como aprender a ouvir

Como uma experiência compartilhada psicólogo conhecido. Ele estava indo para abrir dois cursos de formação: um sobre a arte de falar, o segundo sobre a capacidade de ouvir. Como resultado, aqueles que desejam aprender eloquência digitado duas vezes mais do que o necessário. E no segundo seminário não é assinado por ninguém. Então me diga: como aprender a ouvir um homem que só quer falar? Nada. E este é o principal problema da nossa sociedade. Nós não ouvir uns aos outros. As pessoas visitam um do outro casas, não para se comunicar, mas simplesmente para ligar para contar a notícia de sua vida. Ao mesmo tempo, um bom amigo é aquele que ouviu pelo menos metade do que foi dito.

Aprendemos a falar educadamente e completamente, comprando presentes para amigos e lembrar de todos os seus aniversários, em parte, a fim de não se sentir solitário, no momento certo pode ser alguém com quem conversar. Mas tudo o que um homem pode alcançar, quando aprendemos a ouvir. Em seguida, ele é garantido para ser uma valiosa e significativa aos olhos dos outros. Só então é razoável reconhecer conversador inteligente. Afinal, quando você ouvir alguém, você terá um monte de informações úteis a partir do alto-falante. Portanto, neste artigo vamos olhar para a forma de aprender a ouvir.

Tipos de audição

Forma passiva de audição ocorre em todos os lugares

Há não ouvir o interlocutor, mas simplesmente não interrompa. Ao mesmo tempo, todas as palavras passe pelo ouvido humano. E você perguntou-lhe o que era há dois minutos - não respondem. É por isso que os psicólogos recomendam toda a informação mais valiosa para soar no início do diálogo, quando a atenção do interlocutor mais focado em você, não em seus próprios pensamentos. Mas se você ouvir o partido - é que você? Então, nós recomendamos a aumentar a importância do interlocutor em seus próprios olhos. Diga-me, se você estivesse na frente do presidente ou de um ator favorito, você iria ouvi-lo com o devido cuidado? Sim, você não tem uma palavra em falta a partir o que ele diz! Ou até mesmo iria incluir um gravador de voz para armazenar os argumentos do grande homem como uma lembrança. Então, qual é a velha senhora do segundo andar é pior? Somente aqueles que não alcançaram grande sucesso na vida?

E pelo jeito, as pessoas de seu ambiente pode lhe dar uma informação muito mais valioso do que, por exemplo, o chefe de Estado .  Eles será informado assim que a casa desligar a água quente e onde você pode comprar cogumelos frescos no topo do bolo .  Será que o presidente de tal informação? Improvável .  Ele será capaz de descrever para vocês a política externa do país, mas esse conhecimento não ajuda você na vida cotidiana (claro, se você não é um diplomata) .  Então, ouvir atentamente seus interlocutores .  E, em seguida, não só vai encontrar um monte de novos amigos e aprender muito .  Não divida os alunos em útil e insalubrious .  Todas as pessoas em algo interessante e algo melhor do que você .  Mesmo um trabalhador simples, passado o qual você passar sem parar, sabe alguma coisa sobre o que você não sabe .  E limpar o parquet ela é muito melhor e mais rápido do que você tem com os seus graus académicos .  Nós não estamos tentando reduzir o valor da sua .  Basta explicar que todo mundo é interlocutor valioso .  E aprender a ouvir uma pessoa, não importa quem ele é eo que acontece em sua vida - é muito importante .

