pressão intracraniana em lactentes

Tal coisa como aumento da pressão intracraniana em crianças, familiar para muitos pais. E, geralmente, ouviu tal diagnóstico, a mãe eo pai com muito medo. E se assim for excessivamente? É neste, e tentamos entender este artigo. Primeiro, vamos descobrir o que é a pressão intracraniana. Médicos caracterizar esta noção do nível de pressão do líquido cefalorraquidiano no cérebro.

O líquido cefalorraquidiano é produzida em pequenos vasos sanguíneos do cérebro. É este fluido nos ventrículos do cérebro e desempenha um papel vital no corpo humano:

  • Solução produtos de metabolismo que ocorre nas células do cérebro.
  • Proteção antibacteriana das células do cérebro a partir dos organismos patogênicos.
  • Proteger o cérebro de folga influências físicas externas (choques).

O corpo de uma criança saudável por dia produz cerca de 400-500 miligramas de fluido cerebrospinal. No entanto, apesar disto, a pressão intracraniana permanece sempre dentro do intervalo normal. Isto acontece devido ao facto de que o líquido é absorvido sistematicamente nos vasos cerebrais.

Do exposto pode concluir-se que a pressão intracraniana é directamente dependente da quantidade de fluido cerebrospinal geração e a sua taxa de absorção nos vasos cerebrais.

Por que aumenta a pressão?

Pressão intracraniana, como o sangue é indicador muito volátil. Seu nível pode subir e descer durante o dia. Toddlers Existem vários fatores que podem levar ao aumento da pressão intracraniana - emoções fortes, chorando, gritando, exercício. Especialmente claramente é observado em crianças pequenas, cuja grito do muitas vezes se projeta grudnichok - acontece por causa do aumento da pressão intracraniana.

Na maioria das vezes pequenas variações na pressão intracraniana são o fenômeno perfeitamente natural e normal inerente a todos, sem exceção - crianças e adultos. Mas, em alguns casos, o aumento de pressão intracraniana suficientemente fortemente, e, por vezes, mesmo durante um longo tempo, resultando no mesmo podem perturbar o cérebro. Nesses casos, os médicos sugerem a presença de hipertensão intracraniana.

No caso de aumento da pressão intra-uterina em crianças na maioria das vezes a doença é culpado hidrocefalia. Nesse caso, se o líquido cefalorraquidiano é produzida em quantidades muito grandes, ou perturbar a sua absorção nos vasos cerebrais, ou a circulação nos ventrículos não está correctamente diagnosticado bebé hidrocefalia.

Médicos são dois tipos da doença - e hidrocefalia congênita adquirido, dependendo das razões por que se desenvolveu na criança. Como você pode imaginar a partir do nome, hidrocefalia adquirida ocorre em uma criança sob a influência de vários fatores adversos externos.

Hidrocefalia congênita desenvolve nas mesmas migalhas durante a gravidez, e dá-se sentir nas primeiras horas após o nascimento. As razões que podem desencadear o desenvolvimento de hidrocefalia fetal, alguns - aqueles ou outras anomalias genéticas, perturbações no fluxo normal do líquido cefalorraquidiano, hemorragia cerebral. Mas o desespero ainda não está nesta situação - a doença é diagnosticada com rapidez suficiente, e tratamento atempado permite que o bebê crescer e se desenvolver normalmente, nada atrás de seus pares saudáveis.

 aumento da pressão intracraniana em lactentes

Os sintomas de pressão intracraniana

Tragicamente, em alguns casos, os médicos podem não notar o aparecimento da doença. Ele não está na sua competência - que vêem uma criança são muito menos propensos do que os pais. Então, a mãe eo pai deve ter muito cuidado para não perder os sinais da doença. Exemplos destes sintomas incluem:

  • As mudanças formam a cabeça do bebê

Um dos primeiros sinais de hidrocefalia é uma mudança na forma das migalhas cabeça - se torna desproporcionadamente grande. Particularmente fortes aumentos no tamanho da testa da criança. Por favor, note - todos os filhos a taxa de mudança na forma da cabeça é diferente, então você tem que vencer a ansiedade já na primeira suspeita. Apesar de cabeça alargada muitas vezes só pode ser detectado quando ele é medido. É por isso que é importante para atender prontamente todos os exames preventivos no pediatra.

  • Primavera e suturas cranianas

Além disso, os pais podem suspeitar que um bebê tem um problema, nesse caso, se houver migalhas distância entre as costuras do crânio, ou se você constantemente abaulamento da fontanela. Um bebê saudável é normal ou ligeiramente afundado fontanela, ou se um convexo, então apenas ligeiramente. Mas, no caso de a criança abaulamento da fontanela tempo constante, independentemente de a criança é tenso ou está em repouso absoluto, está preocupado.

  • Sintoma Graefe

Médicos fenômeno similar é muito bonito nome - ". Do sol poente" um sintoma Dê uma boa olhada nos olhos da criança. No caso em que um pipsqueak confrontados com um tal problema, como hidrocefalia, seu olhar é quase sempre pende. E os pais podem notar a faixa de esclera entre o aluno e da pálpebra superior.

  • As veias na cabeça do bebê

Nesse caso, se a criança está doente hidrocefalia, quase sempre sobre a pele da cabeça pode ser visto rede venosa claramente marcados. Nesse caso, se a criança é tenso, as veias são particularmente bem distinguíveis.

  • O comportamento da criança

Uma criança com hidrocefalia é geralmente muito chorosa e irritada - ele pode gritar um tempo muito longo, e muito monótono. E tais explosões emocionais súbitas podem ser substituídos por uma forte letargia e sonolência.

