problema da solidão

Conteúdo:

  • Solidão e singularidade humana
  • A solidão como uma criança
  • A solidão das mulheres
  • Da solidão para o auto-aperfeiçoamento
  • Tipos de solidão
  • Quando a solidão do benefício?
  • Minha atitude para a solidão

Cada pessoa já sentiu uma sensação dolorosa da solidão, quando um monte de pessoas ao seu redor, e falar com ninguém. Eles não vão entender. Pelo menos você pensou assim, especialmente na adolescência. Portanto, ao invés de resolver o problema da solidão socializar com os amigos ou a um conhecimento novo, você está ainda mais fechado em si mesmos e entusiasticamente aceitaram auto-piedade.

Soa familiar? Além disso, acredita-se que na maioria dos casos as mulheres sofrem de solidão em qualquer idade. E tudo porque eles são mais impressionáveis, ea psicologia da solidão próximo a eles em espírito. Mas dizer que os homens alheio a esse sentimento, é impossível. Muitos psicólogos acreditam que eles só sofrem em silêncio, considerando seus sentimentos fraqueza inaceitável. O que posso dizer! Eles estão mesmo dispostos a admitir não só isso, os ouvintes não que qualificados.

Se falamos de divisão territorial, o problema da solidão nas grandes cidades é sentido mais fortemente. As longas distâncias não permitem que as pessoas se encontram tão frequentemente como você gostaria. E enormes multidões não é propício para a comunhão espiritual. Todos corrida em algum lugar em uma pressa, cotovelos disputam no meio da multidão e nem sequer olhar para trás para se desculpar. Mecanismo sem rosto enorme absorve pessoas. E o próprio homem não percebe como deixa de comunicar com a família (sem tempo), chegando em reuniões familiares (de distância), para cozinhar o alimento caseiro (que se o restaurante delicioso). Homens e mulheres vivem como se por inércia. E um momento para olhar ao redor, e no próximo - ninguém. Aqui está - solitário. Numerosos colegas com quem você gasta a maior parte de seu tempo, vivem suas vidas. Parentes se afastou de você, e você simplesmente não falar. Palavras vazias sobre o tempo ea política podem matar o tempo, mas não só.

Em cidades pequenas, a situação é melhor. Mas aqui também há problemas. Por exemplo, uma pessoa que sofre de solidão, não pode procurar ajuda profissional para superá-lo. Nós não estamos falando sobre o namoro serviços, mas de psicologia. Afinal, para se livrar do problema, você deve determinar a causa de sua ocorrência. E como, diga-me, o homem será capaz de se queixar de que sua esposa não entende e não se ouve quando um psicólogo - um amigo de sua esposa? Ou o cara que é na adolescência, não pode ir a um psicólogo? Em uma cidade pequena todos se conhecem, por isso, conhecer alguém novo não é possível. Como todos o mesmo para se livrar dos sentimentos de solidão? Vamos enfrentá-lo.

Solidão e singularidade humana

Ironicamente, a solidão - essa é toda a nossa vida. Um homem veio sozinho neste mundo. Sozinho ele e sair. Mas as pessoas acham muito difícil de perceber esse fato. Eles criaram a instituição do casamento, a sociedade social, a criação de edifícios de grande altura, onde se esconder um do outro é impossível. E, a fim de estar perto de alguém. Se o homem primitivo amontoados na comunidade, a fim de torná-lo mais fácil de caçar a mulher moderna não custa nada para trazer uma caixa de leite do supermercado. Mas, ao mesmo tempo que queria ter uma família, amigos, conhecidos, para se sentir amado e desejado. E mamute svezheubity no limiar da caverna aqui em tudo a ver com isso.

A fim de compreender o que está a essência da solidão, é necessário rastrear todo o caminho do desenvolvimento deste fenômeno psicológico. Vamos voltar para a caverna de tempo. Os povos primitivos na primeira não me sinto sozinho. Eles saíram à caça, fogueiras acesas e vida feliz. E assim foi, até que, até que um deles não percebeu que a pessoa é muito diferente da natureza inanimada. A pele humana não é tal como, por exemplo, a superfície da pedra. O pensador primitivo ficou chocado. A única solução que lhe veio à mente - é ao contrário dele para construir corpo à categoria de divindade. Você não deve culpar nossos ancestrais na estupidez e covardia. Eles agiram com muita cautela - tentando fazer amigos com o fato de que é desconhecido. Mas o conceito chave aqui não é o medo ou a astúcia, e consciência de sua própria singularidade.

 o problema de solidão

A solidão como uma criança

Uma vez que as pessoas começaram a perceber que não se parece com o mesmo mamute, ele começou a surgir o primeiro sentimento de solidão. E ele construiu o hábito, ao contrário dos organismos à categoria de divindade. Aqui está - um dos maiores erros da humanidade, eo principal problema da solidão. Todos nós gostamos de colocar-se acima. A natureza de tal. Se esse pecado de nossos antepassados, em seguida, então o que dizer de nós?

