crise de identidade

Caminho da Vida - uma coisa difícil. É repleto de sucessos, fracassos e reviravoltas inesperadas. E muito provável que quando você passear ao longo desta estrada, o seu "companheiro" será a crise de identidade. Quem está lendo isso, você provavelmente imaginá-lo como um monstro enorme, que não é para contornar ou superar. Mas lembre-se as grandes palavras de Friedrich Nietzsche: "O que não nos mata torna-nos mais fortes." Acontece sua crise pode ser útil para você!

Mas como e que, você pergunta? Isto é o que vamos falar.

Que crise?

A crise - um choque entre o velho eo novo, entre o passado familiar e possível futuro, entre a pessoa que você está agora, e que que você poderia ser. O que antes era bom e eficiente, mais não é. Os objetivos não podem ser alcançados por meio do velho e do novo ainda. Muito frequentemente em crise encontram sua manifestação dos conflitos latentes e inconsistências.

Crises de personalidade psicológicos diferem em que nessas condições coloca uma pessoa - ele não pode mais se comportar da maneira antiga, o seu comportamento não é mais necessária que traz resultados. É por isso que entrar em uma crise, muitas vezes você sentir uma sensação de impasse e tentar encontrar uma saída. A saída não é tudo ...

A crise também é vivida por muitas pessoas como um período de ansiedade, medo, incerteza, por vezes vazio, falta de sentido da existência, uma parada - todos vem com uma metáfora. Aqui, note que diferentes pessoas falando sobre as suas experiências e sentimentos durante a crise:

  • "Eu congelei como se um em um determinado espaço e não se moveu."
  • "Não havia ninguém ao redor, e havia uma sensação de que eu não era nenhuma ajuda, e todo o mundo está desmoronando ao redor."
  • "Eu me senti tremores, fraqueza, sensação de peso, tensão e rigidez."
  • "Foi como um mergulho - ele me cobriu completamente, e eu não sou capaz de esconder a partir dele."
  • "Eu pareço ter sido em um balão transparente, e película invisível me separa das outras pessoas."
  • "Eu realmente queria ter alguém para me ajudar."
  • "Eu não quero nada! ".
  • "Pareceu-me que todo o mundo se fechou em torno de mim e estava prestes a ser esmagado."
  • "Eu estava exausto, e não tenho nada na terra forte o suficiente."
  • "A minha vida já não me pertencia, eu já não era seu" autor ".
  • "O tempo parece ter parado dentro de mim e fora de algo acontecer e acontecer ...".
  • "Eu iria mais rapidamente possível para encontrar uma maneira de sair dessa escuridão impenetrável."

Tudo é sobre isso, uma crise psicológica. Individualmente, cada uma das palavras das mulheres não significam nada e poderia significar qualquer coisa, mas juntos eles formam um retrato de uma crise de identidade. Concordo, pesado e desagradável imagem sai. Ainda assim, não é por acaso que o estado é uma das razões mais comuns para o tratamento de um psicólogo.

 crises no desenvolvimento da personalidade

O que são crises?

Eles são realmente muito. Na verdade, as crises no desenvolvimento do indivíduo são de três tipos: Crise idade, crise situacional e directamente pessoais. Geralmente, quando as pessoas dizem: "Eu tenho uma crise! "Nós estamos falando sobre a terceira versão. Mas vamos considerar todos - para saber quando esperar e ganho, e paciência, e quando - para pedir conselhos de amigos ou encontrar uma maneira de sair na literatura.

Assim, as crises de idade. Este é, de facto, geralmente a norma. Eles vêm em praticamente todos os seres humanos em mais ou menos o mesmo formato. Crise idade - é quando uma pessoa tem algo que ele quer, mas quarta-feira que ainda não deu. Tais crises são muitos, e há quase desde a infância. Crises das crianças são, no final do primeiro ano, três anos, sete anos e durante a adolescência. Eles estão todos conectados com a aquisição da independência da criança e novas habilidades. Por exemplo, em três anos, a criança já quer se vestir-se, mas sua mãe não é permitido, uma vez que leva muito tempo. A criança começa a zumbir. Nesta situação, a mãe deve levar a criança de crescer, e, especialmente, para encontrar tempo para uma criança para vestir-se - caso contrário, ele nunca vai aprender a fazê-lo, e ele vai parar de crescer.

