a família como um sistema

Alguma vez você já pensou sobre o que você e seus familiares são como um único organismo? Entre você, há uma enorme quantidade de laços invisíveis, e eles explicam o fato de que a família, como o sistema é integrado. Se algo acontecer com um de vocês, ela é refletida em todos. E isso não é algum tipo de magia lá, mas é um fato científico, que formaram a base de uma direção em psicologia da família. Muitos consultores da família usar uma abordagem sistemática em seu trabalho, e isso realmente ajuda a muitas famílias a resolver seus problemas. Depois de ler este artigo, você é apenas como eles, serão capazes de melhorar o clima e as relações dentro de sua unidade da sociedade, sem recorrer a um psicólogo.

Sistema de recursos da família

A família como um sistema tem um número de propriedades. Em primeiro lugar, a família - é algo mais do que apenas a soma de suas partes. Pode incluir mãe, pai, filho e outros membros, mas não estão limitados a: ainda há uma relação entre eles, a história familiar, o clima de família, as regras principais e secundárias e mitos familiares. De todas essas coisas depende da qualidade de sua vida e sua família.

Dentro da família, existem muitos relacionamentos. Isto significa que se você quiser melhorar o ambiente familiar, você precisa mudar as atitudes eo comportamento de todos os agregados familiares. A família tem um grande efeito sobre as vidas eo estatuto dos seus membros. Esta influência é tão forte que cada um deles individualmente podem ter uma intenção e de fato conseguir algo completamente diferente - algo que obedece às leis desta família particular. Por exemplo, os pais podem querer ter filhos muito bom, mas para construir o seu relacionamento com eles para que as crianças vão crescer infeliz ou infantil.

A família deve interagir com o ambiente. Concordo, família moderna não vai sobreviver se a mãe não vai para a comida, o pai - para o trabalho e as crianças à escola. Nas famílias que estão tentando se separar da sociedade e estão fechados, é sempre cheia de vários problemas: vício, avarias, falhas nas vidas pessoais de seus membros e muito mais.

Muito interessante é o fato de que sua família tem um impacto não só a realidade ao seu redor, mas também a sua família com meus pais marido. Por exemplo, muitas políticas e regras que parecem emergir-se em sua vida, na verdade, vêm de lá. Nesta base, em famílias jovens têm, frequentemente, conflitos esposa usados ​​para que em sua família estavam entre as tradições, e que o marido estava acostumado a bastante diferente. E cada um deles o seu modo de vida parece justo. Para entender essa situação às vezes é muito difícil, mesmo do lado.

Mas essa não é a pior opção. Muito pior, se você herdou de seus pais sua família tem tais fenômenos desagradáveis ​​como o alcoolismo ou doenças psicossomáticas.

Acontece também que uma jovem família problemas não resolvidos no antigo movimento. Por exemplo, minha filha teve um problema com seu pai: eles estão sempre brigando e não consegui encontrar uma linguagem comum. Conforme o tempo passa, ela se casa, mas o relacionamento com o marido, ela constrói a imagem das relações estabelecidas com o pai. Não é preciso ser vidente para prever que não será feliz.

Cada família tem seus limites - é certas regras e regulamentos em que se vive (quem, o que e quando fazer). Eles podem ser colocados no exterior, separar a família da realidade circundante, e o subsistema de família interno separa um do outro (cônjuge, filhos, etc ...). Fronteiras pode ser difícil e turva. Se os limites exteriores da família estrito, todos os membros da família interagem com o mundo são estritamente reguladas: quem e como muitas vezes vem para visitar, se é possível estar em uma sociedade sem um cônjuge, os cônjuges como os pais podem interferir em sua vida, etc. ... Fronteiras externas borradas também não augura nada de bom: a casa é muitas vezes convertido em uma rua, e moral da família são tão livre que alguém pode não gostar dele.

Fronteiras internas rígidas significa pouca mudança mensurável nas regras para todos os membros da família. O comportamento de cada um deve ser subordinado a um calendário claro e qualquer desvio será condenado. Por exemplo, a criança colocar a cama às dez horas, após o que ele deveria estar na cama, e ninguém vai aproximar-se dele, não importa o que acontece. Fronteiras internas borradas - é sempre uma completa falta de espaço pessoal entre os membros da família. Não há nenhuma maneira de se aposentar e ficar sozinho. Tudo o que acontece em uma área, ele vai imediatamente para outro. Por exemplo, se os cônjuges tiverem problemas e eles brigaram, a criança imediatamente começa a doer.

