro da sociedade, não só uma personalidade marcante, o que é para você. E basta pensar, como sentir o seu filho é egoísta, que está acostumado ao fato de que todos os seus caprichos cumprida imediatamente, como que por magia?

Claro, existem muitas outras causas de conflito entre pais e filhos. No entanto, eles são geralmente baseada nestes dois pais erro básico. Familiares e criança psicólogos recomendam que você resolver o problema muito objectiva e imparcial avaliar e identificar todos os erros, que permitem aos pais para se comunicar com seus filhos.

 o que fazer se uma criança não obedece

Quem é a culpa eo que fazer?

Então, o fato de que o problema ainda existe, os pais compreendido e aceito como inevitável. Isso é bom, porque, como você sabe, o reconhecimento do problema - é metade da solução. Seus erros deve ser capaz de reconhecer. E, consequentemente, para realizar o trabalho muito real sobre os bugs, como é quase sempre os principais culpados do conflito de gerações, infelizmente, são apenas os pais - eles são muito mais velho e mais sábio do que uma criança. A, respectivamente, e o caminho para sair da situação em que deve procurar.

Então, quais são os erros a maioria dos pais fazem? Isto é o que nós pedimos para falar com um psicólogo infantil. E isso é o que ele nos disse.

A primeira coisa que os pais precisam fazer - é olhar para a parte de seu próprio comportamento. Sim - sim, observar-se com cuidado - como você está se comunicando uns com os outros, com a própria criança, parentes e apenas conhecidos. Infelizmente, muitas vezes o modelo de comunicação é muito longe do ideal. Mas as crianças são como esponjas, absorvem tudo. E o comportamento das pessoas mais próximas à criança de pessoas - pais - ele copia inteiramente. E a proibição aqui dificilmente é algo que pode ser corrigido, porque muitas vezes a criança age completamente inconsciente - em um nível subconsciente.

Uma atenção especial deve ser dada às suas possíveis observações contra chefes no trabalho ou cuidadores e professores da criança, especialmente na presença da criança. Assim, você dar-lhe a entender que a negação de poder e autoridade - um perfeitamente normal e comum. E, nesse sentido, é natural que a criança vai pensar da mesma maneira.

Como resultado, ele deixa de perceber educadores e professores constantemente questionando sua autoridade. Além disso, eles muitas vezes entram em conflito aberto com um adulto, e até mesmo "acenando" para você ", dizem eles, e minha mãe diz ...". Isso é realmente situação muito desagradável. Mas o pior coisa que pode acontecer - é que, mais cedo ou mais tarde uma criança com alta probabilidade poderia pôr em causa a sua credibilidade.

Por isso, os psicólogos são aconselhados a ser extremamente cauteloso e cuidadoso com as declarações críticas em relação aos adultos, e especialmente para educadores e professores. E, especialmente, não para descobrir a relação com a criança - é melhor tomar alguns minutos e ir para o jardim de infância ou a escola em um momento quando a criança ao lado você não vai.

Claro, a fim de cumprir todos estes requisitos, os pais precisam toda a sua exposição constante e auto-controle cuidadoso. Mas muito em breve esse comportamento vai se recuperar e se tornar sua rotina. E o esforço vai valer a pena - porque o comportamento da criança começa a mudar quase diante de nossos olhos. Ou seja, é necessário, neste caso.

Outro ponto importante - lembre-se que uma criança tem direito à proteção. E esse direito tornou-se um motivo oculto na Convenção oficial sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. Uma criança, por natureza, é muito importante para se sentir seguro. Para isso muitos pais podem argumentar muito rapidamente: nós proteger a criança contra todos os perigos de nossas possibilidades! É claro que, com isso, não se discute, está a proteger a criança a partir de artigos de uso doméstico, perigosas, dos perigos na estrada, a partir de uma variedade de doenças e semelhantes.

No entanto, lembre-se de que a criança está em necessidade urgente, não só para ser protegido contra o perigo real, mas também sobre o perigo de informações, desde que ele não realmente aprender a perceber esta ou aquela informação, e, portanto, real e avaliá-lo adequadamente. Normalmente, tal capacidade de uma criança para receber cerca de 1213 anos.

E enquanto uma criança pequena, os pais devem ser protegidos cuidadosamente possível migalha de várias informações negativo. Tente não incluir na criança pequena, e canais de notícias filmes violentos também realistas. E se isso acontecer, para que a criança ainda viu uma ou outra história contundente, certifique-se de dizer-lhe que os soldados, policiais ou bombeiros necessário para corrigir a situação e tudo o perigo.

Os psicólogos infantis dizer que, para o desenvolvimento pleno e harmonioso da criança deve estar plenamente confiante no fato de que o mundo ao seu redor apenas o bem e da justiça. Caso contrário, toda a natureza da criança e pode resistir rebelar grandemente. Como resultado, os pais receberão uma criança agressiva ou histérica completamente descontrolada.

