como se livrar da raiva

Raiva - é uma das emoções mais importante, e é percebido como algo negativo, algo que prejudica e destrói sua vida. Cada um de nós pelo menos uma vez em suas vidas experimentaram a vergonha e culpa pelo que o tempo não manter a sua raiva na frente de alguém, ou pessoa respeitada. Às vezes, mesmo aconteceu causa ruptura das relações. Portanto, a busca de soluções para se livrar da raiva, é relevante para quase todas as pessoas.

Para conter sua raiva não é tão fácil. Como qualquer outra emoção forte, que ocorre espontaneamente e responde mal ao controle consciente. Não devemos esquecer que a contenção da raiva nem sempre é razoável e útil, por isso não permite a expressar seus sentimentos e para remover as barreiras para a realização dos objectivos. Além disso, a raiva contenção regularmente leva a activação patológica do sistema nervoso autónomo, o qual pode ser a causa de algumas doenças. Portanto raiva não precisa lutar, é melhor para aprender a usar e controle.

O que é a raiva?

A fim de se livrar da raiva, você precisa saber que tipo de sentimento.

Raiva - uma emoção negativa, dirigido contra as injustiças vividas por e acompanhados por um desejo de resolvê-lo. Sentindo raiva, você pode sentir como você tem "sangue ferver", "queimando" face e músculos tensos. Às vezes parece que um vulcão ou um furacão. Você sente a força física que você faz para atacar o agressor. Como você tem tanta energia que às vezes parece que você vai explodir se você não acertar ninguém. É a partir desta energia que você está se sentindo ousado e corajoso.

Daí o surgimento do senso básico de raiva - aumento da força física para lidar com os obstáculos e perigos. Ao longo de sua existência, a humanidade tem enfrentado várias vezes com uma variedade de ameaças, e em grande parte graças a raiva que ele foi capaz de superá-los. Mas com o desenvolvimento da civilização, toda a sociedade criou instituições para garantir a segurança da vida humana, por isso a necessidade de raiva diminui gradualmente.

O homem moderno ainda é propenso a raiva e fúria, mas a sua manifestação nos termos da lei e da moralidade é quase sempre condenados (exceto para a proteção de si e suas famílias). Por isso, algumas pessoas agora sentem raiva mais um obstáculo do que um comportamento elemento positivo, e quebra-cabeça com força sobre a questão de como se livrar da raiva para sempre.

No entanto, do ponto de vista da psicologia, ea exclusão completa da supressão da raiva não é razoável, porque a raiva - é parte da natureza humana. Uma pessoa deve ser capaz de usá-lo para seu próprio benefício. Talvez nós raramente nos encontramos em uma situação desta ameaça física (embora às vezes ainda acontece, e não quero perdê-lo em raiva!). Mas mais e mais vezes somos confrontados com a necessidade de proteger-se de pressão psicológica. Nestas situações, a capacidade de usar a raiva moderada e controlada será muito mãos e ajudá-lo a defender os seus direitos.

Afinal, se alguém tem sobre você uma pressão moral ou psicológica, ele tinha que dar um firme e resoluta rejeição, ea base dessa resistência pode ser raiva suave. Sua raiva será útil não só para você, mas também para a pessoa que, em violação das normas sociais, expõe você ou qualquer outra pessoa em perigo.

Isso não quer dizer que é necessário para repelir cada pessoa e em cada situação. Tendo hostilidade e agressão governar a sua vida, que podem ocorrer com o sofrimento. No entanto, a sua ausência não significa uma vida feliz - pelo contrário. Por isso é muito importante para aprender a controlar sua raiva.

As causas da raiva

Pode haver abundância, e para entender como se livrar de irritabilidade e raiva, é necessário compreender as suas causas. Os psicólogos descrevem os quatro principais grupos de causas de raiva:

  1. Restrição da liberdade - física ou psicológica. Um exemplo de contenção física pode ser um bebê chorão e com raiva quando sua mãe segura a caneta e dá-los para conversar. Em pessoas mais velhas é o mais frequentemente uma questão de falta de liberdade psicológica - por exemplo, algumas regras, restrições ou condicional.
  2. A presença de obstáculos na realização do objectivo. Quando você está fazendo algo, e de repente entre você eo alvo obstáculo surge, a primeira coisa que você ficar com raiva, e, em seguida, tentar superá-lo. Por exemplo, se você levar os documentos para o funcionário, que está sentado e bebendo chá, você vai sentir a raiva e tentar entregar os documentos a ele, não importa o que.
  3. As causas psicológicas. Ele pode ser pensado de erro, insultos, injustiças, insultos. Uma pessoa pode estar com raiva de outras pessoas, se considerar-lhes a razão para seus percalços, bem como as circunstâncias ou objetos inanimados. Por exemplo, uma pessoa com uma doença grave, com raiva de destino que ele chamou de "recompensa".
  4. Muito desconfortável - grave frio, fome, dor, sujeira, em geral, qualquer tipo de desconforto. Por exemplo, se você passou o dia inteiro com fome, não é de estranhar, quando de repente você fica com raiva, na noite de famílias.