Todas as famílias são em geral sujeitos a duas leis - a lei ea lei de equilíbrio. Paradoxalmente, eles são opostos à ação. A lei ajuda a preservar o equilíbrio da ordem de coisas existente na família de qualquer forma. Mesmo que toda a família é muito ruim, eles inconscientemente se comportar de modo a preservar essa ordem. Todo mundo pode pensar que fino é melhor estabilidade do que mudança repentina. É por causa disto, muitas famílias onde há problemas óbvios, estes problemas podem persistir por anos, mais e membros da família mais desgastante. E a lei do desenvolvimento é que a família como um sistema funcional não é no lugar, e tentar viver o seu próprio ciclo de vida. Em que fase inclui, será escrito abaixo. No lado da lei do trabalho de desenvolvimento tais coisas inevitáveis ​​como casamento, nascimento de filhos, envelhecimento e morrendo.

 família como um sistema funcional

Ciclo de vida familiar

A família não surge do nada e vai a lugar nenhum. Como já foi mencionado, é semelhante ao corpo, e, como qualquer organismo, que tem o seu próprio ciclo de vida. Família nasce, cresce, amadurece e se move lentamente no esquecimento, como o terreno para a criação de novas famílias. Este círculo da vida é infinita e contínua. Ele inclui certos estágios através dos quais quase todas as famílias - é claro, se algo não é interromper drasticamente a sua existência:

  1. Monads Stage - período pré-marital. Ela começa com o homem independência e uma mulher. Eles aprendem a se comunicar com o sexo oposto e escolha de um parceiro. Cada uma das pessoas que criam a vida futura família de sua própria e se torna a sua própria experiência. Às vezes, este período é prolongado, porque Os jovens não querem se casar por causa de problemas dentro da família de origem. E, às vezes, pelo contrário, ter o tempo para conquistar a independência.
  2. Díade Stage. Nesta fase, o casamento e fez uma vida sem filhos. O casal começa a viver juntos e enfrentar os desafios, que foi escrito acima: diferentes hábitos, estilos de vida e tradições. Eles devem chegar a acordo sobre as regras que vão viver a sua família e como mudar seu status social devido ao casamento. Eles também terão de resolver a questão das fronteiras da família, hábitos, estilos de vida, valores e finanças. Tudo isso é impossível sem um grande número de negociações eo estabelecimento de um conjunto de acordos.
  3. Triad Stage, quando uma criança .  Por um lado, faz a família mais estável, e com um outro - o aumento da distância entre os cônjuges à custa de uma maior atenção à criança .  Aumentando a carga sobre os ombros dos pais jovens .  Mãe forçada pouco sono o tempo todo para cuidar do bebê, conseguindo manter a casa limpa e arrumada .  Para ela, o problema é real self: muitas mães jovens pensam que a vida está passando no momento, eles se sentam com a criança .  Pai, por sua vez, tem de trabalhar mais, e depois do trabalho - para sentar-se com a criança, dando seu tempo esposa para outros casos . Fadiga se acumula, e isto leva inevitavelmente a conflitos .  Muito ruim, se a criança é indesejável, e que o casal ainda não estão prontos para o seu aparecimento - neste caso uma alta probabilidade de divórcio .  A peculiaridade deste período é o surgimento de papéis parentais .  Eles se casaram em contraste com o que o papel do marido ou esposa pode ser dispensada, e o papel dos pais - para sempre .
  4. Fase quadrado, o aparecimento da segunda criança. Novo membro da família empurra primeira criança - como se o mais jovem derrubar o trono mais antigo, privá-lo dos poderes da posse exclusiva do pai e da mãe. Em tais famílias muitas vezes há ciúme forte, tensão e ciúme. Filho mais velho fica cara a cara com uma situação em que tudo vai para o mais novo, e ele era - nada. Os pais precisam explicar detalhadamente toda a criança mais velha: onde fez o mais jovem, como ele deve ser tratado, e por que precisamos de todas essas mudanças. Eles terão de organizar a vida da família de uma forma que o idoso não se sinta negligenciada e mal-amada.
  5. Saída de palco para a escola. Ela começa com uma criança mais nova campanha na primeira série. Nesta fase, a família como um sistema educacional é testado para a eficácia. Se durante a primeira classe criança pode lidar com a carga, isto significa que a família está localizado no caminho certo. Por outro lado, se na primeira classe há problemas, ele diz sobre as famílias problemáticas. É importante lembrar que a família para um longo período de tempo pode executar bem, mas em qualquer das fases pode ter problemas. Os pais decidir uma série de questões relacionadas com a criança: o desenvolvimento integral ou seleção de atividades interessantes e inclinações, acostumados a tarefas domésticas, uma incompatibilidade de ideais de realidade. Além disso, os pais são os primeiros confrontados com o fato de que seus filhos algum dia eles vão sair, e eles permanecerão privados.
  6. Fase de maturação filhos adolescentes .  Este período foi preenchido com crises para todos os membros da família .  A geração mais velha, ou avós, se prepara para a aposentadoria .  Média ou pais esposa, vêm em crise de meia-vida, associado com os subtotais somando e reavaliação de valores .  As crianças vêm na puberdade .  A lei de equilíbrio está seriamente em desacordo com a lei do desenvolvimento .  A família tenta manter o status quo ante, mas é uma forte necessidade de mudança .  Por um lado, um adolescente à procura de si mesmo, tornando-se gradualmente adultos independentes e, por outro lado, a família tenta manter seu status como um membro da família .  Assim, uma família em que um adolescente criança deve deixá-lo para o mundo exterior, mas para ele ser uma traseira de confiança, onde eles podem curar suas feridas, para dizer tudo .  Além disso, os adolescentes em geral desajeitados combinado com o resto da crise família .  Normalmente, depois de passar através deste estágio criança parcialmente separada da família .
  7. Fase díade idosos - síndrome do ninho vazio. As crianças são menos propensos a ficar em casa, e pode ser que seja por seus pais costumavam falar uns com os outros, ou cuidar deles e amá-los se reuniram cônjuges. Muitas vezes exacerbado de litígios e problemas cuja solução foi adiada devido ao nascimento de crianças de idade. Para resolver estes problemas agora é muito mais complexa, porque ambos, marido e esposa são adultos com hábitos e atitudes estabelecidas. Característico desta fase é a experiência de ansiedade, perda de amor, decepção em um parceiro. Por causa de tudo isso pode ocorrer agravamento de problemas existentes, como o alcoolismo ou caminhadas "esquerda".

    Síndrome do ninho vazio - é um sinal da velhice que se aproxima. Muitas vezes, os filhos adultos que a vida não atender às expectativas dos pais, causando ainda mais polêmica. Muitas vezes, problemas familiares são complicados pela libertação do casal de aposentados. Eles têm de repente produziu uma enorme quantidade de tempo livre que eles não sabem como gastar.

    As mulheres tendem a ser mais bem adaptado para o papel do pensionista, como em sua vida toma algumas mudanças: nós também permanecem dono da casa, responsável pelo orçamento familiar e lazer. O homem geralmente faz o papel de "chefe de família", e com a reforma desse papel está a perder o seu valor. A maioria das famílias neste período, há uma revolução silenciosa, como resultado do qual a energia é totalmente transferido para sua esposa. Isto afecta negativamente a atmosfera na família, porque looping ocorre na vida diária e de rotina. Versão harmoniosas experiências "aposentadoria" do palco - a busca de novos campos e oportunidades de auto, respeito para os fins previstos pelo outro cônjuge e seu apoio e ajuda para alcançá-los.

  8. Fase monads idosos - após a morte de um cônjuge. É sempre difícil experiente, pois não é um desperdício, mas também uma lembrança de sua morte iminente. O cônjuge sobrevivo tem de se adaptar a viver sozinho. Devido a isso, temos de mudar a maneira estabelecida de vida e hábitos. Psicólogos identificaram uma série de opções de estilo de vida é viúva ou viúvo bastante típico.