Diga-me, que hoje orar pelas pessoas? Jesus. Man. Assumimos que atingimos os limites da consciência de sua singularidade. Primeiro, houve uma natureza sem vida, então os animais, e então as pessoas. Pessoas conscientes de sua diferença do resto e .... Começamos a sentir solitário. Porque se ele é - o outro não é como os outros, e entender que ninguém pode. Além disso, acho que a solidão - é uma qualidade inata, não é necessário.

O homem nasce, sem saber que ele é - um. Próprio bebê está muito feliz (com a devida atenção). Seus pais adoravam, avó idolatrado. Vale a pena chorar como uma fralda limpa em você, e minha mãe amorosamente dá leite. Que tipo de solidão pode ser um discurso? Mas não é o cuidado excessivo para a criança, e que ele ainda não se sente a personalidade. Quando uma criança aprende a falar, que ele próprio chama de "nós" e fala de si mesmo apenas na terceira pessoa. É na sociedade. E uma vez na conversa desliza pronome "eu", você pode ter certeza - o primeiro tijolo para o sentimento de solidão colocado.

Exacerbar essa qualidade para as crianças cujos pais decidem realizar todos os seus sonhos e aspirações em seu próprio Chade. Mamãe não se tornar uma bailarina? Filha de arrastar diariamente para aulas de dança, apesar dos protestos vigorosos da criança. Pai queria se tornar um cirurgião? Filho de uma criança amada impor sua profissão. E se a criança começa a lutar para trás, o curso é uma chantagem moral. Os pais estão começando a lembrar a criança sobre todos os benefícios que eles lhe deram. Você não quer ir ao baile? Pobre menina. Você vai receber uma nova moto e dar à menina vizinho. Ela é obediente.

O pico desta chantagem é uma declaração de que a criança intratável mudar para outro, bom. Diga-me, é esse garoto se sentir solitário? Claro, ele vai. Ele vê que os pais não entendem seus desejos e aspirações. E o mais importante - não percebem a sua singularidade. Pior de tudo, problemas das crianças são colocadas no fundo do subconsciente e constituem um outro personagem. A garota não se tornar uma bailarina na adolescência, torna-se fechada. Ela acredita que, com razão, se sua própria mãe não entendeu, o que falar sobre outras pessoas. Não, não interromper a comunicação com o mundo completamente. Ela se comunica amigos com os seus pares, mas a alma de ninguém abre. E eu me sinto imensamente solitário.

By the way, na adolescência problema solidão é particularmente aguda. Você absolutamente ninguém entende nem os pais nem os amigos, nem mesmo o professor. Somado a isso impressões distorcidas sobre sua aparência - e tudo! Você é um perdedor, que absolutamente ninguém para conversar. Mesmo depois de superar este período difícil, cicatrizes na alma, que vai sempre lembrar adolescentes.

A solidão das mulheres

Além disso, a mulher psicologia solidão é frequentemente associada à falta de homens. Você já reparou que uma mulher divorciada, muitas vezes chama a si mesmo um solitário embora dormindo no carrinho ao lado de seu bebê? E quando ela começar a falar sobre o fato de que ela não está sozinha, a mulher começa a projetar a sua solidão e ao bebê, "nós não estamos queria." Ela tem em mente que eles não precisam criança ex-marido, mas a projeção é tão grande que abraça toda a humanidade.

Qual é o problema com esta doença desejo feminino de ter uma família? Não, não é a demanda rebuscado como gostam de dizer sobre este homem. Este comportamento é a natureza inerente. Olhe para as crianças no jardim de infância. No momento em que os meninos correr ao redor da sala de jogos com armas, meninas jogam as filhas e mães. Cozinhe a sopa em um pote de plástico, boneca enrolado, um minúsculo roupas dobradas em armários. Eles já estão sonhando com um véu branco e uma bela marido. Assim que sobre a garota crescida?