Forma ativa da audiência

Há interlocutor ouve com atenção o que lhe é dito .  Como, este é o tipo mais preferido de comunicação .  Sim, claro .  Mas, com pequenas alterações .  Muitas vezes acontece que as pessoas não estão apenas escutando ativamente, mas também começa a comentar sobre as palavras do interlocutor, sem esperar o fim do diálogo .  Isso é errado .  A escuta é não só de perceber todas as informações como um todo, mas também fazê-lo com imparcialidade .  Ou seja, você deve aprender a ouvir o orador, não tentando entender: bom ou mau interlocutor fez .  Além disso - a pessoa nunca vai falar sobre algum evento para ouvir críticas .  Cada um de nós quer acreditar em sua inocência em qualquer situação .  Então, se você começar a falar depois de dizer que o homem era fundamentalmente errado, ele respondeu começar a defender .  Esta é uma resposta natural à crítica .  Você acha que você vai se tornar aos olhos do interlocutor um bom ouvinte? Improvável .  Portanto, aprender a ouvir e de ser capaz de expressar o seu ponto de vista - são duas coisas diferentes .  Partilhe a sua opinião somente depois que o interlocutor pede para ele .  Principalmente as pessoas não se importam com a sua opinião .  Eles só querem falar .  Então dê-lhes a oportunidade .  Ouvi-los .  E então você vai se tornar muito mais importante em seus olhos do que o homem que dá bons conselhos .

 aprender a ouvir

Algumas regras de ouvintes alfabetizados

  1. No caso de uma responsabilidade diálogo sem sucesso reside tanto na fonte. Portanto, se há algo na conversa deu errado, a culpa para isso, e você também.
  2. Apenas 20% das pessoas transmitem informações através de palavras. O resto pode ser encontrado em suas expressões faciais, gestos, posições corporais. Examiná-las cuidadosamente para o interlocutor.
  3. Tente entender os sentimentos do alto-falante. A mesma situação pode levar a duas pessoas diferentes de diferentes opiniões. Uma informação alegrar, enquanto outros - chateado. Tente entender os verdadeiros sentimentos do orador, para ser mais objetivo.
  4. Mostre seus cuidados. Se você ouvir as pessoas francamente entediado ou não expressa qualquer emoção, o orador não obter prazer adequada de diálogo. Você tem que expressar ativamente seu interesse na conversa, se não as palavras (não interferir), as expressões faciais, gestos, o corpo inclinado para a frente do corpo.
  5. Para ouvir efetivamente, você deve desligar todas as outras fontes de som: TV, gravador. Nada deve distraí-lo da conversa. E se você ouvir seu amigo, e eles próprios vagamente tentando entender o que está acontecendo em seu programa favorito, então inútil para este ouvinte. Doe para uma série de namoradas. Além disso, o filme pode ser visto na gravação, e novamente para ouvir as palavras exatas de um amigo vai sair.

E, finalmente, quero ressaltar: se você absolutamente não gosto da fonte ou forma de comunicação, ninguém o obriga a ouvir a ele por horas. Se você não quer falar com alguém - não falam. É seu direito. No entanto, nunca ouvi um homem ainda está de pé. Talvez a sua percepção negativa teve as ações equivocadas do interlocutor e que levou a uma tal relação, é justificada.

 Como aprender a ouvir o interlocutor?

 Tipos de comunicação

Conteúdo:

  • O tipo de comunicação verbal
  • Níveis de comunicação verbal
  • Tipo de comunicação não-verbal
  • Companheiros posição na mesa
  • Estes olhos na frente
  • Gestos

Você já notou quando qualquer coisa bastante diferente interagir com as pessoas? Ao mesmo tempo, você pode gritar com seu filho para outra marca ruim e, distraído com a campainha da porta, silenciosamente tirar uma carta do carteiro .  Muitos ainda conseguem sorrir para um estranho e falar sobre nada, apesar do fato de que na alma de uma tempestade .  E a coisa é que os vários tipos de comunicação incluem comportamento diferente da mesma pessoa . Além disso, podemos descrever um totalmente diferente ea mesma coisa, dependendo de quem está na frente de nós .  Por exemplo, uma menina pode blusa louvor em voz alta, que ela impõe comerciante e, em seguida, movendo-se de um par de metros da loja para reclamar sobre a sua namorada agressivo na cor proposto de roupas .  Outro exemplo: a mulher é feliz presente do marido em 8 de março, e à noite, minha mãe disse por telefone que o cônjuge escolha errada do tamanho do vestido .  Eu tenho um marido que calculou mal com um presente? Claro que, sim .  Seus olhos segunda metade falou mais alto do que palavras .