  • Características do desenvolvimento físico

As crianças com hidrocefalia, na ausência de tratamento adequado pode ficar significativamente para trás no desenvolvimento físico. Eles são muito mais tarde do que seus pares, começam a segurar a cabeça, sentar, engatinhar e depois a pé. E as migalhas de peso pode ser significativamente menor do que o normal, porque para estas crianças é caracterizada por regurgitação abundante e freqüente.

Embora equidade Deve notar-se que o aumento da pressão intracraniana pode ser um sintoma de várias doenças, e não apenas a hidrocefalia. Exemplos destas doenças incluem lesões graves na cabeça, tumores cerebrais, infecções múltiplas - meningite, encefalite, hemorragias, distúrbios genéticos. Portanto, em qualquer caso, uma criança que sofre de um aumento da pressão intracraniana, deve ser analisado o mais rapidamente possível de especialistas na matéria.

 pressão intracraniana em crianças menores de um ano

O tratamento desta doença

Como mencionado acima, o aumento da pressão intracraniana, em qualquer caso, não pode ser ignorada. Se não for oportuno normalizar o desenvolvimento do cérebro do bebê pode ficar mais lento e, em casos graves, e parar completamente. Isso pode levar a uma variedade de efeitos - de leve a grave retardo mental, deficiência da criança.

Infelizmente, a maioria das drogas não exercem efeito farmacológico adequado. E assim eles são geralmente prescritos como uma medida temporária até que a criança está preparada para a cirurgia. By the way, eles são muitas vezes prescritos para as crianças que são diagnosticadas erroneamente com "o aumento da pressão intracraniana." Infelizmente, isso não acontece tão raramente - vamos falar sobre um pouco mais tarde.

O tratamento também verdadeiro hidrocefalia e outras doenças associadas com um aumento da pressão intracraniana, é a cirurgia. O objectivo desta intervenção é o de definir o shunt - um tubo especial que deve ser removido a partir do cérebro de excesso de volume de fluido cerebrospinal. O líquido é retirado quer na cavidade do coração ou na cavidade peritoneal.

Time, que é definido no desvio, os mais diversos - de várias semanas a muitos anos de vida de uma criança. Como regra geral, o efeito desta operação impressionante - a criança está a recuperar muito rápido. Quanto mais cedo será um desvio, quanto mais cedo a criança vai se recuperar. Muitas vezes, os médicos ouvem de seus pais sobre a questão, não iria interferir com o bebê shunt. Sua preocupação é compreensível, mas é absolutamente irracional - as crianças que haviam sido submetidos a cirurgia de bypass, pode levar uma vida plena normal.

O que você não pode fazer em qualquer caso?

Às vezes os pais cujos filhos são diagnosticados com "aumento da pressão intracraniana" para lidar com o problema por conta própria, com a ajuda de vários métodos populares de tratamento. Ou usar agentes farmacológicos que só pode prejudicar o bebê. Isto é feito em qualquer caso, é impossível, porque a pressão intracraniana em crianças com menos de um ano representa uma ameaça muito grave, e indica a presença de uma doença muito perigosa.

E, mais ainda, não é necessário atribuir esperanças especiais para fisioterapia, massagem, terapia de exercícios, terapia de vitaminas, etc. - eles são capazes de ajudar o seu filho em uma situação similar. Eles só podem ser utilizadas como um meio de recuperação após a cirurgia para ajudar a criança a recuperar mais rapidamente possível. E, em seguida, - todos os procedimentos devem ser estritamente escolhido individualmente, tendo em conta as características da doença e do estado geral de saúde da criança.

Por tal diagnóstico é tantas vezes?

Já mencionamos o fato de que muitas vezes os médicos, resseguro, a criança diagnosticada aumento da pressão intracraniana. Por que isso está acontecendo? É por causa da incompetência dos médicos? Não se apresse para culpar os médicos - em muitos aspectos eles estão certos. Afinal de contas, aumento da pressão intracraniana - este não é um delito independente, mas apenas um sinal de alguma outra doença muito grave.

É por isso que o médico simplesmente não tem o direito de ignorar os sinais de mesmo remotamente sugestivo da possibilidade de aumento da pressão intracraniana. Caso contrário, pode perder o início de uma doença, em que a criança não receber tratamento oportuno.

E uma vez que os sintomas que podem indicar que a criança tem aumento da pressão intracraniana, um monte de, um médico ressegurado e expõe o diagnóstico. Ele imediatamente confirmar que não funciona, porque a necessidade de investigação numerosos e complexos que não podem passar um único dia. Muitas vezes, os médicos não precisa de um mês para confirmar ou negar suas suspeitas.

E todo esse tempo a criança vai ser sob a estrita supervisão de um pediatra e neurologista. Nesse caso, se a criança realmente tem um problema tal como aumento da pressão intracraniana, certamente outros sintomas desta doença, ou que a doença, o que levou a um aumento da pressão intracraniana. Como regra geral, em todos os casos, a situação é definitivamente clarificada até ao final do primeiro ano de vida - sintomas de aumento da pressão intracraniana ou desaparecem completamente, ou não consegue identificar a causa raiz, que tem envolvido o desenvolvimento desta patologia.

Em qualquer caso, os pais devem primeiro se acalmar e procurar aconselhamento médico. Panic - o pior assistente em todas as situações. As únicas ações corretas dos pais nesta situação - é encontrar um bom médico - neurologista, a quem eles podem confiar completamente. De fato, nos próximos meses, o médico e os pais terão que trabalhar muito, muito apertado - apenas esforços conjuntos vai ajudar o seu filho crescer saudável.

 Aumento da pressão intracraniana em crianças

Recomendamos que dizia: cérebro da hidrocefalia em crianças





Яндекс.Метрика