Para os pais, é importante ser rigorosamente consistente em suas palavras e ações. Se você fizer uma promessa a uma criança, para honrar sua promessa, venha o que vier. E se nós não obter as promessas, devido a circunstâncias extraordinárias, intransponível, não julgar o caso, e não se esqueça de falar com seu filho, explique por que você não poderia manter a sua palavra, e atribuir uma nova data. Caso contrário, a criança não vai mais confiar em você. E sem a confiança de qualquer bom relacionamento, mesmo não posso falar.

O mesmo vale para a proibição. Se você proibir algo que seu filho, em qualquer caso, não ir para lá de vez em quando e não cancelar a sua proibição. Para o desenvolvimento normal da criança, ele deve saber exatamente os limites do que é permitido. Caso contrário, o risco é muito elevado que a criança vai experimentar a tentação praticamente irresistível para tentar expandir seu escopo do que é permitido.

No entanto, com restrições precisa ser muito cuidadoso. Você não deve inteiramente limitar a vida de uma criança uma proibição estrita. Eles devem ser apenas quando a proibição é realmente vital e necessário. Afinal, você não déspotas, mas primeiro de todos os pais amorosos. Por exemplo, não é necessário proibir assistir TV ou usar um computador só porque você tem um mau humor hoje.

Falando sobre mau humor de ser mencionado separadamente. Nunca, sob quaisquer circunstâncias, é inadmissível a rasgar sua raiva e mau humor para o seu filho. Talvez ele possa suportá-la em silêncio, mas rapidamente vai assumir esse mau hábito de rasgar seu mau humor em outros - amigos, professores, irmãos, e até mesmo você. E se livrar deste hábito é extremamente difícil. Portanto, os pais devem controlar cuidadosamente suas emoções.

Claro, não é necessário em um mau estado de espírito para tentar retratar o sorriso alegre. No entanto, ele faz mais sentido dizer ao filho que no momento que você tem algo preocupante, então você não está inclinado a conversar. No entanto, não se esqueça de falar com sua promessa - para desenhar - para jogar - leia - um pouco mais tarde. Acredite em mim, você vai entender mesmo o filho menor. E você inteiramente eliminar conflitos e mal-entendidos.

Outros pais muito difundidas erro - falta de coordenação em matéria de educação. Por exemplo, você não tem permissão para ir para a filha de seu amigo. E minha filha correu imediatamente para o Papa, que facilmente descartado filha. Concordo hábito totalmente absurdo e inaceitável. E uma vez que uma criança é observar essas diferenças em política educacional mãe e meu pai, ele vai começar a abusar deles regularmente.

Os pais em matéria de educação deve agir como uma laje de granito monolítico! Claro que, mesmo no mais ideal para casais sem diferenças nas políticas de educação das crianças é muito difícil de fazer. Mas, em qualquer caso, não é para resolver as coisas e não abordam estas diferenças na presença da criança, pois ele pode começar a comportar-se muito mal, considerando que os próprios pais não sabem o que é necessário.

Em nenhum caso, não deixar impunes transgressões criança. Naturalmente, nós não estamos falando de um copo quebrado ou calças rasgadas acidentalmente - de tal ninguém está imune. Mas se este cálice criança raspsihovavshis, jogou na parede, ou cortar calças para não usá-los, a punição deve ser, e imediatamente. Os psicólogos não aconselham o adiamento da execução das penas, como praticamente todas as crianças à espera de punição é o teste mais severo, impacto negativo na sua psique

Mamã ou namorada?

Há outro erro crítico que na maioria das vezes fazer é em relação a mães filhas. Eles se esforçam para se tornar seus amigos de verdade. Claro, esse desejo é digna de respeito e louvor. Mas em qualquer caso, não devemos esquecer que a amiga pode precisar de cerca de adolescentes e mamãe bebê precisa.

E, de fato, até mesmo um adolescente precisa lembrar que sua mãe - principalmente a mãe. E assim, em qualquer caso, não deve ser permitido atitude familiaridade em relação a si mesmos. Afeto e ternura não necessariamente tem que ir de mãos dadas com familiaridade. A criança de vital precisa de uma mão forte, parental, cuidados e apoio - caso contrário, o seu desenvolvimento harmonioso é simplesmente impossível.

Elogie a criança

Além disso, falando sobre o que fazer se uma criança não ouvir, não falar sobre um instrumento tão importante da educação, como elogios. Quase sempre os pais elogiar a criança só por sua excelência acadêmica, concentrando-se assim apenas sobre as realizações acadêmicas.

Naturalmente, um bom desempenho é essencial. Mas ela não é o único valor. A criança também deve ser louvor e suas outras qualidades - para a capacidade de resposta, inteligência, bondade, paciência, tato. Tal louvor visarão desenvolver a criança é aquelas qualidades que serão úteis para ele na idade adulta.

E a coisa mais importante que os pais precisam lembrar: o melhor conselho na educação da criança deve ser o seu amor. E você não vai fazer a pergunta: a criança é desobediente, a histeria não escuta, o que fazer? Ye não confuso, e já vai saber exatamente o que fazer se uma criança não escuta.

 O que fazer se a criança não escuta?

Recomendamos que dizia: Adolescente que encontra-se a fazer





Яндекс.Метрика