Então, nós gradualmente transferidos para o que os principais tipos e formas de comunicação são. Psicólogos distinguir entre formas verbais e não verbais de partilha de informação. No primeiro caso, que é transmitido por meio de palavras. Na segunda - expressões faciais, gestos, olhar.

O tipo de comunicação verbal

Este é o método usual de transmissão de informações em seres humanos. O bebê com a ajuda da minha mãe chorar relata que ele estava com fome e é hora de trocar uma fralda. O jovem pede mãos de sua namorada, dizendo palavras aprendidas. Seu comportamento tem longo informou sobre as intenções sérias, mas a falta de reconhecimento não permitir que sua amada falar sobre isso - a noiva. Com as palavras assumir o cargo, o relatório melhorou ganhos e, eventualmente, passar. No entanto, o mesmo pode ser dito a notícia de forma bastante diferente. Infelizmente, divertido, com um senso de valor, orgulho, desprezo e até mesmo chorar. E as palavras de mudar seu emocional.

Por exemplo, a frase "como vai você" pode significar preocupação séria (se você perguntar ao paciente), e uma mera formalidade (interessado de um amigo na rua), ea manifestação de atenção (quando um jovem pergunta a um empregado bonita). E se você adicionar a este a entonação adequada, o entrevistado pode obter muito mais informações do que foi incluído na proposta.

O tipo verbal de comunicação é dividido em três grupos:

  • O significado das palavras. Ela desempenha um papel importante na formulação correta da frase, o uso inteligente das palavras. Tudo depende do ambiente, da educação e do estado de espírito da pessoa no momento.
  • Qualidade de voz expressiva. Este termo refere-se ao choro, risos, suspiros, sussurros, e até mesmo o silêncio. Você concorda que, com esta simples lista das ferramentas de comunicação verbal pode ser alcançado por muitos de o interlocutor.
  • Efeitos sonoros discurso. Esta modulação do tom de voz (sharp, liso), velocidade da fala, entonação, tom e dicção. Em suma, todas as coisas que nós vestem em palavras para uma maior compreensão do significado dos outros. Por exemplo, a frase "Ivanov - um mentiroso", proferiu em voz baixa, não pode causar qualquer atenção. E se você gritar as mesmas palavras para gritar com a demonstração? Claro, o efeito será mais produtivo.

 principais tipos e formas de comunicação

Níveis de comunicação verbal

Sem dúvida, é muito importante na comunicação é como você fala com um homem a construção de um diálogo, invocando a resposta. Psicólogos distinguir seis níveis de comunicação verbal:

  1. Estilo do negócio observado no ambiente de trabalho entre superior e subordinado, parceiros e colegas. Aqui, na avaliação da comunicação empresarial é um interlocutor, e estar estressado empresária, conversa respeitosa com a referência a "você".
  2. Estilo primitivo: ela recorreu às pessoas de baixo desenvolvimento cultural ou apenas bêbado .  Por exemplo, um homem bêbedo pode facilmente conversar com qualquer transeuntes, contando sobre sua situação, e têm familiaridade suficiente com o .  Ele não estava interessado em nem o nome nem o interlocutor .  A finalidade da conversa - apenas para falar .  Ao mesmo tempo, a pessoa por ele é de nenhum valor (bebido qualquer maneira que confissão), e ele pode muito bem falar com um banco no parque . O mesmo estilo de comunicação às vezes é realizada por alguns comerciantes e companheiros de viagem no trem .  Mas suponha que o estilo primitivo de comunicação é usado apenas por pessoas de baixo nível cultural, seria errado .  Muitas vezes recorreu a tais métodos de pessoas inteligentes e educadas que estão tentando explicar uma coisa para a outra parte, tendo a certeza de que a pessoa não pode compreender a natureza do problema .  É muito importante para não cruzar a linha .  Talvez o seu vizinho não sabe terceira lei de Newton, mas o que você acha dele um tolo, entende imediatamente .  Não subestime as pessoas e falar com eles deliberadamente frases simples .  A conversa pode ser completamente reduzida a uma piada, então você não tem que explicar nada, e as relações de vizinhança não se deterioram .
  3. Estilo manipulativo. Este nível de comunicação é aplicável a essas pessoas que estão em você precisa de algo (esta pode ser a equipe de vendas ou diplomatas). Durante a conversa, tentando identificar a fonte em seus pontos fracos e jogar com eles para alcançar o desejado. Muitas vezes velado sob o estilo manipulador de servilismo, bajulação, atenção excessiva.
  4. O estilo de jogo é usado para comunicação entre amigos, ou um homem e uma mulher. Por exemplo, amigos falando e brincando ao mesmo tempo. Uma menina tenta flertar com seu namorado Gostou (também uma espécie de jogo). Tais tipos de comunicação são a familiaridade de todos.
  5. As máscaras de estilo. Este nível de comunicação é inerente em praticamente todo ser humano. Então, nós nos comunicamos com nossos vizinhos, velhos amigos, professores de seus filhos. Seja qual for o nosso estado de espírito, e não quando é preciso colocar uma máscara de simpatia e deixa escapar uma lista de frases-tipo, a fim de aparecer indelicado. E para cada um o interlocutor ter escondido própria máscara. Vamos para o professor como uma mãe sério. Nós encontrar os amigos na forma de "a vida é boa". Eo vizinho através da parede, você pode tentar sobre a máscara justa indignação quando temos a certeza de que se trata de má-fé ou Jeka próximo aumento de pagar o aluguel.
  6. O estilo espiritual. Assim, só se comunicam muito próximos uns dos outros: um marido e esposa, mãe e filha, parentes próximos. A fim de atingir o nível espiritual, as pessoas devem ter conhecimento suficiente do outro e ter confiança na outra pessoa. Acontece que uma pessoa quer ir para o nível espiritual da comunicação verbal, revelando seu segredo alguém. E em resposta só ouço o riso ou indignação com o crime. É por isso que os psicólogos aconselham muito cuidado escolher usuários para conversas francas, principalmente porque algumas pessoas não sabem como segurar sua língua, e seu segredo pode ser tornada pública.

 tipos de comunicação interpessoal

Tipo de comunicação não-verbal

É a linguagem do nosso corpo. Tudo o que não pode (ou não quer) para colocar em palavras. Muitas vezes, essa comunicação é mais eloquente. No entanto, nem todos. Os cientistas provaram que as mulheres são mais suscetíveis ao tipo de comunicação não-verbal. Simplificando, eles são mais capazes de ler as pessoas "nas entrelinhas". Como exemplo, um experimento no qual participamos casais. Eles foram divididos por sexo, e dado algumas opções para ouvir o choro do bebê. Mulheres discernir imediatamente onde o bebê está chorando de fome, e onde eles estão impedidos de fraldas molhadas. Em seguida, os homens foram incapazes de determinar a causa da insatisfação com as crianças. Antes de chegarem único contato verbal da criança.

Aliás, o tipo não-verbal de comunicação muito ativamente estudou ciência. Há várias áreas que estão trabalhando no reconhecimento da linguagem do corpo humano:

  • Takesika - examina as causas de toque durante a relação sexual (abraçar, beijar, tocar, apertar as mãos, repulsão).
  • Kinestika - define os sintomas de emoções e sentimentos humanos. Zhestika explorar algumas partes dos movimentos corporais, expressões faciais - o movimento dos músculos faciais, pantomima investiga a motilidade de todo o corpo: atitude, postura, postura.
  • Proxemics - examina o valor da distância de pessoas em comunicação. Isso é o quão perto uma pessoa é para a outra parte da conversa, define a sua atitude a este último.

Existem quatro tipos de distância entre as pessoas:

  1. Zona íntima. Faz 15-45 centímetros. Ele permitiu que apenas os familiares, amigos próximos. Por esta zona é caracterizada por contato tátil, a confiança, a baixa voz, toque. A ciência diz que a violação da zona íntima humana implica algumas mudanças fisiológicas no corpo: aumento da secreção de adrenalina, aumento dos batimentos cardíacos, o fluxo de sangue para a cabeça e assim por diante Se uma pessoa prematuramente invadiu a zona íntima, é sempre percebida como um ataque à imunidade.. Acontece que em um transporte lotado pessoas estão muito próximos uns dos outros, o que traz desconforto de alguns passageiros. Os psicólogos aconselham a se afastar dos pontos de congestionamento para o curso, invadindo sua zona íntima, olhar nos olhos e não falar com eles. Assim, a viagem terá lugar para você muito mais fácil.
  2. Zona pessoal ou pessoal. Faz 45-120 cm. Adequados para conversas diárias com amigos e colegas. Envolve apenas um contato de olho visual entre as pessoas que carregam uma conversa.
  3. Zona social. Faz 120-400 ver. Cumprida normalmente durante as reuniões oficiais em vários escritórios ao lidar com aquelas pessoas que não conhecem muito bem.
  4. A área pública. É mais do que 400 cm e envolve o relacionamento humano com uma grande audiência e um grupo de pessoas. No entanto, algumas pessoas podem ser muito mais perto do alto-falante. No entanto, não podemos permitir que uma pessoa estreitamente cercado por um grande número de pessoas. Muitos perderam mentalmente no meio da multidão.

Companheiros posição na mesa

Em que posição uma pessoa toma a tabela, podemos julgar sobre sua atitude em relação ao caso como um todo. Este conhecimento é amplamente utilizado na organização das negociações, quando você pode simplesmente ser transplantados humano e um pouco enfraquecer a sua posição. E agora, mais especificamente, sobre as posições reais:

Corner - a mais favorável para o diálogo do professor com o aluno, a cabeça com os subordinados. Ambos os lados têm o espaço necessário para a troca de pontos de vista. O ângulo da mesa ao mesmo tempo serve como uma barreira simbólica que protege contra ataques injustos. Os pontos de vista não são companheiros cruzados que também traz conforto psicológico. E quando questões difíceis são levantadas na discussão, as pessoas podem sempre se concentrar na formulação de uma resposta, dando olhos a um objeto fixo.

Os dois lados estão sentados um diante do outro. Ele posição konkuriruyusche-defensivo, que é usado em disputas, discussões afiadas, debates. Sua vantagem é que ele permite que você veja bem enfrentar um adversário cometido por gestos, que variam de acordo com o rácio entre o interlocutor para a discussão. Esta tabela representa a chamada protecção psicológico.

Os dois lados estabeleceram em diferentes cantos da mesa. É uma posição independente que relata sobre a relutância humana para se comunicar. Escusado será dizer que isto tem um impacto negativo sobre todo o processo de comunicação? Você pode tentar mudar a situação dos direitos humanos transplantados. Mas há um risco de que a outra parte não pode aceitar as alterações e sair da sala antes do início das negociações.

Os dois lados sentados ao redor. Esta posição cooperação direcional. Aqui, entre as pessoas que não existem barreiras, ea própria comunicação é a natureza confidencial. Em tal situação, os participantes podem discutir a conversa quase todos os temas e questões como os lados aceitar uns aos outros.

 tipos de comunicação entre as pessoas

Estes olhos na frente

Também é bem possível reconhecer as emoções e intenções da pessoa nos olhos. É melhor saber o homem que ao encontrar imediatamente avaliar como o entrevistado olha para ele. Além disso, tendo em conta pode ser determinada condição social, presença e na ausência de problemas de saúde humana e mesmo. Por exemplo, uma semana antes de as bolsas de estudo, a avó com uma pensão mínima e uma mãe solteira olhar para o mundo em torno dos mesmos olhos. Com tristeza. Enquanto empresário de sucesso olha para os outros confiança e ousadia. A mesma expressão pode ser visto a partir dos olhos de uma criança que cresce numa família completa. Ele não tinha problemas no futuro crescendo homem olha com otimismo.

Mais especificamente, os olhos do interlocutor, dependendo da situação, isso acontece:

  • Secular. Neste caso, vista cai para a linha dos lábios ou um pouco abaixo do nível dos olhos interlocutor. Este método contribui para uma comunicação fácil e descontraído e utilizado em recepções, reuniões e festas.
  • Negócios. Aqui, a visão é fixado ao nível do interlocutor testa. Supõe-se que este é um sério atmosfera de parcerias de negócios;
  • Íntimo. O homem não está olhando nos olhos do interlocutor, para outras partes do corpo abaixo da face (no peito). Isto mostra o interesse das pessoas para o outro. Um olhar íntimo pode ser acompanhada por pupilas dilatadas (em antecipação da diversão).
  • Olhando de soslaio. Diz atitude suspeita ou crítica para o interlocutor.