    A primeira opção - que é a vida no passado: cuidado nas memórias de quão boa a vida foi a perda de propósito na vida e a rejeição do futuro, levando a solidão. A segunda opção - é uma vida à espera de morrer: há preparação para "uma reunião com seu marido," a religião de cuidados, adoção e expectativa de morte. A terceira opção - egocentrismo: as pessoas se concentrem na sua própria saúde e bem-estar encarnada na vida dos seus desejos. A quarta opção - tentativas de auto-realização em uma atividade profissional ou social. Quinta - para aumentar a intensidade de comunicação com a família e amigos: amigos, filhos e netos, cuidar deles. Sexta - um novo casamento e do estabelecimento de uma nova família.

 a família como um sistema educacional

Características vida familiar na Rússia

Um monte de livros sobre psicologia da família escritas por autores estrangeiros, e aconselhamento articulado em si, pode parecer muito, muito eficaz. No entanto, ao ler essas obras não pode esquecer as especificidades da família russa que é capaz de negar a teoria de muitos psicólogos ocidentais. Quais são as características de uma família que vive na Rússia?

  • No Ocidente, presume-se que a família - mãe, pai e filhos. Avós, tias e tios vivem em famílias separadas, e sua influência é muito limitada. Temos também, na maioria dos casos, tudo acontece de uma maneira diferente: a família viver juntos sob o mesmo teto, mas ainda em uma área muito pequena. Na cabeça da família muitas vezes não são o pai ou a mãe, avó ou avô, e ainda mais confuso por causa da dependência financeira de cada um.
  • Muitas gerações de nossas famílias há homens. Eles morreram na guerra, morrendo de alcoolismo ou simplesmente abandonar suas famílias. Devido a isso, em famílias russas tipicamente tipo predominantemente feminino da educação, que, em particular, afeta o caráter das crianças.
  • Devido à ideologia soviética, qualquer manifestação de personalidade tem sido banido. Isso se reflete na estrutura familiar: vida, valores, normas e regras são construídos de modo que a vida familiar se torna conforto e satisfação de suas necessidades pessoais impossível.
  • Por causa da instabilidade social e crise social na família russa é nenhum sentimento de segurança e de segurança. Vivemos em um barril de pólvora, com o pensamento de que amanhã tudo pode entrar em colapso. Devido a esta tensão constante é muitas vezes uma agressão a um ao outro e o desejo de esquecer álcool.

Como criar um clima familiar saudável

Muitos de vocês concordaria que a família - é uma esfera muito importante da vida humana. Mas por que é tão grande importância? O peso de todas as nossas vidas de tal modo que parece importante, mas a importância da família permanece inalterada. É por isso que cada um de nós sonha em fazer prevalecer a sua felicidade familiar, conforto e bem-estar. O que pode ajudar nesta tarefa difícil?

Não se esqueça sobre a ordem em subsistemas familiares. Subsistema Casado ocorre antes do pai, respectivamente, em primeiro lugar, você é a mulher, e então os pais. Tire um tempo para ficar sozinha, manter a intimidade e amor entre vocês.

Coloque as fronteiras da família - tanto externa como interna. Idealmente, estes devem ser flexíveis. Por exemplo, você não ama seu marido quando os amigos vêm para você, de repente, toda a multidão. É possível concordar que eles não vão fazer isso o tempo todo, mas uma vez por mês - é possível. Ou, o bebê dorme sozinha em seu quarto, mas quando ele está triste ou com medo, ele pode vir a você. E assim por diante - todas as regras podem ser flexíveis e responder às necessidades de todos os membros da família.

Esteja ciente da responsabilidade. Tudo o que acontece em sua família - o resultado do comportamento de todos os seus membros, e não um deles. Se você tem problemas sérios com seu marido por causa do fato de que ele sempre gasta tempo fora da família, o mais provável você provocá-lo a fazê-lo. Não parece certo ou errado - é melhor para discutir o problema com seu marido e sua decisão de começar a primeira com você mesmo.

Obter na pele "de outra pessoa". Às vezes parece que estamos na posição de não ganhar, ao contrário de seu marido.





Яндекс.Метрика