Suponha que conseguiu colocar em um vestido de casamento. E o anel de casamento na mão diz que a vida é vivida não em vão. Mas onde está o sentimento opressivo de solidão? Como marido nas proximidades, e as crianças crescem. Essa é a psicologia do sexo feminino - a solidão muitas vezes surge nos seres humanos, rodeado pela família e amigos. E com razão. Muitas vezes, as famílias estão vivendo como se por inércia, não está interessado em humor, pensamentos e ações daqueles que estão com eles sob o mesmo teto. Mulher amorosamente prepara o jantar, escolher os melhores pratos do livro de receitas, e em troca ouviu de plantão "obrigado." Sobre este assunto há uma piada instrutiva: a mãe da família colocar sobre a mesa na frente de seu marido e filhos braçada de feno, e quando os homens começaram a ressentir-se, a enfermeira disse: "De que outra forma eu poderia saber que você veja o que você come? "Será que essa mulher se sentiu solitário? Claro.

By the way, muitas vezes a própria mulher se condena à solidão forçada. Isso geralmente ocorre depois de um romance fracassado, quando o relacionamento terminou muito dolorosa para a menina. Sua abandonado, humilhado, magoado. Ao contrário do que suficiente para superar essas dificuldades incluiu um mecanismo de defesa que é a causa e, resumindo, disse que os homens - é o mal. E a mulher não está mais tentando construir suas vidas pessoais, acreditando que tudo vai acabar da mesma forma que da última vez.

Como resultado, torna-se ainda mais miserável do que antes. Porque interfere com as relações para criar medo e sua mente subconsciente anseia amar e ser amado, a mulher vive, apesar de seus desejos. E, no final, é necessário não só para restaurar a capacidade de confiar nos homens, mas também a ser tratado para a vida. Mas se o motivo não é na segunda metade de um homem? E se alguém não é claramente suficiente sozinho? Vamos olhar para os problemas de isolamento social.

Da solidão para o auto-aperfeiçoamento

Pergunte-se por que os outros não estão dispostos a se comunicar com você? Talvez não seja interessante para você? Ou você está fixado em um assunto, para falar pela centésima vez que as pessoas se cansar? Isso acontece às vezes com mães jovens que estão prontos dia e noite para discutir seu bebê recém-nascido. Enquanto come, como ele dorme como segurando a cabeça. E se, pela primeira vez, uma amiga solteira de bom grado ouvir o seu discurso entusiástico sobre as realizações da criança, uma semana desde o início da comunicação, referindo-se a alguns problemas. Não pense que esses mesmos problemas não existem, e que um amigo veio com eles, a fim de se livrar de você. Eles são. E não é seu amigo, e você. Você não é mais a ser interessante para as pessoas. Pára de crescer. E nisso reside o problema de sua solidão.

O que fazer? Muitas mães jovens estão agora começar a dizer que eles não têm tempo para estudar, caso contrário eles seriam felizes para aprender algo novo e interessante. Mas é? E o que o impede de dar um passeio com o bebê de um novo livro? Enquanto a criança está dormindo em um carrinho de bebê no ar, você está cultivando. E isso pode ser não só novela das senhoras, mas também um livro sobre a psicologia ou a auto-instrução no idioma Inglês. Você deve fazer todo o possível para tornar-se um conversador útil e interessante.

Psicologia da solidão é muito versátil e combina uma série de diversos problemas humanos. Ou seja, pode experimentar a solidão e uma jovem mãe, eo diretor de uma grande empresa, e um pensionista de idade, mesmo um estudante menor. As razões são diferentes. A conseqüência - um. E, a fim de se livrar da solidão, precisa determinar que tipo de problemas psicológicos têm apanhados.

 o problema de vencer a solidão

Tipos de solidão

  1. Solidão Cosmic

    Ele pode ser encontrado em qualquer idade. Aqui sente-se quebrar o vínculo com a natureza, o cosmos. Mas este é apenas seus sentimentos. Na verdade, ele perde o contato consigo mesmo, mas é muito mais difícil do que o problema da falta de conversa. A solidão cósmica ocorre em pessoas que não vivem suas vidas, sacrificando-se para os outros, cujo talento não se desenvolve.