Mais interessante para nós são as crises idade da vida adulta. O primeiro tal crise - é 17-18 anos. Durante este período, a primeira reunião com a idade adulta. O homem começa a definir-se e procurando seu lugar no mundo. A segunda crise ocorre no intervalo de 30 a 40 anos - a chamada crise da meia-idade. O homem olha em volta sua vida e é responsável por si mesmos a pergunta: se tudo que fiz foi o que eu queria? A próxima crise - pré-reforma - ocorre em 50-60 anos e está associada com a aposentadoria de mudança e de estilo de vida dinâmico mais calma. E a última crise idade - uma crise do fim da vida - tudo acontece em diferentes idades. Ela está ligada à avaliação global da vida passada - positivo ou negativo.

Um outro tipo de crises psicológicas - crises situacionais. Eles têm a sua própria razão humana plenamente consciente. Por exemplo, quer um marido - e os ricos, e tipo, e atenciosa, e inteligente, e diversão - apenas comer peixe, e um pinheiro de subir. Mas todos juntos não funciona, e as mulheres estão sozinhos com este "não funciona". Ou, por exemplo, você quer construir e gerir uma carreira e um viveiro perfeito para criar, e o tempo e esforço para todos não é suficiente. Todos esses "becos sem saída" é bastante transparente. Tudo que você precisa - para priorizar, se virar e sair dessa armadilha. Bem, talvez um pouco porasstraivaetes, mas a viver com ela é possível.

E o último tipo - crises estritamente pessoais. Eles são experiências complexas e caóticas, precisamente porque você é tão difícil encontrar um caminho. Eles podem ter uma razão completamente diferente. Tudo o que sabemos sobre a crise causada pelos tristes acontecimentos: dor, perda, solidão, um sentimento de falta de sentido. Mas poucos sabem que a experiência da crise pode ser causada por algo essencialmente alegre - nascimento de um filho, casamento ou uma promoção tão esperada. O resultado é sempre o mesmo: a pessoa sente dentro de que algo mudou, e hoje ele não pode mais viver do jeito que ele viveu ontem. Torna-se outro. Sobre estas crises será discutido mais adiante.

O que espera por você: Estágios experiências

Graças a Deus, a crise de identidade se desenvolve gradualmente, já que ninguém vai ficar uma gravidade de repente caiu. Há uma série de passos que uma pessoa vai, e pode se alegrar - a crise terminará sempre de saída. Apenas para todos que sua saída. Uma pessoa forte e saudável é sempre capaz de encontrar uma opção que vai se adequar a ela. Mas você é apenas uma pessoa?

Então experimentar as fases da crise:

  1. Stage dive. Normalmente, no início da crise de homem perturbar sensações desagradáveis ​​no corpo. Mas você ainda não entendem que você tem uma crise de identidade - você só se sentir mal. Você está tenso e rigidez, você sentir uma sensação de fraqueza e sensação de peso. Como algo para fazer, você faz, mas esses movimentos é muito exigente e sem sentido.

    Seus pensamentos lembrar bagunça pegajosa, e você mastigá-lo indefinidamente. Quando você pensa sobre uma coisa, ele imediatamente puxa para fora de sua memória até mesmo pensamentos mais desagradáveis. Você está vulnerável e não está protegido contra estes e outros sentimentos desagradáveis. É como um grande buraco negro, e você chegar a ele falhar. Esta é a primeira fase da crise.

  2. Passo impasse. É acompanhado por um sentimento de solidão e falta de apoio. Você está imersa em pensamentos e introspecção interminável - iteração eventos, pergunte a si mesmo perguntas sobre as causas da crise e não consegue encontrar respostas. No entanto, seus pensamentos e sentimentos não são mais ligados a uma protuberância desagradável - eles são mais experientes que você individualmente.

    Seu passado não é mais o ajuda a ficar com medo, "aqui e agora", e você irá gradualmente começar a fazer previsões para o futuro. Sensação de cansaço e falta de força permeiam você. Você entende que a ajuda externa não vem, e você tem cada vez mais crescente desejo de encontrar uma maneira de sair deste impasse. Mas longe desses sentimentos não podem ser - eles devem ter para sobreviver, e então, pela primeira vez que há luz no fim do túnel.

