como se livrar da culpa

Conteúdo:

  • A origem da culpa e do seu impacto no homem
  • Livrar-se da culpa: não hesite em pedir desculpas
  • Livrar-se de culpa: a arte de perdoar a si mesmo
  • Doma remorso: guia passo a passo

Com um sentimento de culpa em nossas vidas, cada um enfrenta. Alguém experimentando que machucou um ente querido, alguém não está satisfeito com a qualidade do relatório é executado e pensa que resumiu equipe de trabalho. Quanto mais experiência, as pessoas que sofrem mais. Muitas vezes ele termina doenças, crises nervosas. Nós não estamos falando de remorso comum, mas os sentimentos mais profundos, geralmente enraizada na infância. Como se recuperar de doença mental? Como livrar-se da culpa? Como aprender a viver sem olhar para trás para o passado?

Primeiro, vamos definir o que constitui culpa. Este emoções negativas associadas com suas ações ou omissões em qualquer ocasião. É a voz de sua consciência, que reprova por um ato ou o que você deixou para trás quando era necessário intervir específico.

Como você sabe, toda pessoa normal conhecida para estas experiências, e não há nada errado sentir insatisfação consigo mesmo. É claro, a voz da consciência - isso é bom. Isso significa que os seus princípios morais controlar seu comportamento e não permitem que você ande sobre normas morais convencionais.

No entanto, muitas vezes de remorso não é apenas interferir com a vida, mas também levar a conseqüências desastrosas tais doenças. Homem comete um delito, experimentando culpa e se preparando para o que é certo para ser punido. Salários esperados parece tão real que está doente, sai do seu trabalho, brigas com parentes, porque o tempo não foi capaz de me perdoar por cometer um erro.

Note que estamos falando sobre o fato de que o perdão é necessário a partir de si mesmo. Muitas vezes, uma pessoa de fora que tenha sofrido de suas ações, há muito deixou de manter o mal ao infrator, enquanto você sentir remorso e não pode aceitar o fato consumado. A relação que é possível estabelecer, muito mimado. E só então que era necessário para se livrar da culpa e perdoar a si mesmo.

A origem da culpa e do seu impacto no homem

Segundo os psicólogos, a maioria dos medos humanos e complexos originam na primeira infância. As crianças pequenas não tendem a culpa, porque suas mentes por um longo tempo é imaturo. Se nós não nascemos com um hábito de sentir remorso, como é que vamos ter um sentido disso? E há um problema de culpa? Ela vem de uma família em que crescemos.

Cada pai tenta incutir um sentimento de consciência de seu filho muito antes que ele aprende a andar. "Por que você quebrar o copo da minha avó, e agora ela está chateada e chorava", "Devido ao fato de que você quebrou a haste de pesca do meu pai, ele terá que trabalhar duro para comprar um novo", "Você é tão gritando que eu tinha uma dor de cabeça", - frase familiar, não é? Que eles têm ouvido na infância e muitas vezes soar fora agora abordar o seu próprio filho ou filha. Se a parte principal do diálogo com a criança se resume a recriminações e punições, bebê involuntariamente começa a sentir a fonte de todos os males pais.

Mas por que os adultos para incutir um sentimento de culpa para os seus filhos? É muito simples. Uma criança que é atormentado pelo remorso, muito mais fácil de gerir. Até mesmo os pais de crianças não acusou especificamente, mas por hábito. Eles cresceram com a culpa constante de seu pai e sua mãe foram criados, bem, então um hábito para incutir um senso de sua própria insignificância é transmitida de geração em geração. Agora, quando a determinação da culpa e sua origem é divulgado, aprender a viver de uma maneira nova, não atormentado pelo remorso.

Muitos podem perguntar, por que se livrar da culpa, se ela nos ensina a nossa consciência? Depois de ouvir seu juiz interior - é bom. E a sofrer para o comportamento errado - isso também é verdade. Muito pior, se uma pessoa ofende outra e normalmente se sente assim. Tais pessoas são chamadas imoral e inescrupuloso. O que fazer? Converteu-os para facilmente se livrar da dor?

Não e mais uma vez não! Em resposta à pergunta de como lidar com sentimentos de culpa, você deve distinguir muito claramente a linha entre o que você pode fazer, eo fato de que é impossível. Renúncia de atitudes públicas, valores e orientações - é um caminho direto para a auto-destruição. Mas enxertar e deixar os pais a sensação de que você constantemente alguém algo deve também não é recomendado.