As quatro razões principais, em essência, são reduzidos para um - a violação dos nossos Ya Vários obstáculos nos impedem de alcançar os objectivos e satisfazer as necessidades que na verdade não existe uma única e mesma. Aqui reside a chave para controlar sua raiva.

 como se livrar de irritabilidade e raiva

Dicas práticas para a gestão da raiva

Como regra geral, experimentando raiva, fazemos algo um dos seguintes procedimentos: tentar me recompor e ganhar o controle da situação, de modo algum ataque o objeto ea causa da raiva ou fazer qualquer ação irracional.

Na maioria das vezes você vai encontrar-se em situações em que você não pode mostrar sua raiva, razão pela qual você será recomendações psicológicos benéficos para a auto-regulação. Isto é especialmente verdadeiro se você for explosões descontroladas de raiva - como se livrar deles?

  • O mais importante - compreender que você está com raiva. Se você acha que um homem é a culpa por seus infortúnios, tentar avaliar sobriamente - ele fez tudo o que podia, que esta situação não é? Na maioria dos casos, a resposta honesta é - sim. E se não - perguntar-lhes sobre isso. Ele não pode querer, e que é seu direito, então você pode esperar ou não tentar ser com essa pessoa de Assuntos Gerais.
  • Irritado com um fato - é engraçado, porque objetivamente ele não existe. O mecanismo é simples: ao invés de si mesmo que você dirigir a sua raiva para alguém ou alguma coisa. Tente não ficar com raiva, mas pensar nisso - o que você pode fazer para corrigir a situação e alcançar o objetivo desejado? Dê uma olhada no problema a partir de diferentes ângulos, e, muito provavelmente, a decisão será.
  • Às vezes ficamos com raiva de algo ou alguém, eles parecem-nos alguns não tão. Por exemplo, nós acreditamos que um homem insensato, e um vaso - engraçado, e isso nos irrita. A razão mais comum para a ira repousa no fato de que nem ele nem os outros não podem dar ao luxo de ser assim - estúpido ou ridículo. Assim, a chave para a gerência da raiva aqui será plena consciência do que faz você sentir raiva e mental objeto resolução da ira de ser do jeito que é.
  • Concentrar em resolver o problema em vez de sobre a busca pelo culpado. Descreva o problema por si mesmo em todos os lados, fazer um plano de ação detalhado e verificar periodicamente o progresso na sua implementação. Tente concentrar-se na mente e lógica, ao invés de sentimentos de raiva e frustração.
  • Se você quer expressar raiva ou fonte objeto de raiva é a de expressar exatamente e direto ao ponto. Não arraste o passado e as histórias de outras pessoas. Lembre-se que você critica um homem por seu ato específico. Só então a sua agressão é uma chance de ficar útil e construtiva e não provocar raiva.
  • Use humor. Mesmo Sigmund Freud disse que o humor - é socialmente aceitáveis ​​channelizers agressão. Simplificando, experimentando raiva, tentar fazer uma piada - mesmo que seja venenosa, e sarcasticamente - e você vai ver como a sua raiva diminui.
  • Aprenda a relaxar. Você precisa aprender a controlar sua respiração - deve ser profunda e lenta. Para aumentar o relaxamento utilizando visualização - uma imagens agradáveis ​​e relaxantes - e formulações (". Meu rosto está relaxado, minhas mãos estão relaxados, meu corpo relaxado, minhas pernas estão relaxadas" Focus on sensações internas - como lança vista dentro do seu corpo.
  • "Apaga" a ira de músculos. Certifique-se de que você - o que você músculos ficam tensos quando você está irritado. Se você sentir os clipes musculares, tentam "dissolver"-los, uma vez que foram microscopicamente puxando esses músculos. Então você está livre de tensão e liberar a energia apertada.
  • Expresse sua raiva no espaço. Às vezes, essa raiva é acumulada e acumulada, e que a quitação não é. Neste caso, é necessário implementar. Você pode ir em algum lugar distante e gritar bem alto. Ele também vai ser eficaz em esportes - especialmente se ela está associada com a agressão, tais como kickboxing ou de formação com um saco de pancadas. Se você machucar uma pessoa em particular, mas não há nenhuma maneira de dizer a ele sobre isso - escrever uma carta, lê-lo e queimá-lo.

Esta é algumas respostas simples para a questão de como se livrar de sua própria raiva. Tentar implementar algumas dessas recomendações simples, e você vai ver como calmamente reduziu a quantidade de raiva em sua vida.

 Como se livrar da raiva e irritabilidade

Recomendamos que dizia: Irritabilidade e suas causas





Яндекс.Метрика