  3. Fratura Stage. No contexto de decadência moral completa, você começa a retirar-se da crise espaço. Em primeiro lugar, esta saída é mostrado literalmente - você está escondendo debaixo do cobertor e isolar-se de tudo - e então mentalmente. Como se há "você" e "você está em crise. Sua mente está livre do velho não-trabalho de pensamentos e atitudes. Experiência de crise cada vez menos provável para visitá-lo, e sempre sozinho. Há uma reconstrução da pessoa e há disponibilidade para novas experiências.

    O mundo ao seu redor como se re-abre, e você está em harmonia com ela. Você se sente livre e fácil em seu corpo. Você não deixar uma sede de novas experiências e impressões - às vezes você quer mesmo fugir e partiu em uma viagem. Você finalmente vêm os seus desejos, e você sente o poder ea capacidade de atendê-las. O sentimento de felicidade não deixá-lo, e você pode finalmente dizer a mim mesmo: "Eu fiz isso! Eu experimentei uma crise de identidade! "

Infelizmente, a crise não termina sempre tão róseo - às vezes acontece o contrário. Para bad caso psicólogos cenário incluem distúrbios psicossomáticos neuro-psiquiátrica e, suicídio, afastamento da sociedade, estresse pós-traumático, vários crimes, álcool ou outro outra dependência, etc ...

Como podemos ver, a crise não é apenas sobre a força de testes de personalidade - ele pode destruí-lo e.

 crise de identidade psicológica

Como sobreviver à crise?

Depois de ler tudo o que está escrito, você provavelmente horrorizado com o pensamento de que você tem que passar. Mas não se preocupe demais. Crise pessoal não pode pegar todos, e se isso acontece com você - ser feliz, porque significa um alto nível de desenvolvimento mental. E se não - então o mais se alegrar, porque nós já observamos, é uma das condições mais difíceis e desagradáveis ​​na vida.

Até o mais profundo pesar, para sair da crise não podem ser evitados ou velocidade. Lembre-se - é necessário para sobreviver à crise, e só então será possível para sair. "E não pode ser de outra maneira? Talvez haja alguns meios psicológicos mágicos? "- Com a esperança de que você pedir. E vamos ter de decepcioná-lo: "Não, não há." Magia significa que há realmente não é. Mas não é a sua personalidade e os seus próprios recursos. Eles usam seu próprio Deus ordenou.

Deve ser dito que, na verdade, existem duas maneiras de sair da crise. A primeira - é responder ao chamado do destino e levá-lo para saltar para a incerteza e tentar mudar. Mas nos esquecemos a segunda opção - a escolha de segurança e do desejo de preservar a ordem existente, você fazer uma pausa e não ir para uma mudança. Sim, ele remove a ansiedade. Mas essa ansiedade é sempre acompanhada de crescimento pessoal, bem como a falta de mudança de seus limites e às vezes até mesmo destrói você. Esperamos que você exala e escolheu a primeira opção. Caso contrário, você não pode ler ainda mais.

De modo a aliviar a crise alojamento?