Os psicólogos dizem que um sentimento de culpa pode resultar de um mau humor para problemas de vida bastante específicas. Você acha que você é um inútil e indigno de uma pessoa felicidade? A vida pode ouvir a sua mensagem e responder a ela de forma adequada, tratando-lo em apuros na forma de máquinas, encharcado com água suja, hamovity vendedora, uma enorme fila no caixa do supermercado. Isso porque o destino de controles de harmonia e equilíbrio. E se em sua alma coçar gatos, não espere que a vida não terá problemas. Tudo o que está acontecendo dentro de você, e irá cercar o exterior.

Agora, quando se tornou claro por que é tão importante para levar os seus próprios defeitos, sem dores de auto-flagelação, e deve compreender com a forma de se livrar da culpa. Vamos aprender como fazê-lo a permanecer pessoa espiritual sensível não se torne um terry egoísta, mas parar de se sentir sempre e em toda parte "extrema".

 como se livrar da culpa

Livrar-se da culpa: não hesite em pedir desculpas

Você insultou uma certa pessoa, e depois de um tempo percebi que ele fez um temperamento, incapaz de manter a raiva no tempo? É claro que agora você não sabe onde se esconder dos pesares dolorosas. Mas, como regra, uma pessoa que experimenta seu próprio erro, raramente pensar de forma construtiva. "Oh, por que eu faço ou digo! Oh, como repugnante para mim agora em minha alma! "- Todos frases que levam a lugar nenhum. Por que isso? Muito simplesmente, porque o que aconteceu não é correto - retorno ao passado é impossível. Um olhar para os olhos do presente - medo por causa de qualquer irregularidade trata necessariamente de retorno. E se você tem filhos, é um tapa no ponto fraco, de pé "no canto", a privação doce ou a pé, então nós, o adulto é muito mais difícil.

Nós não têm ninguém para espancar, e não ajudam. Mas a perda de um amigo próximo, insatisfeito com as autoridades, uma briga com sua família - tudo isso pode estragar significativamente a vida. Mas mesmo essas circunstâncias dificilmente se pode comparar com a agonia de auto-flagelação, vivida por um adulto, criado em condições normais. Então, como você evitar as consequências negativas dos seus próprios erros ou mitigá-los? Primeiro de tudo, você precisa tomar um fato desagradável como uma certa parte do presente, para determinar o caminho para transformá-lo no passado, para que o futuro não é particularmente afetada.

Por exemplo, você se esqueceu de felicitar alguém de parentes aniversário. O que fazer? Basta ligar e sinceramente pedir perdão, e ainda melhor - para chamar para uma visita com um presente. Deixe suas palavras um pouco tarde demais, e as pessoas se ofendem, por sua falta de atenção à pessoa, mas a confissão honesta de culpa será sua bálsamo curativo para o seu orgulho ferido. Portanto, não rasgar, repreendendo-se por falhas de memória e pensar em uma maneira de sair da situação. O homem será capaz de superar o sentimento de culpa somente quando convencido de que ninguém fica com raiva. Lembre-se, como um miúdo? Ele só tinha de pedir perdão e imediatamente me senti melhor.

Portanto, se você quiser encontrar a libertação do fardo moral, não hesite em pedir desculpas. Na primeira, o homem a quem você ofendeu. Só não fazê-lo espontaneamente e deliberadamente. Tente corrigir a situação, como descrito acima. Smashed favorito vaso-de-lei? Antes de ir à confissão, comprar-lhe um novo. Dê a seus doces favoritos, tentar apaziguar alguém que você acha que está com raiva de você. Acredite em mim, o perdão dos outros traz grande alívio.

Mas nesta situação que estamos a falar sobre o que é realmente a causa de todo o aço ou deficiências de sua própria memória ou falta de jeito banal. Portanto, para mudar a situação é bastante simples - ele só deve tomar passos muito simples. Como se livrar de sentimentos de culpa, mesmo se você não tiver certeza de que este é suas ações erradas provocou um incidente desagradável?