    Pode ser como uma criança obediente que faz a vontade dos pais contra as suas próprias necessidades, ea dona de casa que sonhava em se tornar um importante economista, mas, eventualmente, dedicou-se à família. Para ultrapassar este problema necessária auto-realização e defesa dos seus próprios pontos de vista.

  2. Isolamento cultural

    Esse sentimento surge quando o valor da personalidade humana não é totalmente coerente com os valores da sociedade. Um problema similar enfrentado pelos dissidentes, os imigrantes, as pessoas que tiveram que passar por profundas mudanças sociais. O isolamento cultural era muito comum entre os idosos nos dias de o colapso da União Soviética. O país começou a viver de uma maneira nova, mas parte da sociedade não queria aceitar estas alterações. Especialmente acentuadamente este tipo de solidão vivida por pessoas na meia-idade e idosos.

  3. O isolamento social

    Quando uma pessoa é forçada a interromper a comunicação com um grupo particular, que gostaria de ir. Pode ser o trabalho do (a mulher enviou em um feriado) ou instituição (estudante expulso por mau comportamento). O homem, neste caso, não só se sente solitário e exilado indigno. Fecha-se um longo tempo, uma e outra vez enfrentando um colapso no chuveiro, repetindo mentalmente a situação, opções que, em sua opinião, poderia salvar a situação dedilhando.

    Muitas vezes, sentimento de isolamento social agravar aqueles que estão próximos da vítima do colapso do homem. Colegas continuar a chamar e alegremente dizer-lhe o que a empresa está prosperando. Estudantes name excluídos companheiro para uma festa onde estão ativamente discutindo a última sessão. Solução: você está demitido? Você está sofrendo? Em seguida, rasgar todos os laços com o último local de trabalho, de modo que nada lembra do fracasso. Você pode mesmo mudar a rota para não passar pelo antigo trabalho diário.

  4. Solidão interpessoal

    Ele serve a causa de romper a ligação com os outros. Por exemplo, uma pessoa não tem amigos. Ou perto dela são as pessoas a quem ele pode confiar. Muitos, neste caso, se aplicam ao serviço de namoro, ou começar a conversar com estranhos na rua. No entanto, se você não definir a verdadeira causa da solidão interpessoal, você não pode construir um novo relacionamento. Para superá-lo, procurar ajuda de um psicólogo, remexer na memória. Muito provavelmente, você impede complexo de inferioridade crônica. Se livrar dele, e novos amigos vão fazer.

Quando a solidão do benefício?

Existem pessoas que, deliberadamente, tomar a solidão do padrão de comportamento? Claro que, sim. Ele introvertidos. Pessoas que enfrentam para dentro, que não precisam se comunicar para se sentir feliz e auto-suficiente. Naturalmente, o isolamento completo da introvertidos não aderem. Eles têm família, amigos. Mas, no geral eles são vida bastante isolada. Além disso, eles só podem recuperar um a um com ele.

Quando a solidão torna-se fatal para eles? Então, quando a conexão rompe com meu namorado, e em qualquer idade. Por exemplo, uma mulher teve uma briga com seu melhor amigo. Ou o marido pediu o divórcio. O sofrimento intensificado devido ao fato de que os introvertidos são muito relutantes em admitir pessoas de fora em suas vidas, e aqueles que são considerados próximos, altamente valorizado. A partir deste e as perdas tornam-se mais importante do que o extrovertido extrovertido. Para superar o estresse resultante introvertido e leva tempo, é claro, uma solidão saudável.

Minha atitude para a solidão

Por mais estranho que possa parecer, mas os psicólogos solidão não é visto como o principal problema - o ponto é em relação a este sentimento das pessoas. Exemplo: uma mulher criou os filhos, eu casá-las e agora se sente desconfortável no apartamento vazio. Falta-lhe a comunicação, as vozes das crianças. Ela é solitária. Para suavizar sentindo surgiu, a mulher começa a ir muitas vezes para visitar a família nas novas crianças para chamá-los à noite. Naturalmente, esta atenção pode não gostar da jovem. Há um conflito.

E isso, de acordo com psicólogos, uma mulher tinha que fazer para superar sua solidão? Encontre-se um novo hobby. Junte-se a clubes, os amigos com o mesmo quanto ela. Olhe como as pessoas se comportam na velhice no Ocidente. Eles têm muito a comunicar, viajar, partidos lance, onde não há lugar a música alta e bebidas espirituosas. Os hóspedes ouvir discos antigos e conversando sobre tricô ou pesca.





Яндекс.Метрика