Olhos, testa, boca, sobrancelhas, boca, queixo, nariz - a parte do rosto é melhor para expressar as emoções humanas básicas. As emoções positivas (amor, alegria, surpresa) pode ser determinada emoções humanas negativas mais rápido e mais fácil, mais difícil percebidas (raiva, tristeza, desprezo). A principal carga para determinar os verdadeiros sentimentos do interlocutor são os lábios e sobrancelhas.

Gestos

Eles oferecem a mais na comunicação de informações. Você pode tirar a mesa na posição que você tomou, para ocultar a vista, as palavras de controle, mas gestos ainda será dado um companheiro atitude real para esse problema. Psicólogos identificaram seis grupos de gestos:

  1. Gestos ilustradores. Estes incluem: gestos de relatórios (sinais quando uma pessoa algo aponta o dedo) pictogramas (pinturas em forma de imagem que chama a fonte no ar, em cima da mesa), kinetografy (vários movimentos do corpo), zhesty- "bits" (para psicológica um sinal visual do interlocutor) ideografia (movimentos da mão, que conecta as pessoas com objetos imaginários).
  2. Gestos reguladores. Este deliberada movimentos com as mãos, balançando a cabeça, que expressam a relação do homem com nada.
  3. Gestos-emblema. Sucedâneos Figurativo frases ou palavras para se comunicar. Por exemplo, ele pode ser compactado com as mãos, simbolizando a amizade e cooperação (como no aperto de mão), ligeiramente levantada palm significa, em muitos casos, cumprimento, levantou as mãos acima da cabeça interpretado como uma despedida.
  4. Gestos-adaptadores. Bonitas movimentos da mão específicos. Este contraindo partes do corpo interlocutor na comunicação. Coçar, tocando, acariciando objetos estranhos de seu corpo. Fácil poshlepyvanie parceiro embaralhamento de tudo o que está à mão (botão, caderno, lápis, e assim por diante. N.).
  5. Gestos efetoras. Essa expressão movimentos dos músculos da face e do corpo de certas emoções.
  6. Micro-gestos: mudanças sutis ao interlocutor: um aumento do número de piscadas, súbita vermelhidão da face, lábios se contraindo e outros.

Os psicólogos dizem - quando se quer mostrar suas emoções e sentimentos, ele iria recorrer à ajuda de gestos. Portanto, é importante para aprender o verdadeiro significado de certos gestos, a fim de determinar as verdadeiras intenções do interlocutor. Gestos característica é esta: eles aumentam a ação de perturbações fracos, mostrando os movimentos do corpo e da mão habitação; suprimir emoções fortes, limitando o movimento do corpo. Falso movimento teve como objetivo enganar o interlocutor, principalmente membros comprometidos, e depois os músculos faciais são utilizados.

Você pode definir os seguintes tipos de gestos que muitas vezes surgem na comunicação:

  • Avaliação gestos. Quando um homem puxa ao longo do dedo bochecha, coçando o queixo, ele se levanta e começa a andar ao redor da sala (avaliação da informação), e outros.
  • Confiança gestos. Interlocutor balançando em uma cadeira ou pontas dos dedos se conecta à cúpula da pirâmide.
  • Gestos de incerteza e nervosismo. Um homem aperta os dedos entrelaçados mãos, tocando os dedos sobre a mesa. Acontece que o entrevistado manifesta a sua falta de confiança que antes de se sentar, tocar a cadeira.
  • Os gestos de auto-controle. As mãos humanas intencionalmente mantido atrás das costas com uma mão aperta outro. Ele também pode representar sentado em uma cadeira interlocutor, apertando as mãos no apoio de braço, e outros.
  • Gestos expectativas. Slow-quem limpa as mãos em um pano ou esfregando as mãos.
  • Os gestos de negação.





Яндекс.Метрика