Livrar-se de culpa: a arte de perdoar a si mesmo

Para começar a analisar suas ações. Por que você faz com ele? Talvez esta é a fonte de provocar palavras duras para o qual você afrontam-se agora? Ou esta situação simplesmente não pode se transformar em outro? Entenda que cada ação relativa. E a nossa percepção do problema varia de acordo com o ângulo que você olhar para ele. Mesmo a morte foi justificada durante a Segunda Guerra Mundial. E você não pode se acalmar por causa de algumas pequenas coisas!

No entanto, que o remorso simples não pode vencer. Para ser o passo mais importante - você precisa pedir perdão a si mesma. Isto tornará muito mais difícil, como uma criança pequena dentro de você, que muitas vezes se sente culpado, vai resistir fortemente livrar-se de remorso. Tente avaliar objetivamente a situação se não culpo você, como um outsider. Você pode justificar as ações de outra pessoa? Claro. Nós sempre foram mais tolerantes a estranhos carências e não poderia chegar a um acordo com ela. Lembre-se de um caso semelhante que aconteceu com sua família e amigos. Você não se torna pior do que tratá-los após a sua ofensa? E que de bom grado torno perdoar-lhe o seu erro.

Para saber como se livrar da culpa, você pode usar algumas das técnicas desenvolvidas especificamente para esses casos. É uma espécie de auto-terapia, permitindo que para resolver todos os grandes problemas de uma pessoa que sofre as dores de consciência. Exercê-la é bastante simples, mas muito eficaz, se usado corretamente. Assim, a luta com a culpa em cinco etapas.

Primeiro Passo. É necessário dizer em voz alta: "Eu me perdoar por ..." e listar todos os problemas que preocupam você no momento. Se você dizê-lo com honestidade e sinceridade, você se sente instantaneamente a agradável relaxamento dos músculos. Na parte da manhã, ainda na cama, lembre-se mentalmente o destino de suas próprias queixas ou pessoas específicas e perdoar a si mesmo e para os sentimentos. Repita tudo isso é em frente ao espelho. Uma vez que os músculos faciais relaxado, isso significa que o resultado é alcançado. Siga o progresso de seus próprios pensamentos, e perdoe-se por aqueles que causam estresse interno.

Passo Dois. Encontra-se no chamado julgamento da caneta. Pegue uma folha de papel em branco, um lápis e escrever um pequeno texto que impõem a sua culpa. Esboço palavras suas emoções, sentimentos, experiências. Que esta seja uma espécie de monólogo: você tem que escrever no tempo presente ea primeira pessoa. A idéia é pegar a partir das profundezas da memória todos os velhos ressentimentos e ansiedades, para torná-los "ganham vida". Agora imagine que você entrou em uma máquina do tempo e ter a chance de corrigi-lo. Reescrever a história sobre a maneira nova, a correta, você pensa. E deixe seu final é certo para ser feliz!

Passo Três. Imagine que você - os únicos espectadores no teatro. Na cena que se desenrolava imagem do seu passado, onde existem circunstâncias desagradáveis ​​para o qual você não pode perdoar a si mesmo. Só agora o seu papel desempenhado pelo actor. Pense sobre o que deve ser feito conclusões para o futuro. Agora está no lugar daqueles afetados por suas palavras ou ações neste jogo imaginário. Tente visitar na sua "pele". Você acha que é muito difícil teste? Então - intervalo. Mas não se esqueça de voltar a assistir e como você pode ver o fim da história, vai se tornar muito mais fácil.

Passo Quatro. Este método é o mais complexo. Manter o foco e olhar para o céu. Imagine uma pessoa que está perto de você e de repente - um milagre! - É você. Agora pedir perdão este fantasma. A figura foi transformado em uma adolescente, então lembrá-lo nos muito jovens. Peça desculpas e ela. E agora você vê a si mesmo como uma criança pequena. Jogue com ele e sussurrar: "Eu sinto muito! "Se você está bem aderida ao algoritmo, a frente do olho da sua mente, a criança vai começar a diminuir e tornar-se bastante migalhas. Coloque-o cuidadosamente em seu coração. Então você vai encontrar um acordo uns com os outros e ficar no caminho de se livrar da culpa.