  1. Encontrar apoio. Sim, você ouviu direito. Como você não quer, por vezes, dar um passo atrás do mundo, apoio e compaixão será muito útil. Mesmo em uma crise, você permanece a pessoa que você quer companheirismo, amor e carinho, então não é melhor para obtê-los a partir da pessoa que está ciente do que está acontecendo? Pode ser um amigo próximo, o seu cônjuge, um parente distante, ou mesmo uma pessoa aleatória em algum fórum. A principal coisa - que deve ser você agradável e agradável e realmente interessados ​​no que está acontecendo com você. Concordo que você vai compartilhar com eles o mais sagrado e importante para você. É necessário que ele ouviu a você e não a condenou. Sua comunicação deve ser honesto, e isso é a chave para uma expressão sincera de sentimentos.
  2. Mantenha um diário pessoal. Faça a tudo o que diz respeito a importantes para você eventos, sentimentos, sensações corporais, pensamentos e atitude em relação ao que está acontecendo, assim como as imagens e metáforas que surgem em sua cabeça. Manter um diário pode ajudá-lo a ser mais consciente do que está acontecendo com você, e para separar uma da outra experiência. Através destes registros que você gostaria de compartilhar com os outros as suas experiências.
  3. Localize o apoio interno. O mundo ao seu redor está em colapso, tudo vira de cabeça para baixo, e que passar por isso, você precisa encontrar uma ilha de estabilidade em um mundo de caos. Então, uma ilha de estabilidade e apoio pode ser a sua crença na justiça do mundo, a sua boa vontade e o dispositivo correto. Vocês representam uma grande parte deste mundo, e você pode controlar sua vida. Essas configurações permitem que você experimente desespero e solidão, sem entrar em colapso, preservando a confiança no futuro. Graças a eles, sua vida assume um novo significado, com base na experiência de toda a humanidade.
  4. Experimentar tudo o que acontece com você. Não fuja em qualquer lugar, estar ciente de seus sentimentos. Separa-los uns dos outros e desvendar a bola de desespero. Mergulhar neles - toda essa experiência inestimável, sem o qual não pode ser o único que você pode se tornar. Para isso, você vai precisar de todos os seus esforços e recursos.
  5. Não desista, seja persistente. Especialmente naqueles momentos em que você quer fugir, voar para outro planeta, ou simplesmente desligar. Segure-se! Esta é a vossa força. Quando você está muito ruim, inclinar-se sobre as pessoas importantes para você e seu blog. By the way, então será interessante para voltar a ler todas as coisas que aconteceram com você durante este período negro da sua vida.
  6. Esteja preparado para descobertas inesperadas. Por exemplo, você não é tão bom quanto você pensa de si mesmo. Ou você é algo às vezes tão preguiçoso que fazer, você pode perder de vista algo especial. É importante não só para fazer essas descobertas, e levá-los para si mesmo. Aos poucos você virá a percepção de que o mundo não é preto e branco - tem um cinza e um monte de cores e tonalidades entre os dois. Para vê-los - é aceitar as coisas como elas são.
  7. Pegar o ritmo de suas vidas. Não é nenhum segredo que cada um de nós tem seu próprio ritmo de existência. Durante a crise, ele se perde, e você precisa restaurá-lo. Há três maneiras que você pode usar. A primeira - é a adesão aos ritmos naturais (piscando fogo, o som de água correndo, o som da chuva), o segundo - a mecânica (o som das rodas do trem, um relógio), eo terceiro - é a inclusão nos ritmos criados por outras pessoas (o canto rítmico, dança, dança, música e dança).
  8. Converse com pessoas que sobreviveram a uma crise de identidade. Primeiro, ele vai te dar a sensação de que você não está sozinho neste planeta (porque muitas vezes é a solidão que são mais medo), e, por outro, a experiência de outra pessoa será útil em termos de abertura de novos meios de experimentar a crise. Cada pessoa é única, e se adaptar a uma situação difícil, inventar algo próprio. E de repente o seu "próprio" será útil para você? Tente não interferir.
  9. Experimente coisas novas. A continuação direta do parágrafo anterior! Mas, falando sério, é necessário tentar algo novo quando você estiver pronto. Se você decidir saltar de para-quedas em um estado de impasse - a sua condição pode piorar. Ouça a si mesmo, e se você se sente por dentro pouca necessidade de novas sensações e variáveis ​​globais - não se esqueça de satisfazê-los.
  10. Tenha em mente que a crise é finito. Às vezes você pode ser rolada desesperança frente. Vai parecer que não tem fim pode ser visto em todo o turbilhão preto, você desenhada. Nestes momentos não se esqueça de que o fim é a certeza de ser, e vai ser bom. Tudo depende de você. Mantenha um otimismo mesmo nos momentos mais difíceis.

Isso é tudo o que você queria saber sobre a crise de identidade, mas tinham medo de perguntar. Bem, talvez não com medo, mas agora de alguma forma, todos sabem. A coisa mais importante para se lembrar - estão passando por uma crise e é finita, e é resultado de seu novo, personalidade brilhante e maduro.

Crise de identidade como uma dentição: doloroso, difícil, você pode tentar torná-lo mais fácil, mas perder este período (por exemplo, puxar os dentes da gengiva dispositivo especial) não pode. E graças a você, finalmente, cortar os dentes podem morder e mastigar.

Além disso, com a personalidade - depois de passar por uma crise, você vai ganhar uma nova experiência, talvez até mesmo algum tipo de conhecimento e habilidades. Após a crise, muitas situações que pareciam difícil para você ser percebido como fundamental: "E por causa disso, eu estava passando?! "Geralmente, em um sentido global, uma crise - é bom e bom. Portanto, não tenha medo, vá para ele, e tudo o que você tem!

 A crise de identidade: como reconhecê-la e sobreviver?

Recomendamos que dizia: tipos de personalidade





Яндекс.Метрика