Passo cinco. Escreva uma carta a todos aqueles a quem ofenderam. Mencione próprias experiências e as razões que o levaram a fazê-lo. Mais uma vez, pedir perdão a si mesmo e aqueles a quem culpar. Não tenha medo, não precisa enviar cartas. Agora escreva as respostas de pessoas que se dirigiram a sua carta. Perdoe a si mesmo em seu nome. Isto é tudo. Livrar-se das dores de consciência certamente virá, mas às vezes esses exercícios devem ser repetidos várias vezes, a fim de finalmente superar a culpa.

 livrar da culpa

Doma remorso: guia passo a passo

Passo: Aprender a compartilhar os sentimentos de culpa e responsabilidade. É importante compreender que estas duas sensações são de natureza diferente, como no primeiro caso, estamos falando sobre a angústia destrutiva, enquanto o segundo - sobre a interpretação construtiva do seu próprio comportamento errôneo ou ação. Se você está acostumado a olhar para os problemas e dificuldades exclusivamente através de sua própria culpa, quando eles mesmos pensam que é a única causa possível.

"Aqui, novamente, uma briga com o marido, tudo por causa do fato de que o tempo era incapaz de segurar! "" A criança não escuta. Claro, porque eu estava constantemente ocupado eo tempo para trazê-lo! "" Meu amigo foi ofendido, oh, nós ainda teve de concordar com sua sugestão! "- Essas frases, que são claramente vistos na falsa avaliação de eventos, provavelmente familiar para a maioria de nós.

Em vez dos habituais arrependimentos, muito mais útil seria a compreensão e releitura de uma situação e compreensão do que o futuro deve se comportar de forma diferente. O problema de culpa - ou seja, olhar para o passado, agarrando-se a eventos que não podem ser alterados, uma relutância subconsciente para participar com eles, e assim por diante. Isto é muito semelhante ao comportamento de uma criança que lamentou o vaso quebrado, mas por causa de sua idade não compreender totalmente os fatores que levaram à irregularidade.

E apenas a mesma responsabilidade e implica uma correcta avaliação dos erros cometidos, as lições aprendidas e da relutância em repetir a situação no futuro. Ela difere da culpa que não importa o quão agudo era o problema, é necessário buscar um caminho para sair dela, ou seja, para mudar para coisas mais importantes.

Passo dois: Não se torna uma vítima de um ideal inatingível. Se ao longo da vida que não conseguiram negar-me o desejo eterno de perfeccionismo, é hora de fazê-lo. Tomar por certo o fato de que nem você nem as pessoas ao seu redor não são sem inconvenientes. Você não pode sempre manter a calma, infinitamente impossível observar a limpeza na casa todos os dias correndo por aí com um aspirador de pó e um pano, inimaginavelmente difícil a cada vez para surpreender o marido na cama. Mas como superar perfeccionismo quando ele colocou em sua infância?

"Você é um excelente aluno! "- Diz a mãe menina de doze anos, e que já parece impossível obter uma estimativa abaixo do" cinco ". Familiar? Então, é hora de baixar a barra de algumas expectativas. Por exemplo, você recebe um time-consuming tarefa complexa e muito da liderança. Qual será um perfeccionista? É isso mesmo, passar a noite no escritório de manhã, sonolento, em uma blusa e uma maquiagem de alguma forma adulterada obsoleto, colocar sobre a mesa a cabeça do resultado duramente conquistada. E o que fará com que uma pessoa comum? Basta pedir a ajuda de colegas ou superiores fundamentados relatório sobre o calendário real de trabalho atribuído a eles. Então, não hesite em agarrar a mão estendida, ou então corre o risco de escorregar para um abismo e cair vítima ao perfeccionismo infame.

Terceiro Passo: aprender a dar. Sim, nesta vida, a capacidade de dizer um firme "não" é uma obrigação. Mas algumas pessoas sofrem do que eles insuportavelmente difícil de pronunciar uma palavra simples. Não quero ser um refém de suas próprias concessões e covarde de marca? Então não tenha medo de recusar, por exemplo, se a saída que você estava planejando para dedicar-se, de repente encontrar-se sob ameaça por causa da possível chegada de amigos.

Eles disseram que eles queriam, por assim dizer, para alegrar a sua solidão? Antes de você dizer automaticamente: "Sim, é claro! "Pense em quão útil esta visitá-lo. Você será capaz de desfrutar da companhia de amigos e para não prejudicar os seus próprios planos? Então bem-vindo para convidar os hóspedes.

O que fazer?





Яндекс.Метрика